Dr. Chapatin, um personagem subestimado?
- Ecco - Kiko Botones is my life
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Inter
- Curtiu: 15 vezes
- Curtiram: 71 vezes
Re: Dr. Chapatin, um personagem subestimado?
Os Caquitos dá década de 70 sim, é resumido a pancadas.
MEMBRO DO FÓRUM CHAVES

-
Guilherme CH
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Vasco da Gama
- Curtiu: 116 vezes
- Curtiram: 417 vezes
Eu acho o Maga o melhor dublador do Dr. Chapatin, sem dúvida nenhuma.
--
Sobre o Chompiras (anos 80), por mais incrível que possa parecer, é o personagem que eu menos gosto. Depois que as histórias passaram a ser no hotel, pra mim morreu o quadro. Com certeza o Chompiras clássico (anos 70) é muito melhor. Até 1984, no Programa Chespirito, é inferior ao dos anos 70, mas também é muito bom. Gosto dos esquetes como "A Cesta de Pique Nique" (1983), "Roubo na Praia" (1981), entre outros.
--
Sobre o Chompiras (anos 80), por mais incrível que possa parecer, é o personagem que eu menos gosto. Depois que as histórias passaram a ser no hotel, pra mim morreu o quadro. Com certeza o Chompiras clássico (anos 70) é muito melhor. Até 1984, no Programa Chespirito, é inferior ao dos anos 70, mas também é muito bom. Gosto dos esquetes como "A Cesta de Pique Nique" (1983), "Roubo na Praia" (1981), entre outros.
- Giovani Chambón
- Membro

- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 148 vezes
- Curtiram: 106 vezes
Fui editar e fiz caca, postando de novo:
De tão ' sem texto e baseado em pancadas ' que Chompiras é, ele possui várias "sagas" como:
As duas faces de Maruja, parte 1 e 2 -
Corra que o gorila vem aí parte 1 e 2 -
Acidente de aluguel parte 1 e 2 -
O mistério das gravações parte 1 e 2 -
O enforcamento do Chaveco Parte 1 e 2 -
Botijão e confusão parte 1 e 2 -
A volta de Chamóis, o homem das mil faces parte 1 e 2 -
A Honra de Chimoltrufia parte 1 e 2 -
Adivinhando e embrulhando parte 1 e 2 -
Chimoltrúfia superstar parte 1 e 2 -
O bandido grampeado parte 1 e 2 -
Hospital do barulho Parte 1 e 2 -
A herança do Botijão parte 1 e 2
Chompiras não tem onde dormir parte 1 e 2
Só para citar uns que lembrei agora, cada parte com 40 minutos.
Enquanto que o quadro de "textos concisos e bem elaborados" do Pancada, se resumiam a esquetes de 20 minutos, quando muito.
Estranho esse 'humor sem texto e baseado em pancadas' ter tanto assunto pra desenvolver em vários episódios de 80 minutos né?
De tão ' sem texto e baseado em pancadas ' que Chompiras é, ele possui várias "sagas" como:
Só para citar uns que lembrei agora, cada parte com 40 minutos.
Enquanto que o quadro de "textos concisos e bem elaborados" do Pancada, se resumiam a esquetes de 20 minutos, quando muito.
Estranho esse 'humor sem texto e baseado em pancadas' ter tanto assunto pra desenvolver em vários episódios de 80 minutos né?
Editado pela última vez por Giovani Chambón em 29 Jun 2012, 12:45, em um total de 1 vez.

- Gol D Roger
- Membro

- Curtiu: 111 vezes
- Curtiram: 178 vezes
E pra mim '' Los Caquitos '' dos anos 70 é bem melhor que o dos anos 80/90. Vide o brilhante personagem Peterete.Giovani Chambón escreveu:Sim, nos anos 70 os Caquitos se resumiam ao Paterete dando tabefes no Chompiras, mas na metade dos anos 80 até 95 é OUTRA coisa.
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!
- Ecco - Kiko Botones is my life
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Inter
- Curtiu: 15 vezes
- Curtiram: 71 vezes
Eu não acho ele nada brilhante... quem faz a graça do quadro nessa época é o Chómpiras.MatheusRolimChespirito escreveu:E pra mim '' Los Caquitos '' dos anos 70 é bem melhor que o dos anos 80/90. Vide o brilhante personagem Peterete.Giovani Chambón escreveu:Sim, nos anos 70 os Caquitos se resumiam ao Paterete dando tabefes no Chompiras, mas na metade dos anos 80 até 95 é OUTRA coisa.
MEMBRO DO FÓRUM CHAVES

