População de Tangamandápio quer estátua para Jaiminho

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2842 vezes

População de Tangamandápio quer estátua para Jaiminho

Mensagem por Antonio Felipe » 19 Out 2011, 11:39

PLACAR via GAZETA ESPORTIVA

"Herdeiros" de Jaiminho querem estátua para homenagear personagem

A praça central de Santiago de Tangamandápio tem uma estátua de Lázaro Cárdenas, ex-presidente do México. A população não discorda da homenagem ao antigo general, mas reivindica um busto para o carteiro Jaiminho, personagem interpretado por Raul “Chato” Padilla no seriado “Chaves”.

Francisco Javier Ochoa, carteiro da cidade e ‘herdeiro’ de Jaiminho, apoia a iniciativa. “Tinham que fazer um monumento com o nome dele, dar um reconhecimento e talvez também colocar o nome dele numa rua. Graças ao Jaiminho Tangamandápio é conhecida não apenas no México, mas em todo o mundo”, afirmou o jovem de 23 anos.

No seriado, filmado na década de 1970, Jaiminho vestia um sóbrio uniforme azul. Atualmente, para entregar aproximadamente 300 correspondências por dia, Ochoa usa uma chamativa camisa com as três cores da bandeira mexicana para circular pelas estreitas ruas da pequena cidade.

Imagem
O jovem Javier Ochoa, herdeiro do carteiro do Chaves, é chamado pelos amigos de Jaiminho em Tangamandápio

“Meu trabalho é muito bom. Eu gosto, porque sendo carteiro conheci muita gente aqui no povoado. Quando estou distribuindo as cartas, as pessoas me chamam de Jaiminho e me sinto lisonjeado. É uma responsabilidade seguir os passos dele aqui em Tangamandápio”, brincou o jovem, há quatro anos nos Correios.

Como não sabia andar de bicicleta, Jaiminho sempre chegava à vila empurrando-a e às vezes era recebido com pancadas por Chaves. Para evitar a fadiga, costumava pedir que os próprios moradores procurassem suas cartas. Apesar da admiração pelo personagem do seriado, Ochoa garante que é diferente.

“Eu me dou bem com a bicicleta e não evito a fadiga. Até gosto de pedalar”, explicou o ’sucessor’ de Jaiminho, que continua fiel à série televisiva. “Eu e minha família sempre assistimos. Você pode ver os mesmos episódios sempre, mas nunca enjoa, porque é um humor que alegra a alma”, completou.

A iniciativa de homenagear o personagem com uma estátua em Santiago de Tangamandápio é compartilhada por Paulo Roberto Escobar, filho de Roberto Escobar, o carteiro que recebeu o ator Raul “Chato” Padilla em uma histórica visita à cidade no ano de 1983.

“Há muito tempo, meu pai defende a ideia de fazer alguma homenagem, mas infelizmente as autoridades não apoiam. Poderiam fazer um pequeno museu, até para desenvolver o turismo. Tem gente que passa na estrada, vê as placas e vem para a cidade perguntando onde o Jaiminho morava. Temos orgulho de receber gente de fora”, disse Escobar, chamado pelos amigos de “Chapolin”.

Em 1983, Francisco Arroyo intermediou uma visita do ator Raul Padilla à Tangamandápio. No ano seguinte, assumiu o cargo de presidente municipal da cidade, o equivalente à prefeito. Dono de um armazém em frente à praça central, ele diz concordar com a homenagem, apesar de não tê-la feito enquanto estava no poder.

“Eu queria fazer, mas na época as pessoas que moravam nas duas ou três ruas disponíveis já queriam chamá-las com determinados nomes. Seria possível intervir, mediante uma ata da presidência, mas os vizinhos não gostariam. Eu sugeri aos presidentes municipais que se seguiram, mas não trataram de fazê-lo”, lamentou o empresário de 73 anos.

