Teoria: A Televisa, os semelhantes e bgm de identificação!
- GotardI
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 21 vezes
- Curtiram: 37 vezes
Re: Teoria: A Televisa, os semelhantes e bgm de identificaçã
Belo raciocínio... li umas 3 vezes para compreender, e de fato tem fundamento!
A certeza que tenho é que são duas emissoras relaxadas com seu acervo...
A certeza que tenho é que são duas emissoras relaxadas com seu acervo...
-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 163 vezes
- Curtiram: 391 vezes
Na linha do que Fabão disse, não acho que o acordo sempre foi assim. No começo certamente não existia qualquer separação contratual entre semelhantes e comuns.
O SBT é quem foi definindo o uso que daria a cada episódio, e nas primeiras renovações de licença de uso, renovou apenas com os episódios que pretendia exibir (os tais Chaves I e Chapolin I, na Ancine).
Em determinado momento e diante do clamor pelos semelhantes, decidiram por exibi-los, readquirindo a licença desses episódios depois de muitos anos, e assim registraram na Ancine (Chaves II e Chapolin II).
Quanto aos perdidos mundiais, provavelmente são exibidos sem previsão em contrato, até porque a Televisa não deve ter como reclamar direitos sobre episódios que nem distribui.
Sobre o tal ponto que Matheus não saberia explicar, a tal "coincidência da maioria das dublagens serem as mesmas no SBT e na Televisa": se ele diz que a Televisa teria preferido exibir semelhantes devido a problemas nas fitas enviadas pelo SBT, esse mesmo problema técnico não poderia acontecer nas fitas que continham as dublagens mais comuns?
Nestes casos, em vez de trocar por um semelhante, trocariam pelo mesmo episódio, mas em outra dublagem (seria o caso de "O Belo Adormecido", mas acho que a hipótese das trilhas de áudio explica melhor).
E quanto à Televisa ter tudo que a Maga dublou... talvez isso seja meio ingênuo. O SBT não encontra fitas no próprio acervo, como teria mandado cópia de tudo? Esse repasse deve ter sido bem recente, com as facilidades da informática, e sem Revolvinho, Papagaio nem nada disso.
O SBT é quem foi definindo o uso que daria a cada episódio, e nas primeiras renovações de licença de uso, renovou apenas com os episódios que pretendia exibir (os tais Chaves I e Chapolin I, na Ancine).
Em determinado momento e diante do clamor pelos semelhantes, decidiram por exibi-los, readquirindo a licença desses episódios depois de muitos anos, e assim registraram na Ancine (Chaves II e Chapolin II).
Quanto aos perdidos mundiais, provavelmente são exibidos sem previsão em contrato, até porque a Televisa não deve ter como reclamar direitos sobre episódios que nem distribui.
Sobre o tal ponto que Matheus não saberia explicar, a tal "coincidência da maioria das dublagens serem as mesmas no SBT e na Televisa": se ele diz que a Televisa teria preferido exibir semelhantes devido a problemas nas fitas enviadas pelo SBT, esse mesmo problema técnico não poderia acontecer nas fitas que continham as dublagens mais comuns?
Nestes casos, em vez de trocar por um semelhante, trocariam pelo mesmo episódio, mas em outra dublagem (seria o caso de "O Belo Adormecido", mas acho que a hipótese das trilhas de áudio explica melhor).
E quanto à Televisa ter tudo que a Maga dublou... talvez isso seja meio ingênuo. O SBT não encontra fitas no próprio acervo, como teria mandado cópia de tudo? Esse repasse deve ter sido bem recente, com as facilidades da informática, e sem Revolvinho, Papagaio nem nada disso.
- Gol D Roger
- Membro

- Curtiu: 111 vezes
- Curtiram: 178 vezes
Mas ai você não entendeu um ponto da teoria, João, que é que eu acho que o repasse foi nos anos 80/90, quando o SBT possuía tudo o que a MAGA dublou...
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!
-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

Entendi sim, mas se os estúdios Maga entregavam somente 1 cópia dublada em VHS para o SBT, não vejo porque o SBT copiaria uma montanha de fitas para repassar à Televisa.Matheus Rolim escreveu:Mas ai você não entendeu um ponto da teoria, João, que é que eu acho que o repasse foi nos anos 80/90, quando o SBT possuía tudo o que a MAGA dublou...
Pra quê a Televisa iria querer ter todas essas dublagens em português na época? Não existia TLN para exibi-los... não percebo utilidade nisso.
- Gol D Roger
- Membro