- Gol D Roger
- Membro

- Curtiu: 111 vezes
- Curtiram: 178 vezes
Pra mim é o Peterete... gestos, piadas, além da divertida maneira de andar. 
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!
- Léo Silveira
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: SPFC e Guarani-MG
- Curtiu: 6 vezes
- Curtiram: 26 vezes
[2]Ecco escreveu:Eu não acho ele nada brilhante... quem faz a graça do quadro nessa época é o Chómpiras.MatheusRolimChespirito escreveu:E pra mim '' Los Caquitos '' dos anos 70 é bem melhor que o dos anos 80/90. Vide o brilhante personagem Peterete.Giovani Chambón escreveu:Sim, nos anos 70 os Caquitos se resumiam ao Paterete dando tabefes no Chompiras, mas na metade dos anos 80 até 95 é OUTRA coisa.
Muita gente superestima o Peterete só porque é interpretado pelo Ramón. Qual a graça dele? A única coisa que ele faz é dar as bofetadas no Chómpiras e andar feito a Pantera Cor-de-Rosa.
Muitos vão me criticar, mas entre o Peterete e o Botijão, eu prefiro o segundo!
Editado pela última vez por Léo Silveira em 29 Jun 2012, 14:02, em um total de 1 vez.
- Rafinha
- Membro

- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 36 vezes
- Curtiram: 103 vezes
Os dois se completam.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013
- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013
- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves
-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 163 vezes
- Curtiram: 391 vezes
Lembrando que "roteiro elaborado" não quer dizer longo ou cheio de situações, mas sim um roteiro redondo, onde cada pequeno gesto está ligado ao roteiro, nada sobra, nem passa em branco.ElChanfle2 escreveu:Caramba, quanta besteira.... O pessoal que diz que Chompiras se resumia a " Caretas, Ofensas e Barracos" nunca assistiu sequer a um episódio de 40 minutos da década de 90. Quer dizer que Chaparrón tinha um humor muito mais textual, enquanto com Chompiras acontecia o contrário? Assistam a alguns episódios e depois venham aqui falar o que acharam. Pra começar eu indicaria os episódio de 40 minutos de 1993.
Quanto ao Chaparrón, eu até acho ele bem engraçado, ele e o Lucas são impagáveis, mas é o mesmo caso do Dr. Chapatin: O próprio Chespirito não investiu muito neles, escrevendo esquetes curtas e sem histórias bem elaboradas, ao contrário de Chompiras, como já disseram por aqui. Pra vocês terem uma idéia, TODOS os episódios de Chespirito de 1993 foram do "Chaveco" e companhia. Chespirito investiu nesse quadro mais ou menos como investiu em Chaves e Chapolin na década de 70.
Ter 40 minutos não é garantia de nada. Pelo contrário, é muito mais difícil amarrar um roteiro assim, a tendência é torná-lo arrastado.
Acho Chómpiras (com Botijão e Chimoltrúfia) um programa que se assemelha mais à Grande Família, por exemplo, do que ao Chaves e Chapolin originais quanto ao tipo de humor.
Porém, tenho que reconhecer que nunca tive coragem de perder 40 min para ver Chómpiras... O que conheço são os esquetes mais curtos, com discussões na delegacia, como "Atentado ao Pudor"; discussões no apartamento, como "Televisão de Segunda Mão"; discussões e gritarias no hotel, como "O Hóspede do Guarda-Chuva" (esse é até bom)...
O que quis dizer que é o estilo da série Chómpiras é barulhento, barraqueiro, enquanto Chaparrón e Dr. Chapatin valorizam o texto que está sendo dito, não quer ganhar a graça no grito.
E pra mim, o bordão mais fraco que já vi é "Porque assim é como tudo, tem coisas que nem sei, eu tenho ou não tenho razão"?
Enfim, fim da polêmica (hehehe), vou ver agora uns vídeo de 40 min e tentar rever essa opinião.
Vou tentar assistir essa saga agora.Giovani Chambón escreveu:Fui editar e fiz caca, postando de novo:
O enforcamento do Chaveco Parte 1 e 2 -
- Quase Seca
- Membro

