Dirigentes, federações e confederações esportivas

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
Fábio
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 125 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por Fábio » 26 Jul 2014, 18:05

Isso que o doido do Maurício fez é nada mais do que uma ameaça sem fundamento. Jamais o clube faria isso.

O Botafogo vive uma crise sem limites. É hora de tomarem vergonha na cara, simplesmente.

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 1189 vezes

Mensagem por CHarritO » 29 Jul 2014, 14:58

http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... iante.html

Photobucket

Imagem

A troca de acusações entre o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, e Bebeto de Freitas segue forte. Em resposta ao atual dirigente, o ex-mandatário do clube redigiu carta nesta segunda-feira chamando Assumpção de sonegador, caluniador e meliante.

Na última semana, Bebeto afirmou que o clube não estaria na grave crise financeira que atravessa se a administração do atual presidente não tivesse sonegado impostos - cerca de R$ 95 milhões. Assumpção tentou se defender, e também atacou.

- Parece que esse senhor sofre, além do fato da deselegância, de amnésia, e ele não fala para ninguém que em 2006 ele mesmo foi acusado de fraude pelo tribunal, sendo intimidado a pagar atrasados sob pena de prisão. O então jurídico do Botafogo fez um habeas corpus preventivo para que ele não fosse preso. Ele deve ter amnésia, porque não fala isso para ninguém - disse o atual.

Bebeto de Freitas, então, redigiu uma carta para responder o Maurício Assumpção. Ele afirma que em momento algum acusou o mandatário, visto que a sentença do Juiz do Trabalho Francisco Montenegro Neto, do dia 19 de junho de 2013, é que diz que o clube deixou de pagar R$ 95 milhões entre janeiro de 2009 até março de 2013. O ex-presidente usa palavras fortes para se referir a Assumpção, como "meliante" e "caluniador".

A carta:

"Mais uma vez parece que o Sr. Maurício Assumpção, ele sim é um meliante contumaz, pois além de sonegador é também caluniador. Nunca fui processado por fraude em qualquer época da minha vida. Durante minha gestão à frente do Botafogo houve atrasos de pagamentos, mas somente porque não tivemos as receitas em tempo. Tão logo as obtínhamos, cumpríamos com o devido. E, quero lembrar, que atraso de pagamento não é crime.

Não me recordo de nenhum Habeas Corpus impetrado a meu favor porque estive perante o M.M. Juiz do trabalho, que nas diversas ocasiões, pessoalmente me fez compreender a importância de defender o cumprimento do ato.

Todavia, caso exista esse documento ao qual se refere o Sr. Maurício, ele que apresente esse HC, e que, a bem da verdade, não quer dizer absolutamente nada, pois não foi na minha gestão que o ato trabalhista foi descumprido por sonegação.

Já estamos cansados de saber disso pela sentença que consta no processo
0011.22800­71200­5.01.000 de 14/06/2013 que tramitou na 1a Região do Tribunal do Trabalho/RJ.

Então, peço que parem de uma vez por todas de dizer que eu, Bebeto de Freitas, acuso Maurício Assumpção. Não acuso ninguém. Apenas ressaltei o que a imprensa antes de mim, vide matéria de Marluci Martins publicada no Jornal Extra, já revelara. A matéria repetia, inclusive, trechos da irretocável sentença judicial do processo acima que inviabilizou o Botafogo. Aliás, corrijo, não foi a sentença propriamente dita que inviabilizou o clube e sim, o erro grasso do modelo de gestão moderna totalmente equivocada implementada pela atual administração.

Agora vem esse Maurício Assumpção e, em vez de explicar o que tem que ser explicado, tenta, como sempre, mudar o foco da questão.... Se ao modo de contar dele houvesse risco de eu "quase" vir a ser preso, em qualquer época, por atraso de pagamento das dívidas trabalhistas, onde "quase" ele estaria agora?

