Dr. Chapatin, um personagem subestimado?

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2172 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Re: Dr. Chapatin, um personagem subestimado?

Mensagem por Barbano » 29 Jun 2012, 21:55

A cena das latas vazias com ele é muito boa.

Mas Seu Madruga e Quico são os que mais brilham nesse mesmo.

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8961 vezes
Curtiram: 4934 vezes

Mensagem por Jacinto » 29 Jun 2012, 22:02

É mesmo,nesse episodio das latas vazias quase não se nota a presença do Chaves,mas tem muitas piadas boas que ele faz como " eu estou falando com a mula não com os seus carrapatos" ou " eu num tenho culpa de ter um trambolho no meu caminho" :lol:

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 391 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 29 Jun 2012, 23:55

Um Maluco Legal Chamado Riddle escreveu: Pra achar que um "protagonista inutil e dispensavel" é uma qualidade, tem que gostar MUITO do quadro, hein.
Verdade... Hehehe. Pois é, na dupla com Peterete, Chómpiras era indispensável. Era um excelente quadro.

E aqui já falaram que o Peterete não tinha graça nenhuma... Será que Sargento Refúgio, Botijão, Chimoltrúfia, Marujinha, delegado Morales, Seu Lúcio são mais engraçados que Peterete?
Fabão escreveu: Sim, mas esse é que é o grande mérito da mudança a meu ver. Talvez por ser mais fácil de fechar os 40 minutos, a turma do Chaveco ganhava muitos roteiros inéditos, que acabam atraindo a atenção do público. Saem da mesmice que eram os episódios de Chaves, Chapolin e Dr. Chapatin da época, quase todos remakes de textos usados inúmeras vezes por Chespirito.

Alguns episódios chegaram até mesmo a deixar o humor em segundo plano, como o Problemas do coração e muita confusão (focado mais no amor entre Maruja e Refúgio).

O que abriu esse grande leque de possíveis roteiros foi o fato do núcleo tem vários personagens, como a turma do Chaves. Veja que chegaram ao cúmulo de ter um episódio da turma do Chaveco sem o Chaveco (não tem como imaginar o mesmo com Dr. Chapatin, Pancada e Chapolin, não é?). Dava para fazer histórias focadas na Chimoltrúfia, no Botijão, no Sargento Refúgio... o Chaveco mesmo se for ver não tem tanta importância nessa fase.
Assim como "A Grande Família" pode focar em Tuco, em Lineu, em Agostinho, em Bebel... "Os Simpsons" podem focar em Bart, em Lisa, em Homer, em Marge... "Um Maluco no Pedaço" pode focar em Will, em Carlton, em Ashley, em Phil...

Ou seja, Chómpiras virou um programa comum, uma sitcom doméstica semelhante a muitas outras, e ainda na famosa "estrutura conservadora", onde a família estável encara um problema estranho e no final volta ao normal.

Nessa época, Chespirito afastou-se dos roteiros criativos que o fizeram ser comparado a Shakespeare (ainda que de brincadeira).

Aliás, se é que era o Bolaños mesmo quem escrevia esses roteiros do Chómpiras regenerado...

RenatoCS
Membro
Membro
Time de Futebol: El Nacional
Curtiu: 88 vezes
Curtiram: 593 vezes

Mensagem por RenatoCS » 30 Jun 2012, 00:31

João Neto (Eng. Camin) escreveu:E aqui já falaram que o Peterete não tinha graça nenhuma... Será que Sargento Refúgio, Botijão, Chimoltrúfia, Marujinha, delegado Morales, Seu Lúcio são mais engraçados que Peterete?
:linguinha:
Imagem
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 30 Jun 2012, 00:34

Uai, Chaves não foge disso também. Dá pro episódio focar no romance da Dona Florinda e do Professor, numa das profissões do Seu Madruga, numa aula do Professor Girafales, na falta do que comer do Chaves, etc...

