Dirigentes, federações e confederações esportivas

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 15 Set 2011, 19:26

NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... atual.html

Imagem
Zico e Júnior expuseram nesta semana o rompimento do cordão umbilical com o Flamengo. Em entrevistas ao jornal “Extra”, os dois maiores ídolos da geração vitoriosa da década de 80 contaram que não pisam mais na Gávea e tampouco torcem à distância pelo Rubro-Negro. Ambos culparam as passagens como dirigentes do clube – Júnior em 2004 e Zico em 2010 – pelo distanciamento.

As críticas têm como alvo o o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, conhecido como Capitão Léo. Ele foi o responsável pela instauração do inquérito para apurar o convênio entre Flamengo e CFZ, clube que Zico repassou no ano passado a um grupo de investidores. Há uma acusação de que o contrato foi danoso ao Fla.

- As contas de 2010 estão atrasadas porque até o momento o CFZ não devolveu ao Flamengo os direitos econômicos dos nossos atletas – acusou o presidente do Conselho Fiscal.

Ele prosseguiu :

- Pelo que sei e está registrado nos nossos balanços, o Flamengo honrou todos os compromissos financeiros com os dois. Não há motivo para reclamar. Tanto o Júnior quanto o Zico queriam dividir o Flamengo em dois, transformando o futebol em empresa e deixando as dívidas com os sócios proprietários. Só que não deixamos e daí surgiu a mágoa.

Capitão Léo disse que o momento para as críticas é inoportuno e deu a entender que Zico e Júnior torcem contra por outro motivo :

- Talvez eles falem isso por causa do sucesso do Ronaldinho. O Flamengo tem que se libertar dessa geração de 81 e pensar em ganhar outra Libertadores, outro Mundial. Os campeões da Copa do Mundo de 70 ficaram anos criticando o futebol brasileiro e agora acontece a mesma coisa no Flamengo... A instituição está acima dos homens. Torcer contra nessa hora não conta nada.

Mas, apesar do discurso firme, posicionar-se contrariamente aos ídolos tornou Leonardo Ribeiro alvo fácil de torcedores em redes sociais. Ele garante que não se importa com as ofensas.

- A torcida está certa. Eles são ídolos e eu sou um mero mortal que sai da Gávea todos os dias e pega ônibus para voltar para casa. Mas gostaria que os torcedores virassem sócio para conhecer a realidade dos fatos. Eles apoiam os ídolos porque não sabem da verdade. O Flamengo tem que ser um clube ainda mais democrático, com 100 mil sócios. Com certeza todos eles mudariam de opinião – disse Leonardo.
--
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultim ... idades.htm

O presidente do Conselho Fiscal do clube, Leonardo Ribeiro, conhecido como Capitão Léo criticou Zico :

“Posso dizer ao Zico que o Flamengo não é o Santos. O Zico não é maior do que o Flamengo. A instituição Santos já é diferente, pois o Pelé pode ser considerado maior. Vejo essa situação como lamentável. Temos um compromisso com a instituição Flamengo. Só gostaria que ele colocasse o clube acima das suas vaidades. Por exemplo : a família torceu pelo Guarani contra o Flamengo, ano passado, pois é o time do filho mais velho. Nesse ano, foi a vez de torcer pelo América. Ainda recebeu o Horizonte-CE no CFZ e torceu contra o Flamengo, desejou sorte ao adversário na Copa do Brasil. Isso não existe. Quem defende o Flamengo nessa família ?”, afirmou.

A guerra entre as partes é tão intensa, que Leonardo Ribeiro elegeu um novo clube como o principal rival do Flamengo no futebol.

