Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 5398
Registrado em: 11 Fev 2013, 11:55
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Chambón » 18 Ago 2013, 16:22

Bem interessante. Detalhe para esses artigos sem sentido, putz. ''Inversamente proporcional a realidade'', ''Roberto Boloño'', ''CNT trailer do inferno'', ''Dão maus exemplos agindo como abestalhados'' e etc... :wacko: :duh:

Muito legal essas notícias da década de 2000. ^_^ E poderiam fazer um livro Ch nos moldes de '' "Chaves de um Sucesso" já que agora temos ainda mais informações.
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Avatar do usuário
James Revolti
Administrador
Administrador
Mensagens: 9033
Registrado em: 31 Dez 2010, 12:55
Programa CH: Chapolin
Localização: Maringá-PR
Curtiu: 633 vezes
Curtiram: 2000 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por James Revolti » 18 Ago 2013, 17:23

Eu tava achando preguiçoso o texto que diz que o Chaparron é um velho alfaiate (?).

Mas aí li o do cara que achava que Chespirito é novela, e, caramba... é muito constrangedor.

Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 5398
Registrado em: 11 Fev 2013, 11:55
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Chambón » 18 Ago 2013, 17:29

^^
Eu nem lembrei de citar essa do Chaparron Alfaite. Tem algum esquete dessa época que tenha relação com isso? Não lembro.
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Avatar do usuário
Corpo do Benito
Membro
Membro
Mensagens: 873
Registrado em: 02 Ago 2009, 14:57
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 285 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Corpo do Benito » 18 Ago 2013, 19:00

Álvaro escreveu: O interessante é ver como o discurso de O Globo, e de outros jornais também, vai se alterando com o passar dos anos, se nos anos 1990 e início 2000, Chaves & Chapolin eram considerados (palavras de O Globo): 'famigerado seriado', 'horrorosos' ou 'um dos piores programas infantis da TV', depois a partir de meados de 2000 passou a ter um tratamento, de certa forma, 'cult'. Outro ponto interessante é o tratamento infantil dado às séries, tanto pelo SBT, quanto pela imprensa.
Acho que essa mudança de abordagem do Chaves na mídia aconteceu porque as redações de jornais também mudaram. Os jornalistas dos anos 2000 eram crianças quando Chaves estreou no Brasil e virou sucesso, ao contrário dos jornalistas dos anos 90, que já eram "crescidos" e não "engoliram" Chaves. O acesso a informações sobre os seriados de Chespirito também ficou mais fácil na última década.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 44160
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Antonio Felipe » 18 Ago 2013, 19:46

Ano passado até escrevi um texto a respeito disso, para um blog. Como o link foi pro vinagre, colo aqui:
Desde sua estreia no Brasil, em 1984, Chaves e Chapolin já amealhavam muitos fãs por todo o país, bem como obtinham um desempenho satisfatório na audiência – tanto é que por um bom tempo, ocuparam o horário nobre do SBT, enfrentando o Jornal Nacional. Vários anos se passaram e os seriados permaneciam firmes na grade da emissora paulista, sendo sucesso de público, fato que logo culminou para o lançamento de produtos licenciados, como o videogame Chapolin x Drácula, os gibis Chaves e Chapolim, da Editora Globo ou o óculos do Chaves.

A mídia, entretanto, não enxergava as séries CH com bons olhos. Analisando algumas matérias publicadas em veículos de comunicação durante a década de 1990, é notável o tom muitas vezes depreciativo a Chaves e Chapolin. O jornalista Ingo Ostrovsky, em matéria publicada no Jornal do Brasil no ano de 1989, questionava os motivos que faziam CH ser um êxito entre as crianças:

Por que as crianças gostam tanto do Chaves e o do seu companheiro Chapolin? A série é mexicana, escrita, dirigida e estrelada por Chaves e outros membros da família, como revelou outro dia o Gugu Liberato. A dublagem é péssima, a tradução bastante ruim, os cenários são ridículos (...), parece um programa da década de 50, fica uma belezinha em preto e branco. E as crianças adoram.

Ostrovsky qualificou as séries como “a droga que faz a cabeça”. Quatro anos depois, Arthur Reis, também do JB, criticava o fato de que a primeira atração televisiva a ser vista em uma pequena cidade do Piauí tivesse sido justamente o Chaves. Disse: “Como exemplo de ingresso da pequena cidade na modernidade, não poderia ter sido mais patético [a exibição de Chaves]”.

