SBT deve dublar episódios inéditos de Chaves

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
jmch
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: SBT deve dublar episódios inéditos de Chaves

Mensagem por jmch » 04 Mar 2012, 13:15

Mesmo com a voz meio gasta, é muito melhor o Nelson, do que o do desenho...
O Carlos Seidl já tá com a voz um pouco diferente, mas não dá pra imaginar o seu Madruga com outra voz... Com o Quico é a mesma coisa.

Eu gosto da voz do Quico no desenho, mas pro original deve ficar muito esquisita! xD

Lucas_Panurge
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Paysandu Sport Club
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 0

Mensagem por Lucas_Panurge » 04 Mar 2012, 13:57

Nelson, não sei se você já entrou com esses números há 5 anos atrás ou mais, - caso tenha o feito desconsidere o fim desta frase - será que seria antiético da sua parte (do ponto de vista jurídico) dar nome aos bois e explicitar tais preços? Agora tô entendendo teu lado! O mais chato dos comunistas sindicalistas do mundo pode te compreender mal.

Cheves
Membro
Membro
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Cheves » 04 Mar 2012, 15:05

Fabão escreveu:
E.R escreveu:Polegar, vamos supor que sejam 50 episódios (tudo), seria 25.000 reais (por exemplo), mas o Carlos Villagrán não aparece em todos os episódios (por causa da temporada de 1979), então, vamos tirar uns 4 episódios, sobra 23.000 reais.

Pagando 23.000 reais para cada dublador clássico (Nelson, Sandra ou Cecília, Seidl, Marta e Osmiro), daria R$115.000,00.
Caro, né?

Mas, com umas 3 inserções comerciais nacionais no horário do Chaves eles pagam isso. Em um dia. Os outros 9 anos, 11 meses e 29 dias saem "de graça".

O que o Nelson quer ganhar por 10 anos alguns apresentadores da casa faturam em um programa. Para pensarmos...
Exatamente. Estamos falando aqui de um programa que não tem custo de produção algum. Ou seja, em uma semana (se tudo isso), ainda que com baixa audiência, as inserções já pagariam o requerido por todos os atores.

Agora querem chamar de canalhice o cara pedir a devida remuneração pelo seu trabalho. É o lado ruim de lidar com gente imatura, mas temos que saber esclarecer a situação.

Querer comparar a dublagem de Chaves com a dublagem de, sei lá, Café com Aroma de Mulher (já esqueci o exemplo que usaram) é totalmente irrazoável. Fato é que Café com Aroma de Mulher ou similares não tem uma base de fãs consagrada ao longo de décadas, não conquistou milhares de pessos e lucrou com desenhos, brinquedos, revistas, enfim, café com aroma de mulher não fez o sucesos de Chaves.

E lembre-se, Chaves é nomeadamente o maior sucesso atual do SBT. Mesmo que não seja a maior audiência, é um programa que vem gerando lucros para a emissora há quase 30 anos. Se faz sucesso, dá dinheiro, se dá dinheiro é totalmente razoável que os atores (dubladores) peçam mais pelo seu trabalho. Nao vou entrar na questão de direitos conexos, mas fato é que se na época da dublagem eles pediram x - tendo em vista que o programa não fazia sucesso - depois de 30 anos, tendo Chaves rendido provavelmente milhões de reais para a emissora, é irrazoável que eles continuem pedindo o mesmo valor x pela dublagem. Senão seria pura exploração.

Então, sim, é porque faz sucesso que é exploração. Porque não há sentido em a emissora ganhar mais e querer pagar a mesma coisa para o dublador. É questão de oferta e procura: há apenas um dublador com a voz que consagrou o personagem, logo se a emissora quiser usar esta voz ela deverá pagar o preço que ele acredita razoável. Do contrário, a emissora vai, por sua conta e risco, contratar outra voz.

