http://globoesporte.globo.com/bau-do-es ... ricas.html

x
No campo,
tudo começou no dia 13 de maio de 1913, no estádio de General Severiano, quando Botafogo e Flamengo se enfrentaram pela primeira vez numa partida de futebol. O gol do atacante chamado Mimi, aos 26 minutos da etapa inicial, dava a vitória alvinegra ao confronto. O Flamengo só venceria o rival dois anos depois, em 1915. Ao longo dos anos, a rixa construída acabou emprestada à alcunha nem tão conhecida assim. Mas o Clássico da Rivalidade já existia no remo, desde o fim do século 19. E por causa de mulher. Os jovens dos bairros de Flamengo e Botafogo, situados na Zona Sul do Rio e vizinhos, duelavam pelas garotas mais bonitas.
Levavam vantagem pelo físico os remadores do Grupo de Regatas Botafogo - depois Club de Regatas Botafogo, fundado em 1894, que em 1942 se juntou ao Botafogo Futebol Clube, criado em 1904, para originar o atual Botafogo de Futebol e Regatas. Os garotos rivais resolveram reagir e criaram o Grupo de Regatas do Flamengo, em 1895, depois Clube de Regatas do Flamengo, que em dezembro de 1911 abriu as portas para o futebol ao receber os rebelados do Fluminense.
É. Flamengo e Botafogo se interligam em suas histórias. O mais curioso de tudo é que, antes de formarem times de futebol, deram o pontapé inicial no esporte com um amistoso... Na verdade uma pelada entre os remadores. Foi em 25 de outubro de 1903, antes da fundação do Botafogo Futebol Clube. O time, formado por W. Schuback, C. Freire e Oscar Cox; A. Shorts, M. Rocha e R. Rocha; G. Masset, F. Frias Júnior, Horácio Costa Santos, N. Hime e H. Chaves Júnior, goleou o Flamengo por 5 a 1 no campo do Paysandu. Alguns dos atletas alvinegros, como Oscar Cox, integrariam depois o time de futebol do recém-fundado Fluminense. Que depois sofreria uma ruptura e originaria o do... Flamengo.
O centenário da rivalidade, que será completado nesta segunda-feira e começa a ser contado neste sábado, é feito de goleadas históricas, grandes craques e muita emoção. Dá para montar uma seleção mundial dos dois clubes: Manga, Carlos Alberto Torres, Leandro, Domingos da Guia, Nilton Santos, Junior, Marinho Chagas, Andrade, Didi, Zizinho, Gerson, Adílio, Zico, Garrincha, Heleno, Jairzinho, Romário, Leônidas da Silva, Paulo Cezar Caju, Amarildo, Quarentinha, Zagallo, Bebeto, Adriano, Loco Abreu, Silva Batuta, Almir, Dida, Túlio Maravilha, Donizete, Perácio, Nilson Dias, Gil, Dirceu, Mendonça, Doval, Nunes, Maurício, Nilo Murtinho, Nonô, Carvalho Leite, Moderato, Joel, Fischer, Mozer, Rubens, Bruno, Jefferson, Dodô, Léo Moura, Seedorf, Lodeiro...
