Chaves Vs Os Trapalhões

Quero discutir aqui sobre esses dois grandes seridos de humor , que marcaram varias gerações no país

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.

Chaves Ou Trapalhões

Chaves
39
93%
Os Trapalhões
3
7%
 
Total de votos: 42

Ricardo Haertel
Banido
Banido
Mensagens: 1219
Registrado em: 09 Nov 2010, 20:24
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Blumenau-SC
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 53 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Ricardo Haertel » 11 Set 2012, 14:20

Vitor Barros escreveu:
Ricardo Haertel escreveu:
Vitor Barros escreveu:
Chapulín Colorado escreveu:Acho que Os Supergenios da Mesa Quadrada se comparam mais aos Trapalhões do que Chaves. O humor é bem parecido, as esquetes são curtas e mais simples.
Como disseram, há influência de outros comediantes na obra deles sim. Quem nunca teve aquela sensação assistindo Chespirito, de que já tinha visto alguma coisa em outro lugar (não dentro da própria obra) mas não se recorda? Com Os Trapalhões acontecia o mesmo.
É o certo uma certa influência seguir a diante no humor, se recria, se aperfeiçoa e passa pra frente. Senão fosse assim, como iríamos distinguir humor de drama? Existe alguns elementos que precisam estar lá para que a gente reconheça como humor, certo? Sempre iremos ver gente caindo, batendo, confundindo, surpreendendo e etc.
Respeito sua opinião ''Chapulín Colorado''.Mas temos que reconhecer que Chaves e Os Trapalhões também tem muitas semelhanças.Nos dois seriados os protagonistas ficaram para trás.Nos trapalhões por exemplo , os mais engraçados eram Mussum e Zacarias , certo?No Chaves , os mais engraçados eram Seu Madruga e Quico , não? O Mussum se assemelha com o Seu Madruga , pois eles são considerados , os mais engraçados de cada série.Mesma coisa é o Zacarias se assemelhando com o Quico pela cara de bobo.Respectivamente, eles fizeram mais sucesso que Didi e Chaves , os principais personagens das duas séries.A ausencia das duas duplas contribuiu para o fracasso , ou não obtiveram mais o mesmo sucesso , essas duas grandes séries de humor.
Mussum e Zacarias não sairam dos Trapalhões porque brigaram com o protagonista Didi. Eles morreram... Você viu o especial que Os Trapalhões fizeram sobre o Zacarias quando ele morreu em 1990? Tá lá no Youtube.
Eu sei que os dois sairam porque faleceram.Mas a ausencia de ambos , assim como aconteceu no Chaves , contribuiu para o declínio ou então bem longe do sucesso de antes.E aliás , se vc não sabe , eles , mais o dedé já brigaram com o Didi.Teve um tempo que o didi ficou sendo o unico trapalhão , se eu não me engano ele até chegou a fazer um filme sem os seus tradicionais companheiros.Assim como trio que se separou dele fez um filme.
Foi em 1983.

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6885
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 611 vezes
Curtiram: 616 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Rondamon » 11 Set 2012, 15:35

Vitor Barros escreveu:A propósito alguém sabe me dizer se na época em que a Globo reprisava Os Trapalhões , ao meio dia , o Sbt exibia o Chaves?
Sim, só que Chaves era exibido às 13h.
Lembro que a última reprise d'os Trapalhões foi em 1997, após o programa da Angélica.

Algumas semelhanças entre as séries, by Igor C. Barros:
No final dos anos 80, no programa dos Trapalhões, o personagem Didi disse uma frase um tanto estranha para um programa da Rede Globo: "Oh, e agora, quem poderá me defender?..." E surgia em cena o Chapolão Preto, interpretado por Mussum. Quem tiver isso gravado tem uma mega-raridade nas mãos, a qual sugiro "youtubá-la" o quanto antes.

- Em 1992, no mesmo programa (e essa eu assisti), o comediante Geraldo Alves (o Bill Bebes da Escolinha do Prof. Raimundo, falecido em 1993), imitava o Chaves, em uma imitação que só tinha duas diferenças: o barril impecável e muito maior, e o fato de que o "Chaves" global rasgava as calças ao entrar no barril...

http://web.archive.org/web/200911081521 ... porai.html
Eu li também no site, não lembro em que seção, que Chico Anysio acusou Chespirito de plágio, por causa da Escolinha do Professor Raimundo (que foi criada na década de 50, no rádio).
Há 13 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Avatar do usuário
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Mensagens: 23417
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: Dentro da sua parede
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 5291 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por bebida com metanol CH » 11 Set 2012, 16:02

Homenagem =/= Semelhança

e o conceito de escola humoristica é genérico demais, provavelmente já existia antes do Chico Anysio.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45436
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4783 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Barbano » 11 Set 2012, 16:23

Pois é.