Agora, não há mau-caratice, não há "viadagem". Como o nelson falou, dublagem é a profissão dele, é o que põe a comida na mesa, é o que paga suas contas. Se seu trabalho é bom, é querido e idolatrado, o crescimento pessoal é evidente, mas ao mesmo passo isso significa que você faz jus também a uma melhor remuneração. E se os fãs querem aquela voz, caberá a eles pressionar o SBT e demonstrar seu desejo por AQUELA voz, para que o SBT entenda que AQUELA voz é essencial, e que o sucesso da dublagem depende também daquela voz.
Editado pela última vez por Cheves em 04 Mar 2012, 15:11, em um total de 1 vez.

Corpo do Benito
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 248 vezes

Mensagem por Corpo do Benito » 04 Mar 2012, 15:05

Nelson arregaçou aqui.
O Nelson tem o direito de negociar, assim como o SBT tem o direito de negar e procurar outra voz.
Mas com outra voz vai ser inevitável a chuva de comentários negativos dessa nova dublagem.

Aliás, e o estúdio? Já pensaram no estúdio que vai receber esses episódios? Chuto: DuBrasil, o mesmo do desenho em SP.

Almôndega com patas
Membro
Membro
Time de Futebol: Cruzeiro
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por Almôndega com patas » 04 Mar 2012, 16:43

Sempre ouvi dizer que Chaves faturava muito pouco no SBT, por se tratar de um seriado velho e voltado ao público infantil. Só fica no ar por que dá audiência, e o SBT precisa muito desses números, principalmente nesse cenário de agora. E a renovação de contrato com a Televisa custa caro, para quem fala que o programa tem custo quase que zero.

Não entendo essa parada de direitos conexos (e nem tem relação direta com a recusa do SBT em negociar com o Nelson), mas imagino que quem deveria pagá-los seria a Televisa, já que é ela que vende o seriado para Cartoon, Netflix etc. A questão aqui é a forma que o Nelson está pedindo para ser remunerado, que não deve ser das mais comuns (tanto que as negociações com a Amazonas por pouco não foram pra frente). Nem posso avaliar se a quantia é grande ou pequena, pois não sei os valores que geralmente são cobrados pelos dubladores, e nem a proposta oferecida para os demais (não deve ser ruim, já que eles aceitaram).

GotardI
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Mensagem por GotardI » 04 Mar 2012, 17:38

Chaves tá no ar porque dá audiêcia e por consequência é lucrativo, é MUITO lucrativo. Vejam antes de tudo o custo x benefício. Se tá no ar por quase 30 anos é por isso, e não pra agradar fãns.
Bertocarca escreveu:
Fabão escreveu:
Bertocarca escreveu:Continuo querendo outra voz no Quico pq a do Machado está muito gasta. E continuo achando uma CANALHICE essa história de "direitos conexos" ou seja lá como se chama. Pagou pra ser feito na época, recebeu? Beleza, tá resolvido então.
Não é canalhice, é LEI. E como tal, deve ser cumprida...
Leis nesse país medíocre e atrasado são feitas por quem e pra quem está no comando, infelizmente.
Não dá pra se basear simplesmente pela frase "É LEI, TEM QUE SER CUMPRIDA".
O dia que eu vir as leis mais básicas sendo cumpridas como LEIS DE FATO, e não pra americano ver, quem sabe eu mudo o meu discurso.É um absurdo num país onde "todos são iguais perante a lei" existir o preconceito (e ele ser incentivado diariamente) contra várias camadas da sociedade, é um absurdo uma pessoa ser condenada a "prisão perpétua" ou "cento e tantos anos" mas ficar só TRINTA (30) anos presa, daí a pena cai pra 1 terço por bom comportamento. Ou seja, só ficou 10 anos presa no máximo.
Não existem leis no Brasil, existe censura, repressão e manutenção do poder de quem já está ali.
Seu discurso é contraditório. Quando aparece alguém querendo seus direitos de acordo com as LEIS DE FATO, como é o Nelson, vc é contra! Oras.... :duh:
Almôndega com patas escreveu:Nossa, acabei de descobrir que tenho de ligar para os pedreiros que construiram minha casa, afinal estou explorando-a por uns bons anos (e sem pagar nada a mais por isso; que feio...).

