Racismo no futebol e em outros esportes
Tópico destinado a discussão e notícias sobre preconceito no futebol e em outros esportes
- Antonio Felipe
- Administrador

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 313 vezes
- Curtiram: 3020 vezes
Re: Racismo no futebol e em outros esportes
Achar engraçado chamar alguém de gay é reforçar o preconceito.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.
- BrendaMarzipan
- Membro

- Time de Futebol: gremio
- Curtiu: 183 vezes
- Curtiram: 158 vezes
As músicas da Geral são cantadas em suma por pura provocação e zoeira.
EDIT: Na linha de raciocínio do Felipe, claro.
- Don CHelipe
- Membro

- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 27 vezes
- Curtiram: 107 vezes
Como disse, não é o fato de ser gay que é engraçado, é o fato dele ser homem e ficar puto por ser chamado de gay. É futebol.Antonio Felipe escreveu:Achar engraçado chamar alguém de gay é reforçar o preconceito.
As musicas de zoeira sim, agora quando ofendem diretamente alguém, ai é diferente.Bruce Dubber escreveu:As músicas da Geral são cantadas em suma por pura provocação e zoeira.
Desde 2006 no meio CH
- Antonio Felipe
- Administrador

Quem tem essa reação também acaba alimentando o preconceito. Mas tudo começa pelo fato de o outro chamar alguém de gay. O "gay" nesse caso está carregado de um sentido pejorativo, como se essa pessoa fosse inferior a algo apenas por ser homossexual. Isso não é futebol. É preconceito.Don CHelipe escreveu:Como disse, não é o fato de ser gay que é engraçado, é o fato dele ser homem e ficar puto por ser chamado de gay. É futebol.Antonio Felipe escreveu:Achar engraçado chamar alguém de gay é reforçar o preconceito.
Faltou dizer que ofensa só vale se for racismo, mas homofobia não.Don CHelipe escreveu:As musicas de zoeira sim, agora quando ofendem diretamente alguém, ai é diferente.Bruce Dubber escreveu:As músicas da Geral são cantadas em suma por pura provocação e zoeira.
- BrendaMarzipan
- Membro

Os cânticos entoados pela torcida gremista são em suma provocações de cunho humorístico direcionadas aos colorados (não sei se o pessoal de SP sabe disso, mas o Internacional e o Grêmio tem uma rivalidade de proporções gigantescas).Don CHelipe escreveu:Voce quer comparar ato de racismo das organizadas do Grêmio, com zoações que todo time tem com seus rivais. Que merda.
Não viaja cara, você quer dizer que chamar são-paulinos de "bambis" ou cruzeirenses de "marias" que por várias óticas pode ser interpretado como homofobia clara, é menos preconceito do que chamar torcedores do Inter de "macacos". Racismo e homofobia são duas coisas enraizadas em nossa sociedade, pessoas morreram por causa disso, e ambas são altamente condenáveis em nossa sociedade moderna.
Na internet, a torcida colorada é uma das mais homofóbicas que existem, argumentos reprovando a "Coligay" e chamando gremistas de "gaymistas" tem aos montes por aí. Se você considera certas atitudes das organizadas deploráveis, considere isso também.
- Don CHelipe
- Membro

KKKKK cara quem vive e respira futebol sabe muito bem as rivalidades que existem nas regiões... tanto que, em 2007, me surpreendeu ver torcedores do Inter torcendo pro Gremio rebaixar o Corinthians...Bruce Dubber escreveu:Os cânticos entoados pela torcida gremista são em suma provocações de cunho humorístico direcionadas aos colorados (não sei se o pessoal de SP sabe disso, mas o Internacional e o Grêmio tem uma rivalidade de proporções gigantescas).Don CHelipe escreveu:Voce quer comparar ato de racismo das organizadas do Grêmio, com zoações que todo time tem com seus rivais. Que merda.
Não viaja cara, você quer dizer que chamar são-paulinos de "bambis" ou cruzeirenses de "marias" que por várias óticas pode ser interpretado como homofobia clara, é menos preconceito do que chamar torcedores do Inter de "macacos". Racismo e homofobia são duas coisas enraizadas em nossa sociedade, pessoas morreram por causa disso, e ambas são altamente condenáveis em nossa sociedade moderna.
Na internet, a torcida colorada é uma das mais homofóbicas que existem, argumentos reprovando a "Coligay" e chamando gremistas de "gaymistas" tem aos montes por aí. Se você considera certas atitudes das organizadas deploráveis, considere isso também.
Aliás, muitas torcidas organizadas são aliadas, como no caso da do Vasco e Palmeiras, sempre que um rival rivais de SP vão jogar no Rio dá treta por serem aliados, e vice versa.
Cara, chamar o cara de bambi já faz parte do futebol, tanto que ninguém reclama disso. E outra, chamam a torcida do inter de macacos por que o mascote do Inter é esse.
Como chamamos os palmeirenses de porcos e eles adotaram o mascote.
Enfim, cara isso é coisa do futebol e quem é do futebol não acha isso errado, por que assim como chamam o cruzeiro de marias, os cruzeirenses chamam os rivais de frangas.
No sul, coloradas e gazelas.
Em Sampa, bambis, galinhada, barbies, sereias.
No Rio, só o Fluminense é chamado de FlorminenC.
O ponto é racismo, isso não é aceito no futebol velho.
Quanto a homofobia, foi o que eu disse. Vai demorar muito tempo para que se aceite uma torcida organizada gay.
Agora me aponte um caso de torcedor que denunciou por que foi chamado de bambi? Faz me rir.
Desde 2006 no meio CH
- Antonio Felipe
- Administrador