Dá para falar em plágio se o conceito ou as piadas forem os mesmos. Mas não são.

Plágio da escolinha do Professor Raimundo são essas do Gugu, do Ratinho, do Dedé, etc. Até mesmo muitos dos personagens e atores são os mesmos.

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6885
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 611 vezes
Curtiram: 616 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Rondamon » 11 Set 2012, 16:44

Esse assunto da Escolinha e de plágio rende outro tópico... é bem interessante.
Voltando ao assunto do tópico, mais uma semelhança: Renato Aragão e Chespirito trabalharem há muito tempo na maior emissora de seu país (Brasil e México, respectivamente).
Há 13 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 72107
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 89 vezes
Curtiram: 1327 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por CHarritO » 11 Set 2012, 17:30

Rondamon escreveu:Esse assunto da Escolinha e de plágio rende outro tópico... é bem interessante.
Cria aí!!! Vai ser um debate interessante. :rolleyes:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 24896
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 9352 vezes
Curtiram: 5116 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Jacinto » 11 Set 2012, 17:51

Rondamon escreveu:Esse assunto da Escolinha e de plágio rende outro tópico... é bem interessante.
Voltando ao assunto do tópico, mais uma semelhança: Renato Aragão e Chespirito trabalharem há muito tempo na maior emissora de seu país (Brasil e México, respectivamente).
Ah não :asso:

Avatar do usuário
Francisco kiko
Membro
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 20 Jan 2012, 19:31
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Francisco kiko » 11 Set 2012, 18:22

acho uma tremenda idiotice ficar comparando esses tipos de coisas
adoro ch e os trapalhões tambem os trapas tenho que recorrer ao youtube
tempos atras vi uma discussão entre o sbt e a manchete para saber qual foi a melhor emissora para as crianças na decada 80/90.
eu aposto que na hora que passava na tv tanto um quanto o outro não tinha essa gosto mais desse ou daquele
MEU SADRUGA
MAMÃE MAMÃE VEJA UM JUMENTO DE GARIMPEIRO!!! NÃO TESOURO PARECE JUMENTO DE GARIMPEIRO MAIS É O SEU MADRUGA
mais agil que uma tartaruga mais forte que um rato mais inteligente que um asno ele é ôôôôôô chapolinnnnnnnnnn
bruxa do 71 eu prometo que o ano que vem
chaves: terá 12 meses hihihihehehehahaha

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Mensagens: 2104
Registrado em: 27 Mar 2012, 21:48
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 172 vezes
Curtiram: 402 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 11 Set 2012, 20:53

Scopel escreveu: E claro, Cantinflas, que é mais antigo e mundialmente famoso.
Isso é verdade. Soube inclusive, esses dias, que o apelido do técnico do Bahia, Jorginho, era Cantinflas quando jovem.

Porém, nunca assisti nada dele. Não sei se o estilo é o mesmo. Vou procurar ver...
Chapulín Colorado escreveu: Mas no ponto "conteúdo" a obra de Chespirito é mais ingênua e com princípios que os Trapalhões. Mesmo a Chiquinha tendo algum Q de malandra, essa malandragem ainda é ingênua. Ela gosta de brincar com a burrice dos outros. Nos trapalhões era fato que o Didi se desse bem em passar a perna nos outros. Essa imagem que ia pra cabeça da molecada, "se dar bem é o que há". Já em Chaves, "se dar bem" em cima dos semelhantes traz um resultado catastrófico. Aí está a diferença que quero chegar.
Acho que essa história de "louvar a ingenuidade CH" não deveria ser parâmetro para comparações.

O humor de Chespirito é uma mistura de humor físico com roteiros inteligentes, com um ritmo muito intenso na relação diálogos/piadas. Praticamente a cada duas ou três frases, tem uma piada.

Nos Trapalhões, os diálogos não eram tão calculados, a não ser as frases de Mussum. A graça maior era a forma com que eles falavam, as caretas e entonações.

As atuações dos Trapalhões eram mais forçadas, como palhaços sem pintura. As da turma de Chespirito buscavam mais naturalidade.

Mas ambos buscavam finais de cena surpreendentes. Num Zorra Total, por exemplo, você sabe que toda aquela cena não vai ter um final surpreendente, e sim uma repetição de um bordão, olhando pra câmera.