Durante praticamente toda a década de 1990, o tom das matérias sobre Chaves e Chapolin sempre puxava para um lado depreciativo, procurando ressaltar a técnica modesta dos seriados. Apesar de ser um grande sucesso, acentuava-se a “surpresa” por uma produção tão simples permanecer por tanto tempo no ar. Enquanto isso, outras séries, desta vez americanas, não logravam tanto êxito nas telas, ao ponto de ganhar lugar cativo na programação dos canais onde eram exibidas. Chaves era visto ainda com incredulidade por boa parte da mídia. Contribuía para isso que os fãs praticamente não tinham voz alguma para se expressar quanto a seus seriados favoritos. Mas isso durou pouco tempo mais.

A partir do ano 2000, a internet ganhava cada vez mais os lares brasileiros. E dentro da rede, começaram a pipocar dezenas de sites e fóruns onde as pessoas compartilhavam seus gostos, debatiam os assuntos que lhes interessavam. E surgiu então o que chamamos hoje de “meio CH”, que compreende os sites e fóruns especializados nas obras de Roberto Gómez Bolaños. Nestes espaços, fãs de todo o país trocavam ideias, conheciam mais sobre os seriados, compartilhavam opiniões, debatiam sobre os episódios. Os próprios fãs descobriam que existiam muito mais chavesmaníacos do que podiam imaginar. E que juntos, seriam uma voz para ser ouvida pela mídia e, especialmente, pelo SBT.

Entre os anos de 2000 e 2003, a visão da mídia sobre as séries começou a mudar, vez que aos poucos descobriam que existiam muitos fãs de CH no Brasil. E estes fãs começavam a ser organizar em movimentos para protestar contra as saídas abruptas de Chaves e Chapolin da programação da emissora de Sílvio Santos, bem como exigir a volta de episódios que permaneciam sumidos há anos da telinha, os chamados “episódios perdidos”. Surgiram movimentos como o “Volta Chapolin”, que no ano de 2003, logrou muito êxito, lotando a caixa de e-mails do SBT, que acabou voltando com o Polegar à grade diária. Na mídia, as matérias positivas passaram a ter mais frequência. Ao invés de um seriado kitsch, Chaves virou cult, um objeto de admiração de milhões. Quem mais colaborou para a consolidação desses aspectos positivos foi a jornalista e apresentadora Sônia Abrão, então no SBT. Com seu Falando Francamente, Sônia explorou quase que à exaustão as séries, exibindo entrevistas, trechos de episódios perdidos e até inéditos, e chegou a trazer o ator Edgar Vivar (Seu Barriga) ao Brasil, para participar de seu programa.

Ao longo da década de 2000, as comunidades de fãs foram se consolidando, bem como o Fã-Clube Chespirito-Brasil (fundado em 2002), que realizou diversos eventos no Rio de Janeiro, levando os chavesmaníacos ao encontro dos dubladores das séries. No ano de 2005, ocorre o primeiro Festival da Boa Vizinhança, em São Paulo, que reuniu cinco mil fanáticos, atraídos pelo encontro com dubladores da série e o lançamento de uma série de boxes de DVDs de Chaves, Chapolin e Chespirito, com uma nova dublagem. Naquele mesmo ano, Chaves foi objeto de um verdadeiro leilão envolvendo a Televisa e as principais emissoras do país. O SBT não queria pagar mais do que pagava pelos direitos de exibição, o que atraiu o interesse das concorrentes. Até mesmo a Globo tentou comprar os direitos de Chaves e Chapolin, mas não levou. Com inúmeros movimentos de fãs, mais a pressão pelo risco de perder uma de suas joias, o SBT renovou com a Televisa e garantiu mais alguns anos de CH. E a mídia reconhecia a força quase inexplicável destes seriados.

Nos últimos anos, observou-se uma abordagem praticamente unanimemente respeitosa a Chaves e Chapolin. São raríssimos os exemplos de matérias que abordam as séries de forma depreciativa. Não só a mídia reconheceu, ainda que tardiamente, a importância de CH, mas também porque os fãs passaram a ter muito mais vez e voz, fato aprofundado pelo surgimento de redes sociais como Twitter e Facebook. Hoje, vivemos um novo “boom” de CH no Brasil.

