iNo Seas Torpe, Chespirito!

Os Erros de Um Mestre

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
mc Jay-X
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 249 vezes
Curtiram: 226 vezes

Re: iNo Seas Torpe, Chespirito!

Mensagem por mc Jay-X » 16 Abr 2012, 11:09

Não são erros crassos que desmerecem toda a obra, e sim coisas que ele poderia ter feito, algumas até meio óbvias, para que seus trabalhos ficassem melhor ainda.

Tanto é assim que o "sucesso na América Latina de 40 anos" se resume em 99% dos casos em Chaves da era clássica.

Com algumas mudanças aqui e ali, talvez outro de seus quadros ou personagens poderia ter a mesma força que o Chaves...

Furtado
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Mensagem por Furtado » 17 Abr 2012, 15:40

Pior é quem idolatra tudo que Chespirito faz cegamente. Ele cagou muito em fazer substituições malucas (Jaiminho como Seu Madruga) e inúmeros remakes (quantos Filmes de Terror e Cornetas Paralizadoras tem entre 70 e 95?) e continuar insistindo em Chaves e Chapolin mesmo com 60 e todos...
Ex-moderador do Bar do Chespirito

DNVR-Dona Neves VelhaReumatica
Membro
Membro
Time de Futebol: Fluminense
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Mensagem por DNVR-Dona Neves VelhaReumatica » 19 Abr 2012, 22:41

Os piores erros pra mim mesmo foram os remakes e os personagens wannabe como disseram (Nhonho Quico 2 e Jaiminho wannabe Madruga)

O figurino pra mim tb foi ficando mto podre, principalmente o da chiquinha.

Concordo com a opiniao do chaves animado ser muito infantiloide, esse é um dos motivos por eu achar o desenho mto chatinho mas nao o principal.
Imagem

Dona Neves: Diretorio Nacional dos Veteranos em Restaurante
Dona Florinda: ou tambem, DONA - NEVES - VELHA - REUMÁTICA!

Ricardo Haertel
Banido
Banido
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 53 vezes

Mensagem por Ricardo Haertel » 22 Abr 2012, 09:38

DNVR-Dona Neves VelhaReumatica escreveu:Os piores erros pra mim mesmo foram os remakes e os personagens wannabe como disseram (Nhonho Quico 2 e Jaiminho wannabe Madruga)

Concordo com a opiniao do chaves animado ser muito infantiloide, esse é um dos motivos por eu achar o desenho mto chatinho mas nao o principal.
Esse Jaiminho Wannabe Madruga é um personagem do desenho ou foi criado dentro do programa Chespirito?

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 22 Abr 2012, 13:26

Ricardo Haertel escreveu:
DNVR-Dona Neves VelhaReumatica escreveu:Os piores erros pra mim mesmo foram os remakes e os personagens wannabe como disseram (Nhonho Quico 2 e Jaiminho wannabe Madruga)

Esse Jaiminho Wannabe Madruga é um personagem do desenho ou foi criado dentro do programa Chespirito?
Programa Chespirito, 1983.

fernandaprestes
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por fernandaprestes » 11 Ago 2012, 20:47

Para Mim o Pior Erro do Chespirito é ter feito Poucos Capitulos de La Chicharra(1979) Quando o Programa estava dando audiencia junto com o Chaves o Chespirito Tirou o Programa e Incluiu no Programa "Chespirito" Que ai o Seriado La Chicharra teve pouquissimos Capitulo e em 1982 só teve 1 capitulo de La Chicharra...Para mim isso é um erro...EU GOSTEI DE LA CHICHARRA... :D
Y Lo amo a Florinda Meza <3
Imagem

Hyuri Augusto
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 662 vezes

Mensagem por Hyuri Augusto » 11 Ago 2012, 21:12

O pior erro era o figurino ruim de mais principalmente em 1990.
Hyuri Augusto
Jornalista
Ator
Apresentador do @hyuristico no Instagram
Ex-Apresentador do CH Universe
Ex-moderador do Fórum

Bia N
Membro
Membro
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 323 vezes

Mensagem por Bia N » 11 Ago 2012, 22:19

Só agora vi esse tópico.