Quanto à reunião desse senhor com a Presidenta Dilma, ele foi lá dizer que está sem dinheiro, mas faltou explicar a ela e a todo mundo o que até agora não foi explicado, ou seja, por que ele sonegou aproximadamente Noventa e Cinco Milhões de Reais, e, o mais importante, o que fez com dinheiro que deveria ser usado para os pagamentos das dívidas trabalhistas e dos impostos? Onde foi parar?

Chega de dizer que ele sonegou. Já sabemos. Já é notícia velha. O processo de número indicado acima, cuja cópia, que já se tornou pública, já transitou em julgado. O que quero saber é o que foi feito com o dinheiro que deveria ser usado para o pagamento das dívidas trabalhistas e dos impostos. Quero saber! Os que gostam do Botafogo querem saber! Têm o direito de saber! A Presidenta Dilma precisa saber!

E, por fim, seja qual for a solução arrumada para salvar o Botafogo, ela não pode ser entregue sob a (ir)responsabilidade daqueles que já provaram não ter capacidade de administrar o clube! Isso seria premiar a incompetência, para não dizer a má fé, a mal versação e a ilicitude. Aliás, a sentença já traz esse pensamento da M.M. Juíza que o subscreve:

"Poder-se-ia pensar na possibilidade do clube ser intimado a pagar o que deixou de pagar na época própria, _ a despeito da discutível viabilidade financeira do cumprimento da aventada obrigação_ tal concessão representaria um desestímulo, aos princípios da boa fé, da moralidade, da ética e da transparência."

Por fim, podem achar que, às vezes, sou explosivo, sou assim mesmo, incisivo quando falo das minhas paixões. Dei minha vida ao esporte. É meu jeito. Não consigo ser delicado quando deparo com algum tipo de cinismo e não sou malandro como esse senhor, isso por falta de palavra melhor. Tive uma vida de lutas e glórias esportivas. Nunca me locupletei as custas de nada e muito menos do esporte.

Continuo querendo saber onde foi parar o dinheiro sonegado!

Quero saber se a solução vai passar pelas mãos da atual administração do Botafogo para saber se já devo me preparar para outro desastre!

Rio de Janeiro, 28 de julho de 2014.

Bebeto de Freitas"
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

João Pedro
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por João Pedro » 29 Jul 2014, 16:03

Bem, se o Botafogo falir o clube não vai acabar, os torcedores dariam jeito de o clube recomeçar, mas será triste se isso acontecer.

El Saico
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Internacional
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 1 vez

Mensagem por El Saico » 30 Jul 2014, 13:50

Morre Julio Grondona, presidente da AFA, aos 82 anos
http://esportes.terra.com.br/futebol/mo ... aRCRD.html

O presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Julio Grondona, morreu no início da tarde desta quarta-feira, por volta das 12h50 (horário de Brasília). Aos 82 anos, Grondona havia sido internado horas antes em Buenos Aires mas não resisiu a uma insuficiência cardiorrespiratória.

O mandatário sentiu fortes dores no peito na noite de terça-feira, e foi submetido a exames para avaliar seu estado de saúde. Em um primeiro comunicado oficial, a AFA disse que o dirigente sofreu uma "ligeira indisposição" e, "por precaução, sua família o encaminhou a um hospital na capital, onde serpa avaliado". Posteriormente, a notícia da morte foi divulgada pela imprensa local, segundo a qual o dirigente morreu pouco antes de ser operado.

Grondona era o presidente da entidade que rege o futebol alviceleste desde 1979, quando foi nomeado pelo ditador e general Jorge Rafael Videla. Ele assumiu o cargo após a conquista do primeiro título mundial da seleção argentina, dentro de casa, e segue no principal cargo do esporte da Argentina desde então.

Durante este período, manteve-se mesmo com apenas uma Copa do Mundo conquistada (1986), oito greves de jogadores, três paralisações de árbitros e mais de 40 casos de doping de jogadores da equipe alviceleste. Além disto, o sul-americano era vice-presidente da Fifa, atualmente comandada pelo suíço Joseph Blatter.