“Não tem mais essa de Vasco, Fluminense e Botafogo. O maior adversário fora de campo é o CFZ. :estrelas: É contra tudo o que essa parceria causou ao clube que precisamos brigar. O que o Zico deveria ter feito era sair em defesa do Flamengo, apoiar o Vanderlei Luxemburgo, com quem atuou, e os jogadores. Torcer no clássico contra o Botafogo. Não dizer que está indiferente ao Flamengo”, finalizou.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 15 Set 2011, 23:39

Maior imbecilidade que eu já li na vida :[/color]
TEXTO DE AUGUSTO CESAR SANSÃO (do Conselho Fiscal do clube e aliado de Capitão Léo)
———- Mensagem encaminhada ———-
De: augusto cesar sansão <cesarsansao@ig.com.br>
Data: 3 de outubro de 2010 00:18
Assunto: ESSE GALO É FUJÃO,
Para: flampla2010@gmail.com

ESSE GALO É FUJÃO,
Um dos atos que mais que mais envergonham a sociedade, é a defesa dos covardes ou das suas covardias, esses DEFENDORES, ficarão marcados perante a história contemporânea do Clube de Regatas do Flamengo.
O empresário Artur Antunes Coimbra, em sua fuga na madrugada, esqueceu-se de que, seus atos cometidos quanto a sua participação sinistra na direção do futebol do Clube de Regatas do Flamengo, estão os mesmos gravados, arquivados e devidamente protocolados junto ao Conselho Fiscal.
Saibam que este Conselho que agora tentam vilipendiar, é o mesmo que evitou a entrega do Morro da Viúva, para empresários que agiam como verdadeiros “abutres no patrimônio Rubro Negro” assim como também lutou muito e evitou a incorporação no terreno da Gávea para construção de um Shopping Center e um estádio “meia Bunda”.
Hoje como anteriormente e de forma contundente tem em sua posse documentos e exibe toda essa farta documentação como prova irrefutável da inverdade pronunciada e escrita pelo Empresário ARTUR ANTUNES COIMBRA, assim como também com referencia a nota assinada pela Presidente Patricia Amorim, quanto ao cancelamento do contrato CRF x CFZ, possuindo farto material para indiciamento no inquérito investigatório pelo Conselho Fiscal, assim e desta forma, inequivocamente atingirá o ex-galinho, hoje um GALO FUJÂO pelos seus atos de ética discutível quando na tentativa de apropriação do patrimônio do CRF pelo CFZ e ou MDF.
Artur Antunes Coimbra, ex-Zico, demonstrou mais uma vez todo o seu desamor pelo Clube de Regatas do Flamengo, mente quando diz que sempre o amou.
O ex-atleta Zico, quando jogador de futebol, foi o mesmo regiamente pago pelo Clube de Regatas do Flamengo, creio que era o segundo salário da categoria no Brasil.
Saibam ou lembre-se que quando vendido para o Udinese, abriu mão dos quinze por cento do passe, para facilitar a operação, porém quando efetivado na Federação Italiana, entrou DE IMEDIATO na Justiça do Trabalho no Brasil e cobrou a citada importância sobre o passe.
Aproveito para informar aos saudosistas, que, caso desejem, lutem para que seja erguida uma estatua em homenagem ao ex- atleta, para mim um ex-ídolo, assim façamos como fez o Botafogo para homenagear seus heróis tais como, Garrincha, Jairzinho, Nilton Santos e outros mais.
Mas lembre-se que, lugar de historia do passado é no Museu, se a atual Presidência do Clube de Regatas do Flamengo, tivesse concluído o projeto do Museu, talvez estivéssemos lutando pela colocação da estatua imagem do ex-atleta Zico dentro do mesmo.