Isto começou com o 2º Festival da Boa Vizinhança, em abril de 2010, quando o Fã-Clube trouxe Carlos Villagrán (Quico) e Edgar Vivar (Seu Barriga) a São Paulo, onde se apresentaram aos fãs de todas as partes do país. As séries passaram a ser exibidas também no Cartoon Network, voltaram ao ar os episódios perdidos, novos produtos foram lançados, diversas vezes Chaves foi assunto na mídia, Edgar Vivar esteve no Brasil com seu show, ocorreu o evento América Celebra a Chespirito. CH teve um espaço enorme nos meios de comunicação durante os últimos dois anos. Pelas redes, descobriu-se que os fãs são milhões espalhados por todo o Brasil. A mídia e a publicidade redescobriram as séries. E os fanáticos, através de seus canais representativos, passaram a também gerar os fatos, a invadir os meios com suas ações. Como o FBV2, realizado pelo Fã-Clube, ou então os desmentidos de algumas notícias, como as supostas mortes de Chespirito, um suposto AVC de Bolaños ou a aposentadoria de Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha), todos estes boatos esclarecidos antes pelos próprios chavesmaníacos do que pela mídia convencional.

Depois de quase 30 anos, hoje os fãs brasileiros de Chaves e Chapolin não dependem mais totalmente da mídia. Somos capazes de criar os fatos, de nos comunicarmos com os que compartilham de nossa paixão. E felizmente, temos muito mais acesso e respeito da mídia do que antes. CH, de um produto questionável, tornou-se uma total afirmação. Um reconhecimento, ainda que tardio, mas que felizmente chegou para ficar.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Avatar do usuário
James Revolti
Administrador
Administrador
Mensagens: 9033
Registrado em: 31 Dez 2010, 12:55
Programa CH: Chapolin
Localização: Maringá-PR
Curtiu: 633 vezes
Curtiram: 2000 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por James Revolti » 18 Ago 2013, 21:37

Chambón escreveu:^^
Eu nem lembrei de citar essa do Chaparron Alfaite. Tem algum esquete dessa época que tenha relação com isso? Não lembro.
Tem o quadro "Estilista com muito estilo".

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Furtado » 18 Ago 2013, 23:24

Sobre essa mudança de tosco para cult. A mídia, continua com a mesma visão dos seriados. Só que a sua opinião vai contra a maré, já que CH tem muitos fanáticos, sendo comparados somente aos fãs de animes, mangás e desenhos japoneses em termos de quantidade e fanatismo. Ou seja, aceitam por conveniência, do contrário estariam até hoje criticando ferozmente.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Ricardo Haertel
Banido
Banido
Mensagens: 1219
Registrado em: 09 Nov 2010, 20:24
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Blumenau-SC
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 53 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Ricardo Haertel » 02 Set 2013, 22:24

Com todo o respeito, mas escrever logro é demais. Como diria Roberto Justus: ''você fala ''logro'' no dia-a-dia?''. Não, né? Cara, já passamos da década de 50 faz tempo. Jornalista bom não é aquele que usa palavras difíceis para impressionar e sim aquele que se faz entender. Pense nisso.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 44160
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Antonio Felipe » 02 Set 2013, 22:29

Eu escrevi uma coluna de opinião, não uma reportagem. E não uso palavras difíceis para impressionar. No mais, com certeza me fiz entender, já que o texto foi bem elogiado à época. ;)
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 44160
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Antonio Felipe » 03 Set 2013, 18:39

Barbano escreveu:Esse artigo do Telmo Martino é vergonhoso. Tudo bem que ele escrevia para um veículo de comunicação do grupo Globo, mas botar tudo o que as outras emissoras transmitem como lixo e só as novelas da Globo como obras primas é demais. Até o bom jornalista Juca Kfouri foi apelidado por ele de homem-traço no artigo.
Alguém daqui deve ter rogado praga, pois o cara morreu hoje :P http://www.estadao.com.br/noticias/arte ... 0909,0.htm
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 44160
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Antonio Felipe » 30 Dez 2013, 23:25

Achei um acervo online do Jornal do Brasil e consegui encontrar algumas coisas interessantes - e também uns lixos bem ofensivos.

