Capítulo 10
Corações e Mentes
Nos episódios anteriores, falei rapidamente sobre a Parada das Crianças e que, no dia 12 de outubro de 1988, foi exibido pela primeira vez o episódio do Dia das Crianças. Pra quem não sabe, a Parada das Crianças era um desfile no estilo Parada do Mickey, da Disney, organizado pelo SBT em São Paulo. Se não me engano e bem me lembro, a primeira edição foi em 1986, retornando em 88 pela segunda e última vez.
A versão adaptada em português by Maga da canção do episódio do Dia das Crianças mudou completamente a letra original, dizendo: "Sonhei que o SBT tinha feito uma Parada..."; e o refrão: "É aqui... É aqui... O maior auditório do país! É aqui... É aqui... O Dia das Crianças é aqui!". Claro que o maior auditório do país (e o mais feminino!) era o do Programa Silvio Santos.
Mas o mais engraçado é quando o Gastaldi canta: "Depois o Mickey Mouse apareceu e acenou pra todo mundo que veio participar." Aí está a Disney por trás de tudo. Afinal, a Parada das Crianças foi parte de uma campanha mundial bolada pela Disney para comemorar os 60 anos do rato mais famoso do mundo. O SBT foi no embalo e colocou dezenas de personagens da Disney desfilando ao lado de seu elenco. Bom, e quem não participou da Parada das Crianças? Tristinho então ficou, esperando o ano que vem (até hoje, né, porque nunca mais teve).
Essa primeira exibição do episódio do Dia das Crianças foi um presente e tanto: passaram com os créditos finais e tudo!
Sobre o boato do acidente de avião, que também já ressaltei, vale ainda dizer que, sem Internet naquela época e sempre ignorante em relação à cultura de seus hermanos latinos (mas sempre por dentro de toda a cultura pop dos EUA), o Brasil foi facilmente enganado e até hoje tem gente que acredita nisso! Até jornais e emissoras de rádio espalharam a fofoca. Felizmente, o avião não caiu, o que caiu foram os boatos da sua avozinha.
Como disse nos episódios anteriores, em setembro de 88 o seriado do Batman saiu do ar e foi substituído pelo seriado "Confissões Verdadeiras". Em outubro acabou o Momento Constituinte; e Chaves e Confissões Verdadeiras começavam às 19h45. No entanto, "Confissões" não ficou nem dois meses na programação, saiu no começo de novembro. E foi assim que Chaves passou a ser exibido DIARIAMENTE (seg a sab), deixando o Ibope com a cabeça lá no alto.
Os episódios de Natal na casa do Sr. Barriga e o do Ano Novo, que tinham sumido em 87, voltaram a ser exibidos no fim de 88, em dezembro (não me diga!), quando também foi anunciado: "Em janeiro, Gugu vai ao México e entrevista o Chaves e o cantor Luiz Miguel!"
1989, CHespecial CINCO anos
Um ano com algumas tristezas: morreram Lucile Ball, a Lucy (1911-1989) e Salvador Dali (1904-1989). Pra piorar, Collor foi eleito o novo presidente do Brasil (eu falei que teria sido melhor o Juninho Bill... O Silvio Santos... Ou ainda o Speedy González!).
Mas também aconteceram coisas legais, como a queda do muro de Berlim (será que ele tropeçou ou o Chaves o derrubou?) e alegrias como a primeira entrevista a Chespirito para o Brasil, feita por GUGU em janeiro. Foi assim: primeiro, o Gluglu anuncia que vai entrevistar a Dona Florinda e o Seu Barriga. Aí apareceram cenas dos episódios dos bilhetes trocados, no qual Florinda discute com o Seu Madruga, que está na cadeira de balanço (herdada de sua avozinha), e do "Seu Madruga cabeleireiro", no qual Seu Barriga cobra o aluguel do novo barbeiro da praça.
Eis que surge a Florinda... Mas o que é AQUILO? Quem é aquela baranga louca? Pela primeira vez, os brasileiros se deparam com a personagem Chimoltrúfia, sem entender nada. Parece que Chespirito apostou que o Brasil já conhecia o programa Chespirito/quadros de 1980 em diante. Ledo engano. Muita gente deve ter falado: "Nossa, como a Dona Florinda está acabada, olha lá, toda descabelada, maltrapilha, sem dente... É, pelo visto ela não ganhou muito dinheiro gravando Chaves..."
O segundo entrevistado é o Edgar Vivar, o Seu Barriga, três vezes mais gOrdO, além de mal vestido e sujo. Ele estava de Botijão... "Nossa", pensaram os brasileiros, "Isso não é Chaves, é Família Adams... Tá todo mundo RUIM de dar dó!".
Gugu anuncia o próximo entrevistado: Rubén Aguirre, o Professor Girafales. A cena de apoio é do episódio da escolinha artimética ou geometria. "Ih, olha lá... O ator que fazia o Professor Girafales virou policial!" E lá estava o ainda desconhecido Sargento Refúgio.
Finalmente, hora de mostrar o Chaves. São exibidas cenas do moleque nos mesmos três episódios citados. Ah, e também cenas do Chapolin no episódio do Pistoleiro Veloz. E logo em seguida aparecem Gugu e Chaves - isso mesmo, Bolaños vestido de Chaves! O que não deixou de chocar o povo, que não conhecia as rugas e a pança que o Chavinho ganhou ao longo dos anos 80. Depois, Gugu entrevista o "Chaves sem maquiagem", como é anunciado. Ei, peraí, eu não sabia que o Chaves usava maquiagem!!
Pra terminar, Gugu fica ao lado dos quatro, que gritam: "VIVA A NOITE!!!". E assim foi o primeiro contato do público brasileiro com os atores. Tudo bem que só serviu pra gente descobrir que os ídolos estavam vivos, mas não precisavam estar vestidos dos personagens de 'Los Caquitos' (aliás, não precisa nem explicar o porquê desse nome, né... ora, eles estavam uns cacos!) . E antes tarde do que mais tarde (ainda bem que foi na época do Viva a noite e não do Sabadão Sertanejo). De qualquer forma, ponto para o Gugu! A Gil não faria isso... Aliás, até agora não descobri quem é a Gil? Será filha da Preta Gil com o Gil Gomes?
E já ia me esquecendo... Silvio Santos mandou DUBLAR todas as entrevistas! Ficou meio esquisito, mas... Se não fosse pelas vozes em "versão Maga", aí é que ninguém mesmo ia reconhecer os caras!
uma outra programação