Mas quanto ao Empresário ARTUR ANTUNES COIMBRA, estou radical para a apuração com rigor dos fatos denunciados e inicialmente responsabilizando a Presidente Patrícia Amorim, fatos ocorridos em consequência da assinatura em Março de 2010, do contrato entre CRF e CFZ, que assim e desta maneira, foi equivocadamente constituída a tal parceria que motivou e permitiu os atos praticados pelo empresário em questão.
Artur Antunes Coimbra ao FUGIR, vem demonstrar toda sua covardia e irresponsabilidade para com o Clube de Regatas do Flamengo, sendo de forma peculiar e latente, pois fugiu da “rinha” na madrugada, alias nessas horas é que os “galináceos” costumam cantar e contar prosa de valente brigão com longos “cocorocós”.
Se ele fosse mesmo um “galo” de verdade, da família dos “galináceos” e ocorresse essa fuga, saibam que, há esta hora, ele já estaria na panela, assado e temperado, pronto para ser comido à mesa pelos apostadores.
Fugiu ao invés de enfrentar e lutar provando sua inocência,
Escreveu uma quantidade de “CHORÔRÔ” inverídico, fantasioso e contraditório em face de farta documentação contida em poder do Conselho Fiscal.
Preferiu jogar sua total incompetência, já comprovada quando sua passagem no exterior por diversos clubes e na SELEÇÃO BRASILEIRA, TENTANDO INVERTER a discussão quanto aos fatos denunciados pelo Egrégio Conselho Fiscal, dissimulando a verdade, contrariando a prova documental exposta pelo referido Conselho, sendo esses documentos disponibilizados a diversos Conselheiros e a disposição de quem mais quiser verificar.
Fugiu mais uma vez da luta, com medo do confronto por pensar que seria derrotado no jogo de hoje contra o Botafogo, assim optou covardemente por jogar contra o Clube de Regatas do Flamengo, julgando comover e aplacar os ânimos contra suas aberrações.
Fugiu outra vez, quando cita que não teve autonomia no departamento, quando sua parceira e aliada, PRESIDENTE PATRÍCIA AMORIM, deu-lhe tudo que ninguém teve, a COMEÇAR PELO SALÁRIO ASTRONOMICO, alienando ativos do Clube para honrar seus pagamentos.
Fugiu de novo, quando reclama dos resultados do elenco por ele contratado ou por seus representantes, assim tenta dissimular sua culpa e incompetência tentando atribuir ao Conselho Fiscal sua “imensurável incompetência” gerencial.
Mas o Conselho Fiscal foi competente por demais, mais uma vez, agiu silenciosamente em defesa do patrimônio do Clube de Regatas do Flamengo, exatamente como agiu nas vezes anteriores, juntou todos os indícios da “má fé” do contrato entre o CRF e CFZ, declarações e mais a participação “dolosa” do fundo de investimento MDF, o mesmo que o vibrante e destemido sócio proprietário e também Conselheiro Paulo Cesar Ferreira, recentemente denunciou ao Ministério Publico Estadual, para apurar os possíveis delitos na participação do citado fundo de investimento (MDF), quando da venda do atleta Renato Augusto.
Leo apure a composição social do MDF, assim saberemos quem são os seus componentes.
Aos jovens alienados e baderneiros torcedores, não sejam “bois de piranha”, sejam Flamenguistas.
O Flamengo é maior do que qualquer um que se apresente como credor de méritos, principalmente aqueles que ganharam e ainda ganham fama e muito dinheiro do Clube de Regatas do Flamengo.
SABE QUAL FOI O ÚNICO E PRINCIPAL ERRO DO M.D PRESIDENTE LEONARDO RIBEIRO?
