Confirmada a existência de "O Revolvinho do Chaves"

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Furtado
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Re: Confirmada a existência de "O Revolvinho do Chaves"

Mensagem por Furtado » 24 Jun 2012, 19:17

Pessoal, será que esse Chaves que passou no dia não foi gerado pelo SBT Rio? Olhem o que eu achei nos comentários do site Tvs do RJ:

"No caso do SBT (fui funcionario) vou dar um Exemplo, nos anos 90 um fote temporal atingiu SP, alangando varias localidades inclusive a Vila Guilherme onde ficava o SBT, Hoje fica em Osasco, este alagamento atingiu inclusive a sede do SBT danificando equipamentos e toda a seu arquivo televisivo, estavamos operando o controle mestre do RJ recebemos uma ligação da sede informando que o SBT estava sem condições de operaçao devido a este evento, foi a primeira vez que operamos o SBT a partir do Rio com dificuldades, pois realmente na epoca não tinhamos tantas condições, O programa Aqui e Agora foi feito do RJ direto do Controle mestre com apresentação do jornalista que não me lembro o nome. No final de tudo fomos gratificados pelo PATRÃO, pois conseguimos manter o SBT no ar direto do Rio, nem ele mesmo imaginava que iria dar certo mas deu."

É um comentário de um funcionário do SBT Rio na época.

http://tvsdorj.com/2012/04/22/confira-o ... incendios/
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Daniel Brito
Membro
Membro
Time de Futebol: Vitória
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 79 vezes

Mensagem por Daniel Brito » 24 Jun 2012, 19:46

Sei não... como é que eles iam gerar, se provavelmente não tinham a fita do episódio no arquivo? :estrelas:
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

Furtado
Membro
Membro
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Mensagem por Furtado » 24 Jun 2012, 19:46

Daniel Brito escreveu:Sei não... como é que eles iam gerar, se provavelmente não tinham a fita do episódio no arquivo? :estrelas:
Só se tinham alguns episódios estocados para exibições locais ou em emergências, como é hoje em dia.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Daniel Brito
Membro
Membro

Mensagem por Daniel Brito » 24 Jun 2012, 19:54

Mas por se tratar de um episódio que nunca havia sido exibido, é dedutível que eles não teriam. Os que eram comuns na época, talvez...
Imagem
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Imagem
Imagem

HerVen 80
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 44 vezes

Mensagem por HerVen 80 » 24 Jun 2012, 20:18

Só se uma parte do pacote foi pro Rio e outra para São Paulo!
Imagem
We can beat them, just for one day

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2180 vezes
Curtiram: 4767 vezes

Mensagem por Barbano » 24 Jun 2012, 21:23

MatheusRolimChespirito escreveu:Segundo dizem, o SBT interrompeu do nada o revolvinho - ficou um tempo a tela preta - e começou o jornal. Ou seja, o episódio só substituiu um pouquinho o jornal...
Na capa da Folha de São Paulo (ou Estado, agora não lembro) da época dizia que os telejornais do sbt tinham sido cancelados.

Na matéria não tinha nenhuma informação a respeito...

Há uma divergência muito grande de informações. Dizem que o episódio teria sido exibido depois do Aqui Agora. Mas o jornal nem existia na época...

Só se houve outra grande enchente em 1992, que ocasionou o mesmo problema.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 3019 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 24 Jun 2012, 21:47

Em que dia ocorreu essa enchente?
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Daniel Brito
Membro
Membro

Mensagem por Daniel Brito » 24 Jun 2012, 21:48

A citada pelo Folha de São Paulo? 19 de março de 1991.
Imagem
Usuário do Ano de 2012
Imagem
Imagem

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 24 Jun 2012, 22:10

Fabão escreveu:
MatheusRolimChespirito escreveu:Segundo dizem, o SBT interrompeu do nada o revolvinho - ficou um tempo a tela preta - e começou o jornal. Ou seja, o episódio só substituiu um pouquinho o jornal...
Na capa da Folha de São Paulo (ou Estado, agora não lembro) da época dizia que os telejornais do sbt tinham sido cancelados.

Na matéria não tinha nenhuma informação a respeito...

Há uma divergência muito grande de informações. Dizem que o episódio teria sido exibido depois do Aqui Agora. Mas o jornal nem existia na época...

Só se houve outra grande enchente em 1992, que ocasionou o mesmo problema.
Folha de SP:

Imagem

Eu li o Estadão e a Folha dos dois dias seguintes à enchente. Nenhuma notícia sobre esse cancelamento... No máximo, na Folha do dia 22, quando disseram que o SBT ficou inundado e o dia anterior foi de limpeza.

