Curiosidades das séries

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Chompiras
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 30 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Curiosidades das séries

Mensagem por Chompiras » 27 Out 2011, 13:04

Alguns operadores de câmeras da Televisa entraram em contato comigo, através da página do blog no Facebook.

Um deles foi Luis Toledo. Segundo ele, trabalhou durante anos com Chespirito. E era o responsável pela câmera 1.

Imagem

Outro dos câmeras informou que nessa foto, aparece Roldan, outro operador de câmera dos programas de Chespirito, que infelizmente já faleceu.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 316 vezes
Curtiram: 3104 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 27 Out 2011, 16:53

Eu a very well o mistério! :D

Imagem
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Bia N
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 323 vezes

Mensagem por Bia N » 27 Out 2011, 19:58

Outra coisa que percebi é que. Na dublagem do episódio 'O Último Exame', no fim, escuta-se somente os choros do Chaves, da Chiquinha e do Nhonho. Por que não dublaram os choros dos outros personagens? :ponder:
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.

Desde 2011

kaiquepeterete
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 416 vezes
Curtiram: 63 vezes

Mensagem por kaiquepeterete » 27 Out 2011, 20:17

E no episódio UMA AJUDA PARA A CRUZ VERMELHA quando o nhonho diz para atacar a água na dona florinda e dá para ouvir o MAGA falando "é 9 horas né?"meio baixo mas dá para ouvir.Antes dele dizer AH! AH!...
14 Anos de Fórum Chaves em 12/05/2025,21:28 :reverencia: :B):
Imagem
Jegue escreveu:Eu aceitaria numa boa que não aparecesse mais nada completo dublado pela MAGA desde que queimassem a rosca do Lascalla e do Murilo Fraga com brasas retiradas do mais profundo vale do inferno, e transmitissem ao vivo no SBT durante um dia inteiro.

Johnny Wilker
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians!!
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por Johnny Wilker » 28 Out 2011, 00:26

Eu assisti e reassisti varias vezes essa cena, até no fone de ouvido, e não ouvi nada..

EDIT> Agora eu escutei, mas não dá pra entender o que ele diz, parece que é a voz do Carlos Seidl..

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 350 vezes
Curtiram: 1434 vezes

Mensagem por Quase Seca » 28 Out 2011, 13:52

Antonio Felipe escreveu:Eu a very well o mistério! :D

Imagem
Ha ha, legal saber...mais um mistério desvendado
Imagem

Leandro Boutsen
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiram: 142 vezes

Mensagem por Leandro Boutsen » 28 Out 2011, 17:51

Tava vendo o episódio "O Dia Da Independência" de 1975 no YT e vi uma coisa curiosa:

Imagem

Por que teria uma segunda porta na casa com o número 71 escrito?

dedediadema
Membro
Membro
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 100 vezes

Mensagem por dedediadema » 28 Out 2011, 18:01

Leandro Boutsen escreveu:Tava vendo o episódio "O Dia Da Independência" de 1975 no YT e vi uma coisa curiosa:

Imagem

Por que teria uma segunda porta na casa com o número 71 escrito?
Porque a porta esta aberta .

Leandro Boutsen
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiram: 142 vezes

Mensagem por Leandro Boutsen » 28 Out 2011, 18:07

haha, jurava que era outra porta :P

Zenon CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 1343 vezes
Curtiram: 225 vezes

Mensagem por Zenon CH » 28 Out 2011, 20:15

Essa foi boa HAHAHAHAHA :lol:
Imagem
Zenon Barriga y Pesado, desde 2007 acompanhando o meio CH.

Jonas Pereira
Membro
Membro
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 5 vezes

Entrevista a Mário Lúcio de Freitas

Mensagem por Jonas Pereira » 30 Out 2011, 21:06

Home / Cultura Geral / Entrevistas
13/01/2010 - 12h56 - Atualizado em 29/10/2011 - 02h12

Mário Lúcio de Freitas comenta a dublagem do seriado Chaves
Por Paulo Pacheco, aluno do 1º ano de Jornalismo

Bodas de Prata
Compartilhe: [compartilhe com seus amigos] [compartilhe com seus amigos]
Enviar email enviar Imprimir imprimir Comentar comentar RSS do Canal RSS RSS do Canal tamanho da letra

Paulo Pacheco
Mário Lúcio de Freitas

Chaves comemora bodas de prata na televisão brasileira. Em 25 de agosto de 1984, foi exibido o primeiro episódio pelo SBT, emissora da qual jamais saiu. Mário Lúcio de Freitas trabalhou para o canal de Silvio Santos, por quinze anos, e acompanhou de perto a dublagem do humorístico.