Errou e errou muito, quando não indiciou a Presidente Patrícia Amorim.
Errou e errou muito ao aceitar o documento pífio e surreal de cancelamento do contrato “dadivoso” entre o CRF e CFZ.
Mas ainda é tempo de corrigir o erro, até por que a Presidente Patricia Amorim, para mim e para muitos mais associados, não mais merece representar o CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, em razão da declaração do Empresário, Artur Antunes Coimbra quando atentou contra o Hexa Campeonato Brasileiro de 2009, e somado ao que vi e ouvi dela no GLOBO ESPORTE, gravação feita no Ninho do Urubu na manhã de ontem.
Disse ela que o “Zico é o Zico, por isso é que ele é muito grande e por isso é maior”, em meu entender uma demonstração clara de desrespeito ao Clube de Regatas do Flamengo, deixando entre linhas que o FUJÃO é maior que a instituição somando-se ao fato anterior quando do pronunciamento do Empresário Artur Antunes Coimbra, tentando desqualificar o titulo do hexa Campeão de 2009.
Por sua insegurança e ausência de assessoramento, deixou o Clube de Regatas do Flamengo, ficar a mercê da incompetência gerencial do Empresário Artur Antunes Coimbra que falava como primeiro mandatário, por fim graças a sua tibieza, omissão e fragilidade, detonou “UMA GUERRA FRATICIDA” entre torcedores.
LEONARDO NÃO DA MAIS PARA ATURAR!!!.
Vencemos diversas batalhas juntos e do mesmo lado, não me empurre para o outro lado da oposição, atenda os preceitos da moralidade e respeito, que são exigidos nos dirigentes.
A ÉTICA, DIGNIDADE E ISENÇÃO.
Esse foi o nosso lema, quando membro do DIGNE E HONRADO EGRÉGIO CONSELHO FISCAL.
Sejamos os mesmos que sempre defenderam a instituição do CLUBE REGATAS DO FLAMENGO, a qualquer custo, mesmo que seja contra os equívocos dos nossos amigos.
A Presidente Patrícia Amorim, não só perdeu o respeito ao cargo, mas demonstrou falta de competência levando e permitindo toda sorte de desrespeito à instituição.
Participou e permitiu que o Clube de Regatas do Flamengo fosse a principal manchete criminal durante meses a fio.
Recebeu um Clube Campeão Brasileiro em Janeiro de 2010 e em Setembro do mesmo ano, coloca-o no risco da MAIOR HUMILHAÇÃO que é a da possibilidade inédita de DESCLASSIFICAÇÃO da primeira divisão do futebol Brasileiro.
Dissimula quando fala na construção do CT, não presta contas sobre o contrato da Ambev, que era destinado a obras no CT, comete mais uma dissimulação quando diz que o Empresário Artur Antunes Coimbra, iria construi-lo, declaração mentirosa e leviana.
Não conclui o Museu.
Até hoje não apresentou um balancete sequer das contas de 2010, não preencheu as Vices Presidências.
Ninguém sabe qual a situação financeira real do CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO.
LEONARDO RIBEIRO ESSE É O “ÚLTIMO TREM PARA BERLIM”, saia desta, continue com a mesma postura de antes, seja o corajoso e destemido LEONARDO RIBEIRO, PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO.
ESQUEÇA O GALO FUJÃO, use a autoridade que lhe conferida no estatuto, abra o inquérito investigatório e provaremos sua participação na trama.
SRN
Augusto Cesar Sansão
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 71657
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 1268 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por CHarritO » 22 Set 2011, 17:37

