Educação

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Daniel Brito
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vitória
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 79 vezes

Re: Educação

Mensagem por Daniel Brito » 22 Set 2012, 06:08

Mas será que aconteceu algo antes (entre a professora e o aluno) que teria causado isso? Fica um ponto de interrogação aí... apesar de não justificar o que ele fez.
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

Luiz
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo e Ferroviária-SP
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por Luiz » 25 Set 2012, 00:53

Fuvest estuda fazer lei de cotas. É o fim isso, e quem perde é quem se mata de estudar para entrar na USP.

Fonte : http://g1.globo.com/vestibular-e-educac ... uvest.html
Luiz, desde 2006 no meio CH

- Ex-Moderador do Meu Negócio é Futebol e um dos fundadores do FCH

--------------------------------
ImagemImagemImagem
As tuas glórias vêm do passado E DO PRESENTE!

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6515 vezes
Curtiram: 4020 vezes

Mensagem por E.R » 08 Out 2012, 11:49

Eu sou defensor de aulas de economia (economia básica, e ensinar como passar um cheque, explicar a taxa de juros, explicar como funciona cheque especial, noções mínimas de economia como demanda e oferta, efeitos da alta das commodities na inflação, etc.), direito (direito básico, leis importantes da Constituição, e principais setores do direito ensinados em concursos públicos.) e um melhor ensino de informática, inglês, espanhol e português nas escolas.

Para o ensino da economia, reduziria o grau de dificuldade de álgebra e geometria ensinados na escola, deixando para ensinar mais o básico (a geometria mais aliada ao desenho geométrico, que englobaria tudo na mesma matéria). A álgebra e a geometria ensinadas nas escolas seria mais básica e, para os alunos que forem prestar vestibular para faculdades particulares, teriam a opção de escolher entre economia ou álgebra e geometria na inscrição para o vestibular.

Apenas as faculdades estaduais e federais cobrariam, com mais intensidade, álgebra e geometria, mesmo assim, com um nível menor de exigência, deixando para aprofundar mais a matéria, com os estudantes de engenharia e matemática.

O ensino da geografia eu também mudaria, ficaria mais com a geografia geopolítica, e menos com a geografia física (relevos, hidrografia). É claro que a geografia física continuaria a ser ensinada, mas com menos intensidade. Com a diminuição do ensino da geografia, abriria espaço para o ensino do direito. Acho, que, pelo menos, em 2 anos do ensino médio, os alunos deveriam ter aulas básicas de direito, até para ajudá-los, posteriormente, quando forem estudar para concursos públicos.

E a educação física também seria mudada. Os professores fariam um trabalho mais personalizado com os alunos. Vou citar um exemplo, os alunos com mais aptidão para o basquete, jogariam mais basquete, os com mais aptidão para o vôlei, jogariam mais vôlei. No ensino fundamental, tudo continuaria como está. Mas no ensino médio, os alunos praticariam os esportes que mais gostam, sobretudo o futebol, pois, com a intensa carga de estudos em outras matérias, a Educação Física serviria, na escola, para aliviar a tensão dos estudantes. Os alunos que não gostassem de futebol poderiam praticar outras atividades físicas paralelas, como tentar jogar a bola na cesta de basquete ou exercícios aeróbicos.

O ensino médio deixaria de ser apenas um preparatório para vestibular, também preparia mais para concursos públicos e para o mercado de trabalho.
Imagem
Imagem
Imagem

Scopel
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 64 vezes

Mensagem por Scopel » 08 Out 2012, 12:19

Eu só fui entender para serve a matemática quando cheguei ao curso de Ciências Econômicas.

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 08 Out 2012, 12:23

A matemática e o direito são as matérias mais cobradas em concursos públicos, as escolas tem que preparar os alunos para os concursos públicos também (não só para o vestibular). O ensino brasileiro precisa ser repensado.

Tem que ter mais cursos técnicos gratuitos (um investimento maior em empresas como Senac, com mais cursos técnicos).

