Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Gui Leão
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 67 vezes
Curtiram: 262 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Gui Leão » 24 Set 2012, 00:39

Fabão escreveu:Sobre a data do Vamos brincar de carrinhos, confesso que acho estranho. No episódio O belo adormecido o Senhor Barriga conversa com a Chiquinha sobre o regresso dela. Em tese seria o primeiro episódio com a Chiquinha com a presença do Edgar. Não faz muito sentido o dos carrinhos vir antes do belo adormecido. Sem contar que só sobraria espaço para dois episódios entre o dos carrinhos e o do aniversário do Quico, e na ordem atual temos 3.
Fabão, consultei novamente minha tabela de episódios e sinopses. Constatei que é, de fato, muito provável que a sinopse recém-descoberta pelo Arkantos -- "El Chavo del Ocho", "La Chilindrina" y "Kiko" se acomiden a "arreglar" el automóvil del señor Barriga. (31/03/1975) -- esteja adiantada.

Explico. O Cassio já havia me passado a sinopse da semana seguinte (07/04/1975), que sempre me pareceu estranhíssima. Em síntese, ela narra que Quico e Chaves brigam, porque este usa os brinquedos daquele e, quando quebra algum, faz cara de "não fui eu".

Bem, no início de "Vamos brincar de carrinhos?", em meio a uma briga, Chaves chuta duas vezes um caminhão de brinquedo do Quico. Dessa forma, é bem provável que, em 31 de março de 1975, o episódio exibido tenha sido "O belo adormecido" ou "Posso não emprestar o que é meu, mas dos outros...", e não "Vamos brincar de carrinhos?", que só teria sido exibido na segunda-feira seguinte, em 7 de abril de 1975.
Editado pela última vez por Gui Leão em 24 Set 2012, 01:44, em um total de 1 vez.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 390 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 24 Set 2012, 01:48

Gui Leão escreveu: Quinta-feira, 27 de março de 1975, das 20h às 20h30: "El Chapulín Colorado" se enfrenta a los piratas: "El Sabandeja", "Panza Loca", "Matalote", comandados por "Alma Negra".

Obs.: O que muita gente rejeitava, começa a fazer sentido. Com a descoberta dessa sinopse, torna-se plenamente possível que a saga "Os piratas" não tenha apenas três, mas quatro partes. A sinopse acima seria a da primeira, antecedida por "A Lei da Marreta Biônica" (20/03/75). Cassio e eu já descobrimos as sinopses das três semanas seguintes. Todas se referem aos piratas.

Além disso, tomei o cuidado de verificar se haveria espaço para uma quarta parte dessa saga nas duas oportunidades em que ela foi reprisada. E há!
Gui Leão, existe possibilidade de "Os Gêmeos Dançarinos" terem sido deslocados na ordem atual da Televisa para cobrir a parte 4?

Afinal, a sinopse do dia 01/05 é "O Louco", e não haveria espaço para este episódio antes.

Penso que ele tenha sido deslocado porque o coração CH da abertura (muito mal feito, por sinal) é o mesmo de "A Bomba no Escritório".

Talvez seja estranho um período de reprise entre eles...

RenatoCS
Membro
Membro
Time de Futebol: El Nacional
Curtiu: 88 vezes
Curtiram: 588 vezes

Mensagem por RenatoCS » 24 Set 2012, 01:54

Cuando los gemelos no son buenos cuates pudo ser emitido el 24 de Abril. Las 4 partes de los piratas serían: 27 de marzo, 3, 10 y 17 de abril
Imagem
Imagem

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 24 Set 2012, 01:56

RenatoCS escreveu:Cuando los gemelos no son buenos cuates pudo ser emitido el 24 de Abril. Las 4 partes de los piratas serían: 27 de marzo, 3, 10 y 17 de abril
Mas aí quem ficaria de fora seria "A Múmia do Museu"...