http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... adora.html

Photobucket

Imagem

Um ano e nove meses de gestão de Patrícia Amorim no Flamengo. Um ano e nove meses de silêncio da oposição. Porém, o ex-presidente Marcio Braga decidiu se manifestar e pretende iniciar um debate sobre o futuro do clube.

Na semana passada, o ex-presidente foi citado por Vanderlei Luxemburgo como causador da demissão dele do clube, em 1991. Marcio não gostou da citação e respondeu. Atacou o estilo do treinador – a quem classificou como pessoa de comportamento estranho – e o culpou por demitir “covardemente” a comissão técnica fixa campeã em 2009.

Porém, o ex-dirigente reservou as principais críticas ao trabalho da atual mandatária. Marcio Braga aponta uma operação no vermelho na área financeira. Segundo ele, em menos de dois anos, a folha de pagamento do clube saltou de R$ 5 milhões para R$ 11 milhões, e as receitas não acompanharam tal crescimento – estão na casa de R$ 130 milhões. Ele também usa adjetivos como “assustado” e “preocupado” para definir o atual momento e garante que há graves suspeitas de corrupção no clube – mas não especificou quais.

O episódio da agressão entre conselheiros na última segunda-feira também foi mencionado. Segundo Marcio Braga, o agressor José Carlos Peruano é cabo eleitoral de Patrícia e “muito próximo” do marido dela, Fernando Sihman.

Confira a entrevista:

Agressão entre conselheiros
”A política que desenvolvem lá dentro originou a agressão. O agressor (José Carlos Peruano) fez a campanha dela e é ligado ao marido dela. É claro que estão bancando a torcida para não reclamar dos dez jogos sem vitória. Pelo que é falado nos corredores do clube há pagamento de material esportivo e ingresso. Fui oito vezes presidente e nunca vi essa calmaria. A terra tem que tremer”.

Dívida
"Ando muito preocupado com o que anda acontecendo no Flamengo. Parece algo muito grave, muito sério. A começar pelo balanço do ano passado. A Patrícia talvez seja a última presidente que chegou e encontrou dinheiro em caixa. O clube tinha boa arrecadação, contas em ordem, time campeão carioca e brasileiro e uma comissão técnica fixa muito boa. Mas o que aconteceu? Ano passado o clube aumentou a dívida, segundo o balanço divulgado, em R$ 100 milhões, e desmanchou as áreas de marketing, finanças e o setor jurídico. Foi todo mundo embora. Ela colocou e tirou o Zico numa situação degradante para a instituição. A gestão é assustadora".

Luxemburgo
"Esse Vanderlei já abandonou o Flamengo duas vezes. Ele ganha R$ 700 mil e é o dono do futebol. Ele desmanchou a comissão permanente e mandou fisioterapeuta, fisiologista e psicólogo para a rua. Foi essa comissão chutada covardemente que nos deu o título brasileiro de 2009. Vanderlei tem passado. Ele esteve lá, foi mandado embora e disse que o Flamengo não tinha bola. Colocamos o Carlinhos, os meninos dos juniores e fomos campeões brasileiros em 1992. Depois, o Kleber Leite trouxe esse cara de volta em 1995. Eu falei para não trazer, mas não houve jeito. Ele tem um comportamento estranho. Daqui a pouco arruma as coisas e vai embora. E o que vai deixar?”

Folha de pagamento
"A folha de pagamento do clube era de R$ 5 milhões/mês quando eu saí e já está em quase R$ 11 milhões. São dados estarrecedores e a gente fica temeroso do futuro. Se o clube arrecada R$ 130 milhões/ano, como pode se comprometer a pagar R$ 11 milhões/mês? Só numa conta simples chegamos a R$ 143 milhões de despesas. Isso apenas com ordenados."

Leonardo Ribeiro, presidente do Conselho Fiscal
"O presidente do Conselho Fiscal é um desclassificado, que ofende a inteligência de todo e qualquer rubro-negro. Ela se cerca de pessoas que serviram ao Edmundo Santos Silva (refere-se ao diretor de futebol Luiz Augusto Veloso, o diretor de comunicação Bernardo Monteiro, o diretor Mauro Chaves e o diretor do patrimônio histórico Alexandre Furtado) e parece que o Flamengo toma a mesma direção daquela gestão e isso não é bom. Estou assustado. Mais do que isso, está faltando oposição para questionar. Não é falar mal das pessoas, mas da ordem da instituição. É preciso que haja oposição consciente discutindo o Flamengo. Há suspeitas graves de corrupção por lá e com o tempo isso vai aparecer."

Polêmica com os ídolos
"Nossos ídolos têm que ser protegidos. O Flamengo tem a grandeza não por dirigentes, mas sim por ídolos. Kanela, Coutinho, Buck, Júnior, Adilio, Andrade, Zico, Domingos... Esses são os grandes ídolos. Quem eram os dirigentes? Esses ninguém lembra".

Oposição
"Vamos começar a nos organizar para discutir o Flamengo de forma permanente. Não deixar a pouca inteligência, o senhor Zé Burrice ser o único a falar. Cada dia o Flamengo se esvazia mais. Não podemos deixar a inteligência escondida".