Interessante que só é 'exploração' quando o trabalho dá certo. Um contra exemplo é a novela "Destilando amor", que deu um prejuízo estratosférico para o SBT. Será que algum dublador quiz dividir custos com a emissora? Aposto que todos receberam o ordenado que foi proposto no ínicio, o que é muito justo, pois assim foi o combinado entre as partes.

Não adianta reclamar de 'exploração' depois de assinar contrato. Tem que fazer como ele vai fazer agora: discutir os aspectos do contrato de dublagem ANTES de fazer o trabalho. Aí eu acho mais do que correto.
Comparação sem sentido. Estamos falando de direitos autorais, não de construção civíl... Quando o pedreiro construiu sua casa, ele já estava ciênte que vc iria desfrutar do uso do imóvel ou vende-lô com lucro. Em cima disso tudo ele já cobra um valor fixo e nada mais. No caso do artista, dublador, ele não sabe ainda se o produto dublado fará sucesso gerando lucros ou não. Essa é a diferença. Portanto, contrato diferente.

Quero ver se alguma gravadora um dia irá propor para um cantor e compositor um valor "x" para gravar um CD, e se o CD for um sucesso? O verdadeiro autor da obra fica sem ganhar mais nada? Por isso na música isso não existe.

Cheves
Membro
Membro
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Cheves » 04 Mar 2012, 19:20

Almôndega com patas escreveu:Sempre ouvi dizer que Chaves faturava muito pouco no SBT, por se tratar de um seriado velho e voltado ao público infantil. Só fica no ar por que dá audiência, e o SBT precisa muito desses números, principalmente nesse cenário de agora. E a renovação de contrato com a Televisa custa caro, para quem fala que o programa tem custo quase que zero.
Desconheço o mundo em que você vive no qual: (i) um programa dá audiência, mas não lucra; (ii) uma das maiores emissoras nacionais gastaria fortunas com um programa que não lucra (por amor aos fãs?).

No mais, a renovação custa caro pelo mesmo motivo que a dublagem do Nelson custa caro: o programa é sucesso, e todos os que participam neste sucesso querem sua fatia do bolo.

Bertocarca
Membro
Membro
Curtiram: 0

Mensagem por Bertocarca » 04 Mar 2012, 21:10

GotardI escreveu:Chaves tá no ar porque dá audiêcia e por consequência é lucrativo, é MUITO lucrativo. Vejam antes de tudo o custo x benefício. Se tá no ar por quase 30 anos é por isso, e não pra agradar fãns.
Bertocarca escreveu:
Fabão escreveu:
Bertocarca escreveu:Continuo querendo outra voz no Quico pq a do Machado está muito gasta. E continuo achando uma CANALHICE essa história de "direitos conexos" ou seja lá como se chama. Pagou pra ser feito na época, recebeu? Beleza, tá resolvido então.
Não é canalhice, é LEI. E como tal, deve ser cumprida...
Leis nesse país medíocre e atrasado são feitas por quem e pra quem está no comando, infelizmente.
Não dá pra se basear simplesmente pela frase "É LEI, TEM QUE SER CUMPRIDA".
O dia que eu vir as leis mais básicas sendo cumpridas como LEIS DE FATO, e não pra americano ver, quem sabe eu mudo o meu discurso.É um absurdo num país onde "todos são iguais perante a lei" existir o preconceito (e ele ser incentivado diariamente) contra várias camadas da sociedade, é um absurdo uma pessoa ser condenada a "prisão perpétua" ou "cento e tantos anos" mas ficar só TRINTA (30) anos presa, daí a pena cai pra 1 terço por bom comportamento. Ou seja, só ficou 10 anos presa no máximo.
Não existem leis no Brasil, existe censura, repressão e manutenção do poder de quem já está ali.
Seu discurso é contraditório. Quando aparece alguém querendo seus direitos de acordo com as LEIS DE FATO, como é o Nelson, vc é contra! Oras.... :duh:
Não, não fui contraditório, pelo menos não foi a intenção ser. Quis dizer com isso que essa "lei" dos direitos conexos foi feita por gente interesseira que quer tirar mais grana de quem já o pagou, ou feita por algum político amiguinho desses interesseiros. O exemplo que o amigo deu dos pedreiros é exatamente a mesma coisa.

