Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 172 vezes
Curtiram: 404 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 05 Jul 2012, 01:46

Gui Leão escreveu:
Arkantos escreveu:Gui Leão, seria possível confirmar quando começaram as reprises de final de ano em 1975?
Foi no final de novembro ou no início de dezembro?

Sei que já confirmaram que em 1974 as reprises começaram em novembro.
Mas agora fiquei em dúvida sobre 1975, já que você disse que a saga do velho do saco começou em janeiro.
Em 1975, existiram dois períodos de reprises. O primeiro deles foi de meados de maio a meados de junho (6 datas); o segundo, a partir do final de novembro (6 datas).

No primeiro, foram reprisados aqueles que estão na lista do Thomas: "A proposta", as três partes da saga do velho do saco, "Tocando violão" e "Lavagem completa".

No segundo, "A fonte dos desejos", "O belo adormecido", "O aniversário do Quico", "Era uma vez, um gato" (parte 1 de 2) e mais dois episódios que ainda não sabemos. (Acredito, fortemente, que tenham reprisado "A morte do Seu Madruga"; isso explicaria o fato de o SBT ter recebido esse episódio duas vezes).
Gui, esses periodos de reprise também se aplicam em Chapolin de 1975?

Aliás, geralmente os inícios e fins de temporada coincidem nas duas séries?

Chavo
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por Chavo » 05 Jul 2012, 01:47

João Neto (Eng. Camin) escreveu:Chavo, mas se o Madroga foi o último episódio do ano de 1974, não faz sentido ter um piso novo.

Vai estrear cenário no último episódio do ano?
Pode crê, mas é como eu disse: às vezes, gravaram a parte 1 antes de trocarem o piso. Daí fizeram a troca em 1974, talvez pra inaugurar com um certo estilo no ano seguinte... Daí, gravaram em 1974 mesmo as partes 2 e 3 da saga mais o episódio Madroga e resolveram estreá-lo apenas em 1975.

Mas eu tenho quase certeza que não. O episódio deve ser de 1975 mesmo.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

RenanLucasDel8
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por RenanLucasDel8 » 05 Jul 2012, 01:52

Gui, onde se encaixariam ''Jogando Bola'' e ''O Livro da Chiquinha'' na exibição original de 75? Já foram encontradas suas sinopses?
Imagem

Gui Leão
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 69 vezes
Curtiram: 281 vezes

Mensagem por Gui Leão » 05 Jul 2012, 01:55

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
Gui Leão escreveu:
Arkantos escreveu:Gui Leão, seria possível confirmar quando começaram as reprises de final de ano em 1975?

Mas agora fiquei em dúvida sobre 1975, já que você disse que a saga do velho do saco começou em janeiro.
Em 1975, existiram dois períodos de reprises. O primeiro deles foi de meados de maio a meados de junho (6 datas); o segundo, a partir do final de novembro (6 datas).

No primeiro, foram reprisados aqueles que estão na lista do Thomas: "A proposta", as três partes da saga do velho do saco, "Tocando violão" e "Lavagem completa".

No segundo, "A fonte dos desejos", "O belo adormecido", "O aniversário do Quico", "Era uma vez, um gato" (parte 1 de 2) e mais dois episódios que ainda não sabemos. (Acredito, fortemente, que tenham reprisado "A morte do Seu Madruga"; isso explicaria o fato de o SBT ter recebido esse episódio duas vezes).

Sim, se aplica perfeitamente ao Chapolin. No primeiro período, reprisaram as duas partes de "A festa à fantasia" (1974), as três partes de "Os piratas" e mais um a ser descoberto. No segundo, "A Bela Adormecida era um senhor muito feio", "Aristocratas vemos, gatunos não sabemos", "O encontro do século" (versão 2) etc.
RenanLucasDel8 escreveu:Gui, onde se encaixariam ''Jogando Bola'' e ''O Livro da Chiquinha'' na exibição original de 75? Já foram encontradas suas sinopses?
A sinopse de "O livro da Chiquinha" já foi encontrada. Ele vem logo após o período de reprises do meio do ano. Ainda precisamos encontrar a de "Jogando futebol".

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 9356 vezes
Curtiram: 5116 vezes

Mensagem por Jacinto » 05 Jul 2012, 02:08

Gui Leão escreveu:

Pode ser esse do aniversário do Madruga e o Ser professor é padecer no inferno que também tem 2 dublagens.

Bia N
Membro
Membro
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 323 vezes

Mensagem por Bia N » 05 Jul 2012, 07:50

Gui Leão escreveu:Pessoal, quebrei a cabeça aqui, mas acho que solucionei, em parte, o problema da temporada de 1975.

