http://www.lancenet.com.br/minuto/Liga- ... 85844.html
A Liga Mundial está presente todos os anos no calendário da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), mas a edição de 2014 terá um formato de disputa pouco familiar para atletas e torcedores. Desta vez, a competição ficará marcada pelos seus 28 participantes - recorde na história - e pelo complexo regulamento adotado pela entidade.
A medida tem a justificativa de espandir a modalidade para países sem tradição no esporte. Se por um lado o prolongamento da disputa aumenta os riscos de lesões, o que preocupa os elencos em ano de Campeonato Mundial, há quem veja vantagens na mudança.
–
Para nós é até bom por estarmos mais tempo juntos. Há muita viagem que atrapalha no volume de trabalho que poderíamos ter. Mas, de qualquer maneira, a Liga é mais longa, permite um convívio maior, uma preparação um pouco melhor do que em ligas curtas, que os jogadores chegavam e já tinham uma outra competição – disse o técnico Bernardinho.
As chaves A e B são formadas por times em melhor posição no ranking mundial da FIVB. As demais contam com intermediários (C, D e E). As equipes jogarão seis rodadas duplas nos finais de semana, sendo três dentro de casa e três fora. A Fase Final reunirá seis equipes: os dois primeiros colocados de A e B, o melhor de um quadrangular reunindo os 12 times dos grupos C, D e E e o país sede desta etapa, a Itália.
O Brasil está no Grupo A, que tem Polônia e Irã, além dos italianos. Já a Rússia, atual campeã olímpica, caiu no Grupo B, ao lado de Estados Unidos, Bulgária e Sérvia. As duas chaves são as mais fortes da Liga.
A Seleção estreia nesta sexta-feira, contra a Itália, às 14h35 (de Brasília), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC). A equipe é a maior vencedora da competição, com nove conquistas em sua galeria, seguido pelos rivais da estreia, que acumulam oito.
O novo formato da Liga Mundial
Grupo A - Brasil, Itália, Polônia e Irã.
Grupo B - Bulgária, Estados Unidos Rússia e Sérvia.
Grupo C - Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia.
Grupo D - Argentina, Alemanha, França e Japão.
Grupo E - Holanda, Coréia, Portugal e República Tcheca
Grupos G e H - Contam com times de menor nível técnico e disputarão entre si a segunda divisão da Liga. São eles Tunísia, Turquia, Cuba, México (
G), Porto Rico, China, Eslováquia e Espanha (
H).