"Os Simpsons" retornaram ao Brasil, 12 anos após a sua polêmica primeira "visita".

No episódio que foi ao ar ontem à noite na TV americana, a família volta ao país após convite para que Homer seja árbitro na Copa do Mundo.
Depois da primeira partida, no entanto, Homer começa a ser cercado por "mafiosos sul-americanos", que tentam suborná-lo com US$ 1 milhão para garantir que o Brasil vença a Alemanha na final.
No enredo, Homer foi justamente escolhido para a função depois que a filha Lisa defendeu sua idoneidade como árbitro em um vídeo que se tornou viral na internet.
A entidade estaria tentando "limpar" a sua imagem de juízes corruptos - mas o próprio vice-presidente da organização é preso no episódio.
Apesar de incluírem a tentativa de suborno durante o Mundial, os roteiristas do desenho pegaram bem mais leve com o Brasil do que no episódio exibido em 2002, quando um dos personagens é sequestrado no país e há cobras e macacos nas ruas. O roteiro gerou polêmicas e críticas do governo brasileiro na época.

Desta vez, a acidez do seriado pode ser vista na imagem da companhia aérea "Air Brasilia", representada por um macaco, na freira que fica de lingerie na torcida e no desmatamento na Amazônia.

Os roteiristas também alfinetam os jogadores brasileiros ao representar o craque da seleção, "El Divo", como um "cai-cai".
Com o episódio, a emissora aproveita para promover a Copa, cujos direitos de transmissão ela adquiriu.
O episódio, batizado "Você Não Precisa Viver Como um Árbitro", ainda mostra a personagem Marge tentando aprender português com um aplicativo para "evitar os problemas da última viagem".
Após um jantar em um restaurante - que sugere ser a Figueira Rubaiyat, em São Paulo--, Homer diz que até poderia viver no país, se não fosse "o peixe que sobe pelo seu canal de fazer xixi".
A FOX vai exibir a nova temporada do desenho no Brasil a partir de abril.





















