Penso o seguinte: desde 1973 ou 1974, as séries CH começavam a criar remakes. Alguns para tentar elaborar o roteiro. Em 74, as séries CH começavam a ter o auge, principalmente no Chaves.
Aí em 75, Chiquinha volta ao elenco, a série continua com alguns episódios de roteiro inédito (Fonte dos Desejos, Carrinhos, etc.). Mas em 76, o nº de remakes aumentou, mesmo assim, ainda vejo elaboração, mas bem poucas se sairam bem. Talvez foi para cobrir a presença dela que não foi marcada na época em que começou o auge, eu acho. Passaram os anos e vieram os remakes desnecessários, mas teve personagem que ficou marcada para continuar com a participação depois que passou pelo remake: Ana Lilian como Paty. Mas como Bolaños atuava sozinho na criação dos roteiros, não conseguia mais pensar em alguma história inédita. Mas queria continuar com o seriado. Talvez o elenco esteja esgotado para agirem nos remakes, com essas reações do tipo "de novo esse episódio, a gente não tinha feito antes?".

Enquanto no Chapolin, saia algumas novas histórias durante esse tempo. Mas também aparecia remakes, alguns meio desnecessários.

O outro problema foi o que disseram: foco na Florinda. Desde que Maria saiu, Florinda entrou em seu lugar para fazer papel de mocinha. Talvez que desde que as séries alcançaram o auge em 74, Bolaños só deu os papeis de mocinha para a Florinda, e também colocou participação dela em todos os episódios do Chaves, maioria para bater no Seu Madruga e só. Talvez pode ter rolado um romance entre eles e Carlos teve ciúmes e queria sair do elenco. Bolaños poderia ter dividido os papeis de mocinha entre Florinda e Maria, e algumas vezes para Angelinez.

O outro problema foi quando o elenco perdeu o Carlos e Ramon. Mas tapou o buraco com Dona Neves e Jaiminho e o restaurante. Mesmo assim ainda está tendo partes reproveitadas de episódios anteriores, e que descaracterizavam os personagens, até no Chapolin em alguns episódios. Nessa época Bolaños contava com mais alguns roteiristas. Talvez seja por isso que veio histórias inéditas em 1980, mas poderiam ter feito esses roteiros quando estavam com o elenco completo no período do auge. Em 1981, Ramon voltou ao elenco, mas os remakes continuavam até não puder aguentar. E não fizeram revezamento com Dona Neves e Jaimnho e contracenado com outros personagens em outros seriados nessa época. Ele saiu no mesmo ano.
E logo depois veio outro problema, que já existia antes: a descaracterização dos personagens. Jaiminho fazendo coisas que correspondem ao Seu Madruga, mas a tarefa do Jaiminho é entregar cartas e evitar a fadiga e só. Até em 79 em que o Professor compra os bilhetes e faz tarefa de carpinteiro, coisa que corresponde ao Seu Madruga. Até a Dona Neves foi descaracterizada. Trabalhando, mesmo estando muito velha. Nhonho burro como o Quico. E outras coisas a mais. Ou seja, personagem tapa-buraco. No caso da Chiquinha, é outra história, só veio para tapar o buraco no elenco em que não esteve, e caber em alguma função em que outro personagem fez no episódio original, e para ver se foi fundamental ou não, ou se quebrou a caracterização dela ou não.

Sei que exagerei ou cometi algum erro em agumas coisas, mas é isso. Chaves poderia ter acabado no máximo em 1983, pois não tinha mais o que fazer com o seriado, e continuado com os outros seriados que fizeram sucesso na época, como Los Caquitos e Los Chifladitos e continuado com o La Chicharra. E também poderia ter aproveitado o máximo dos personagens nos seriados na época, principalmente em 1981 em que Ramon estava no elenco, poderia ter feito um revezamento com todos os personagens, incuindo Dona Neves e Jaiminho.
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.

Desde 2011

Furtado
Membro
Membro
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Mensagem por Furtado » 12 Ago 2012, 01:46

A impressão que dá é que Chespirito acomodou-se após anos de sucesso e deixou de ousar e criar, investindo nos remakes. Ele pode até ter ganho tempo com isso, mas será que a longo prazo realmente valeu a pena?