Imagem
Nos Correios, Paulo Roberto Escobar exibe foto do encontro de seu pai com Raul Padilla, intérprete de Jaiminho

Recentemente, Miguel Amezcua Manzo resolveu deixar o cargo para concorrer como deputado e passou a presidência municipal de Tangamandápio para o médico Raul Muratalla. Na condição de interino, ele alegou não se sentir à vontade para conversar com a GE.Net.

Desta forma, a reportagem foi encaminhada a Hector Ochoa Gonzalez, responsável pelo departamento de urbanismo. Ele concorda com a realização de algum tipo de homenagem para o carteiro Jaiminho, mas transfere a responsabilidade para a presidência municipal.

“Eu estou de acordo que se faça uma estátua para esse personagem, porque, de um modo ou de outro, ele fez com que Tangamandápio seja reconhecida, que as pessoas saibam que o povoado realmente existe. Acho que a sociedade tomaria de muito bom grado essa homenagem, mas não depende de mim”, esquivou-se.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Re: População de Tangamandápio quer estátua para Jaiminho

Mensagem por Antonio Felipe » 19 Out 2011, 11:43

Sem evitar a fadiga, Tangamandápio vira polo ciclístico a 200km do Pan

Adepto da filosofia de evitar a fadiga a qualquer custo, o carteiro Jaiminho teria ojeriza aos Jogos Pan-americanos. O esforço dos atletas em busca da medalha de ouro deixaria o personagem do seriado “Chaves” em pânico, especialmente no ciclismo, já que não sabia andar de bicicleta. Certamente, ele não percorreria os cerca de 200 quilômetros que separam Guadalajara de Tangamandápio para acompanhar o evento. Sim, a cidade, de fato, existe e, ironicamente, é um polo do ciclismo de montanha.

A GE.net visitou a localidade de “crepúsculos avermelhados”, como dizia Jaiminho, e, por questões óbvias, se dirigiu imediatamente à sede dos Correios. A acanhada sala, anexa à presidência municipal (equivalente à prefeitura), tem fotos da histórica visita que o ator Raul Padilla, mais conhecido como “El Chato”, fez à cidade em 1983. O intérprete do personagem, falecido em 1994, foi recebido pelo então carteiro Roberto Escobar, que se aposentou há três anos e deixou o filho como sucessor.

Atualmente, Paulo Roberto Escobar, 27 anos, é o administrador da unidade dos Correios de Santiago de Tangamandápio. Entusiasmado com a presença de estrangeiros, ele se colocou à disposição para ciceronear a visita da reportagem à terra natal de Jaiminho, fez questão de usar seu carro para mostrar o povoado e ofereceu de presente um boné com a inscrição “sim, existe”. Para dirigir nas ruas do município de aproximadamente 31 mil habitantes, é necessário tomar cuidado com os ciclistas.

Se na televisão Jaiminho sempre chegava à vila empurrando a bicicleta, seus conterrâneos têm vocação para pedalar, a ponto de Santiago de Tangamandápio ser conhecido como “povo bicicleteiro”. Crianças, adultos, idosos, mães com filhos de colo: todos se locomovem sobre duas rodas nas ruas estreitas, margeadas por moradias humildes, algumas com paredes de barro. A quantidade de ‘praticantes’ da modalidade, aliada ao relevo montanhoso da região, propiciou o surgimento de alguns talentos, como o jovem Alejandro Barajas, 21 anos, apresentado à reportagem por Paulo Roberto Escobar.

“O povoado é pequeno e, como os lugares são próximos uns dos outros, é muito fácil se locomover de bicicleta. Além disso, não há muita coisa para fazer aqui. No dia das crianças, todas pedem bicicletas para os pais. O povo estava acostumado só com o futebol. Quando perceberam que havia outro esporte, o ciclismo se impulsionou. Há competições estatais em que vão mais de 30 corredores de Tangamandápio e já ganhamos prêmios em diferentes categorias”, contou o ciclista, atual campeão nacional sub-23.