Nos últimos meses, o dirigente voltou com força aos holofotes após o seu filho, Humberto Grondona, ter o seu nome envolvido no escândalo de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo de 2014. O argentino disse ter recebido vários ingressos e vendido esses bilhetes a um amigo que queria ver os jogos no Brasil.

Julio Grondona já havia passado por sérios problemas de saúde, principalmente depois da morte de sua mulher, Nélida, em 2012. Com doença intestinal, ele foi recomendado a passar por cirurgia, mas optou por outro método. Assim, usava uma bolsa excretora presa do lado direito de sua barriga desde então.

A AFA concederá entrevista coletiva ainda nesta quarta-feira em Ezeiza, região metropolitana de Buenos Aires. Originalmente, o evento estava marcado para comentar a respeito da saída do técnico Alejandro Sabella, que se desvinculou da seleção argentina. A tendência é que Luis Segura seja anunciado como novo presidente da entidade.

Com informações da Gazeta Esportiva
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6155 vezes
Curtiram: 3628 vezes

Mensagem por E.R » 31 Jul 2014, 20:27

Julio Grondona, um dos dirigentes mais corruptos da história do futebol.
Imagem
Imagem
Imagem

André-Luiz
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos FC
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Mensagem por André-Luiz » 08 Ago 2014, 17:16

http://globoesporte.globo.com/futebol/f ... ssume.html

Imagem

A Conmebol tem novamente um presidente paraguaio. Juan Ángel Napout, ainda que de forma interina até março de 2015, assumiu o cargo na entidade máxima do futebol sul-americano nesta sexta-feira depois de o uruguaio Eugenio Figueredo renunciar ao cargo.

Figueredo será agora vice-presidente da Fifa, substituindo o argentino Julio Grondona, morto na semana passada vítima de complicações cardíacas. Ele havia assumido a presidência da Conmebol em abril de 2013 depois da demissão do também paraguaio Nicolás Leoz.

Figueredo, de 82 anos, foi presidente do Huracán Buceo entre 1971 e 1972, e também da Associação Uruguaia de Futebol entre 1997 e 2006. Ele foi vice-presidente da Conmebol de 1993 até 2013, quando acabou nomeado presidente.
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6155 vezes
Curtiram: 3628 vezes

Mensagem por E.R » 12 Ago 2014, 17:34

http://www.lancenet.com.br/vasco/Dinami ... 80887.html

Photobucket

O presidente Roberto Dinamite, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, anunciou de maneira oficial que o Vasco contratará uma empresa para realizar o recadastramento de sócios e que o período de trabalho para que isto aconteça, inicialmente, é de 40 dias.

O mandatário cruz-maltino lembrou o trabalho realizado pela comissão de sindicância, que investigou internamente a suspeita de um esquema de associação em massa no início do ano passado, e ressaltou que quer uma eleição limpa e transparente.

Roberto Dinamite entende que este recadastramento dará aos sócios que não puderam responder ao chamado da comissão uma nova chance para mostrar que o vínculo com o clube foi feito de maneira idônea, para que no dia do pleito, que acontece em 11 de novembro, possam escolher o candidato de preferência para comandar o clube nos próximos três anos.

A todo momento, o presidente avisou que não apoia candidato algum neste pleito e quer apenas uma eleição limpa e transparente.

- A decisão vai ser tomada pela empresa dentro de 30 ou 40 dias. Principalmente, quanto ao quadro social do Vasco. Considero isso (recadastramento) de fundamental importância, ainda mais pelo trabalho da comissão. Não quero quero tirar o direito de ninguém de votar, de escolher a chapa A, B ou C, mas entendo que se faz necessário. Com a eleição em novembro, há tempo de pedir e solicitar essas pessoas que possam estar dentro do que considero importante. Uma empresa vai recebê-las para que esse recadastramento possa ser feito de maneira clara e transparente. Não é um caça às bruxas. Não sou candidato e não tenho candidato - disse.

Ainda de acordo com o presidente, representantes do clube vão acompanhar o trabalho realizado pela empresa neste período.

