Confirmada a existência de "O Revolvinho do Chaves"

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Gol D Roger
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 178 vezes

Re: Confirmada a existência de "O Revolvinho do Chaves"

Mensagem por Gol D Roger » 26 Jun 2012, 12:55

Tá mais que provado que existe. Olhem esse chapapo como fã Cláudio Carvalho:

MM – Você se recorda do episódio “Revolvinho do Chaves”, exibido apenas uma vez como tapa-buraco em 1990 devido ao alagamento dos estúdios do SBT?

CL - Me lembro vagamente de alguma coisa nesse sentido. Algo como Chaves ter entrado no ar em um horário que não tinha nada a ver e com um episódio inédito. Lembro-me também de alguma coisa relacionada a esse revolvinho, como ele apontar para as pessoas e elas saírem correndo, ajoelharem a seus pés, desmaiarem, etc. Mas não sei se isso é um delírio ou uma lembrança de verdade.

http://www.sambariocarnaval.com/colunas ... apo34.html
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

RenanLucasDel8
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por RenanLucasDel8 » 26 Jun 2012, 13:01

Gui Leão escreveu:
João Neto (Eng. Camin) escreveu:
Gui Leão escreveu:
Seu Moncho escreveu:Então...o que eu disse foi que poderiam ser dois esquetes separados ou os dois em um só, reunindo os instrumentos musicais e as bombinhas. O que não daria tempo era de passar Punky, um episódio inteiro e mais um esquete.
Eu entendi, Seu Moncho. E concordei. Tanto que afirmei que não faz muito sentido a tese de que foram exibidos um episódio da Punky e dois episódios do Chaves.

Tenho para mim que essa tese de que o SBT exibiu "A proposta" (que é de 1974, mas, hoje, é distribuído como de 1975) antes do tal "O revolvinho" não passa de uma ilação. Os relatos dos fãs que viram a exibição excepcional do dia 19/3/91 deviam dar conta de duas situações: as interrupções com instrumentos musicais e a brincadeira com as bombinhas.

Como, na época da elaboração das listas de episódios exibidos pelo SBT, não se imaginava ser possível a reunião dessas duas cenas no mesmo esquete, concluíram que a parte dos instrumentos seria, na verdade, o episódio "A proposta" e que a segunda, "As bombinhas" (1973).
Gui, mas existem relatos de que houve cenas de interrupções com instrumentos musiciais nesse fatídico dia da enchente?

Só ouço falarem do revolvinho...
João, existem várias versões. As duas principais eram as seguintes:

1ª) Esquete inédito do Beterraba e do Peterete assaltando uma casa seguido de um esquete também inédito do Chaves, que parecia mais antigo que os comumente exibidos pelo SBT. Chaves estava com calças da cor azul e brincava com um revolvinho. A vila estava toda enfeitada. (Houve até quem dissesse que parecia um episódio de Carnaval.)

2ª) Em primeiro lugar, um episódio do seriado "Punky, a Levada da Breca". Depois, "A proposta" (1975) e cenas desconexas de um episódio em que Chaves brincava com um revólver de brinquedo.

A primeira parece estar centrada apenas naquilo que foi exibido de CH. Não quer dizer, necessariamente, que antes do esquete dos ladrões não tenha vindo "Punky". Já a segunda é mais recente. Se não me engano, trata-se de uma síntese que o Gustavo Berriel fez dos vários relatos que ele colheu de fãs que afirmavam estar ligados no SBT na fatídica hora do TJ Brasil.

Lembro-me que, na ocasião em que o Berriel elaborou a lista de exibição dos episódios no SBT, ele até afirmava que "O revolvinho" deveria ser a versão de 1973 das bombinhas. Por isso, é que acho que a conclusão pela exibição de "A proposta" foi uma suposição. Ele deve ter ouvido de alguém que as crianças brincavam com instrumentos musicais e interrompiam o Seu Madruga e concluiu, com as informações que tinha na época, que deveria ser "A proposta".