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 24 Jun 2012, 22:18

Uai, lê o texto dessa imagem que você postou... fala claramente: O SBT não transmitiu seus telejornais.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 24 Jun 2012, 22:19

Eu li, oras. Tô falando em notícia dentro do jornal além dessa citação na capa. :P

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 24 Jun 2012, 22:23

Pois é. Muito estranho que não tenha nenhuma outra referência a esse fato... Aliás, já é estranho o fato de mencionarem na capa, num texto mínimo, e não mencionarem na matéria de várias páginas.

HerVen 80
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 44 vezes

Mensagem por HerVen 80 » 24 Jun 2012, 22:29

Quanto mais eu penso que tirei as dúvidas, mais dúvidas aparecem em minha cabeça. :panc: :ponder:
Imagem
We can beat them, just for one day

Seu Moncho
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 0
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por Seu Moncho » 24 Jun 2012, 23:52

Segundo relatos do Berriel, na noite de 19 de março de 1991 foi exibido Punky - A Levada da Breca e depois Chaves. Primeiro teria vindo "O Dia da Independência (1975)", e depois cenas desconexas do "Revolvinho do Chaves". E bate com a informação da Folha de São Paulo de que os telejornais do dia foram cancelados.

Como já foi dito aqui, não tem muito mistério. As estações estavam boiando em meio à enchente, e os VTs Beta e Quadruplex estavam estragados. O jeito era pegar fitas antigas, do formato U-Matic, para seguir a programação.

Os motivos que levaram o "Revolvinho" a ser escolhido poderiam são tantos que a gente se acabaria de especular.

Mas, é claro, eu tenho uma teoria. Na fita U-Matic, o "Revolvinho" estava junto com "O Dia da Independência" (lote de 88). Como Punky e Chaves não tapariam totalmente o buraco e não dava para ficar escolhendo muito, taparam o buraco com o que já estava na fita e pronto.

Lembrando ainda que os VTs U-Matics deveriam ser de material antigo, do arquivo, e que portanto não estava editado. Seria normal ter trechos de episódios, ou partes com qualidade boa e outra ruim, junto a episódios comuns e bons para exibição.

Na pressa, na correria, devia ser mais importante botar a emissora no ar do que qualquer outra coisa. Imaginem a pressão absurda que não foi naquele dia, a tensão, o estresse...uma frase "anda logo, pega qualquer fita dessas e bota logo no ar!", dentro de determinado contexto, não seria nada de tão estranho.

Porém, é tudo teoria, e será muito difícil confirmar alguma coisa.

E pensem bem..."Revolvinho" próximo de "Independência"...eu sei, eu sei que parece loucura e absurdo, ainda mais contando que são capítulos de épocas totalmente diferentes. Mas a Televisa é uma bagunça, não é? A gente poderia esperar qualquer coisa deles.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 391 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 25 Jun 2012, 00:13

Seu Moncho escreveu:Segundo relatos do Berriel, na noite de 19 de março de 1991 foi exibido Punky - A Levada da Breca e depois Chaves. Primeiro teria vindo "O Dia da Independência (1975)", e depois cenas desconexas do "Revolvinho do Chaves". E bate com a informação da Folha de São Paulo de que os telejornais do dia foram cancelados.

Como já foi dito aqui, não tem muito mistério. As estações estavam boiando em meio à enchente, e os VTs Beta e Quadruplex estavam estragados. O jeito era pegar fitas antigas, do formato U-Matic, para seguir a programação.

Os motivos que levaram o "Revolvinho" a ser escolhido poderiam são tantos que a gente se acabaria de especular.

Mas, é claro, eu tenho uma teoria. Na fita U-Matic, o "Revolvinho" estava junto com "O Dia da Independência" (lote de 88). Como Punky e Chaves não tapariam totalmente o buraco e não dava para ficar escolhendo muito, taparam o buraco com o que já estava na fita e pronto.

Lembrando ainda que os VTs U-Matics deveriam ser de material antigo, do arquivo, e que portanto não estava editado. Seria normal ter trechos de episódios, ou partes com qualidade boa e outra ruim, junto a episódios comuns e bons para exibição.

Na pressa, na correria, devia ser mais importante botar a emissora no ar do que qualquer outra coisa. Imaginem a pressão absurda que não foi naquele dia, a tensão, o estresse...uma frase "anda logo, pega qualquer fita dessas e bota logo no ar!", dentro de determinado contexto, não seria nada de tão estranho.

Porém, é tudo teoria, e será muito difícil confirmar alguma coisa.

E pensem bem..."Revolvinho" próximo de "Independência"...eu sei, eu sei que parece loucura e absurdo, ainda mais contando que são capítulos de épocas totalmente diferentes. Mas a Televisa é uma bagunça, não é? A gente poderia esperar qualquer coisa deles.
Dentro dessa hipótese, seria mais plausível que tivessem sido exibidos Independência (1972) + Bombinhas (1972), ambos perdidos mundiais, talvez integrantes da mesma compliação.

Faria sentido estarem ambos na mesma fita. A versão de 1975 não.

Responder