Em fevereiro de 89 foi anunciada a nova programação! (sim, isso era novidade, naquela época, a programação não mudava diariamente como acontece hoje...) Esqueci de falar sobre isso antes, mas o SBT tinha um programa chamado Carrossel (não, bestão, não é a novela!), que abrigava séries. Em 88, 'Carrossel' exibia o desenho "O elo perdido" de segunda a sábado. A partir de março de 89, Carrossel passou a exibir dois seriados norte-americanos em dias alternados: "Os monstros" (em preto e branco pra economizar no sangue, anos 60) e a famosa "Punky". Pra quem não conhece a Punky, eu a definiria como uma menina levada da breca. (Cantando) Nunca mais eu vou dizer que essa vida me aborrece... Punkyyy! ... - Vou parar por aqui senão vou chorar de saudade da Punky.
O Chaves passou pela última vez em horário nobre (em dias úteis, pois ainda voltaria a passar em dias inúteis) no começo de março de 89. Com a nova programação, foi para as 18h, de segunda a sábado. Às 18h30, começava 'Carrossel', com Os Monstros às terças, quintas e sábados, e Punky às segundas, quartas e sextas. E às 19h: telejornal.
CHAPELIN X CHAPOLIN
É bom sempre lembrar que... Enquanto esteve em horário nobre, Chaves chegou a ficar em primeiro lugar de audiência, batendo o Jornal Nacional! "Chapelin X Chapolin" foi o título de uma matéria de revista na época (Sérgio Chapatin, digo, Chapelin, era o apresentador do Jornal Nacional ao lado de Cid Caveira, digo, Moreira). E já que estamos em clima de "Viva a noite", isso lembra aquele saudoso quadro: "Parece mentira... MAS NÃO É!". Mais um a nosso favor!
1989 parte 2 (perdida)
Por que eu fico aqui falando de coisas antigas? Além de gostar das velhas, a única maneira de a gente entender um pouco da trajetória desse programa de humor que se tornou um clássico é fazendo isso: lembrar a sua trajetória. E, em particular, estamos falando dessa trajetória no Brasil. Por que isso permanece no ar até hoje? Não existe uma resposta definitiva. Mas a história existe; e muita coisa ficou esquecida no tempo. O fato é que Chaves conquistou e cativou corações e mentes para sempre.
Chaves e sua turma vêm para o Brasil gravar um disco!
Assim diziam os jornais. Uns dois meses depois, foi ao ar o primeiro anúncio do DISCO DO CHAVES! Foi uma febre total. "Atenção, garotada, já chegou o DISCO DO CHAVES!" E lá ia a garotada com seus papaizes e mamãezes atrás dos vinis mais cobiçados do momento. Ah, e das fitas K-7 também (se vc não sabe o que é LP ou fita K-7... Vai, diga que estou velho!) No comercial do disco, apareciam cenas do episódio "Um banho para o Chaves", versão que na época ainda era inédita. O que fizeram com este episódio: pegaram a cena final em que o Chaves olha pra câmera e fala da importância da higiene e de lavar as mãos e tal... E dublaram por cima (o próprio Gastaldi) falando sobre o disco (algo como "peça pro papai e pra mamãe comprarem o meu disco!"). Enquanto isso, tocava a música do LP "Lá vem o Chaves" (também conhecida como "Chaves, o rei da palhaçada"). Depois, aparecia uma cena da Chiquinha molhando o Quico, com a música do bochecha de buldogue velho ao fundo (Quico, Quico, rá-rá-rá...). Finalmente, cena com a Chiquinha chorando e, claro, a música dela tocando (Chiquinha, Chiquinha, VAI FIRME QUE DÁ PÉ... - Aliás, de onde tiraram essa aberração de refrão?).
Os dubladores foram convidados para cantar no disco músicas adaptadas (algumas BASTANTE adaptadas... Eu disse bastante adaptadas? COMPLETAMENTE ALTERADAS!) da trilha original e outras exclusivamente compostas pelo músico Mário Lúcio de Freitas em parceria com Marcelo Gastaldi (como as músicas-tema de abertura - "Aí vem o Chaves", do Seu Madruga, do Quico e da Chiquinha - esta última foi interpretada pelo próprio Mário Lúcio). Algumas músicas que já tinham versão dublada para o seriado ganharam uma segunda versão no disco. É o caso da música "Que bonita vecindad", que na televisão foi dublada como "Que bonita a sua roupa" e no LP ganhou uma versão mais livre, "Legalzinha a sua roupa". Outras músicas do LP são adaptações de músicas presentes em episódios inéditos (até hoje) no Brasil, como "Amigos palhaços", baseada em uma canção de 'Chapolin'.
Pra variar, muitos dubladores não receberam corretamente o que lhes era garantido por lei. Por exemplo, só em 2005 Osmiro Campos, dublador do Professor Girafales, conseguiu receber o que lhe deviam pela participação no disco. O ator entrou em contato com o Fã-Clube CHESPIRITO-Brasil para conseguir cópias do LP e da capa; e finalmente conseguiu garantir seus direitos - antes tarde que nunca. Osmiro participou como cantor na música "Quero viver dançando", além de gravar bordões e outras frases do personagem em outras canções.
Saem Os Monstros e a Punky; entra nova programação
Em outubro, os seriados Os Monstros e Punky saíram do ar; e o telejornal passou a entrar logo depois do Chaves. Depois, foi anunciada uma programação especial de Natal. Na chamada, apareciam cenas da parte 3 do Natal na casa do Sr. Barriga. O próprio Silvio Santos comentou sobre a nova programação em seu programa "Show de Calouros". No ar, ele leu toda a programação, citando programa por programa, e quando chegou na hora do Chaves, disse assim: "Ao meio-dia teremos o Chaves, o Chaves não podia faltar!"
Eis a programação especial de Natal (1989):
12:00 - Chaves
12:30 - Punky, a Levada da Breca (especial de Natal, 1 hora) * saíra do ar em outubro
13:30 - A Rena do Nariz Vermelho
14:30 - A Verdadeira História de Papai Noel
15:30 - A Roupa Nova do Imperador
16:30 - Santa Claus, o Papai Noel (filme dublado nos estúdios da TVS)
As baixas
Sumiram alguns episódios de Chaves. Do lote de 84: "Se solicita mesero", "Pasteizinhos", "O tecido do Seu Barriga", "UTPJ" e "O bilhete de loteria"; do lote de 88 saiu "A falta de água" (primeira versão, sem Chiquinha). Ou seja, quase todos os episódios que tinham voltado em 88 sumiram novamente em 89. Por sua vez, em 89 voltou o episódio da chegada de D. Neves e Jaiminho à vila. Já em Chapolin, não aconteceu nenhuma mudança.