Acho perfeitamente possível que tenha sido assim: Punky + Os ladrões assaltam uma casa + o esquete da sinopse de 25/9/72 cortado (sendo que esse esquete teria um bloco dedicado às interrupções e outro às bombinhas)

Com o corte, o SBT teria deixado de exibir "Madruguinha" (1972), que deve integrar essa compilação (a única mundialmente perdida).
Também acredito muito nessa teoria. Então o esquete ''Os ladrões assaltam uma casa'' pertence a mesma compilação perdida de ''As bombinhas'' (que no caso seria o mesmo episódio de ''As interrupções'') e Madruguinha de 72?
Imagem

Gol D Roger
Membro
Membro

Mensagem por Gol D Roger » 26 Jun 2012, 13:08

Sim.
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Marlon Oliveira Lima
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por Marlon Oliveira Lima » 26 Jun 2012, 14:07

Eu já imaginava que esse do revolvinho existia, pois o meu irmão que mora nos Estados Unidos que também é fan do chaves, disse que viu umas duas vezes um episódio que o Chaves tinha um revolvinho e a vila estava infeitada e que nunca mais tinha passado. Na época eu também posso ter assistido pois ele disse que sempre via o Chaves comigo no colo, mas eu tinha 2 anos na época da enchente sem condições de lembrar agora.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2180 vezes
Curtiram: 4768 vezes

Mensagem por Barbano » 26 Jun 2012, 14:27

HerVen 80 escreveu:E se somar esses 2 episódios, perdidos mundialmente, mas a dos Ladrões, que nem imagin qual é, mas a Punky, soma os 45 minutos que o jornal levava!
O TJ Brasil tinha 30 minutos na época.

Só que tem um detalhe, antes tinha um jornal local também. E, se os estúdios estavam alagados o jornal local também não deve ter ido ao ar. Pode ser que a exibição tapa-buraco tenha durado uma hora em SP.

Grade da época:

Imagem

HerVen 80
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 44 vezes

Mensagem por HerVen 80 » 26 Jun 2012, 14:29

MatheusRolimChespirito escreveu:Tá mais que provado que existe. Olhem esse chapapo como fã Cláudio Carvalho:

MM – Você se recorda do episódio “Revolvinho do Chaves”, exibido apenas uma vez como tapa-buraco em 1990 devido ao alagamento dos estúdios do SBT?

CL - Me lembro vagamente de alguma coisa nesse sentido. Algo como Chaves ter entrado no ar em um horário que não tinha nada a ver e com um episódio inédito. Lembro-me também de alguma coisa relacionada a esse revolvinho, como ele apontar para as pessoas e elas saírem correndo, ajoelharem a seus pés, desmaiarem, etc. Mas não sei se isso é um delírio ou uma lembrança de verdade.

http://www.sambariocarnaval.com/colunas ... apo34.html
Meio que lembra a história da Carabina, né? Com certeza, foi inspirado nessa história, também! E acho que com a história dos Rojões, aí de vez, que o povo da vila se apavora, achando que Chavinho atirou! Tudo indica, que era o ep da independencia, com instrumentos musicais e bombas. E lembro dessa entrevista.
Fabão escreveu:
HerVen 80 escreveu:E se somar esses 2 episódios, perdidos mundialmente, mas a dos Ladrões, que nem imagin qual é, mas a Punky, soma os 45 minutos que o jornal levava!
O TJ Brasil tinha 30 minutos na época.

Só que tem um detalhe, antes tinha um jornal local também. E, se os estúdios estavam alagados o jornal local também não deve ter ido ao ar. Pode ser que a exibição tapa-buraco tenha durado uma hora em SP.