- Vamos criar um grupo com duas pessoas ou três pessoas, no máximo, representando essa comissão para que tudo seja realizado da melhor maneira possível.
Imagem
Imagem
Imagem

Igorkk33
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 1272 vezes
Curtiram: 107 vezes

Mensagem por Igorkk33 » 14 Set 2014, 12:21

Dificuldades financeiras geram crise em clubes brasileiros dentro e fora de campo
Imagem

Cada vez mais surgem notícias sobre problemas financeiros sofrido por clubes brasileiros, tanto na Série A, como na B, C ou D. Atualmente, na Série A, três clubes confessam que não tem conseguido cumprir com suas obrigações salariais no prazo certo. Na Série B, o número cresce para 8 e chega a ser quase metade dos participantes.As crises se refletem dentro de campo e os dados deixam clara a situação das penhoras, pois apenas Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Chapecoense, Figueirense, Criciúma, Vitória e Sport não tiveram nada relacionado ao problema salarial em 2014.

A vitória por 3 a 0 sobre a Chapecoense, na última quarta (10), não afastou a crise do Coritiba, que está na zona de rebaixamento. Um dia após o jogo no Couto Pereira, pela 20ª rodada, o atacante Zé Love e o zagueiro Leandro Almeida usaram o Instagram para revelar que alguns jogadores do elenco estão com salários atrasados e cobrou a diretoria, que alega que o débito chega a dois meses, mas não faz uma promessa de pagamento.

No Santos, a crise financeira vem desde 2013, quando o clube teve prejuízo de mais de R$ 40 milhões mesmo tendo vendido Neymar no ano. Os salários de alguns funcionários de todos os setores do Peixe estão atrasados desde o dia 5 de setembro. Além disso, parte do grupo de jogadores não recebeu os direitos de imagem em julho e agosto e aumentam o momento financeiro de instabilidade que vive o clube.Já o São Paulo, que sempre teve a fama de cumprir com os compromissos, vive uma crise financeira que levou o clube a atrasar pagamentos de seus jogadores em aproximadamente três meses, demitir uma parte de seus funcionários e cortar gastos em 20%.

O Atlético-MG estava devendo a seus jogadores os salários referentes aos meses de junho e julho, mas conseguiu pagar o débito no final do mês passado e os próximos meses estão previstos para serem pagos na data certa. Não é o caso do Bahia, onde os atrasos são frequentes. No início do ano, a equipe entrou devendo o mês de dezembro e o 13º salário. Em abril aconteceram novos rumores de três meses de atrasos nos salários dos atletas. Já agora em setembro, um atleta falou em uma rádio local que os vencimentos voltaram a atrasar em dois meses.

Já nos times cariocas, a situação também não é nada boa para os atletas.O Vasco está tentando sair da crise financeira e administrativa, que chegou até o corte no fornecimento de água, por falta de pagamento e vem desde o primeiro semestre.Sem recursos, o time finalmente conseguiu pagar os salários de junho, com ajuda de fornecedora de material esportivo. No caso do time rubro-negro, as dificuldades, por conta de bloqueio de receitas, aconteceram em janeiro e a partir de maio. Apesar disso, o atraso que acontece no Flamengo em geral é de poucos dias, no caso de vencimentos, e maior em relação aos contratos de imagem.

A situação do Botafogo é a mais problemática. O clube deve dois meses aos jogadores e o pagamento de direitos de imagem já completou cinco meses de atraso. Isso sem falar em algumas premiações. Os atletas, inconformados com a pendência, expuseram a situação do time no Maracanã, em clássico contra o Flamengo, com uma faixa que dizia: "Estamos aqui porque somos profissionais e por vocês torcedores".

https://br.esporteinterativo.yahoo.com/ ... 27225.html
Editado pela última vez por André-Luiz em 14 Set 2014, 13:01, em um total de 1 vez.
Razão: Adicionar fonte da matéria, a pedido do autor do post.
Imagem

Billy Drescher
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 41 vezes
Curtiram: 1529 vezes

Mensagem por Billy Drescher » 15 Set 2014, 18:23

Aidar demite Juvenal Juvêncio do comando da base do São Paulo
Photobucket

A situação política do São Paulo promete ferver nos próximos dias. Isso porque o presidente Carlos Miguel Aidar anunciou nesta segunda-feira a demissão do ex-presidente Juvenal Juvêncio, que trabalhava como diretor das categorias de base do CT de Cotia, inaugurado em 2007 e que era visto por Juvêncio como sua maior realização como mandatário são-paulino. Junto com ele, caíram Geraldo Oliveira e Marcos Tadeu, que também trabalhavam com o ex-mandatário.