Menos tempo com teoria, mais tempo com cursos práticos, mais profissionais preparados para o mercado.
Imagem
Imagem
Imagem

Scopel
Membro
Membro

Mensagem por Scopel » 08 Out 2012, 12:33

Eu penso o papel da educação de uma maneira radicalmente [aqui "radical" de raiz] diferente de você. Entretanto, no atual modelo econômico, certas ênfases trariam melhorias nas condições mais imediatas dos jovens ingressantes no mercado de trabalho.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2191 vezes
Curtiram: 4784 vezes

Mensagem por Barbano » 08 Out 2012, 14:53

Aula para ensinar a passar um cheque? :unsure:

Se tem um negócio que nunca fiz na vida foi passar cheque. Aliás, tenho uma conta eletrônica, que não contempla talão de cheques e tem menor custo. Não necessidade de usar cheques hoje em dia...

Mas considero pertinentes algumas das suas sugestões.

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 08 Out 2012, 19:32

Fabão escreveu:Aula para ensinar a passar um cheque? :unsure:

Se tem um negócio que nunca fiz na vida foi passar cheque. Aliás, tenho uma conta eletrônica, que não contempla talão de cheques e tem menor custo. Não necessidade de usar cheques hoje em dia...

Mas considero pertinentes algumas das suas sugestões.
Sim, na quinta série, deveria ter uma aula prática para ensinar a mexar com cheques e cartões de crédito. Parece esdrúxulo, mas tem coisas como"cruzar cheques" e outras coisas que os jovens deveriam aprender na escola. E é mais útil que saber o cateto da hipotenusa de um triângulo retângulo. Problemas como : Maria pagou um vestido por R$ 500,00 no cheque especial e o banco vai lhe cobrar 10% de juros por mês. Quantos meses vai levar para Maria quitar sua dívida com o banco ?
Imagem
Imagem
Imagem

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 5292 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 08 Out 2012, 19:46

Deviam trocar matemática por sociologia no Fundamental.

e tenho dito.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 316 vezes
Curtiram: 3104 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 08 Out 2012, 21:39

E quem usa cheque hoje em dia?
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Scopel
Membro
Membro

Mensagem por Scopel » 08 Out 2012, 23:38

Mãe.
E.R escreveu:E é mais útil que saber o cateto da hipotenusa de um triângulo retângulo.
Meu caro, a "porra da hipotenusa" (Mamonas) é a essência de qualquer relação entre duas variáveis numa função de primeiro grau!

Imagem

Hipotenusa em vermelho.

Viram a importância de estudar matemática aplicada ao invés de abstrata? Ninguém ainda superou Renè Descartes na representação gráfica, já quanto aos cheques...
Editado pela última vez por Scopel em 09 Out 2012, 20:31, em um total de 1 vez.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 316 vezes
Curtiram: 3104 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 09 Out 2012, 10:35

Pois é. E isso é função necessária em várias áreas do conhecimento, desde a pura matemática até a física, geografia...
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 17 Out 2012, 09:38

"Super útil" mesmo. Teve "muita utilidade" na minha vida.

Bem mais importante do que isso seria se eu tivesse um curso técnico de bombeiro hidráulico e bombeiro encanador. Aliás, depois de fazer meus cursos de informática, acho que vou procurar um curso técnico disso, tô cansado de pagar toda hora esses profissionais pra ficar consertando o chuveiro aqui de casa de 3 em 3 meses.

Aliás, quando mais cursos técnicos, melhor.
Imagem
Imagem
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2191 vezes
Curtiram: 4784 vezes

Mensagem por Barbano » 17 Out 2012, 09:50

A escola preparar para o mercado de trabalho eu acho válido. Mas preparar para saber arrumar as coisas em casa já é demais, né? Só faz sentido curso de encanador para quem quer se tornar profissional na área.

Nisso eu invejo meu pai. Ele, sem curso técnico na área, só com as próprias experiências, sabe mexer com isso tudo. Conserta chuveiro, vazamento, conserta parede, pinta, mexe na instalação elétrica, em equipamentos, etc. Nunca precisa chamar ninguém em casa para arrumar nada.

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 17 Out 2012, 09:53

Fabão escreveu:Nisso eu invejo meu pai. Ele, sem curso técnico na área, só com as próprias experiências, sabe mexer com isso tudo. Conserta chuveiro, vazamento, conserta parede, pinta, mexe na instalação elétrica, em equipamentos, etc. Nunca precisa chamar ninguém em casa para arrumar nada.
Quero ser que nem seu pai no futuro.
Imagem
Imagem
Imagem

Responder