Matéria de Ingo Ostrovsky, de 1989, "a droga que faz a cabeça":
Imagem
Leitores respondem ao Ingo:
Imagem
Matéria sobre o LP do Chaves, com Marcelo Gastaldi. 07/02/1990:
Imagem
Entrevista com o executivo Augusto Marzagão, que vendeu as novelas e Chaves ao SBT. 23/06/1991. Ele fala de Chaves e Chapolin em alguns trechos:
Imagem
Anúncio publicado em 05/12/1993, sobre Lagoa do Barro, a cidade que viu televisão pela primeira vez e o primeiro programa que viram foi Chaves:
Imagem
Menino imita Chaves e morre. 12/02/1994:
Imagem
Chaves não morreu num acidente de avião. 21/12/1996:
Imagem
Na coluna "Antena", de Ana Cláudia Souza. Chespirito é um "atentado". 21/06/1997 :
Imagem
"Chespirito, o pior da TV brasileira". Matéria com as pérolas Jôpiras e Ximotrúfia. 28/06/1997:
Imagem
Chaves, Chapolin e Chespirito, "atentados à inteligência infantil". 06/06/1998:
Imagem
Chaves entre os 10 programas que incomodaram a Globo (2004):
Imagem
Chaves surrando a Globo no Ibope. 27/08/2006:
Imagem
Matéria sobre "Seu Madruga - Vila e Obra". 25/05/2010:
Imagem
E vejam só, José Wilker cita Chapolin em suas colunas :lol:
Em 02/12/1997 e 22/12/1998:
Imagem
Imagem
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Avatar do usuário
Red
Membro
Membro
Mensagens: 6162
Registrado em: 03 Dez 2011, 12:40
Programa CH: Chapolin Animado
Curtiu: 0
Curtiram: 969 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Red » 31 Dez 2013, 04:34

Ingo Ostrovsky escreveu:...a dublagem é péssima...
Ô, esse manja, heim? :rolleyes:

Detalhe para esse comentário de um leitor sobre essa matéria:
Mas o SR. Ingo escreveu que os dois seriados não têm abertura ou apresentação!!! É lógico que têm, é evidente. (...) A culpada desse negócio de começar e terminar programas (estrangeiros) repentinamente é a TVS (SBT) que até há pouco tempo botava no ar a abertura do seriado.
Então já em 1989 o SBT não exibia mais a abertura, mas provavelmente nos primeiros anos das séries na emissora a abertura era mantida.
Lula Branco Martins escreveu:Unhas encravadas na história recente da emissora mais poderosa do país. Será que Metamorphoses também vai chatear?
Ô! :rolleyes: [2]

Legal terem citado Pokémon na lista, único desenho animado que foi capaz de incomodar a Globo. E assim como Chaves e Chapolin, também sofreu para ter seu lugar ao Sol na TV brasileira e sofreu as críticas desses que se acham a nata da inteligência com seus diplomas, mas não passam de grandes ignorantes.
Esses usuários curtiram o post de Red (total: 1):
cyber Revolvinho
Ex-moderador da Fonte dos Desejos (05/2013 a 11/2013)
Ex-moderador do TV de Segunda Mão (05/2015 a 11/2015)
Ex-moderador global do Fórum Chaves (11/2013 a 11/2014 e 11/2015 a 05/2016)
Usuário do mês de janeiro de 2017

Avatar do usuário
Billy Drescher
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 14019
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 1611 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Billy Drescher » 31 Dez 2013, 08:18

Segundo Augusto Marzagão, em 1991 já existia o interesse em comprar Chespirito.
Será que "Aventuras em Marte" veio em algum lote como uma amostra do seriado?
Esses usuários curtiram o post de Billy Drescher (total: 1):
Bugiga
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 44160
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por Antonio Felipe » 31 Dez 2013, 09:36

O episódio foi dublado nessa época. Pode ser. :ponder:
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
Bugiga
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Avatar do usuário
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Mensagens: 23397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: Dentro da sua parede
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Re: Matérias antigas sobre Chaves e Chapolin

Mensagem por bebida com metanol CH » 31 Dez 2013, 13:39

Eu creio fortemente que Chespirito foi dublado, e que o Maga narrou "Chapolin" naquela abertura justamente pq era o quadro daquele programa.

Responder