Atualmente, Barajas treina sob o comando de Ziranda Madrigal, representante do México nas Olimpíadas de Sydney-2000. No último final de semana, ele foi até Guadalajara para torcer pelo amigo Ignácio Torres, mais conhecido como “Nacho”, seu companheiro na equipe Turbo e integrante da delegação mexicana nos Jogos Pan-americanos. No futuro, o jovem espera que Tangamandápio não seja conhecida apenas como terra natal de Jaiminho.

“Todos identificam Tangamandápio com a figura do Jaiminho. Esse personagem colocou nossa cidade no mapa. Antigamente, nem todos tinham televisão aqui e as famílias se juntavam para ver o Chaves. Agora, cada vez mais Tangamandápio é identificada pelo ciclismo de montanha competitivo, e não apenas pela bicicleta do Jaiminho. Os tempos mudaram, mas até hoje me perguntam se o Jaiminho viveu aqui. Quando estou com meu irmão, ele brinca e fala que sou afilhado do Jaiminho”, contou, sorrindo.

A popularidade internacional de Jaiminho e de Tangamandápio é uma amostra da dimensão do seriado Chaves. Filmado na década de 1970, o programa com cenário simples, personagens previsíveis, piadas repetitivas e reprisado infinitamente até os dias de hoje é, por outro lado, fascinante, a ponto de fazer com que um integrante periférico, que sequer participa de todos os capítulos, proporcione fama internacional a um povoado mexicano.

Em Santiago de Tangamandápio, existem duas versões para a ligação da cidade com Jaiminho. Há quem diga que Roberto Bolaños, criador do seriado, encontrou a cidade ao folhear a lista telefônica e gostou do nome. Outra tese é a de que Raul “Chato” Padilla tomou conhecimento do povoado ao ver uma placa indicativa na estrada. Fato é que ambos jamais haviam pisado na localidade, o que torna cômica sua vocação para o ciclismo.

Além de Alejandro Barajas, a cidade de Tangamandápio conta com Misael Vega, campeão da edição de 2008 do Pan-americano juvenil de ciclismo de montanha, disputado na Venezuela. Atualmente, os dois “tangamandapianos”, como dizia Jaiminho, dominam o campeonato de Michoacán, estado no qual a cidade se localiza, vizinho a Jalisco. No último domingo, ambos fizeram uma dobradinha na oitava etapa da liga.

Paulo Roberto Escobar, administrador da unidade dos Correios de Tangamandápio, criou uma equipe de ciclismo de montanha e escolheu o carteiro Jaiminho como símbolo. Barajas posou para fotos com a camiseta do time e, ao se despedir da reportagem, manifestou um desejo. “Nos vemos nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Em 2016, eu vou estar lá”, projetou o ciclista, sem medo de evitar a fadiga.

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 106 vezes
Curtiram: 375 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 19 Out 2011, 11:44

Poderiam mesmo fazer uma homenagem ao Raul "Chato" Padilla - Jaiminho na cidade de Tangamandápio. :sim:

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 19 Out 2011, 11:48

Fotos:

Imagem
Alejandro Barajas mostra a camisa da equipe que homenageia o carteiro

Imagem
Na visita à Tangamandápio, Jaiminho posou para fotos com esta bicicleta

Imagem
No dia das crianças, todas pedem bicicletas de presente para os pais

Imagem
A cidade de Jaiminho existe e um pólo do ciclismo de montanha

==
Imagem

Entrei em contato com o Chato Padilla por telefone e o convidei para conhecer Tangamandápio. Como a chegada dele foi noticiada pelo rádio, vieram pessoas de todos os povoados vizinhos, a ponto de causar um congestionamento na estrada. Ele foi recebido com foguetes, sinos tocando e música. O Padilla ficou hospedado aqui na minha casa e até as 3 horas tinha gente do lado de fora tentando vê-lo pela janela. Ele chorou de emoção. Na manhã do dia seguinte, as pessoas trouxeram frutas, roupas tradicionais e pequenos presentes para demonstrar agradecimento. Todos queriam convidá-lo para tomar o café da manhã em suas casas. Em seguida, com ele fantasiado de Jaiminho, fomos aos Correios. Ofereceram uma bicicleta, mas ele recusou: "quero evitar a fadiga". - Francisco Arroyo, 73 anos, intermediou a visita de Jaiminho em 1983
Fotos: Gazeta Press