Marcio em 2012?
"Eu vou participar. Terá um candidato para representar essa linha de pensamento. Não estou dizendo que vou ser candidato. Queremos começar a discutir imediatamente para não deixar o clube se deteriorar".

Copa 2014
“A revitalização na Gávea e Copa do Mundo no Brasil. Não é possível que seja meramente para construir estádios. Tem que prestigiar os clubes e encontrar soluções para o futebol quebrado. O Corinthians acaba de ganhar um estádio, e o Flamengo o que ganhou? Privatização do Maracanã tiraram, vetaram revitalização da Gávea e nada disso é discutido pela atual diretoria”.

Reforma do estatuto
"Esses dirigentes de poderes foram eleitos com compromisso de fazer a reforma do estatuto. Queremos ampliar o eleitorado, quem implantou a eleição direta foi o meu grupo. Queremos chegar ao ponto de todo rubro-negro votar no presidente. Temos que dar voto a todo mundo. Flamengo é uma nação. Da maneira que está um débil mental daqueles (refere-se a Leonardo Ribeiro) será eleito. O Conselho está envelhecendo, estamos sumindo".
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 22 Set 2011, 19:13

Tomara que o Márcio seja candidato.

O problema é que a Patrícia agrada muito os sócios não-flamenguistas, que só tão preocupados com o chuveiro que usam depois de usar a piscina ou com o sabonete no banheiro.

O Flamengo do povo é o Flamengo do futebol.

As respostas do status quo atual :
http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... e-flamengo

Imagem
Vanderlei Luxemburgo :[/color] Não vou ficar respondendo ao Marcio Braga pelo respeito ao seu passado no clube e por se tratar de uma pessoa muito idosa. Sei que isso é oportunismo político, afinal de contas ninguém veio a público falar nada quando o Flamengo foi campeão carioca e estava invicto no Campeonato Brasileiro.


--

http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... e-flamengo

Imagem

Patricia Amorim não deixou a bola quicar. Assim que soube da entrevista do ex-presidente do Flamengo, Marcio Braga, criticando agressivamente sua gestão, a atual presidente rubro-negra respondeu. E não baixou o tom. A mandatária disse que não poderia se calar diante de tanta “bobagem” e classificou as acusações do ex-presidente como levianas e covardes. Fez questão de falar sobre cada ponto abordado pelo antecessor em entrevista ao Globoesporte.com - e foi detalhista. Abaixo os principais trechos:

Marcio disse que o sócio José Carlos Peruano, que agrediu o conselheiro Arthur Muhlemberg esta semana, é ligado à sua gestão e a seu marido. É verdade ?

PATRICIA AMORIM : Ligado em que sentido ? Eu quero que diga como. E quero que prove. Ele é sócio - e não fui eu que dei o título. Fui apoiada por muita gente. Siro Darlan fez campanha para mim, o doutor Marcelo Antero fez também. Isso é uma bobagem, é ridículo. Meu marido é ligado a mim, a meus filhos. Fui apoiada por mais gente do bem do que do mal. No caso da agressão, aplicamos a punição máxima que podemos dar, que o clube determina em estatuto. Dei a punição preliminar que o estatuto permite (30 dias) e será criada uma comissão para investigar. Não quero nem saber se é Peruano, se é fulano. Não tenho rabo preso com ninguém. Na minha vida política, não devo nada a deputado, senador, prefeito. Não devo nada.

O ex-presidente disse também que a folha de pagamento está acima do orçamento. Como a gestão atual responde ?

O que ele está falando é mentira. Imagina ter uma folha de R$ 11 milhões. Cada um fala o que quer, e a gente tem que provar. Nossa folha é de cerca de R$ 6,5 milhões. Subiu como a receita subiu. E nossa receita mais do que subiu. E, vamos falar dele. O que ele deixou de legado no Flamengo ? Estou construindo o CT. A previsão de arrecadação do orçamento não é de R$ 130 milhões/ano e sim de R$ 150 milhões. Temos cumprido com o orçamento, cumprimos em 2010. Estou muito segura disso. É uma agressão absurda.