Também é comum na série essas situações onde hoje ocorre um fato e no episódio seguinte ou no final dele tudo volta ao normal. Como em A venda da vila (depois de toda a situação o Senhor Barriga descobre que houve uma troca de exames, e tudo volta ao que era antes), Espíritos Zombeteiros (no final tudo se esclarece e o sonambulismo do Seu Madruga desaparece do nada), O despejo do grande campeão (no final o Seu Madruga não é despejado, a dívida é perdoada, mas no episódio seguinte ele já deve 14 meses de novo) ou em Pintando a vila e As paredes de gesso (a vila é reformada mas no episódio seguinte continua a mesma de antes).

Mas claro que Chaves é melhor que Chaveco. Só não acho que o tipo de humor ou de situações seja tão diferente. Tanto que até encaixaram textos de Chaves em remakes do Chaveco, como em "Parabéns a você, nessa data querido" (remake do aniversário do Seu Madruga) :]

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 30 Jun 2012, 00:45

Fabão escreveu:Uai, Chaves não foge disso também. Dá pro episódio focar no romance da Dona Florinda e do Professor, numa das profissões do Seu Madruga, numa aula do Professor Girafales, na falta do que comer do Chaves, etc...
Pensei exatamente na mesma coisa.
Sobre as outras séries em geral, prefiro não opinar ainda.
Prefiro assistir com calma e formar opiniões embasadas para não cometer injustiças.
Talvez eu faça minhas próprias análises e guarde uns textos no meu computador depois do SARECH (sobre Chaves e Chapolin) que vai ter no ano que vem.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 391 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 30 Jun 2012, 00:55

RenatoCS escreveu:
João Neto (Eng. Camin) escreveu:E aqui já falaram que o Peterete não tinha graça nenhuma... Será que Sargento Refúgio, Botijão, Chimoltrúfia, Marujinha, delegado Morales, Seu Lúcio são mais engraçados que Peterete?
:linguinha:
Hehehe... Pois é, pra mim isso é surpreendente.
Fabão escreveu:Uai, Chaves não foge disso também. Dá pro episódio focar no romance da Dona Florinda e do Professor, numa das profissões do Seu Madruga, numa aula do Professor Girafales, na falta do que comer do Chaves, etc...

Também é comum na série essas situações onde hoje ocorre um fato e no episódio seguinte ou no final dele tudo volta ao normal. Como em A venda da vila (depois de toda a situação o Senhor Barriga descobre que houve uma troca de exames, e tudo volta ao que era antes), Espíritos Zombeteiros (no final tudo se esclarece e o sonambulismo do Seu Madruga desaparece do nada), O despejo do grande campeão (no final o Seu Madruga não é despejado, a dívida é perdoada, mas no episódio seguinte ele já deve 14 meses de novo) ou em Pintando a vila e As paredes de gesso (a vila é reformada mas no episódio seguinte continua a mesma de antes).

Mas claro que Chaves é melhor que Chaveco. Só não acho que o tipo de humor ou de situações seja tão diferente. :]
Mas ao mesmo tempo, Chaves clássico abre espaço para o non-sense, como uma explosão do Nhonho, Madruga esmagado pelo Barriga, o gol da Florinda, o Chaves comendo um peixe vivo, Madruga no varal, Florinda com uma espingarda declarando que "guerra é guerra"...

Claro que a estrutura conservadora é ótima, cria expectativas e trilha um caminho que já estamos acostumados... Mas tentar variações era parte da genialidade de Chespirito, além do ritmo intenso de piadas e situações calculadas milimetricamente para gerar confusão.

Chompiras regenerado acabou com essas caracterísitcas, o ritmo das piadas ficou ralo e ganhou em troca verdadeiros casos de familia, virando um novelão que outros autores podem escrever sem dificuldades.

Seria uma tortura aguentar 80 minutos de Dr. Chapatin com suas rabugices em situações comuns, banais e triviais como as que Chómpiras passava no hotel e na delegacia.

