Pois é, por isso me referi especificamente ao Brasil. Mas, mesmo assim, acredito que as mulheres também não tinham tanta liberdade nos EUA da época.Barbano escreveu:Mas elas não eram escritas no Brasil, né? Precisa ver se os países mais desenvolvidos ainda eram tão machistas quanto o nosso.Furtado escreveu:Me chamou a atenção a história "As Profissões de Margarida" (O Pato Donald, nº 186). Em um Brasil conservador da década de 1950, tenho certeza que alguns olharam com olhos tortos esta HQ. Na época, predominava o conceito de que mulher precisava ser dona-de-casa, cuidar da família e do lar e não trabalhar. Poucas mulheres trabalhavam fora. Reparem nas profissões citadas por Margarida: bailarina, executiva ou modista. Ok, bailarina e modista até se aceitava, mas executiva? Não. Acredito que Walt Disney foi ousado ao criar esta HQ.
Quadrinhos & Gibis
- Furtado
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 122 vezes
- Curtiram: 91 vezes
Re: QUADRINHOS & GIBIS
Ex-moderador do Bar do Chespirito
- Ramyen
- Banido

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 668 vezes
- Curtiram: 1137 vezes
A HQ original é de 1954,roteiro de Dick moores.Furtado escreveu:Pois é, por isso me referi especificamente ao Brasil. Mas, mesmo assim, acredito que as mulheres também não tinham tanta liberdade nos EUA da época.Barbano escreveu:Mas elas não eram escritas no Brasil, né? Precisa ver se os países mais desenvolvidos ainda eram tão machistas quanto o nosso.Furtado escreveu:Me chamou a atenção a história "As Profissões de Margarida" (O Pato Donald, nº 186). Em um Brasil conservador da década de 1950, tenho certeza que alguns olharam com olhos tortos esta HQ. Na época, predominava o conceito de que mulher precisava ser dona-de-casa, cuidar da família e do lar e não trabalhar. Poucas mulheres trabalhavam fora. Reparem nas profissões citadas por Margarida: bailarina, executiva ou modista. Ok, bailarina e modista até se aceitava, mas executiva? Não. Acredito que Walt Disney foi ousado ao criar esta HQ.
E a Margarida sempre trabalhou embora haja preconceito com ela na própria História.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES
- Furtado
- Membro

Como a HQ vai ser de 1954 se a edição que o Victor postou foi publicada em 1953? O.ojonas136 escreveu:A HQ original é de 1954,roteiro de Dick moores.Furtado escreveu:Pois é, por isso me referi especificamente ao Brasil. Mas, mesmo assim, acredito que as mulheres também não tinham tanta liberdade nos EUA da época.Barbano escreveu:Mas elas não eram escritas no Brasil, né? Precisa ver se os países mais desenvolvidos ainda eram tão machistas quanto o nosso.Furtado escreveu:Me chamou a atenção a história "As Profissões de Margarida" (O Pato Donald, nº 186). Em um Brasil conservador da década de 1950, tenho certeza que alguns olharam com olhos tortos esta HQ. Na época, predominava o conceito de que mulher precisava ser dona-de-casa, cuidar da família e do lar e não trabalhar. Poucas mulheres trabalhavam fora. Reparem nas profissões citadas por Margarida: bailarina, executiva ou modista. Ok, bailarina e modista até se aceitava, mas executiva? Não. Acredito que Walt Disney foi ousado ao criar esta HQ.
E a Margarida sempre trabalhou embora haja preconceito com ela na própria História.
- Ramyen
- Banido

- Mandarim
- Membro

- Curtiu: 81 vezes
- Curtiram: 230 vezes
Já que o assunto é disney, gostaria de compartilhar um dos gibis que tenho, e claro, criança não da valor, então ficou sem capa e como não teve um cuidado em especial (pois eu coleciono turma da monica) as condições são essas :
"Mickey" N° 608 / Dezembro de 1999
"Mickey" N° 608 / Dezembro de 1999
Don Lucas: "Dígame Licenciado"
Don Chaparrón: "Licenciado"
Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"
Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"
Don Chaparrón: "Licenciado"
Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"
Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"
-
Chambón
- Membro

