Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
10%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
28
54%
outras
7
13%

Total de votos: 52

Ramyen
Banido
Banido
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1137 vezes

Re: QUADRINHOS & GIBIS

Mensagem por Ramyen » 31 Jul 2013, 17:00

O Fuinha recebeu vários nomes mesmo,isso é coisa da equipe de tradução..A mesma coisa no Chaves:peterete,carne seca,beterraba...
Tem até uma HQ que ele recebe o nome de Genipapo e mickey diz não conhecer ele.

Olha o que achei hoje:
Zé carioca 549(1962)
Na minha assinatura.
Com uma história muito engraçada do Pateta e seu kart desenhada por Tony Strobl.
Na época as histórias do Zé carioca eram remakes de Hqs do pato donald ou do mickey vejam:
Imagem
Hq original
Imagem
Remake com Zé carioca
Editado pela última vez por James Revolti em 01 Ago 2013, 23:11, em um total de 2 vezes.
Razão: Corrigir link de imagem.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

James Revolti
Administrador
Administrador
Curtiu: 633 vezes
Curtiram: 2000 vezes

Mensagem por James Revolti » 01 Ago 2013, 23:21

Victor235 escreveu:Não chegavam nas bancas daí?.
Chegava, mas não em todas. E era distribuição setorizada, aquela bagunça. Perdi vários números, e tive que comprar na internet. :/
Victor235 escreveu:
James Revolti escreveu:O Don Rosa é bom, mas é um mala. :lol:
Já quis processar a Abril, teve uma conversa que até o Barks ele quis processar.
Desconheço essas histórias. E olha que ele sempre "homenageia" o Barks.
Reportagem da época sobre a treta Don Rosa x Abril:
http://www.mbbforum.com/mbb/showthread. ... tora-Abril
jonas136 escreveu:
Olha o que achei hoje:
Zé carioca 549(1962)
Na minha assinatura.
Com uma história muito engraçada do Pateta e seu kart desenhada por Tony Strobl.
Na época as histórias do Zé carioca eram remakes de Hqs do pato donald ou do mickey vejam:
Imagem
Hq original
Imagem
Remake com Zé carioca
hahaha, sim! Essa fase aí é conhecida como o "Zé Fraude". :lol:
Nem pra botarem o Zico e o Zeca no lugar do Chiquinho e do Francisquinho...
Aliás, eles foram criados pra isso, né? Essa edição deve ser antes da estreia deles.

Furtado
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Mensagem por Furtado » 02 Ago 2013, 00:12

Gibi do Sérgio Malandro :lol::
Imagem
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 02 Ago 2013, 00:23

James Revolti escreveu:
Victor235 escreveu:Não chegavam nas bancas daí?.
Chegava, mas não em todas. E era distribuição setorizada, aquela bagunça. Perdi vários números, e tive que comprar na internet. :/
Ah, imagino como seja essa distribuição, já vi gente falando.

Aqui, embora seja interior, é no estado de São Paulo, chega tudo certinho na data (ou com no máximo uma semana de atraso) e em todas as bancas. A única ressalva é que títulos como "Mega Disney", a banca compra apenas quatro ou cinco exemplares, aí você tem que reservar ou comprar rapidamente.
James Revolti escreveu:O Don Rosa é bom, mas é um mala. :lol:
Reportagem da época sobre a treta Don Rosa x Abril:
http://www.mbbforum.com/mbb/showthread. ... tora-Abril
Não vou ler agora porque estou de saída, mas lerei depois. Obrigado pelo link.
James Revolti escreveu:
jonas136 escreveu:Olha o que achei hoje [...]
hahaha, sim! Essa fase aí é conhecida como o "Zé Fraude". :lol:
Nem pra botarem o Zico e o Zeca no lugar do Chiquinho e do Francisquinho...
Aliás, eles foram criados pra isso, né? Essa edição deve ser antes da estreia deles.
Já vi histórias assim também, muito tosco :P.

É o que eu disse, antigamente havia roteiros "sem noção". Uns por colocarem um personagem num mundo que não é dele, outros por outras questões, talvez porque alguns parâmetros ainda não haviam sido definidos.

Chegaram os gibis que comprei na Estante Virtual, amanhã comento sobre eles.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 02 Ago 2013, 08:13

Pois é as histórias do zé carioca só começaram a ganhar mais roteiros inéditos em 1967 com waldyr igaiara e na década de 70 o papagaio ganhou novos ares com Canini.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 02 Ago 2013, 09:29

Victor235 escreveu:Ah, imagino como seja essa distribuição, já vi gente falando.

Aqui, embora seja interior, é no estado de São Paulo, chega tudo certinho na data (ou com no máximo uma semana de atraso) e em todas as bancas. A única ressalva é que títulos como "Mega Disney", a banca compra apenas quatro ou cinco exemplares, aí você tem que reservar ou comprar rapidamente.
Aqui teve uma época por alguns meses, entre 1993 e 1994, que os títulos chegavam com 3 meses de atraso. :doido:

Aí quando começou a normalizar vinha sempre os títulos de dois meses (tipo, abril e julho, maio e agosto, e junho e setembro).

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 02 Ago 2013, 17:03

Barbano escreveu:Aqui teve uma época por alguns meses, entre 1993 e 1994, que os títulos chegavam com 3 meses de atraso. :doido:

Aí quando começou a normalizar vinha sempre os títulos de dois meses (tipo, abril e julho, maio e agosto, e junho e setembro).
Nesta época eu estava nascendo :P.

Tem regiões que chega os títulos mensais a cada X meses, naqueles pacotes promocionais, né?

Aqui é difícil vir pacotes promocionais, quando vem a maioria é da Turma da Mônica, de uma tal G. G. Guarda Distribuidora que redistribui os gibis de meses atrás por preços menores. De vez em quando vem da Disney, mas esses só em 1,99 e lojas do tipo.