RenatoCS
Membro
Membro
Time de Futebol: El Nacional
Curtiu: 88 vezes
Curtiram: 588 vezes

Mensagem por RenatoCS » 24 Set 2012, 01:59

Es verdad, uno de esos debe estar desubicado, talvez después de Juleo y Rumieta
Imagem
Imagem

Gui Leão
Membro
Membro

Mensagem por Gui Leão » 24 Set 2012, 02:24

João Neto (Eng. Camin) escreveu:Gui Leão, existe possibilidade de "Os Gêmeos Dançarinos" terem sido deslocados na ordem atual da Televisa para cobrir a parte 4?

Afinal, a sinopse do dia 01/05 é "O Louco", e não haveria espaço para este episódio antes.

Penso que ele tenha sido deslocado porque o coração CH da abertura (muito mal feito, por sinal) é o mesmo de "A Bomba no Escritório".

Talvez seja estranho um período de reprise entre eles...
João, é possível, sim. Se "O louco" foi exibido em 01/05/1975, as reprises começaram em 15/05/1975, e o primeiro inédito após as reprises de meio de ano foi "Juleu e Romieta" (parte 1 de 2), dois destes quatro episódios estão desordenados: "Irmãos gêmeos", "Uma múmia incomoda muita gente; duas, muito mais", "Onde manda Satanás, não governa um pobre diabo" e "Explodir um negócio não é o mesmo que colocar uma bomba nele".

Ricardo Haertel
Banido
Banido
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 53 vezes

Mensagem por Ricardo Haertel » 24 Set 2012, 02:24

RenatoCS escreveu:Es verdad, uno de esos debe estar desubicado, talvez después de Juleo y Rumieta
Que significa desubicado?

Gui Leão
Membro
Membro

Mensagem por Gui Leão » 24 Set 2012, 02:27

Ricardo Haertel escreveu:
RenatoCS escreveu:Es verdad, uno de esos debe estar desubicado, talvez después de Juleo y Rumieta
Que significa desubicado?
Fora do lugar, desordenado.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 24 Set 2012, 02:41

Gui Leão escreveu: João, é possível, sim. Se "O louco" foi exibido em 01/05/1975, as reprises começaram em 15/05/1975, e o primeiro inédito após as reprises de meio de ano foi "Juleu e Romieta" (parte 1 de 2), dois destes quatro episódios estão desordenados: "Irmãos gêmeos", "Uma múmia incomoda muita gente; duas, muito mais", "Onde manda Satanás, não governa um pobre diabo" e "Explodir um negócio não é o mesmo que colocar uma bomba nele".
E com isso, a hipótese de que houve reprise no dia 24 de julho de 1975 fica enfraquecida, não? Apesar de a Tele-Guía daquela semana vir sem sinopse, falta espaço depois desta data... O período de reprises não deve ser tão longo.

Gui Leão
Membro
Membro

Mensagem por Gui Leão » 24 Set 2012, 03:18

João Neto (Eng. Camin) escreveu:E com isso, a hipótese de que houve reprise no dia 24 de julho de 1975 fica enfraquecida, não? Apesar de a Tele-Guía daquela semana vir sem sinopse, falta espaço depois desta data... O período de reprises não deve ser tão longo.
Eu, sinceramente, não me recordo de ter dito que, em 24 de julho de 1975, foi exibida uma reprise. Recordo, apenas, que esclareci que a revista dessa semana veio sem sinopse. Ainda assim, se eu disse, esqueça. A última reprise de meio de ano foi exibida em 19 de junho de 1975.

A Tele-Guía também não publicou a sinopse da semana anterior. Portanto, por enquanto, não temos como saber quais foram os episódios exibidos em 17 e 24 de julho de 1975. Entretanto, é certo que eles foram inéditos. :joinha:
Editado pela última vez por Gui Leão em 24 Set 2012, 03:21, em um total de 2 vezes.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 24 Set 2012, 09:09

Gui Leão escreveu:Fabão, consultei novamente minha tabela de episódios e sinopses. Constatei que é, de fato, muito provável que a sinopse recém-descoberta pelo Arkantos -- "El Chavo del Ocho", "La Chilindrina" y "Kiko" se acomiden a "arreglar" el automóvil del señor Barriga. (31/03/1975) -- esteja adiantada.