- Curtiu: 507 vezes
- Curtiram: 287 vezes
Pato Donald # 186 é de maio de 1955.Furtado escreveu:Como a HQ vai ser de 1954 se a edição que o Victor postou foi publicada em 1953? O.o
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust
Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance
Street of chance
Slim or none
I've already been
- Ramyen
- Banido

a história saiu no Brasil em 55.
E nos Eua em 54.
E nos Eua em 54.
-
Victor235
- Membro

- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 2574 vezes
- Curtiram: 2490 vezes
Mazzer: Quanto tempo não sai esses "Leia e decifre" no gibi do Mickey. Nem lembrava mais disso, recordei com sua foto.
Difícil vai ser achar os volumes 3 e 4. Tinha na Estante Virtual mas alguém comprou. Agora só tem no Mercado Livre se comprar a coleção completa por cemzão.
---------------------------------------
Segui a leitura dos Anos de Ouro do Pato Donald com as edições #10 e #11. Dentre tantas, anotei mais algumas pérolas:
- todos os quadrinhos de uma história sobre dança escrito "dansa", "dansando"...
- "fiume"
- "sinão" (se não)
- Huguinho, Zezinho ou Luisinho dirigindo o carro do Donald
- "voçê"
- "maquilage" (maquiagem)
- "Istale estes cavalheiros no salão de hóspedes"
- "Vamos, dê-me um cacete, depressa!"
- "papae" (papai, ao lado de um quadrinho escrito corretamente)
- um personagem chama Capitão Rato de Igreja
- uma página diz "São 7:30" e na página seguinte o Donald fala num balão "Como ainda não sou 7:30, vou esperar"
Compre pela internet. Tem os volumes 1 e 2 por apenas 9 reais cada. Comprei por esse site, mas ainda tem vários lá: http://www.estantevirtual.com.br/q/anos ... ze-cariocajonas136 escreveu:Anos de Ouro do Zé carioca não consigo achar em nenhum sebo que fui...queria ler a História Zé carioca contra o Goleiro Gastão,é inédita para mim...
Difícil vai ser achar os volumes 3 e 4. Tinha na Estante Virtual mas alguém comprou. Agora só tem no Mercado Livre se comprar a coleção completa por cemzão.
---------------------------------------
Segui a leitura dos Anos de Ouro do Pato Donald com as edições #10 e #11. Dentre tantas, anotei mais algumas pérolas:
- todos os quadrinhos de uma história sobre dança escrito "dansa", "dansando"...
- "fiume"
- "sinão" (se não)
- Huguinho, Zezinho ou Luisinho dirigindo o carro do Donald
- "voçê"
- "maquilage" (maquiagem)
- "Istale estes cavalheiros no salão de hóspedes"
- "Vamos, dê-me um cacete, depressa!"
- "papae" (papai, ao lado de um quadrinho escrito corretamente)
- um personagem chama Capitão Rato de Igreja
- uma página diz "São 7:30" e na página seguinte o Donald fala num balão "Como ainda não sou 7:30, vou esperar"
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
- Ramyen
- Banido

No proprio Mega Disney 1, tem uma HQ que Huguinho, Zezinho e Luisinho dirigem. 
Editado pela última vez por Ramyen em 19 Jul 2018, 16:43, em um total de 1 vez.
-
Chambón
- Membro

- Curtiu: 507 vezes
- Curtiram: 287 vezes
História de origem do Patolfo continua inédita no Brasil até hoje (Assim como muitas histórias italianas antigas).
http://coa.inducks.org/story.php?c=I+TL++465-B
Essa é uma das que eu mais tenho curiosidade de ver.
http://coa.inducks.org/story.php?c=I+TL++465-B
Essa é uma das que eu mais tenho curiosidade de ver.
Ainda são produzidas histórias dele e de outras personagens sumidos em alguns países da Europa. Porém, inéditas no Brasil.Victor235 escreveu: Nunca assisti ao filme. Mas já li histórias em quadrinhos da turma do Quincas. A Disney deu uma folga pra esse personagem?
We're walking down the
Street of chance
Slim or none
I've already been
Street of chance
Slim or none
I've already been
- Ramyen
- Banido