Mandarim
Membro
Membro
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 230 vezes

Mensagem por Mandarim » 19 Out 2011, 11:56

A Legal , seria interessante fazer uma estátua =D
Don Lucas: "Dígame Licenciado"

Don Chaparrón: "Licenciado"

Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"

Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"

John Jow
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 158 vezes
Curtiram: 374 vezes

Mensagem por John Jow » 19 Out 2011, 12:01

Gostei do desenho do Jaiminho na camisa! #JáQuero

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 106 vezes
Curtiram: 375 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 19 Out 2011, 12:04

LuffyMazzer escreveu:A Legal , seria interessante fazer uma estátua =D
Com certeza! Nada mais justo. :)

Scopel
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 61 vezes

Mensagem por Scopel » 19 Out 2011, 12:08

Bobos são eles que não fazem e perdem muito com o turismo. Em certos povoados, que geralmente vivem de repasse de governo e comércio, qualquer movimento a mais que traga dinheiro de fora é extremamente positivo, como uma nova fonte de renda para a cidade.

Leandro Boutsen
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 140 vezes

Mensagem por Leandro Boutsen » 19 Out 2011, 12:09

Iria ser interessante, além de ser uma bela homenagem do Raul "Chato" Padilla :D

Filipe Chambón
Membro
Membro
Time de Futebol: Real Madrid
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por Filipe Chambón » 19 Out 2011, 12:14

Realmente ele merece, fez a cidade ficar famosa em boa parte do mundo, muito mais do que merecido.
Imagem
O maior Acervo CH da internet está aqui!
http://www.dvdschambon.com/
Contato de Vendas: dvdsfilipechambon@hotmail.com
Acesse e confira!

Sigam-me os bons: @fchambon

James Revolti
Administrador
Administrador
Curtiu: 600 vezes
Curtiram: 1683 vezes

Mensagem por James Revolti » 19 Out 2011, 12:42

Não fizeram a estátua para evitar a fadiga.

Ecco - Kiko Botones is my life
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 15 vezes
Curtiram: 70 vezes

Mensagem por Ecco - Kiko Botones is my life » 19 Out 2011, 12:49

Legal a iniciativa. :D
MEMBRO DO FÓRUM CHAVES
Imagem

- Moderador DDNL / Fonte dos Desejos (2010-2011)
- Moderador global (2011-2012)
- Viado (1996-2010)
- Campeão do Quiz Premiado do Fórum Chaves (2010)
- Campeão do Winner Futebol Game (2010)
- Campeão da Chapoliga (2010)
- Usuário do ano de 2010
- Campeão da Casa dos Chavesmaníacos 9 (2011)
- Campeão do Torneio GUF (2011)
- Vice-campeão do Big Chaves Brasil (2012)
- Campeão da Copa Haxball do Fórum Chaves (2012)
- Amigo do Nelson Machado

IHH!!!
Membro
Membro
Time de Futebol: CORINTHIANS
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 17 vezes

Mensagem por IHH!!! » 19 Out 2011, 13:13

O interessante seria mesmo uma " casa" onde serviria de museu do Jaiminho, com certeza iria trazer muitos turistas para a cidade além de ser uma excelente homenagem.
Imagem

Chaves_Bolaños
Membro
Membro
Time de Futebol: Cruzeiro
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 0

Mensagem por Chaves_Bolaños » 19 Out 2011, 19:56

Acho digno uma homenagem ao Jaiminho... Eu acho que eu nunca iria conhecer Tangamandápio se não fosse por causa do Jaiminho. =B
Imagem
"As pessoas boas devem amar seus inimigos".
"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena".
"As crianças de hoje são verdadeiros poliglotas"!

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 1123 vezes

Mensagem por CHarritO » 19 Out 2011, 22:19

Ah, merece uma estátua!!! Tangamandápio é conhecido graças a ele. :reverencia:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Trancado