O primeiro dado que vocês precisam saber é que eu, conscientemente, havia omitido de vocês a sinopse de uma de minhas revistas, porque entendia que ela estava completamente errada:

Tele-Guía nº 1.171, de 16 a 22 de janeiro de 1975 (com o elenco da série "Family Affair" na capa):

Segunda-feira, 20 de janeiro de 1975, das 20h às 20h30: "El Chavo del Ocho" pierde la bola de boliche que don Ramón piensa vender al señor Barriga.

OBS.: A bola de boliche (parte 2 de 3)

Por que eu achava que essa sinopse estava completamente errada? Porque o Cassio já havia descoberto, há muito tempo, as sinopses dos dias 03/02/75 e 10/02/75. Essas duas sinopses descrevem, com exatidão, as partes 2 e 3 da saga do roupa velha. Acreditava que seria mais plausível a Tele-Guía ter antecipado a sinopse da parte 2 no nº 1.171 e corrigido a lambança na semana seguinte.

Essa convicção inicial foi reforçada quando o Cassio recebeu esse último lote de Tele-Guías, porque nele havia o nº 1.172, que traz uma sinopse que descreve, com clareza, a parte 1.

Portanto, a situação era a seguinte:

20/01/75 - Tele-Guía nº 1.171 - sinopse da parte 2 de 3
27/01/75 - Tele-Guía nº 1.172 - sinopse da parte 1 de 3
03/01/75 - Tele-Guía nº 1.173 - sinopse da parte 2 de 3
10/02/75 - Tele-Guía nº 1.174 - sinopse da parte 3 de 3

Preferi dar crédito a três sinopses ao invés de uma. No entanto, eu não deveria subestimar a capacidade de erro da Tele-Guía.

Se nós considerarmos como correta a sinopse da Tele-Guía nº 1.171, e considerarmos que houve um "atraso" de duas semanas nas sinopses da revista Tele-Guía, vejam como as coisas começam a fazer sentido:

13/01/75 - O velho do saco (parte 1 de 3)
20/01/75 - A bola de boliche (parte 2 de 3) - sinopse da Tele-Guía 1.171
27/01/75 - Quem descola o dedo da bola, número dois (parte 3 de 3)
03/02/75 - [Perdido mundial - provável versão de um episódio de 1978] - sinopse da Tele-Guía 1.175 (1.173 + 2)
10/02/75 - O primo do Seu Madruga - sinopse que deve estar na Tele-Guía 1.176, ainda não encontrada (1.174 + 2)
17/02/75 - Tocando violão - sinopse da Tele-Guía 1.177 (1.175 + 2): "El Chavo del Ocho" provoca un tremendo pleito entre don Ramón y el profesor Jirafales.

A sinopse da Tele-Guía 1.178 é esta: Todos los niños de la vecindad creen que la bruja del 71 há convertido en perico a "El Chavo del Ocho". Já a da Tele-Guía 1.179, esta: "El Chavo del Ocho" pide a don Ramón se rebele contra la bruja del 71. Ambas devem estar se referindo a "O papagaio", uma vez que o bicho emplumado deve ter sido dado pela Bruxa do 71 ao Seu Madruga.

A revista, nesse caso, "esqueceu" de "Lavagem completa", que seria o primeiro episódio com a nova porta da vila. Assim:

24/02/75 - Lavagem completa
03/03/75 - O papagaio

Eu já havia postado as sinopses da revista nº 1.180. Vocês se lembram que a sinopse que anuncia a volta de María Antonieta de las Nieves ao elenco está na sinopse do Chapolin?! E que a sinopse do Chaves já é de "A fonte dos desejos"?

Num primeiro momento, apostei numa exibição excepcional de Chaves no horário de Chapolin. No entanto, agora, parece mais lógico que a Tele-Guía tenha cometido mais uma lambança; lambança essa que, corrigida, daria no seguinte:

10/03/75 - Chiquinha, o terror do cortiço
17/03/75 - A fonte dos desejos
Então pelas datas, o episódio "Papagaio do Quico" ainda contava com a participação do Nhonho.

E em relação ao Velho do Saco, estou pensando que a parte 1 foi o último a ser gravado no final de 74, e assim o estúdio foi reformado para começar as novas gravações em 75, e que o primeiro a ser gravado em 75 é o Velho do Saco parte 2. Mas como era uma saga, deixaram reprisar antes alguns episódios no final de 74, (Natal e Ano Novo de 73). E assim exibir o resto que foi gravado em 75 (incluindo a parte 1 que foi gravado em 74).
Então, o último episódio que foi exibido originalmente em 74 foi "O Disco Voador"? Tem uma data de exibição do episódio? Foi depois desse episódio que foi reprisado os episódios do Natal e Ano Novo de 73?