Explico. O Cassio já havia me passado a sinopse da semana seguinte (07/04/1975), que sempre me pareceu estranhíssima. Em síntese, ela narra que Quico e Chaves brigam, porque este usa os brinquedos daquele e, quando quebra algum, faz cara de "não fui eu".

Bem, no início de "Vamos brincar de carrinhos?", em meio a uma briga, Chaves chuta duas vezes um caminhão de brinquedo do Quico. Dessa forma, é bem provável que, em 31 de março de 1975, o episódio exibido tenha sido "O belo adormecido" ou "Posso não emprestar o que é meu, mas dos outros...", e não "Vamos brincar de carrinhos?", que só teria sido exibido na segunda-feira seguinte, em 7 de abril de 1975.
Eu estive pensando e também acho essa hipótese bastante provável.

Veja que no fim da temporada a Televisa atualmente distribui as reprises de A fonte dos desejos e O belo adormecido, na ordem. Isso é um forte indício de que O Belo Adormecido veio depois de A Fonte dos Desejos, e não antes.

Porém, nesse caso, temos que admitir que Os bombeiros ou Tortinhas de Merengue estão deslocados. Só cabe um deles no dia 14/04. Eu acho mais provável que seja o das Tortinhas nessa data. O dos bombeiros estaria cobrindo Chaves pede que o Seu Madruga se rebele contra a Dona Clotilde, caso esse seja um perdido mundial. Ou teria alguma chance da sinopse se referir a esse episódio dos bombeiros?

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 24 Set 2012, 11:14

Outro detalhe curioso que noto no episódio "Vamos brincar de carrinhos?" é que o cabelo da Chiquinha aparenta estar maior do que em episódios mais próximos ao seu retorno. Entretanto, na maioria das vezes, não considero detalhes do tipo como determinantes, já que não temos informações esclarecedoras sobre o período de gravação dos episódios.
Editado pela última vez por Arkantos em 26 Set 2012, 22:55, em um total de 2 vezes.

Gui Leão
Membro
Membro

Mensagem por Gui Leão » 24 Set 2012, 11:50

Fabão escreveu:
Gui Leão escreveu:Fabão, consultei novamente minha tabela de episódios e sinopses. Constatei que é, de fato, muito provável que a sinopse recém-descoberta pelo Arkantos -- "El Chavo del Ocho", "La Chilindrina" y "Kiko" se acomiden a "arreglar" el automóvil del señor Barriga. (31/03/1975) -- esteja adiantada.

Eu estive pensando e também acho essa hipótese bastante provável.

Veja que no fim da temporada a Televisa atualmente distribui as reprises de A fonte dos desejos e O belo adormecido, na ordem. Isso é um forte indício de que O Belo Adormecido veio depois de A Fonte dos Desejos, e não antes.

Porém, nesse caso, temos que admitir que Os bombeiros ou Tortinhas de Merengue estão deslocados. Só cabe um deles no dia 14/04. Eu acho mais provável que seja o das Tortinhas nessa data. O dos bombeiros estaria cobrindo Chaves pede que o Seu Madruga se rebele contra a Dona Clotilde, caso esse seja um perdido mundial. Ou teria alguma chance da sinopse se referir a esse episódio dos bombeiros?
Fabão, com a descoberta da sinopse da revista do Arkantos, parece-me que as coisas se desenham para o seguinte:

10/02/1975 - Tocando violão --> Considerando o roteiro, faz sentido que esse episódio tenha sido exibido na primeira segunda-feira antes do Dia de São Valentim.
17/02/1975 - Lavagem completa
24/02/1975 - O papagaio --> O fato de a Televisa exibir "Os remédios do Quico" entre "Lavagem completa" e "Chiquinha, o terror do cortiço" indica que aqui há um perdido mundial.
03/03/1975 - Chiquinha, o terror do cortiço --> María Antonieta teria voltado na primeira segunda-feira de março.
10/03/1975 - Os bombeiros
17/03/1975 - O belo adormecido --> Reencontro de Sr. Barriga e Chiquinha.
24/03/1975 - A fonte dos desejos --> A partir daqui as sinopses da Tele-Guía voltariam aos trilhos.
31/03/1975 - Posso não emprestar o que é meu, mas dos outros...
07/04/1975 - Vamos brincar de carrinhos?
14/04/1975 - O jogo de futebol --> O Cassio já encontrou a sinopse desse dia. Apesar de ser genérica, ela se enquadra no roteiro desse episódio.
21/04/1975 - O aniversário do Quico --> Sinopse já encontrada e que não deixa dúvidas.
28/04/1975 - Era uma vez um gato (parte 1 de 2)
05/05/1975 - Era uma vez um gato (parte 2 de 2) --> Sinopse já encontrada e que não deixa dúvidas.

Pra mim, o grande nó encontra-se nas primeiras cinco datas dessa temporada. Em tese, elas seriam ocupadas pelas três partes da saga do velho do saco mais "A proposta" e "O primo do Seu Madruga". No entanto, existem duas sinopses que não podem ser desprezadas: a do dia 06/01, que é uma das mais longas já encontradas e trata de uma comemoração do Dia de Reis; e outra, publicada logo em seguida às sinopses atrasadas da saga do velho do saco, que se encaixaria perfeitamente em "O dinheiro perdido".

Sei que pode parecer estranho, mas estou começando a considerar possível que "A proposta" e "O velho do saco" (parte 1 de 3) só tenham estreado na posição em que são exibidos atualmente, ou seja, no início do período reservado às reprises.

Os primeiros episódios de 1975 devem ter sido gravados ainda durante as férias de 1974. Com a confirmação da contratação de María Antonieta, Chespirito deve ter abreviado ao máximo seu retorno ao vídeo, deixando de exibir alguns episódios já gravados, que só viriam a estrear no período dedicado às reprises.

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 24 Set 2012, 11:55

Gui Leão escreveu:Os primeiros episódios de 1975 devem ter sido gravados ainda durante as férias de 1974. Com a confirmação da contratação de María Antonieta, Chespirito deve ter abreviado ao máximo seu retorno ao vídeo, deixando de exibir alguns episódios já gravados, que só viriam a estrear no período dedicado às reprises.
É uma boa possibilidade. Com o retorno da Chiquinha, decidiram exibir rapidamente os episódios que contam com sua participação. Faz bastante sentido.

Gui Leão
Membro
Membro

Mensagem por Gui Leão » 24 Set 2012, 12:07

Outro detalhe importante é que "Vamos brincar de carrinhos?", na ordem atual, teria sido deslocado para preencher o espaço deixado por aquele episódio cuja sinopse é: “El Chavo” asegura que fue un verdadero accidente el asunto de los globos (08/09/1975).

Antes de ter notícia da sinopse da revista do Arkantos, cheguei a pensar que a Tele-Guía teria trocado "focos" por "globos". Isso porque, na ordem atual da Televisa, o único episódio que poderia ser exibido nessa data seria "O trocador de lâmpadas". No entanto, com a descoberta da real posição de "Vamos brincar de carrinhos?", a sinopse acima voltou a fazer sentido. Deve mesmo haver um perdido mundial relacionado a balões.

Obs.: Ressalto que não há possibilidade de o episódio de 08/09/1975 ser "A explosão do Nhonho". A sinopse desse episódio é outra: "El Chavo" hace una verdadera "pachanga" con los globos de "Kiko" y 'La Chilindrina” (25/08/1975).

Responder