ClebersonP
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 196 vezes
Curtiram: 1958 vezes

Mensagem por ClebersonP » 30 Jun 2012, 01:05

Furtado escreveu:Uma coisa que acho que ajudou muito o Dr. Chapatin aqui no Brasil foi a dublagem. Tanto Gastaldi quanto o Cassiano são muito bons dublando ele, o Cassiano é até melhor que o Gastaldi nesse personagem. "Sai pra lá bonecona!" :garg:
Concordo, ja tinha dito isso aqui, Cassiano empata ou até ganha do Maga no Chapatin.

Quanto ao quadro nao acho ele bom apenas, mais tem muitos esquetes chatas que da vontade de dormir assistindo, aliais nesse momento estou assistindo uma das melhores se nao a melhor esquete do Chapatin, Dr.Chapatin no Casamento de 1973.
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 30 Jun 2012, 01:15

É bem isso mesmo, João Neto. Alguns episódios chegam a ter até assassinatos. Tem algumas tramas mais pesadas, bem estilo novela mesmo. Não é algo 100% focado no humor como outros quadros... Mas é bacana.

ClebersonP
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 196 vezes
Curtiram: 1958 vezes

Mensagem por ClebersonP » 30 Jun 2012, 01:18

Fabão escreveu:É bem isso mesmo, João Neto. Alguns episódios chegam a ter até assassinatos. Tem algumas tramas mais pesadas, bem estilo novela mesmo. Não é algo 100% focado no humor como outros quadros... Mas é bacana.
Acho que o diferencial desses quadros é isso, se fossem pra ficar a mesma coisa de sempre o programa teria acabado logo, chega uma hora que tudo tem que se renovar, vejam por exemplo a nova temporada da Grande Família quantas mudanças teve, e nem por isso perdeu a essência da série.
Imagem

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 30 Jun 2012, 02:14

Não é como se Chespirito tivesse mantido a essência do Chompiras. É a diferença entre inovar e simplesmente mudar.

Gol D Roger
Membro
Membro
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 178 vezes

Mensagem por Gol D Roger » 30 Jun 2012, 11:40

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
Um Maluco Legal Chamado Riddle escreveu: Pra achar que um "protagonista inutil e dispensavel" é uma qualidade, tem que gostar MUITO do quadro, hein.
Verdade... Hehehe. Pois é, na dupla com Peterete, Chómpiras era indispensável. Era um excelente quadro.

E aqui já falaram que o Peterete não tinha graça nenhuma... Será que Sargento Refúgio, Botijão, Chimoltrúfia, Marujinha, delegado Morales, Seu Lúcio são mais engraçados que Peterete?
Não.
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 1272 vezes

Mensagem por CHarritO » 30 Jun 2012, 11:47

Pra mim tá bom como está, tá de bom tamanho!!! :joinha:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Giovani Chambón
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagem por Giovani Chambón » 30 Jun 2012, 11:59

João Neto (Eng. Camin) escreveu:

Sim, o Peterete só batia no Chompiras e andava como a pantera cor de rosa, deu sua graça se resumia a isso.
Enquanto que nessa outra abordagem os personagens tem sua própria função na estória, com suas características
Imagem
Imagem

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 350 vezes
Curtiram: 1427 vezes

Mensagem por Quase Seca » 30 Jun 2012, 12:20

A discussão ficou boa, mas o tema do tópico já se foi haha

Ps: A única coisa que eu tenho que concordar é sobre o excesso de tapas na série, digo, não acho o Peterete sem graça, mas o que acho tremendamente incansável são aqueles constantes tapas que ele dá no Chompiras, isso sim é chato demais, os "E da próxima vez..." são até engraçados mas esses tapas a todo momento ão um saco. Naquele episódio que um assalta o outro isso passa dos limites.
Imagem

Trancado