Grade da época:
Imagem
Então, pelo horário, A Punky que passou para a programação local. Sendo assim, Chaves passou para todo o país! E o Ecomomia popular, também não deve ter passado, então! :ponder:
Editado pela última vez por Gol D Roger em 26 Jun 2012, 15:51, em um total de 1 vez.
Razão: Quando quiser acrescentar algo a postagem, use o botão EDITAR.
Imagem
We can beat them, just for one day

GotardI
Membro
Membro
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Mensagem por GotardI » 26 Jun 2012, 17:26

Li todo o tópico. Fico feliz que nesses 20 anos após essa exibição finalmente comprovo que não era um devaneio...

A mais de 10 anos discuti tanto sobre isso no finado fórum do Cleotais... somente o Tab Ramos e eu nos entendemos. Até então tudo era suposição daquilo que descrevíamos. Infelizmente, houveram pessoas que fizeram de tudo para ridicularizar esse episódio criando "provas" com textos imensos sobre os motivos de não existir um episódio com 'revolver'... Tudo bem não acreditar, mas nunca se deve praticamente dizer "Você está mentindo" baseado em suposições. Nunca quis que acreditassem em mim, apenas discuto e defendo com argumentos naquilo que vi, e posso perfeitamente aceitar que não concorde comigo, porém sempre detestei a ridicularização de uma história que alguém conta, especialmente quando esse alguém não tem motivos algum para sair por aí levantando boatos da vovózinha.

Agora, uma coisa interessante:

Estão falando que foi exibido "Punk" antes. EU NÃO VI. Outra coisa, acompanhei desde o final da tarde os noticiários, junto ao meu falecido Avô, sobre a enchente, por HORAS. Na programação no jornal citado aí, diz que não existia o AQUI AGORA, e sim um Jornal Local. Acredito que o "Jornal Local" era o AQUI AGORA ou outro bem similar, e neste dia excepcionalmente pode ter começado mais cedo para fazer a cobertura da enchente. Portanto, pode ser que estão confundindo ou a Programação no canal 4 de SP estava diferente nas outras emissoras, como a do RJ.

Abaixo o que tenho claramente na minha lembrança:
Assisti o Aqui Agora, com os créditos subindo ao fundo da recepção do SBT na Vila Guilherme totalmente alagada e após alguns segundos de tela preta começou o episódio do "revolvinho", sem abertura. Minutos depois o episódio foi cortado e começou o TJ Brasil. Deve ter sido exibido pouco mais de 10 minutos, e uma cena que tenho na lembrança é o Chaves agachado na escada com um revolver de brinquedo de cor alaranjada.
Uma das coisas que prejudicou era a péssima recepção do canal 4 naquele dia na casa de meus avós, aqui em Jundiaí, além da minha idade....

Marlon Oliveira Lima
Membro
Membro

Mensagem por Marlon Oliveira Lima » 26 Jun 2012, 17:50

Antonio Felipe escreveu:Não.
Então quem colocou no you tube se enganou !

Gol D Roger
Membro
Membro

Mensagem por Gol D Roger » 26 Jun 2012, 17:52

O revolvinho é a versão de 72 desse, que parte do roteiro deve falar sobre independência. Só que no de 72, invés de metralhadora branca e rifle, teve um revolvinho laranja.

GotardI
Membro
Membro
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Mensagem por GotardI » 26 Jun 2012, 17:53

Marlon Oliveira Lima escreveu:O Episódio do Revolvinho por acaso seria esse ?

Desculpa a brincadeira, mas não resisti... Pô, essa história das bombinhas sempre me entalará na garganta!
Editado pela última vez por GotardI em 26 Jun 2012, 18:56, em um total de 2 vezes.

Marlon Oliveira Lima
Membro
Membro

Mensagem por Marlon Oliveira Lima » 26 Jun 2012, 17:57

GotardI escreveu:Desculpa a brincadeira, mas não resisti... Pô, essa história das bombinhas sempre me entalará na garganta!
Adorei o vídeo ! Se eu nunca mais parar de rir você é o culpado. :garg: :garg: :garg:

HerVen 80
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 44 vezes

Mensagem por HerVen 80 » 26 Jun 2012, 20:47

GotardI escreveu:Li todo o tópico. Fico feliz que nesses 20 anos após essa exibição finalmente comprovo que não era um devaneio...