O Grêmio teve uma torcida organizada gay por seis anos... A Coligay surgiu em plena ditadura e só acabou em 1983 porque o fundador dela teve que deixar Porto Alegre. Não fosse isso, a torcida teria permanecido por muito tempo. Quem dera tivesse sobrevivido ao tempo. Seria um duro golpe em quem acha que gay não pode ter espaço na torcida, no futebol.Don CHelipe escreveu:Quanto a homofobia, foi o que eu disse. Vai demorar muito tempo para que se aceite uma torcida organizada gay.
- Ninguém Tem Paciência Comigo.
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 9 vezes
- Curtiram: 33 vezes
É exagero de alguns Gremistas SIM! O Don está certíssimo no argumento dele. Todos zoam todos no futebol nacional, ninguém é Santo!
Flamenguista é mulambo, Corintiano é ladrão, Vascaíno é vice, São Paulino é Bambi, Gremista é viado... Cada um provoca da sua forma. Agora, dizer que as outras torcidas se referem aos clubes gaúchos de forma geral como " Viados " é um absurdo. Eu fui assistir Atlético-MG x América em 2006 no Mineirão, e eles nos chamaram de "Passadores de fome" e mandou a gente voltar de Pau de Arara para cá. Todos discriminam o futebol nordestino, não há exceções, e nem por isso nós condenamos vocês por isto, revidamos na mesma moeda uai.
O Grêmio quer desviar o foco da coisa, parece menino de 7 anos que bate em outro e diz para a mãe que o irmão também batia nele.
Flamenguista é mulambo, Corintiano é ladrão, Vascaíno é vice, São Paulino é Bambi, Gremista é viado... Cada um provoca da sua forma. Agora, dizer que as outras torcidas se referem aos clubes gaúchos de forma geral como " Viados " é um absurdo. Eu fui assistir Atlético-MG x América em 2006 no Mineirão, e eles nos chamaram de "Passadores de fome" e mandou a gente voltar de Pau de Arara para cá. Todos discriminam o futebol nordestino, não há exceções, e nem por isso nós condenamos vocês por isto, revidamos na mesma moeda uai.
O Grêmio quer desviar o foco da coisa, parece menino de 7 anos que bate em outro e diz para a mãe que o irmão também batia nele.
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo
#9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves
- Don CHelipe
- Membro

E voce acha que não tem gay no estádio?Antonio Felipe escreveu:O Grêmio teve uma torcida organizada gay por seis anos... A Coligay surgiu em plena ditadura e só acabou em 1983 porque o fundador dela teve que deixar Porto Alegre. Não fosse isso, a torcida teria permanecido por muito tempo. Quem dera tivesse sobrevivido ao tempo. Seria um duro golpe em quem acha que gay não pode ter espaço na torcida, no futebol.Don CHelipe escreveu:Quanto a homofobia, foi o que eu disse. Vai demorar muito tempo para que se aceite uma torcida organizada gay.
O que não vai ter por agora é, por exemplo, GAIVOTAS FIÉIS, por que isso ainda vai demorar muito pra ter. Mais gay ir ao estádio, normal. Até por que, mesmo que seja uma causa nobre e que deve ser trabalhada no esporte, futebol, como já disse, é algo muito machista, grotesco, não tem esse mimimi.
Desde 2006 no meio CH
- BrendaMarzipan
- Membro

Besteira cara, reclama de racismo mas defende alcunhas homofóbicas, não tem isso de "é do futebol", argumento fraquíssimo.
- Antonio Felipe
- Administrador