------------------------------------------------------

Chegaram os gibis que comprei para "testar" a Estante Virtual. Realmente o site é bom como falam, grande acervo, vários vendedores de um mesmo produto, pagamento verificado rapidamente, Correios entregaram no prazo, descrições dos produtos verdadeiras, etc. Claro que depende do vendedor, no caso os dois que comprei foram bons vendedores.

Pato Donald # 186 - original de 1955:
Meu gibi mais antigo no momento. Comprei ciente de que estava sem capa. Os dessa época, com capa, custam em torno de 50 reais, este sem capa saiu por 8.

Assim como os primeiros números do pato, apenas algumas páginas eram coloridas. A diferença aqui é que as demais não são preto-e-branco, e sim rosa-e-branco (?). É um tipo de colorização tipo "escala de cinza", mas com vermelho. Ou seja, os desenhos claros são em branco, os com cores de tons nem claros nem escuros são rosa e as cores escuras ficam em vermelho.

Há várias propagandas ao final da página, principalmente da Lacta e de um concurso "Férias Maravilhosas".

Curioso ver telefones de São Paulo capital com apenas 6 dígitos (2 na primeira casa). E Fernando Chinaglia já era a distribuidora das revistas nessa época.

Tirei algumas scans. Em spoiler pois estão do tamanho que o Charrito gosta:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Anos de Ouro do Zé Carioca # 01
Republicação das primeiras edições do Zé Carioca.
Imagem
Imagem
Paguei 8 reais mais 3 e pouco de frete do primeiro e 9,40 (barato pelo tanto que vale) do segundo, com quatro e pouco de frete.

E o que veio do Paraná chegou dois dias antes do que veio de São Bernardo do Campo :panc: .

Furtado
Membro
Membro

Mensagem por Furtado » 02 Ago 2013, 17:19

Puxa, que legal Victor! Relíquias. :)

Me chamou a atenção a história "As Profissões de Margarida" (O Pato Donald, nº 186). Em um Brasil conservador da década de 1950, tenho certeza que alguns olharam com olhos tortos esta HQ. Na época, predominava o conceito de que mulher precisava ser dona-de-casa, cuidar da família e do lar e não trabalhar. Poucas mulheres trabalhavam fora. Reparem nas profissões citadas por Margarida: bailarina, executiva ou modista. Ok, bailarina e modista até se aceitava, mas executiva? Não. Acredito que Walt Disney foi ousado ao criar esta HQ.

E também destaque para o termo 'modista', usado antigamente para designar a profissão de estilista.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 02 Ago 2013, 17:24

Bem reparado, Furtado.

Só um adendo, gibis dessa época costumavam colocar "Por Walt Disney", mas na verdade é apenas conteúdo licenciado feito nos Estúdios Walt Disney por outros roteiristas e desenhistas.

Furtado
Membro
Membro

Mensagem por Furtado » 02 Ago 2013, 17:37

Como já disse aqui, tenho várias revistinhas do Bolinha. São as edições de número 160, 161, 162, 164, 167, 168, 169, 170, 171, 172, 174, 175, 176, 178, 179 e 180. Paguei uma bagatela: R$ 0,25 por cada gibi, em um brechó. E estão em excelente estado de conservação, sem riscos ou manchas nas capas. Apenas as manchas e amarelados decorrentes do tempo. Parecia ser muito bem cuidado pelo dono (a).

A sessão de cartas do leitor chamva-se "Menina Também Entra", alusão ao clube do Bolinha, só de meninos. As respostas, por sinal muito bem elaboradas.

O interessante é que a maioria das propagandas são de produtos da própria Editora Abril. Outra curiosidade é que as duas primeiras edições que tenho eram impressas numa gráfica do Chile (Cochrane S.A.). As demais eram impressas no parque gráfico da Editora Abril.

As HQs em si não me agradam muito, comprei mais pela quantidade, pelo preço e pela raridade do material.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 02 Ago 2013, 17:42

A Abril terceiriza bastante coisa, hein. Distribuição é feita por uma empresa, as vezes a impressão também. As HQs são colorizadas e traduzidas pelo Estúdio Lua Azul...

"Brechó" você se refere a "sebo" ou era de roupas mesmo?

Furtado
Membro
Membro

Mensagem por Furtado » 02 Ago 2013, 17:47

Victor235 escreveu: "Brechó" você se refere a "sebo" ou era de roupas mesmo?
Não era um sebo, acho que era um bazar beneficente de um centro espírita. Não tenho certeza total, mas acredito que sim.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 02 Ago 2013, 17:59

Furtado escreveu:Me chamou a atenção a história "As Profissões de Margarida" (O Pato Donald, nº 186). Em um Brasil conservador da década de 1950, tenho certeza que alguns olharam com olhos tortos esta HQ. Na época, predominava o conceito de que mulher precisava ser dona-de-casa, cuidar da família e do lar e não trabalhar. Poucas mulheres trabalhavam fora. Reparem nas profissões citadas por Margarida: bailarina, executiva ou modista. Ok, bailarina e modista até se aceitava, mas executiva? Não. Acredito que Walt Disney foi ousado ao criar esta HQ.
Mas elas não eram escritas no Brasil, né? Precisa ver se os países mais desenvolvidos ainda eram tão machistas quanto o nosso.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 02 Ago 2013, 18:01

É americana e saiu em vários países: http://coa.inducks.org/story.php?c=W+OS++600-03

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 02 Ago 2013, 18:02

Anos de Ouro do Zé carioca não consigo achar em nenhum sebo que fui...queria ler a História Zé carioca contra o Goleiro Gastão,é inédita para mim...

Responder