Um dos melhores ''Disney Especial' que eu já li foi esse:
http://coa.inducks.org/issue.php?c=br%2FDE+++15
Numero 15 os marinheiros
A História ''O Segredo do mar dos sargaços'' é a melhor,inclusive o fim é com os metralhas se regenerando
Roteiro:Bob Gregory
Desenhos:Tony Strobl
Arte Final:Jonh liggera
Nessa história Patinhas tenta extrair ouro das algas,e para atrair Donald diz que vai dividir os lucros...
Mas como dá errado ele tem que dividir as perdas e engana os sobrinhos dizendo que eles vão ter parte nos lucros.
No Final descobre-se que as algas fazem um chá emagrecedor,os Metralhas tomam esse chá e decidem trabalhar no Circo em vez de roubar.E donald se dá mal...Muito divertida
E tem muitas outras Histórias legais,Disney especial é muito bom.
http://coa.inducks.org/issue.php?c=br%2FDE+++15
Numero 15 os marinheiros
A História ''O Segredo do mar dos sargaços'' é a melhor,inclusive o fim é com os metralhas se regenerando
Roteiro:Bob Gregory
Desenhos:Tony Strobl
Arte Final:Jonh liggera
Nessa história Patinhas tenta extrair ouro das algas,e para atrair Donald diz que vai dividir os lucros...
Mas como dá errado ele tem que dividir as perdas e engana os sobrinhos dizendo que eles vão ter parte nos lucros.
No Final descobre-se que as algas fazem um chá emagrecedor,os Metralhas tomam esse chá e decidem trabalhar no Circo em vez de roubar.E donald se dá mal...Muito divertida
E tem muitas outras Histórias legais,Disney especial é muito bom.
-
Victor235
- Membro

Legal. E do Banzé?Chambón escreveu:Ainda são produzidas histórias dele e de outras personagens sumidos em alguns países da Europa. Porém, inéditas no Brasil.Victor235 escreveu:Nunca assisti ao filme. Mas já li histórias em quadrinhos da turma do Quincas. A Disney deu uma folga pra esse personagem?
O texto de "Aventuras da Vida e do Mundo" do Pato Donald # 12 (Oates, o heroico) confirma o que o James disse sobre ordens de ignorarem (ou ao menos não deixar tão evidente) mortes no universo Disney. O texto usa figuras de linguagem para não recorrer a palavras como "morte" e "falecimento".
Um parágrafo diz "A volta foi uma luta contra a fome. Evans ficou com o nariz e as mãos gelados, os sofrimentos acabaram rapidamente com ele".
Em outro: "Poucos quilômetros do refúgio seguinte, uma tormenta furiosa prendeu na tenda os três homens restantes. Ali se apagaram suas vidas".
Nesta mesma edição, apenas o nome de um sobrinho do Donald é citado. Mas, Nico??
E nessa mesma história tem um papagaio, que cita um menino chamado Zezinho.
E o James tinha razão, os primeiros gibis do Zé Carioca tinham três tiras por página. Achei que isso fosse mais recente, pra ficar cada vez mais rápida as leituras, com menos histórias por quantidade de páginas. Sim, há histórias antigas com três tiras, mas eu achava que elas tinham quatro e foram remodeladas.
Mas porque na década de 70 passaram a ter quatro?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
- Furtado
- Membro

Falando sobre morte, até hoje lembro de uma história do Chico Bento que contava a história de uma irmãzinha que ele teve, e morreu em seguida. Aí virou uma estrela no céu. Me lembro que me emocionei na época. O próprio Maurício de Sousa falou sobre isso numa entrevista, como tratar o assunto morte nos gibis da Turma da Mônica.
-
Victor235
- Membro

- Furtado
- Membro

Pesquisei aqui e descobri que são duas histórias: "Uma estrelinha chamada Mariana" (Chico Bento, nº 87, mai/1990) e "O presente de uma estrelinha" (Chico Bento, nº 449, jun/2005). Li a segunda apenas.Victor235 escreveu:Será que já li?