A mais de 10 anos discuti tanto sobre isso no finado fórum do Cleotais... somente o Tab Ramos e eu nos entendemos. Até então tudo era suposição daquilo que descrevíamos. Infelizmente, houveram pessoas que fizeram de tudo para ridicularizar esse episódio criando "provas" com textos imensos sobre os motivos de não existir um episódio com 'revolver'... Tudo bem não acreditar, mas nunca se deve praticamente dizer "Você está mentindo" baseado em suposições. Nunca quis que acreditassem em mim, apenas discuto e defendo com argumentos naquilo que vi, e posso perfeitamente aceitar que não concorde comigo, porém sempre detestei a ridicularização de uma história que alguém conta, especialmente quando esse alguém não tem motivos algum para sair por aí levantando boatos da vovózinha.

Agora, uma coisa interessante:

Estão falando que foi exibido "Punk" antes. EU NÃO VI. Outra coisa, acompanhei desde o final da tarde os noticiários, junto ao meu falecido Avô, sobre a enchente, por HORAS. Na programação no jornal citado aí, diz que não existia o AQUI AGORA, e sim um Jornal Local. Acredito que o "Jornal Local" era o AQUI AGORA ou outro bem similar, e neste dia excepcionalmente pode ter começado mais cedo para fazer a cobertura da enchente. Portanto, pode ser que estão confundindo ou a Programação no canal 4 de SP estava diferente nas outras emissoras, como a do RJ.

Abaixo o que tenho claramente na minha lembrança:
Assisti o Aqui Agora, com os créditos subindo ao fundo da recepção do SBT na Vila Guilherme totalmente alagada e após alguns segundos de tela preta começou o episódio do "revolvinho", sem abertura. Minutos depois o episódio foi cortado e começou o TJ Brasil. Deve ter sido exibido pouco mais de 10 minutos, e uma cena que tenho na lembrança é o Chaves agachado na escada com um revolver de brinquedo de cor alaranjada.
Uma das coisas que prejudicou era a péssima recepção do canal 4 naquele dia na casa de meus avós, aqui em Jundiaí, além da minha idade....
Então, a história é assim! Contaram tanta que a a gente até confudi! Por acaso o Chaves brincava de Guerra? E as pessoas da vila ficavam mesmo apavorada com rojões?
Marlon Oliveira Lima escreveu:O Episódio do Revolvinho por acaso seria esse ?
Também achei que fosse essa, colega, mas disseram que não, por essa ser de 1973! Loucuras demais para minha cabeça, mas creio que tudo vai se esclarecendo!
Imagem
We can beat them, just for one day

Marlon Oliveira Lima
Membro
Membro

Mensagem por Marlon Oliveira Lima » 27 Jun 2012, 10:39

Eu fico intrigado com uma coisa, como é que pode ninguem ter gravado esse episódio se tratando de um episódio inédito na época ? eu acredito que pelo menos um cristão de deus tenha gravado, mas não sei por qual motivo não divulga, o proprio Sbt deve ter a programação do dia da enchente gravado e guardado em seu acervo. Se na época eu tivesse a idade que tenho hoje e a mentalidade teria gravado, pois pelo tempo que dizem que ele ficou no ar, daria tempo de pegar uma fita e gravar, ate porque naquele tempo os episódios eram novidades e muitos gravavam no dia da estreia.
Editado pela última vez por Marlon Oliveira Lima em 27 Jun 2012, 11:07, em um total de 2 vezes.

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 9087 vezes
Curtiram: 4995 vezes

Mensagem por Jacinto » 27 Jun 2012, 10:43

O Leandro Morena não gravou não? se eu não me engano,eu li em um site que ele afirmou ter visto nesse dia também.

Marlon Oliveira Lima
Membro
Membro

Mensagem por Marlon Oliveira Lima » 27 Jun 2012, 11:05

Seria tão bom se existisse uma Máquina do Tempo ! :garg: :garg:

Responder