Para entender essa confusão política, é preciso voltar a abril, quando foram realizadas as eleições do clube. Sem ter um homem de confiança para ser seu sucessor, Juvenal foi atrás de Carlos Miguel Aidar, que foi eleito com muita facilidade, já que Kalil Rocha Abdalla, da oposição, desistiu no dia da disputa, alegando que a situação estava armando um golpe para aprovar a obra da cobertura do estádio do Morumbi no dia da eleição.

Após o pleito, Aidar nomeou Juvenal diretor da base. Mas, quando assumiu o comando do clube, encontrou uma situação caótica. Verbas antecipados, salários atrasados. Dentro de campo, o vivia momento conturbado - no ano passado, lutou para não ser rebaixado no Brasileirão. Foi obrigado a antecipar cotas de televisão para pagar os débitos e ainda começou a fazer profundas reformulações em todos os departamentos.

Aidar descobriu, por exemplo, que todos os diretores do São Paulo tinham carro com motorista à disposição. Então, ordenou que todos os veículos fossem vendidos. O ônibus com as cores do clube também foi negociado. Além disso, muitos conselheiros viajavam para todos os jogos longe da capital paulista, sempre bancados pelo clube. Tudo foi cortado.

O presidente foi ao limite em uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo, divulgada na semana passada. Disse que o clube parou no tempo, que Juvenal havia deixado uma dívida de R$ 131 milhões, entre outras coisas. O ex-dirigente se pronunciou através de uma nota oficial, lamentando a postura de Aidar e se defendendo, dizendo que deixou o clube em boas condições e acusando o ex-aliado de oportunista.

Para Aidar, essa carta foi a gota d´água. Ele já estava cansado do modo como Juvenal administrava Cotia, sem dar satisfações. Primeiro, resolveu mexer nos homens de confiança do ex-dirigente no CT da base. Depois, marcou uma reunião na tarde desta segunda-feira, quando anunciou o desligamento. Houve bate-boca entre os dois, mas Aidar se manteve firme. Para evitar constrangimentos maiores, divulgou apenas uma nota oficial. Procurado pela reportagem, Aidar afirmou que não daria entrevistas por enquanto.

Novos capítulos deverão ocorrer nos próximos dias. Aidar quer tirar do clube todas as pessoas ligadas a Juvenal. Quando decidiu pelos cortes para diminuir a folha de pagamento, a primeira a cair foi a gerente de comunicação, que havia sido contratado pelo ex-dirigente. Outros diretores podem ser dispensados. João Paulo Juvêncio, neto de Juvenal e que trabalhava como diretor financeiro adjunto, pediu demissão na semana passada.

Veja a carta em que Aidar comunica a saída do seu antecessor. Confira:

"Comunico o fim da colaboração do Dr. Juvenal Juvêncio na diretoria por mim presidida. São Paulo Futebol Clube reconhece a importante contribuição que Juvenal sempre deu ao clube, primeiro como diretor, depois como presidente e por último como diretor novamente.

Neste momento em que o São Paulo Futebol Clube trilha novos caminhos, agradeço pessoalmente o empenho de Juvenal durante tantos anos e presto minha homenagem a esse grande são-paulino.

Carlos Miguel C. Aidar.
Presidente"

http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... paulo.html
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Leandro Boutsen
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 140 vezes

Mensagem por Leandro Boutsen » 16 Set 2014, 13:02

E o Juvenal vomitando na Fox Sports? :vamp:

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 16 Set 2014, 16:02

Não aguentou falar sobre a bebida! :lol:

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2045 vezes
Curtiram: 4423 vezes

Mensagem por Barbano » 17 Set 2014, 09:30

Respeitem o Juvenal. Passou mal por causa da quimioterapia a que está sendo submetido.