Não é exagero. Vocês estão relativizando a homofobia da mesma forma que tem gremista relativizando o racismo, dizendo que chamar colorado de macaco não é injúria, por exemplo.Ninguém Tem Paciência Comigo. escreveu:É exagero de alguns Gremistas SIM! O Don está certíssimo no argumento dele. Todos zoam todos no futebol nacional, ninguém é Santo!
E porra, vai ficar pior o futebol se parar de chamar o adversário de "viado", de "bicha"? Vai piorar o futebol de parar se chamar colorado de macaco? Não, né.
Quer dizer, chamar de macaco não vale. Chamar de viado, de bicha, tudo bem. Dois pesos e duas medidas?
Eu sou contra os dois. E falo isso, mais do que gremista, como ser humano.
- Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
- BrendaMarzipan
- Membro

Argumento fraquíssimo? Se aplicássemos a regra que o Grêmio tá falando ser "vítima" aqui no Fórum, centenas de mensagens seriam deletadas. Quantas vezes não zoaram o Fabão ou qualquer outro São Paulino? Ele ficou puto? Se sentiu ofendido? Não, assim como todos os outros que brincaram/brincam com os "rivais" aqui do Fórum. Isto é o legal, essa zoeira, brincadeira entre amigos.Bruce Dubber escreveu:Besteira cara, reclama de racismo mas defende alcunhas homofóbicas, não tem isso de "é do futebol", argumento fraquíssimo.
Você fala como se nunca tivesse zoado algum torcedor rival aqui no Fórum.
Edit: Antonio, em certa parte concordo contigo. Agora, parar com esses "apelidos" do futebol, em meu ver, não mudam absolutamente nada. É algo natural não só do Brasil, na Itália e outros países europeus também. Eu tenho um amigo que é Italiano e ele disse que em Milão é muito comum os Interistas chamarem os Milanistas de "Ratos da Itália" e os mesmos milanistas revidarem chamando-os de "Bichinhas Nazzurrinhas". É normal cara!
Quanto ao caso Inter-Grêmio citado por você, acho que está associado com a forma em que os dois preconceitos são combatidos. Por exemplo, se hoje a torcida do Corinthians chamar um jogador do São Paulo de macaco começa aquela balacobaco, não é? Agora se chama a torcida deles de "viados", nada é feito.
Acho que isto, infelizmente, está relacionado com a preocupação de combater o racismo, e com isto eles acabam deixando a homofobia (outro preconceito muito importante) de lado.
#9 #10 #11 #12 #13 #14
- Don CHelipe
- Membro

Fraco pra quem não é do futebol, só acompanha resultado e tabela. Não assiste, não vai pra estádio, não gasta com seu time, não sofre!Bruce Dubber escreveu:Besteira cara, reclama de racismo mas defende alcunhas homofóbicas, não tem isso de "é do futebol", argumento fraquíssimo.
E volto a falar, não estamos chamando o cara de gay por ele ser gay, isso sim, se fosse pra zoar, poderia se chamar de homofobia, estamos chamando outro homem de maria, bambi, galinha, barbie. Coisas de homem. Assim como tu chama seu amigo de viado e ele te xinga de bicha. ¬¬
Ou seja, nada a ver. Futebol sempre teve isso.
Agora ofender por causa da cor, vai tomar no cu.
Ninguem sai ofendido depois de um clássico por sido chamada de franga. Ninguem vai a delegacia prestar queixa disso, por que isso sim faz parte do futebol.
- Esses usuários curtiram o post de Don CHelipe (total: 1):
Desde 2006 no meio CH
- Membro

De maneira geral (e um pouco sincera haha), o Don CHelipe resumiu o que eu estava tentando dizer. Futebol é um esporte empolgante, leva você de 0 á 1000 em fração de segundos! Provocações, xingamentos, tudo isto faz parte dele. Tá parecendo até que você quer criar um esporte para freiras (nada contra quem é ou simpatiza com as mesmas).Don CHelipe escreveu:Fraco pra quem não é do futebol, só acompanha resultado e tabela. Não assiste, não vai pra estádio, não gasta com seu time, não sofre!Bruce Dubber escreveu:Besteira cara, reclama de racismo mas defende alcunhas homofóbicas, não tem isso de "é do futebol", argumento fraquíssimo.
E volto a falar, não estamos chamando o cara de gay por ele ser gay, isso sim, se fosse pra zoar, poderia se chamar de homofobia, estamos chamando outro homem de maria, bambi, galinha, barbie. Coisas de homem. Assim como tu chama seu amigo de viado e ele te xinga de bicha. ¬¬
Ou seja, nada a ver. Futebol sempre teve isso.
Agora ofender por causa da cor, vai tomar no cu.
Ninguem sai ofendido depois de um clássico por sido chamada de franga. Ninguem vai a delegacia prestar queixa disso, por que isso sim faz parte do futebol.
#9 #10 #11 #12 #13 #14
- Antonio Felipe
- Administrador

Don CHelipe, me responda: vai ficar pior o futebol se parar de chamar o adversário de "viado", de "bicha"? Vai piorar o futebol de parar se chamar colorado de macaco?