84.13 O restaurante de Dona Florinda (1979)

84.32 Pasteizinhos (1975)

84.33 O tecido do Seu Barriga (1977)

85.2 O protesto de Dona Neves (1979)

85.3 "O bilhete de loteria" (1979)

88.8 A falta d'água (1974)
VOLTOU!

85.1 Nasce uma bisavó (1979)
A programação de 89
07:00 - Mãos mágicas (não me perguntem o que é isso)
07:15 - TJ-Manhã (tão cedinho? as notícias nem aconteceram...)
07:30 - Show da Simony (e não era show evangélico)
09:00 - OraduKapeta (bons tempos de Sergio Mallandro!)
11:30 - Dó, Re, Mi, Fa, Sol, Lá, Si com Mariana (pensou que fosse com a Simony, né?)
12:30 - Chaves (segundas, quartas e sextas) / Chapolin (terças, quintas e sábados)
13:00 - Bozo
16:00 - Show Maravilha (volta, Mara Maravilha! Pensou que fosse a Simony outra vez, né?)
18:00 - o Chaves de novo!
18:30 - Carrossel (não a novela, era um programa): Os Monstros (segundas, quartas e sextas) e Punky (terças, quintas e sábados) - saiu do ar em outubro
19:00 - Economia Popular - pergunte ao Tamer (Tamer, alguém via o seu programa?)
19:05 - Jornal Local
19:40 - TJ Brasil (não, não era com a Simony apresentando!)
20:30 - Séries
21:30 - Cinema em Casa
23:30 - Jô Soares Onze e Meia (claro que nunca começava 11 e meia, mas ninguém ia pra cama sem o gordo)
00:30 - Miame Vice (??? Será que era coisa da Simony?)
01:30 - TJ Noite (não seria TJ-Madruga?)
02:00 - Cinema como no cinema (eu pensei que fosse cinema como no teatro)