Com o Dr. Chapatin remakes devem ser feitos e funcionam, pois é um humor praticamente só textual. Mas é inadimissível em Chaves, colocar um homem de 60 anos fazendo um papel de um menino de 8 anos ou uma senhor idoso que muda completamente de personalidade (Jaiminho), ou ainda querer que deem golpes e caiam no chão. Que mobilidade tem um senhor de 60 e tantos anos para fazer tudo isso? (Chespirito tinha essa idade quando parou de gravar Chaves em 92)
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Alexandre
Membro
Membro
Time de Futebol: Fluminense
Curtiu: 114 vezes
Curtiram: 336 vezes

Mensagem por Alexandre » 13 Ago 2012, 00:33

Furtado pode até ser que Chespirito tenha parado velho de fazer Chaves, mais até hoje os unicos grupos de atores que consegui ver fazer coisas que a idade já não permitia foram: Chaplin, Os três patetas e Chespirito (grupo).

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Mensagem por Rafinha » 13 Ago 2012, 01:30

Alexandre escreveu:Furtado pode até ser que Chespirito tenha parado velho de fazer Chaves, mais até hoje os unicos grupos de atores que consegui ver fazer coisas que a idade já não permitia foram: Chaplin, Os três patetas e Chespirito (grupo).
Maria Antonieta é quem melhor representa isso. Acho que até hoje ela interpretaria a Chiquinha na TV numa boa.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Giovani Chambón
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagem por Giovani Chambón » 13 Ago 2012, 09:07

Lembrando que Maria Antonieta tem, 21 anos a menos que Chespirito, por exemplo.
Não que isso mude o que você acaba de dizer.
Imagem
Imagem

André-Luiz
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos FC
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Mensagem por André-Luiz » 13 Ago 2012, 09:42

Acho que quando o Quico e o Seu Madruga sairam, o Chesperito perdeu a inspiração de escrever os episódios e aumentou o número de remakes.
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 13 Ago 2012, 09:45

andreCH escreveu:Acho que quando o Quico e o Seu Madruga sairam, o Chesperito perdeu a inspiração de escrever os episódios e aumentou o número de remakes.
O número de remakes já era grande antes de saírem.

EDIT: Corrigi alguns erros de português.
Editado pela última vez por Arkantos em 05 Nov 2012, 04:40, em um total de 1 vez.

Scopel
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 61 vezes

Mensagem por Scopel » 13 Ago 2012, 09:47

RiddleKuriboh escreveu:
Lucas_Panurge escreveu:Boa parte dos atos deploráveis da Dna Florinda tinham como razão o amor doentio pelo Quico e consequentemente o ódio ao Seu Madruga. Carlos e Ramón saíram do elenco, logo o ódio acabaria perdendo a razão de existir, fazendo ela até mesmo ter problemas para pagar o aluguel do restaurante.
Tá certo que com a saída dos 2, ela tinha sim que dar uma acalmada, mas tem uns eps que ela tá quase trocando o Girafales pelo Chaves de tão amável e boazinha. Aí que estranhei...
Eu acho que ela já foi suavizada com o namoro com o professor. Vi alguns episódios antigos em que ele não aparecia que a Florinda parecia o capeta, até a cara dela era de ódio.

Com o tempo, ao que me parece, especialmente até 75, todos os personagens ganharam muitas características e ficaram mais profundos, dramáticos, favorecendo a caracterização e a variação de situações.
thiagovf escreveu:Agora, olha a ironia do destino. Se o personagem Quico foi registrado por Chespirito, por que ele não colocou outro ator no lugar?
RESPOSTA: Ah, porque o Quico era único e só o Carlos poderia interpretá-lo.
RÉPLICA: Bem, então esse registro era enganoso...
Eu consigo desenhar o Goku perfeitamente, mas nem por isso posso ganhar comercialmente com este personagem. O que você disse é apenas irônico, nada mais. :joinha:

RiddleKuriboh escreveu:Sem contar o caso de 2010 em que gênios matemáticos se equivocaram nas contas em Wall Street, causando uma crise.
Desculpem, mas como economista, tenho que dizer que isso é uma grande bobagem, uma asneira sem tamanho. Não fiquem reproduzindo essas coisas por aí...

Trancado