E foi a partir da parte 3 do Velho do Saco que já estavam fazendo uma abertura própria para essa temporada. Melhor dizendo, entre a parte 3 do Velho do Saco e Madroga.

E também acho que o episódio da Independência, que foi exibido no começo de 75, também foi gravado em 1974, junto com a parte 1 do Velho do Saco. O chão ainda era do estúdio e não o piso pronto da parte 2 do Velho do Saco de 75. :ponder:
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.

Desde 2011

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 05 Jul 2012, 08:05

No caso do episódio da independência, prefiro aguardar a descoberta da sinopse de 16/09/1974.
Se não foi exibido na data que mencionei, esse episódio deve ter sido gravado no início do ano de 1975 (ou no final de 1974) e só foi exibido em maio.
Editado pela última vez por Arkantos em 28 Out 2012, 21:35, em um total de 2 vezes.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 172 vezes
Curtiram: 404 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 05 Jul 2012, 09:31

Chavo escreveu: Pode crê, mas é como eu disse: às vezes, gravaram a parte 1 antes de trocarem o piso. Daí fizeram a troca em 1974, talvez pra inaugurar com um certo estilo no ano seguinte... Daí, gravaram em 1974 mesmo as partes 2 e 3 da saga mais o episódio Madroga e resolveram estreá-lo apenas em 1975.

Mas eu tenho quase certeza que não. O episódio deve ser de 1975 mesmo.
Ou seja, dá praticamente no mesmo, pois nas duas hipóteses não houve exibição de "O Primo de Seu Madruga" em 1974.

Não faz sentido todos os episódios de 1974 estarem com o piso do estúdio, e logo o último ter estréia de piso novo.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2191 vezes
Curtiram: 4784 vezes

Mensagem por Barbano » 05 Jul 2012, 09:34

Gui Leão escreveu:13/01/75 - O velho do saco (parte 1 de 3)
20/01/75 - A bola de boliche (parte 2 de 3) - sinopse da Tele-Guía 1.171
27/01/75 - Quem descola o dedo da bola, número dois (parte 3 de 3)
03/02/75 - [Perdido mundial - provável versão de um episódio de 1978] - sinopse da Tele-Guía 1.175 (1.173 + 2)
10/02/75 - O primo do Seu Madruga - sinopse que deve estar na Tele-Guía 1.176, ainda não encontrada (1.174 + 2)
17/02/75 - Tocando violão - sinopse da Tele-Guía 1.177 (1.175 + 2): "El Chavo del Ocho" provoca un tremendo pleito entre don Ramón y el profesor Jirafales.
24/02/75 - Lavagem completa
03/03/75 - O papagaio
10/03/75 - Chiquinha, o terror do cortiço
17/03/75 - A fonte dos desejos
Bom, agora a coisa começa a ficar mais clara...

Ainda assim, pelo que você postou da outra vez, A Fonte dos Desejos é a sinopse de 24/03/75, não?

O bom do começo dessa temporada é que há uma evolução do cenário episódio a episódio, o que ajuda a montar a lógica toda. A ordem muito provavelmente é essa apresentada.

Acho possível também que o episódio de 06/01/75 seja o do Dia da Independência. Ou, em outra hipótese, que ele seja de novembro de 74. Apesar de o normal ser em setembro, por causa da data da independência mexicana...

O curioso é que o episódio da Bola de Boliche tem esquete, e a sinopse da Tele Guia não informou isso.

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 444 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 05 Jul 2012, 10:38

Gui Leão escreveu:
João Neto (Eng. Camin) escreveu:
Gui Leão escreveu:

Sim, se aplica perfeitamente ao Chapolin. No primeiro período, reprisaram as duas partes de "A festa à fantasia" (1974), as três partes de "Os piratas" e mais um a ser descoberto. No segundo, "A Bela Adormecida era um senhor muito feio", "Aristocratas vemos, gatunos não sabemos", "O encontro do século" (versão 2) etc.
Gui, o episódio do dia 27/11 seria então uma reprise, certo? Pois se a reprise do Chaves começou no final de novembro, certamente do Chapolin começou também.

O episódio é este:

''Chapolin luta com um bando de bandidos aristocratas''.

Gui Leão
Membro
Membro

Mensagem por Gui Leão » 05 Jul 2012, 10:54

Fabão escreveu:Ainda assim, pelo que você postou da outra vez, A Fonte dos Desejos é a sinopse de 24/03/75, não?
Tanto a sinopse de "Chiquinha, o terror do cortiço" quanto a de "A fonte dos desejos" estão na mesma revista. A primeira, no lugar onde era para estar a sinopse do Chapolin; e a segunda em 24/03/75.