- Time de Futebol: Vasco
- Curtiu: 350 vezes
- Curtiram: 1427 vezes
Bom, eu posso dizer pois já "perdi" tempo vendo alguns dos episódios do Chompiras e realmente não não é nada tão grandes coisas...lembra até mesmo como disse o João Neto, "A grande família". Acho que se Chespirito quis criar essa série nova(sim, pq o que aconteceu em meados dos anos 80 foi outra série praticamente), não deveria deixar o nome clássico do personagem nem criar aquela história toda de regeneração...Deveria criar mais esse personagem diferente a começar a dar destaque pra ele até o fim do programa em 95, não mudar as características de um personagem criado lá nos anos 60 e colocar várias situações que não tem nada a ver.
Se você ver um episódio de Chaves de 1972 e um de 1979 pela primeira vez você vai estranhar muita coisa como ver um restaurante que nem se sonharia em existir, ver personagens diferentes, ver algumas coisas totalmente novas mas sem dúvidas a essência da série seria a mesma de sempre...Agora você pega um Chompiras de 1972 por exemplo e um 1995... Sempre odiei essas descaracterizações em personagens e/ou séries.
Se você ver um episódio de Chaves de 1972 e um de 1979 pela primeira vez você vai estranhar muita coisa como ver um restaurante que nem se sonharia em existir, ver personagens diferentes, ver algumas coisas totalmente novas mas sem dúvidas a essência da série seria a mesma de sempre...Agora você pega um Chompiras de 1972 por exemplo e um 1995... Sempre odiei essas descaracterizações em personagens e/ou séries.

-
Guilherme CH
- Membro

- Time de Futebol: Vasco da Gama
- Curtiu: 116 vezes
- Curtiram: 417 vezes
É por este motivo que eu não gosto do Chompiras de 1985 pra frente.
Devia ter mantido a identidade do quadro, como nos anos 70, o Chompiras clássico. Chespirito só conseguiu isto até 1984, depois mudou totalmente.
Devia ter mantido a identidade do quadro, como nos anos 70, o Chompiras clássico. Chespirito só conseguiu isto até 1984, depois mudou totalmente.
- Giovani Chambón
- Membro

- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 148 vezes
- Curtiram: 106 vezes
Já eu achei a mudança muito boa, imagina ficar 16 anos vendo o Botija e o Chompiras no ciclo:
Tentam roubar>chompiras apanha>não conseguem roubar>chompiras apanha (repete forever)
Tentam roubar>chompiras apanha>não conseguem roubar>chompiras apanha (repete forever)

- Quase Seca
- Membro

- Time de Futebol: Vasco
- Curtiu: 350 vezes
- Curtiram: 1427 vezes
Chapolin Colorado escreveu:É por este motivo que eu não gosto do Chompiras de 1985 pra frente.
Na verdade conseguir ele conseguiria isso até o final do programa...pelo visto foi mais opção mesmo, já que ele quis começar a dar um grande destaque ao personagem(chegando ao ponto de ignorar outros quadros por vezes) e pelo jeito uma mera história com dois ladrões se metendo em confusões(das mais diversas) não renderiam 20, 40 ou até 120 minutos. Uma pena ter pensado assim...pena mesmo!
Giovani, nesse caso acharia mil vezes melhor criar um personagem diferente(esse Chompiras metade dos ano 80 e 90) e deixassem esse clássico personagem em pequenas sketchs apenas...seria beeeeem melhor.

- Jacinto
- Colaborador

- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 8961 vezes
- Curtiram: 4934 vezes
Eu acho o Chompiras nos anos 80 e 90 uma bosta sinceramente
nem se compara ao dos anos 70,respeito a opinião de quem gosta dele na fase dos anos 80 e 90,mas a dupla dos anos 70 é clássica,ainda mais com o Ramon,o Botijão sempre achei muito forçado.
- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2172 vezes
- Curtiram: 4731 vezes
Eu discordo.
Quer dizer, até acho que Beterraba clássico e ótimo, até melhor que o dos anos 90.
No entanto essa regeneração foi essencial para dar um novo ar à série, para criar novos roteiros, mais elaborados. Chompiras clássico provavelmente não renderia tanto como o novo Chaveco rendeu.
Poderia ser com um novo personagem? Talvez. Mas a ideia de regenerar o personagem tradicional também foi muito boa. Ele se tornou um homem mais velho, maduro. Botijão um homem casado. Já era hora de tomarem jeito mesmo...
Vejam que nos anos 70 Chaves e Chapolin fizeram sucesso, e Los Caquitos era coadjuvante. Anos mais tarde, com a mudança, Los Caquitos acabou se tornando o principal quadro...
Quer dizer, até acho que Beterraba clássico e ótimo, até melhor que o dos anos 90.
No entanto essa regeneração foi essencial para dar um novo ar à série, para criar novos roteiros, mais elaborados. Chompiras clássico provavelmente não renderia tanto como o novo Chaveco rendeu.
Poderia ser com um novo personagem? Talvez. Mas a ideia de regenerar o personagem tradicional também foi muito boa. Ele se tornou um homem mais velho, maduro. Botijão um homem casado. Já era hora de tomarem jeito mesmo...
Vejam que nos anos 70 Chaves e Chapolin fizeram sucesso, e Los Caquitos era coadjuvante. Anos mais tarde, com a mudança, Los Caquitos acabou se tornando o principal quadro...