Vitor Barros
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 10 Set 2012, 13:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Vitor Barros » 11 Set 2012, 21:21

Rondamon escreveu:Algumas semelhanças entre as séries, by Igor C. Barros:
No final dos anos 80, no programa dos Trapalhões, o personagem Didi disse uma frase um tanto estranha para um programa da Rede Globo: "Oh, e agora, quem poderá me defender?..." E surgia em cena o Chapolão Preto, interpretado por Mussum. Quem tiver isso gravado tem uma mega-raridade nas mãos, a qual sugiro "youtubá-la" o quanto antes.

- Em 1992, no mesmo programa (e essa eu assisti), o comediante Geraldo Alves (o Bill Bebes da Escolinha do Prof. Raimundo, falecido em 1993), imitava o Chaves, em uma imitação que só tinha duas diferenças: o barril impecável e muito maior, e o fato de que o "Chaves" global rasgava as calças ao entrar no barril...

http://web.archive.org/web/200911081521 ... porai.html
Eu li também no site, não lembro em que seção, que Chico Anysio acusou Chespirito de plágio, por causa da Escolinha do Professor Raimundo (que foi criada na década de 50, no rádio).
Eu queria ver essas raridades no youtube.Pena que não tem.Será que aqui no forum não tem nenhum digamos trapalhãomaníaco , que acompanhava o programa toda a semana , e que gravava direto os programas , será que não teria guardado essas raridades de sátiras , dos programas CH , com Os Trapalhões.
Editado pela última vez por Gol D Roger em 11 Set 2012, 21:25, em um total de 1 vez.
Razão: Corrigir quote.

Avatar do usuário
Alexandre
Membro
Membro
Mensagens: 1766
Registrado em: 12 Jan 2010, 17:29
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Fluminense
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 114 vezes
Curtiram: 336 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Alexandre » 12 Set 2012, 14:59

Eu gosto dos trapalhões, mas não tem comparação com as series de Chespirito.

Avatar do usuário
HerVen 80
Membro
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 26 Mai 2011, 21:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Piraquara/PR
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 45 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por HerVen 80 » 12 Set 2012, 15:11

Ah! Não consigo escolher entre os dois! Eu sempre digo, pra mim, esses são os melhores programa de comédia da TV!
Imagem
We can beat them, just for one day

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3039
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Don CHelipe » 12 Set 2012, 15:25

Chaves e Chapolin como conjunto é melhor que Trapalhões, mas só Chespirito (Chompiras, Dr. Chapatin, Dom Caveira, etc.), dai fico com Trapalhões...
Desde 2006 no meio CH

Avatar do usuário
Chapulín Colorado
Membro
Membro
Mensagens: 428
Registrado em: 24 Mar 2012, 11:53
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Cruzeiro
Localização: Nova Iguaçu, RJ
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Chapulín Colorado » 12 Set 2012, 16:38

Pra conseguir material dos Trapalhões, basta ser assinante globo.com. Lá tem um acervo deles em vídeo, não todos mas são mais programas que tem no YouTube.

A gente tem que pensar uma coisa. Chespirito passa até hoje na TV. Hoje, é fácil gravar os programas. Na época dos Trapalhões, pra gravar só quem tinha video-cassete e ainda sim era caro. Fora isso as placas de captura foram se popularizar 10 anos depois...

Eu sou como a maioria. Gosto dos 2 programas, infelizmente pra rever Os Trapalhões, de forma descente só pela Globo.com mesmo. Já Chespirito temos aos montes. Se a gente tivesse como fazer com os Trapalhões o que fazemos com Chespirito (numerar, datar e garimpar os episódios e etc), teríamos excelentes programas em mãos. Acho que a gente não consegue achar os Trapalhões tão bom quanto Chespirito hoje, por causa dessa falta de episódios.
Lembrando também que existe parte da obra de Chespirito que é chata pra dedéu. Nem todos as esquetes, e nem todos os programas são bons como Chaves e Chapolin. E os Trapalhõe só são bons na sua época que tinham Mussum e Zacharias.
Imagem

Avatar do usuário
Sargento Refúgio
Membro
Membro
Mensagens: 5454
Registrado em: 07 Ago 2012, 11:19
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos
Localização: Botucatu/SP
Curtiu: 24370 vezes
Curtiram: 2975 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Sargento Refúgio » 12 Set 2012, 19:17

Claro Que O Melhor É O Chaves!!! :barril:Mais Os Trapalhões Também É Muito Engraçado.
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Trancado