http://carros.uol.com.br/noticias/redac ... -atras.htm
A venda total de veículos novos no Brasil caiu 12,4% em abril de 2014 na comparação com o mesmo mês de abril de 2013, mas avançou 17,4% na comparação com março último, revelam dados da Fenabrave (federação das concessionárias) apresentados nesta terça (6).
Foram 428.812 unidades emplacadas (carros de passeio, utilitários leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos) no mês passado, contra 489.730 unidades do mesmo mês de 2013.
Em março deste ano - que contou com carnaval - 370.424 veículos foram vendidos.
No segmento de carros e comerciais leves houve crescimento de 22,3% entre abril e março deste ano e queda de 11,7% na comparação com abril do ano passado.
Entre as marcas,
destaque vai para a
Hyundai, que segue na cola da Ford. Na quinta posição, a montadora coreana conquistou 6,89% do mercado em abril, contra 9,42% da fabricante norte-americana, atual quarta colocada.
Se comparados todos os meses de 2014, é possível notar a regularidade da
Hyundai, que
sempre mantém cerca de 6,9% do market share, e algumas oscilações da Ford, que já alcançou 9,8% do mercado em um mês, mas também já ficou com 8,5%.
A acirrada disputa entre Gol e Uno está cada vez mais distante - ao menos enquanto o carro da Fiat não mudar, algo previsto para o segundo semestre deste ano. Enquanto o carro da Volkswagen voltou a assumir a liderança do mercado nacional, com 16.963 unidades emplacadas, o compacto da Fiat despencou para a sexta posição, com 11.286 carros vendidos.
Outro que vem caindo fortemente no mercado, porque também vai mudar na segunda metade do ano, é o Volkswagen Fox/CrossFox. O modelo, que no ano passado frequentou a lista dos cinco mais vendidos e por muitas vezes entrou no "Top 3" do mercado, foi apenas o 11º carro mais emplacado de abril, com 7.770 unidades.
Já o Chevrolet Prisma, que ganhou nova geração (baseada no Onix, e não mais no Celta) no começo de 2013, entrou na lista dos dez carros mais vendidos pela primeira vez desde seu lançamento - foram 8.122 unidades comercializadas em abril. Em março, o sedã compacto da GM já havia ultrapassado o VW Voyage e assumido a segunda colocação do segmento, que hoje pertence ao Fiat Siena.