Em entrevista, revela como foi a adaptação do seriado mexicano para o público brasileiro e sobre sua amizade com Marcelo Gastaldi, o primeiro dublador da personagem Chaves, que faleceu em 1995.

Quando começou sua carreira?

Foi no circo do meu pai, que também era palhaço, o Marabá, em 1952. Eu era o palhaçinho, meus pais eram trapezistas e trabalharam em circos como o Circo Garcia, mas ele acabou comprando o seu. Anos depois, comecei a fazer alguns programas de televisão. Acho que eles me viram no circo e me convidaram para fazer programas como o Praça da Alegria, criado por Manuel de Nóbrega. Comecei a fazer figuração, vestido de palhaço, e fui contratado.

E a carreira musical?

No circo eu já cantava. Em 1962, meu pai me comprou uma guitarra e comecei a tocar. Minha amiga Soninha, namorada de um amigo que já faleceu, o Marcelo Gastaldi, tocava violão e começou a me ensinar a música “Ouça”, da Maysa. E me convidaram para entrar em um conjunto que estava começando, Os Giannini’s. Era o contrabaixista, porque, como tinha quatro guitarristas e um baterista, alguém tinha que tocar contrabaixo (risos). Surgiu o programa Jovem Guarda, com todo aquele sucesso, a fila era muito grande e naquela época contrataram meu conjunto para ficar tocando na rua, animando a fila. Quando o baixista da Jovem Guarda saiu da banda, me convidaram para entrar no lugar e virei profissional.

Desse grupo fazia parte Marcelo Gastaldi, o primeiro dublador de Chaves?

Não. Éramos o quarteto vocal, Os Iguais, eu, o Antônio Marcos, que ficou famoso, o Apolo e o Marcelo Gastaldi. O Marcelo e eu éramos atores da TV Paulista, quando o conjunto acabou separamos e nos reencontramos depois, na época do SBT, nos anos 1980.

Como o senhor conheceu Silvio Santos?

Conheço o Silvio Santos desde 1959, enquanto estava ainda no circo e ele, na televisão. A primeira coisa que ele fez foi circo, e eu cheguei a fazer a “Caravana do Peru”, a caravana de circo do Silvio Santos.

Quando Chaves chegou ao SBT, o Silvio pediu para a Maga dublar. A Maga era um estúdio sem estúdio?

A Maga não tinha estúdio, mas nem precisava ter. O SBT tinha feito seis estúdios e terceirizava a dublagem. E me contratavam para fazer música para todas as séries. Eu dirigi muitas, como Jem e as Hologramas, Ursinhos Carinhosos, nos estúdios do SBT. O diretor da Maga era o Salathiel Lage, um amigo meu, que lutou bastante para o Chaves entrar no ar. O departamento artístico do SBT, que, na época, era TVS ainda, não gostava do projeto, dizia que era uma série muito ruim, com humor muito infantil, moleque, criança não gosta disso. O fato é que Chaves veio de contrapeso, o Silvio comprou uns programas, umas novelas e veio o Chaves de brinde (risos). Mas o Salathiel insistiu, mesmo com o próprio Silvio Santos não acreditando no Chaves.

Desde o começo da dublagem de Chaves o senhor também participava?

Eu participei de tudo, comecei antes disso. Eu fazia a parte musical. Todas as músicas que cantam na série fui eu que dirigi. O Chaves vai tocar uma música, mas sou eu que estou tocando. E algumas músicas também, que chamamos de “Background Music”, mas que, na verdade, é música e efeitos (ME). Depois, já nos anos 1990, teve o lote dublado na Marshmallow. A Maga foi para lá e alugou alguns estúdios.

Como foi fundada a Marshmallow?