E nessa treta do Aidar com ele eu não sei quem tem razão. Confio mais no velho bebum...

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 06 Out 2014, 10:20

http://globoesporte.globo.com/futebol/f ... antes.html

Imagem

Imagem

O ex-jogador Juan Sebastian Verón foi eleito presidente do Estudiantes. O argentino alcançou o cargo após levar 70% dos votos e bater o concorrente Enrique Lombardi na eleição realizada neste sábado. Embora ainda não tenham sido divulgados os números oficiais, cerca de sete mil sócios do clube estiveram presentes para escolher o novo dirigente, segundo o "Olé".

A campanha de La Brujita começou de uma maneira inusitada. Inicialmente, Verón não iria se candidatar, mas depois que jornalistas de La Plata começaram a entregar panfletos com seu nome para o cargo, o ex-jogador mudou de ideia.

Verón é considerado o maior ídolo da história do Estudiantes. Depois de começar carreira nas categorias de base do clube, ele atuou na equipe em três momentos diferentes: de 1994 a 96, quando foi promovido ao time principal, entre 2007 e 2012, e no ano passado, se aposentando em maio deste ano. Com o time, ele faturou dois títulos nacionais e uma Libertadores.

Igorkk33
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 1272 vezes
Curtiram: 107 vezes

Mensagem por Igorkk33 » 18 Out 2014, 18:15

Imagem

Romildo Bolzan é o novo presidente do Grêmio para o biênio 2015/2016, eleito com com 71,04% dos votos.

Homero Bellini ficou com 28,06% dos votos.
Imagem

André-Luiz
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos FC
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Mensagem por André-Luiz » 12 Nov 2014, 11:16

http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... vasco.html

Photobucket

Imagem

Os gritos de "casaca!" na madrugada de terça para quarta-feira anunciam: o Vasco já sabe quem será seu novo presidente para o triênio 2015/16/17. Ou nem tão novo assim. Eleita com 2.733 votos, mais do que os outros dois concorrentes somados, a chapa "Volta Vasco! Volta Eurico!" recolocará Eurico Miranda no cargo que ocupou de 2001 a 2008. Amado por muitos, odiado por outros tantos, o polêmico dirigente, presente na vida política de São Januário desde o fim dos anos 1960, receberá das mãos de Roberto Dinamite, que venceu a chapa de Eurico em 2008 - o candidato era o falecido Amadeu Pinto da Rocha -, um clube com sérios problemas financeiros e possivelmente de volta à Série A do Brasileiro. A reunião no Conselho Deliberativo será realizada no próximo dia 19, e a nova diretoria toma posse dia 1º de dezembro, com a Série B já encerrada.

- Eu só voltei para resgatar o Vasco. Para tirar o Vasco desta situação. Se o Vasco não se encontrasse nessa situação, não haveria hipótese de eu voltar. E vou repetir: o respeito vai voltar ao Vasco, internamente e externamente. É só isso. Isso eu tenho condições de fazer. Acho que todo o resto é consequência, todo o resto vem depois disso. Com apoio, sem apoio, uma coisa eu garanto. Isso é uma coisa pessoal. O respeito vai voltar ao Vasco - disse Eurico, logo após o resultado final.

O dirigente garante que terá apoio para realizar o seu mandato no clube.

- É evidente que eu não me proporia a fazer um negócio desse sozinho. Eu tenho apoio, não só do (Fernando) Horta, mas do José Luiz Moreira, do Silvio, eu tenho apoio de um grupo jovem, cheio de ideias, com vontade de trabalhar. É um grupo jovem que tem o mesmo sentimento de Vasco que eu tenho. Eu não tenho dúvida de que nós vamos tirar o Vasco dessa situação em que se encontra - afirmou.