Enviar para alguma distribuidora brasileira lançar em VHS, talvez?
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!
-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

Acho difícil... Na minha opinião, se a Televisa tivesse um tesouro desse nas mãos (tudo dublado pela Maga), já teria lançado há muito tempo.Matheus Rolim escreveu:Enviar para alguma distribuidora brasileira lançar em VHS, talvez?
- Alexandre
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Fluminense
- Curtiu: 114 vezes
- Curtiram: 336 vezes
Excelente Teoria Matheus !!! Realmente os fatos combinam, eu só discordo com a parte em que a Televisa recebeu as dublagens no anos 80/90. Creio que essas dublagens a Televisa tenha recebido em 2007, que foi o ano em que a abertura de "Uma epidemia de pintores" apareceu no site do Chespirito ou no inicio do ano 2000. Mas por que inicio do ano 2000 ? Porque foi na Homenagem que fizeram a Chespirito nesse mesmo ano, que vazou um pedaço da dublagem em português e a fita em preto e branco de "Uma epidemia de pintores".
- Billy Drescher
- Colaborador

- Curtiu: 50 vezes
- Curtiram: 1611 vezes
Acredito que o SBT tenha enviado tudo para a Televisa após as dublagens e o massacre de 1992.
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2171 vezes
- Curtiram: 4731 vezes
Ah Rolim, tem mais um detalhe: a Televisa duplicou alguns episódios de Chaves. São eles: A Grande Festa, A Sociedade e Os Farofeiros. A Grande Festa e A Sociedade estão no canal da Televisa tanto com cópia do lote velho como do novo. E os Farofeiros passou com cópia do lote velho na TLN, e lote novo no canal da Televisa. Pode ser que estejam assim para substituir os 3 perdidos mundiais cadastrados na Ancine. 
- Scopel
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 4 vezes
- Curtiram: 61 vezes
Cê jura que usavam "vhs" pra isso? Ah, é cada uma...João Neto (Eng. Camin) escreveu:Entendi sim, mas se os estúdios Maga entregavam somente 1 cópia dublada em VHS para o SBT, não vejo porque o SBT copiaria uma montanha de fitas para repassar à Televisa.Matheus Rolim escreveu:Mas ai você não entendeu um ponto da teoria, João, que é que eu acho que o repasse foi nos anos 80/90, quando o SBT possuía tudo o que a MAGA dublou...
- Gol D Roger
- Membro

Para talvez chegar em 162 episódios. Isso explicaria também a reprise de ''O bandido'', para chegar em 123.Barbano escreveu:Ah Rolim, tem mais um detalhe: a Televisa duplicou alguns episódios de Chaves. São eles: A Grande Festa, A Sociedade e Os Farofeiros. A Grande Festa e A Sociedade estão no canal da Televisa tanto com cópia do lote velho como do novo. E os Farofeiros passou com cópia do lote velho na TLN, e lote novo no canal da Televisa. Pode ser que estejam assim para substituir os 3 perdidos mundiais cadastrados na Ancine.
- Barbano
- Administrador

Talvez. Mas pode ser que essa reprise de "O Bandido" seja a mesma cópia e não conte, assim como acontece com "O Último Exame". Nesse caso pode ser que o duplicado de Chapolin seja "Sai de baixo que lá vem pedra", que passava dois dias seguidos no Cartoon, com qualidade diferente um do outro.
- Jacinto
- Colaborador

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 8956 vezes
- Curtiram: 4933 vezes
Bem lembrado Fabão, o Sai de baixo que lá vem pedra tinha 2 edições quando passava no CN, e tem uma que tem alguns micro-cortes.
- Gol D Roger
- Membro

Gostaria de lembrar um detalhe interessante que o Fabão me falou uma vez. Já reparam que a edição de ''Aventuras em Marte'' (1981), com as duas partes juntas que tem no Netflix é o mesmo do SBT? Mas essa edição não é vendida ou exibida no programa ''Chespirito''.
Ou seja, a Televisa teria feito o mesmo que resgatar um... episódio mundialmente perdido?
Ou seja, a Televisa teria feito o mesmo que resgatar um... episódio mundialmente perdido?
- Barbano
- Administrador

Pode ser que tenham remixado... Também tiveram certo trabalho com "O Chapolin em Acapulco", pois a edição do sbt é diferente da distribuída atualmente pela Televisa (provavelmente o sbt recebeu alguma reprise editada).