A "casa" já foi construída, os tijolinhos pagos, o serviço dos pedreiros também. Assim como o dono da casa não pode reclamar uma garantia anos depois de morar na casa, o pedreiro também não pode querer grana se já recebeu.

MINHA OPINIÃO, NÃO VOU MUDAR, NEM VOU PERMITIR QUE ME IMPEÇAM DE EXPRESSÁ-LA. NÃO CITEI NOMES PORTANTO NÃO ME VENHAM COM CRÍTICAS DE QUE OFENDI UNS E OUTROS.

Jôpiras
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Time de Futebol: Atecubanos
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 10 vezes

Mensagem por Jôpiras » 04 Mar 2012, 21:21

Alexandre escreveu:
Giovani Chambón escreveu:
João Paulo escreveu:É foda, o cara dublou lá no passado uma série aí só pra garantir seu salario, daí chega 2011 e vê um monte de gente fã do trabalho dele tacando o pau. :lol:

E quando resolve aparecer o pessoal começa a babar. :vamp:
Né! KOPASOKPAOPKSPOKSSA
Se vc está se referindo a mim e outros fãs que xingaram por falta de informação, deveria ficar calado. Eu reconheci o meu erro e estou sabendo agora o certo da história. Outra coisa eu tive coragem de falar o que eu achava, e não como outros (que não vou falar o nome, mas que acabei de citar acima) ficam de piadinha agora (mas duvido que em casa tava xingando pra cacet#). Se eu tivesse que fazer isso, faria de novo, sabe porque... é minha opinião !!! :silencio: Mais uma vez descupe Nelson Machado
Não tava em casa xingando pra cacete porque eu nem tava interado sobre o assunto. Só fui saber saber sobre essa xingaiada toda porque tavam comentando no xat. :rolleyes:
E não estava me referindo a você porque nem sabia que você tava no meio... ou será que eu tava? :ponder: É, talvez sim, indiretamente... mas desculpe se te ofendi de alguma forma, os vizinhos tem que ser bons uns com os outros e não ficar brigando! :joinha: (É assim a fala?)
Mas convenhamos que xingar assim sem ter o devido conhecimento e informação sobre o caso também não é uma coisa muita certa de se fazer. :rolleyes:

Jonas Pereira
Membro
Membro
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por Jonas Pereira » 04 Mar 2012, 21:44

Com certeza se mandarem pro estúdio que dublam também o desenho animado vão colocar as mesmas BGM's que tocam no desenho. Se o Fã-Clube Chespirito-Brasil não organizarem isso lá com a produção do SBT durante as dublagens, eles vão acabar fazendo tudo errado!

Beterraba
Membro
Membro
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Mensagem por Beterraba » 04 Mar 2012, 21:51

Jonas Pereira escreveu:Com certeza se mandarem pro estúdio que dublam também o desenho animado vão colocar as mesmas BGM's que tocam no desenho.
claro que não, as BGM's do desenho são padronizadas, já vem do original, as das séries não :joinha:
Usuário do Mês de Março de 2018

JVCH
Membro
Membro
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 7 vezes

Mensagem por JVCH » 04 Mar 2012, 22:10

existem informações dos eps dublados/inicio das dublagens?
Criador do CentroCH

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2845 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 04 Mar 2012, 23:40

Bertocarca escreveu:Não, não fui contraditório, pelo menos não foi a intenção ser. Quis dizer com isso que essa "lei" dos direitos conexos foi feita por gente interesseira que quer tirar mais grana de quem já o pagou, ou feita por algum político amiguinho desses interesseiros. O exemplo que o amigo deu dos pedreiros é exatamente a mesma coisa.