No total, 5.592 sócios compareceram à Colina para votar. Houve 60 abstenções e 60 votos computados, mas que não foram validados por inadequação com as regras da eleição - inadimplência ou fora do prazo do ponto de corte, por exemplo. A chapa "Sempre Vasco", de Julio Brant, foi a segunda colocada, com 1.570 votos. Em seguida, ficou a "Identidade Vasco", de Roberto Monteiro, com 1.155.

Este foi o pleito com mais votantes na história cruz-maltina. O recorde anterior havia colocado frente a frente Antônio Soares Calçada e Eurico Miranda em 1985. Foram contabilizados 5.553 votos, com vitória de Calçada por diferença de 369 votos - o presidente de honra do clube recebeu apoio nas urnas de 2.961 sócios contra 2.592 de Eurico.

Três anos antes, a votação expressiva - para o colégio eleitoral vascaíno - também colocou os dois em lados opostos. A dupla depois atravessaria lado a lado, Calçada como presidente e Eurico, vice de futebol, os vitoriosos anos 1990. Em 1982, na segunda maior participação da história das eleições no clube, houve um total de 4.778 votantes, com vantagem maior de Calçada sobre Eurico.

A eleição do Vasco é indireta. Nesta terça, os sócios elegeram a chapa que terá direito a 120 vagas no Conselho Deliberativo e indicará a Assembleia Geral (presidente e vice-presidente). O segundo colocado indica 30 conselheiros. No dia 19, em sessão na sede náutica da Lagoa, a diretoria administrativa é eleita em votação dos conselheiros eleitos e dos natos, outros 150, que formam o Conselho Deliberativo do Vasco.

Início tranquilo, desistência e precaução contra fraudes

Cercada de muita confusão desde o ano passado, quando houve adesão em massa de sócios em março e abril de 2013, a grande polêmica desta eleição, o pleito começou às 9h10 desta terça-feira com numerosas filas. Logo cedo, a chapa "Vanguarda Vascaína", de Márcio Santos, retirou a candidatura. Na porta de São Januário, carros de som dos três candidatos faziam campanha, enquanto 40 homens da Polícia Militar (entre GEPE, Choque e 4º Batalhão) trabalhavam na frente da entrada social.

Para evitar possíveis fraudes, todos os sócios tinham que passar por pelo menos duas barreiras até chegar ao ginásio do clube, local da votação. Com a renúncia de Abílio Borges na última segunda por licença médica, o candidato Roberto Monteiro presidiu a sessão, que tinha um membro da sua chapa, Aníbal Rouxinol, na composição da mesa, além do presidente e vice-presidente do Conselho dos Beneméritos, Eurico Miranda e Silvio Godói. Os nomes da mesa de direção, aliás, foram um dos motivos para três pedidos de impugnação apresentados pela chapa "Sempre Vasco", de Julio Brant. Após o encerramento das urnas, Monteiro e a mesa eleitoral rejeitaram os pedidos e a apuração começou por volta de meia-noite.

Choque de gerações: deboche e troco

Com intervalo de 15 minutos, Eurico Miranda, de 70 anos, votou e depois acompanhou de perto Julio Brant, mais de três décadas mais jovem, na caminhada para as urnas. O encontro de gerações chamou a atenção. Eurico olhou com ar de deboche e ouviu a manifestação do rival.

- Vamos votar consciente, Vasco, vamos votar pela mudança. Vasco, p.....! - bradou Julio, que ouviu gritos a seu favor e outros pelo rival.

Eurico, com cara de desdém, interferiu na manifestação de Julio, apontou para o candidato e passou na frente falando aos fotógrafos e jornalistas.

- Quantas vezes esse aí gritou Vasco na vida? Isso é uma ofensa ao Vasco - disse, ouvindo resposta de Julio Brant.

- Deixa ele passar para não estragar a foto.

Suposta irregularidade em lista de votantes causa bate-boca

No início da tarde, um novo bate-boca mexeu com o ambiente. A discussão aconteceu no ginásio, onde ocorre a votação, e contou com a presença dos três candidatos, representantes da chapa "Sempre Vasco" e um membro do Ministério Público que acompanha o pleito de perto. Tudo por conta de uma suposta irregularidade na lista de votantes.

