Na tarde desta quinta-feira (1/8), o presidente da Abril S.A., Fábio Colletti Barbosa, anunciou mudanças nas estruturas editorial e comercial de toda a empresa. “A Abril encara esta fase como parte da evolução natural dos negócios e segue com a missão de difundir a informação, com excelência editorial, pioneirismo e integridade”, declarou o executivo.
De acordo com a empresa, as mudanças são importantes para “focar investimentos e esforços nas marcas líderes nos vários segmentos em que a Abril atua, garantindo assim o crescimento e a relevância das publicações”.
Segmentadas
A empresa confirmou que serão descontinuados Alfa, Bravo!, Gloss e Lola, além do portal Club Alfa, na Unidade de Negócios Abril Segmentadas. As publicações representavam menos de 2% da receita de publicidade das revistas da Abril.
A edição de agosto de cada um dos periódicos será a última de cada título. Com a reestruturação, cerca de 150 profissionais das mais diversas áreas deixam a Abril.
A partir de então, Elle, Estilo de Vida e Manequim passam a ser comandadas por Dulce Pickersgill. As revistas Men’s Health, Women’s Health, Runner´s World e Placar serão dirigidas por Sérgio Xavier. Bons Fluidos passa a reportar-se a Denis Russo Burgierman, diretor de Redação de Superinteressante e Vida Simples.
Na área editorial, Sérgio Gwercman, que estava à frente de Alfa, assume a Direção de Redação de Quatro Rodas. Viagem &Turismo terá como diretora de redação Angélica Santa Cruz, anteriormente na Lola. Armando Antenore, redator-chefe de Bravo!, passa a ser repórter especial da UN Abril Segmentadas.
Tatiana Schibuola, ex-diretora de Gloss, assume a direção de redação de Capricho. Por sua vez, Giuliana Tatini, até então diretora de Redação de Capricho, passa a comandar o portal MdeMulher. Caco de Paula, diretor do Núcleo de Sustentabilidade, bem passam a reportar-se diretamente à presidência da Abril S.A.
Já nas áreas de Publicidade e Marketing, Rogério Gabriel Comprido volta à empresa e assume a Diretoria de Publicidade da Unidade de Negócios, tendo em sua equipe os diretores Willian Hagopian e Roberto Severo. Wagner Gorab e Louise Faleiros ficam responsáveis pelas áreas de Marketing e Eventos. O Projeto Copa terá no seu comando Tiago Afonso, que se reportará a Dimas Mietto.
Na frente digital da UN Abril Segmentadas, é criada a Diretoria de Estratégia Digital, que será comandada por Guilherme Werneck — antes responsável por Desenvolvimento de Novos Negócios da MTV.
Veja
Sérgio Amaral assume a Diretoria de Publicidade, tendo como reportes diretos os executivos Márcia Sóter, Robson Monte, André Almeida e Alex Foronda; e os gerentes Alexandra Mendonça, Samara Sampaio e Andrea Veiga.
Renato Cagno fica responsável por projetos publicitários e negócios digitais da UN Veja. Claudia Furini assume o Marketing da Unidade e Andréa Abelleira permanece responsável pela área de Circulação e Eventos. Jacques Ricardo comandará a Diretoria de Publicidade-Regionais, que passa a incorporar também as funções de Classificados, Publicidade Internacional e Estúdio.
Exame e Negócios Digitais
Marcos Gomez assume a Diretoria de Publicidade da UN Exame, tendo como reportes diretos Ana Paula Teixeira e Eliani Prado, em São Paulo, e Leda Costa, no Rio de Janeiro. Na UN Negócios Digitais, René Agostinho, atual diretor da Abril Coleções, assume o comando da Operação do Alphabase.
http://portalimprensa.uol.com.br/notici ... da+empresa
Os boatos que rondam a editora Abril desde o mês de junho, quando a estrutura da empresa foi reformulada e diretores de Núcleo desligados, parecem terem começado a se concretizar na última quarta-feira (31), quando houve o anúncio do encerramento da revista Bravo.
Nesta quinta (01/08), o processo continua na editora, com o fim das revistas Gloss, Alfa e Lola. Além disso, o site da Contigo! deixa de existir e seu conteúdo será agregado ao Portal MdeMulher, que também sofreu baixas. Até o momento, cerca de 150 funcionários foram desligados.
O portal Club Alfa também foi descontinuado. A informação é que os títulos encerrados serão extintos em todas as suas plataformas.
No final da tarde desta quinta-feira, a Editora Abril emitiu comunicado (leia notícia completa, clicando aqui), na qual informa todas as mudanças pela qual a empresa passou, bem como oficializa o fim dos títulos.
Sindicato convoca reunião
Diante do anúncio do encerramento das publicações, a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) convocou os jornalistas para uma assembleia na próxima sexta-feira (2/8), às 13 horas, na frente da portaria da Abril.
Segundo o presidente da entidade, José Augusto Camargo, o SJSP não concorda com nenhum tipo de demissão e pretende definir uma estratégia de luta que permita manter os empregos dos funcionários dispensados.
Camargo defendeu a necessidade de que os jornalistas sejam realocados para outras revistas da empresa. Para ele, promover demissões em plena Campanha Salarial não ajuda no processo de negociação mas colabora para tumultuar ainda mais a negociação.
“A direção do Sindicato manifesta sua oposição a qualquer demissão e sua disposição de ajudar na organização dos jornalistas em defesa de seus empregos e de seus direitos”, declarou a entidade.




