A "casa" já foi construída, os tijolinhos pagos, o serviço dos pedreiros também. Assim como o dono da casa não pode reclamar uma garantia anos depois de morar na casa, o pedreiro também não pode querer grana se já recebeu.

MINHA OPINIÃO, NÃO VOU MUDAR, NEM VOU PERMITIR QUE ME IMPEÇAM DE EXPRESSÁ-LA. NÃO CITEI NOMES PORTANTO NÃO ME VENHAM COM CRÍTICAS DE QUE OFENDI UNS E OUTROS.
Que tal você discutir com argumentos e não com artifícios torpes como "lei feita por gente interesseira", "político amiguinho de interesseiros", "canalhice de direitos conexos", coisa e tal?
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 339 vezes
Curtiram: 1403 vezes

Mensagem por Quase Seca » 04 Mar 2012, 23:50

Quanto a dublagem em si, duas coisas importantíssimas além das vozes são as BGMs clássicas de latidos de cachorro ou seja lá o que for aquela porra que é tudo menos risada :rolleyes: e como já disseram, as clássicas BGMs(não só as clássicas brasileiras como as clássicas originais também, já que as vezes a deixavam tocar...como a Crazy Violins e tantas outras).
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2006 vezes
Curtiram: 4273 vezes

Mensagem por Barbano » 05 Mar 2012, 09:08

Cheves escreveu:
Almôndega com patas escreveu:Sempre ouvi dizer que Chaves faturava muito pouco no SBT, por se tratar de um seriado velho e voltado ao público infantil. Só fica no ar por que dá audiência, e o SBT precisa muito desses números, principalmente nesse cenário de agora. E a renovação de contrato com a Televisa custa caro, para quem fala que o programa tem custo quase que zero.
Desconheço o mundo em que você vive no qual: (i) um programa dá audiência, mas não lucra; (ii) uma das maiores emissoras nacionais gastaria fortunas com um programa que não lucra (por amor aos fãs?).
Vamos lá, são dois conceitos diferentes: faturamento e lucratividade.

Realmente o faturamento de Chaves é menor que o de outros produtos da casa. Um comercial nacional de 30 segundos no Chaves é muito mais barato do que no sbt Brasil ou em Corações Feridos, mesmo dando mais audiência que esses dois produtos. É fato isso.

Mas temos que levar em conta que Chaves tem um custo relativamente baixo. É basicamente pagar os direitos à Televisa e dar o play. Os direitos de exibição não são baratos, mas se dividir o preço do contrato pelo prazo, dá um valor diário baixo. Muito mais barato reprisar Chaves que produzir qualquer outro programa, como novelas, humorísticos, etc. Mesmo faturando menos, Chaves seguramente é mais lucrativo que produtos caros, como novelas da casa.
Almôndega com patas escreveu:Não entendo essa parada de direitos conexos (e nem tem relação direta com a recusa do SBT em negociar com o Nelson), mas imagino que quem deveria pagá-los seria a Televisa, já que é ela que vende o seriado para Cartoon, Netflix etc.
Televisa também, já que exibe no TLN.

Não sei se quem tem que pagar é quem exibe ou quem distribui a série... Na verdade acho que nem a legislação especifica isso.
GotardI escreveu:Comparação sem sentido. Estamos falando de direitos autorais, não de construção civíl...
Pois é, não tem pé nem cabeça esse tipo de comparação. Estão misturando alhos com bugalhos.

O trabalho do pedreiro está feito. Não tem como você multiplicar a casa construída... Já o trabalho de atores e dubladores você pode reexibir e revender para outras emissoras e países.

Trancado