Começou a pintar muita coisa para fazer, então, fiz uma sociedade com o Gilberto Santamaría para fazer o estúdio Marshmallow. Depois entrou um terceiro sócio, o Antônio Paladino, diretor da gravadora do SBT e da Som Livre. Montamos um estúdio de publicidade, e começamos a fazer dublagens. Depois saí e ficou só como dubladora mesmo.

Depois da Marshmallow veio a Gota Mágica. Como foi feita essa transição?

O meu primeiro sócio, Gilberto Santamaría, morreu com 38 anos. A sociedade com o Paladino não estava dando certo. Comecei a montar um estúdio para mim e a Gota Mágica, que estreou em 1994, surgiu dentro do estúdio da Marshmallow.

A dublagem do Clube do Chaves ficou marcada pela adaptação polêmica. Como foi feita a tradução?

Muitas piadas e trocadilhos, com palavras em espanhol, não teriam graça no Brasil. Eu cheguei a traduzir dois capítulos e não era fácil. Com os nomes das personagens, aconteceu isso também. No original, todos os nomes começavam com “Ch”: “Chómpiras”, “Chaparrón”. Nós tentamos traduzir da mesma forma, e colocamos “Chaveco” no “Chómpiras”. Pensamos em um nome para o “Chaparrón”, mas não tinha nenhum bom com “Ch”. Colocamos “Pancada”, mas chegamos a pensar em “Chapado” (risos).

O senhor procurou chamar os mesmos dubladores que dublaram a série clássica?

Sim. O Silton [Cardoso, dublador de Godines] estava perdido, só voltou agora. O Mário [Villela, dublador de Edgar Vivar] estava doente e não conseguiria dublar o Botijão, porque ele fala muito depressa. O Senhor Barriga ele conseguiria, mas o Botijão, não. Tanto que ele não conseguiu na dublagem dos DVDs. E Mário Villela, que dublava no Studio Gabia episódios que seriam lançados em DVD pela Amazonas Filmes, faleceu em 2005.

Como conheceu Cassiano Ricardo, o substituto do Marcelo Gastaldi no Clube?

O irmão dele trabalhou comigo no circo. O Cassiano é ator e estava na peça “Caixa Dois”. Eu o apresentei ao Salathiel Lage, que tinha voltado ao SBT. Procurei alguém que imitasse o Marcelo e o Cassiano nunca tinha dublado. Ele fez o teste e passou. O SBT não devia ter exibido o Chaves do Clube, só os clássicos, e só as outras personagens, Chaveco e Pancada. Por que não deveria? Fica no ar a questão...

ViniCuca
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 75 vezes
Curtiram: 227 vezes

Mensagem por ViniCuca » 31 Out 2011, 07:39

Eu tenho curiosidade pra ver os tais VT's do Botijão dublados pelo Vilella.... hm
Imagem

DNVR-Dona Neves VelhaReumatica
Membro
Membro
Time de Futebol: Fluminense
Curtiram: 1 vez

Mensagem por DNVR-Dona Neves VelhaReumatica » 31 Out 2011, 21:12

Chompiras escreveu:Alguns operadores de câmeras da Televisa entraram em contato comigo, através da página do blog no Facebook.

Um deles foi Luis Toledo. Segundo ele, trabalhou durante anos com Chespirito. E era o responsável pela câmera 1.

Imagem

Outro dos câmeras informou que nessa foto, aparece Roldan, outro operador de câmera dos programas de Chespirito, que infelizmente já faleceu.

Esse cameraman é IGUALZINHO o Edgar Vivar nessa foto aí.
Imagem

Dona Neves: Diretorio Nacional dos Veteranos em Restaurante
Dona Florinda: ou tambem, DONA - NEVES - VELHA - REUMÁTICA!

Valdés
Membro
Membro
Time de Futebol: Bahia
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 16 vezes

Mensagem por Valdés » 02 Nov 2011, 13:45

Verdade. Se ele não estivesse ao lado do Edgar eu diria que era o próprio Vivar que estava com a câmera.
Assinatura.

Alexandre
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Fluminense
Curtiu: 114 vezes
Curtiram: 336 vezes

Mensagem por Alexandre » 03 Nov 2011, 19:06

Eu Estava vendo agora que a Televisa no seu lote novo vem trocando até as aberturas do Programa do Chaves, vejam :

Lote velho

Lote novo

Responder