José Henrique Coelho e Alan Belaciano, ambos da "Sempre Vasco", reclamaram que cerca de 160 apoiadores de Brant teriam "sumido na madrugada" da lista de sócios com direito a voto. A queixa deu início a um bate-boca, e Roberto Monteiro pediu por escrito a reclamação com os nomes de todos os eleitores que se sentirem prejudicados para que a mesa analise caso a caso após o termino da votação. Segundo ele, há motivos variados para estarem fora da lista, como inadimplência e ainda casos de sócios fora do prazo para votar nessas eleições.

O momento de mais tensão se deu quando Belaciano começou a falar do próprio caso (ele seria um dos cerca de 160 casos). Quando o advogado disse que ficou um período inadimplente, logo foi cortado por Eurico.

- Você tinha de ser eliminado do Vasco, ficou mais de três meses sem pagar. Não sei nem porque você está aqui - exclamou o candidato.

Coelho não gostou das palavras e rebateu.

- Calado, Eurico! - disse ele, sendo repreendido por Euriquinho, filho do ex-presidente, e outros partidários do pai.

Dinamite vota e ignora candidatos ao seu cargo

Acompanhado de alguns vice-presidentes, Roberto Dinamite, maior artilheiro da história do Vasco, votou às 15h. Sem candidato da situação, o presidente não revelou seu voto e disse que deixa como maior legado de sua administração a democracia no clube. O ex-jogador passou direto por Julio Brant e Roberto Monteiro e ignorou Eurico Miranda, que estava à sua frente no momento em que o atual presidente se encaminhou às urnas.

- Não falei com ele (Eurico) em respeito aos outros candidatos. Por respeito à instituição, estou mantendo uma postura de neutralidade - disse o presidente.

Animal abraça Julio e alfineta Eurico

Edmundo chegou pouco antes das 19h para votar. O ídolo da torcida, que apoiava a chapa "Sempre Vasco", de Julio Brant, passou direto por Eurico Miranda depois de depositar seu voto nas urnas. Na frente dele, o ex-presidente apenas sorriu quando percebeu que o ex-jogador passara direto.

Julio Brant acompanhou Edmundo na hora da votação. O ex-atacante, herói do título brasileiro de 1997, comentou em tom de ironia a coincidência de outros ex-jogadores, com exceção de Romário, não apoiarem o ex-presidente.

- Se eu, Felipe, Pedrinho, Juninho, que somos todos crias do Eurico, não estamos com ele, é porque já conhecemos o jeito dele de administrar - disse.

Tumulto do lado de fora

Se o clima ao longo de todo o dia de votação foi pacífico, às 21h, já próximo do horário de fechamento das urnas, o ambiente ficou pesado em São Januário. Do lado de fora da sede social, houve confusão e correria. A polícia precisou intervir com gás de pimenta para abrir a rua em meio a gritos de "volta, Eurico!".

Quando a situação parecia normalizada, um morteiro lançado acarretou em novo atrito. O ocorrido durou menos de dez minutos, mas deixou muita gente com os olhos irritados pelo gás de pimenta.

Novo tumulto na saída de Brant

Escoltado, dentro de uma viatura, Julio Brant deixou São Januário pela portão do futebol profissional já durante a madrugada desta quarta-feira, após boa parte da apuração estar concluída, apontando vitória de Eurico Miranda. Policiais chegaram a sacar suas armas, mas o problema logo foi contornado e o candidato foi embora sem maiores problemas.

Na madrugada, enfim a vitória matemática

O que já era previsto desde a boca de urna e após a contagem dos primeiros votos aconteceu por volta das 3h: a vitória da chapa "Volta Vasco! Volta Eurico!" foi confirmada matematicamente antes do fim da apuração. De charuto na mão, Eurico comemorou ao lado de seus eufóricos eleitores e poiadores. Estava escrito mais um capítulo da história vascaína - e ele novamente está presente.
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei

Responder