Aplicando aquela regra do "atraso", temos que a sinopse de "Chiquinha, o terror do cortiço" deveria ter sido publicada duas semanas antes. E que a de "A fonte dos desejos" apenas uma semana antes, pois está na mesma revista da primeira.

Quando eu disse que 1975 foi um ano trágico para as sinopses da Tele-Guía, não estava exagerando... Mais para frente, ela pulou uma das partes da saga das novas vizinhas e uma das partes de "O primeiro dia de aula". O pior nisso tudo é que, com esses erros, podem ter deixado de publicar a sinopse de algum perdido.

No entanto, agora, parece que as coisas se encaixaram. Existem cinco perdidos na temporada de 1975 do Chaves. O primeiro episódio da temporada (06/01/75) é um deles. Vocês gostarão da sinopse. Contrariando a regra de 1975, ela é bem descritiva. Parece ser um festejo do Dias de Reis, seguido daquela parte dos brinquedos do Quico no pátio de "Feliz Ano Novo!" (1976).
Fabão escreveu:O curioso é que o episódio da Bola de Boliche tem esquete, e a sinopse da Tele Guia não informou isso.
Ela nem sempre informava a existência de esquete.
Chapolin Colorado escreveu:Gui, o episódio do dia 27/11 seria então uma reprise, certo? Pois se a reprise do Chaves começou no final de novembro, certamente do Chapolin começou também.

O episódio é este:

Sim. Acredito, fortemente, que seja a reprise do recém-descoberto "Aristocratas vemos, gatunos não sabemos" (1974).

Gol D Roger
Membro
Membro
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 180 vezes

Mensagem por Gol D Roger » 05 Jul 2012, 11:03

Arkantos escreveu:No caso do episódio da independência, prefiro aguardar a descoberta da sinopse de 16/09/1974.
Se não foi exibido nessa data, esse episódio deve ter sido gravado no início do ano de 1975 (ou no final de 1974) e só foi exibido em maio.
Mas já tem. É uma sinopse antecipada do episódio exibido na semana seguinte (gesseiros). =/
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 444 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 05 Jul 2012, 11:06

Gui Leão escreveu:
Chapolin Colorado escreveu:Gui, o episódio do dia 27/11 seria então uma reprise, certo? Pois se a reprise do Chaves começou no final de novembro, certamente do Chapolin começou também.

O episódio é este:

Sim. Acredito, fortemente, que seja a reprise do recém-descoberto "Aristocratas vemos, gatunos não sabemos" (1974).
Bem, ou esta versão apresenta diferenças ou é erro da Tele Guía, se for mesmo "Aristocratas Vemos, Gatunos Não Sabemos".

E que ótimo ter um episódio de Dia dos Reis! Queria muito ver este episódio! :D

Gui Leão
Membro
Membro

Mensagem por Gui Leão » 05 Jul 2012, 11:07

MatheusRolimChespirito escreveu:
Arkantos escreveu:No caso do episódio da independência, prefiro aguardar a descoberta da sinopse de 16/09/1974.
Se não foi exibido nessa data, esse episódio deve ter sido gravado no início do ano de 1975 (ou no final de 1974) e só foi exibido em maio.
Mas já tem. É uma sinopse antecipada do episódio exibido na semana seguinte (gesseiros). =/
Não. A sinopse que foi "pulada" foi a de "As paredes de gesso".

Um dado que pode ajudar é que, pela ordem atual da Televisa, a exibição de "A proposta" em 1975 se encaixa direitinho na primeira data das reprises do meio de ano. Ela teria ocorrido na mesma semana em que, em Chapolin, reprisaram a primeira parte de "A festa à fantasia".

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2191 vezes
Curtiram: 4784 vezes

Mensagem por Barbano » 05 Jul 2012, 11:11

Gui Leão escreveu:Tanto a sinopse de "Chiquinha, o terror do cortiço" quanto a de "A fonte dos desejos" estão na mesma revista. A primeira, no lugar onde era para estar a sinopse do Chapolin; e a segunda em 24/03/75.
É que pelo que você postou aqui a possível sinopse do Regresso da Chiquinha estava na teleguia 1179, junto com "El Chavo del Ocho" pide a don Ramón se rebele contra la bruja del 71. Veja:

viewtopic.php?p=352617#p352617

Já a da Fonte dos Desejos deve estar na 1180. Acredito eu que já com a data correta.

Responder