Ele disse que você mudou para pior as áreas de marketing, finanças e jurídico.

Os membros do Jurídico são absolutamente os mesmos. Não mandamos um advogado sequer embora. Alguns escritórios permanecem os mesmos e não houve reformulação. No marketing saíram alguns e entraram outros. Não teve nenhum tipo de litígio. Não teve perseguição. O financeiro, que hoje está no Vasco, não nos atendeu. Parece que todos foram para o Vasco. Nós encontramos prejuízos ao Flamengo, pessoas que estavam em outra administração. A folha que ia para o banco não era a mesma da contabilidade do clube. Demos chances para os bons funcionários. Quando encontramos funcionários que deram prejuízos ao clube, mudamos. Mas é tudo comprovado. Temos provas de tudo isso. Quem tem de da dar explições é quem estava antes. Ser incompetente é uma coisa. Se no fim do ano não tiver alcançado os resultados, concordo com a crítica. Acho que ainda é muito cedo, estamos há dez rodadas muito mal. Mas aceito as críticas. Não peço licença toda hora. Peço uma semana em julho e só. As pessoas votaram em mim com um vice-presidente que tem minha confiança (Hélio Ferraz). Eu nasci no Flamengo. A presidente do Flamengo hoje frequenta o Flamengo e não o Country Club. Quantos jogadores eu vendi ? Não fiz nada disso. O que temos é a valorização desses meninos, não cedi com as propostas. E o que eles me deixaram ? É uma discussão que, infelizmente, não leva o Flamengo a nada.

E a questão da explosão da dívida ?

Eu sirvo e vou servir o Flamengo depois de ser presidente. Nunca vi o Marcio Braga numa reunião do Conselho Deliberativo, no Conselho de Administração. Não aparece, não vejo. Eu dou a cara para bater. Ele deveria ir às reuniões do conselho. Ele pagou imposto ? Tenho dificuldade, confesso. Mas ele pagou ? Os impostos nem eram recolhidos. E a dívida rola - viram milhões e milhões. As dívidas que eu faço não vou deixar para quem vem em seguida. Tudo tem sido pago. Dos jogadores que mandamos embora, com toda dificuldade, eu venho pagando.

E o Zico ? Marcio disse que ele foi desrespeitado pela sua gestão.

O Zico fez campanha para o Delair. Nunca politizei esse assunto. Fizemos o acordo com o CFZ, depois o CFZ fez outro acordo e não comunicou ao Flamengo. Foi um grande prazer ter o Zico, mas as coisas não funcionaram. Dez dias depois que ele entrou houve o caso Bruno. As coisas não aconteceram. A culpa é de todos nós. Assumo minha parcela, o Zico assumiu a dele, o Zico é forte. As pessoas têm que enxergar. Eu não tirei o Zico, nem tiraria. Ele me mandou mensagem, ele saiu. Depois, não falei mais com ele. Jamais tiraria o Zico. E não tenho nenhuma mágoa. Aguentei isso firme. Acho que o Zico sentiu-se confortável para vir, mas as coisas não fluncionaram. O problema do Zico não é comigo. É com o Conselho Fiscal que fiscaliza o Flamengo. Eu também tenho problema com eles, mas fico na minha, resolvendo. Para mim, é uma situação muito tranquila. Já encontrei o filho do Zico, a Sandra, esposa do Zico, mandei mensagem quando ele completou 40 anos como federado no Flamengo.

Marcio disse que você recebeu o clube com dinheiro em caixa. É verdade ?

Estou pagando impostos, salários, fazendo obras. Não quero entrar na polêmica com ele. Recebi o clube com R$ 80 milhões de verba antecipada e dívida de R$ 350 milhões. Aí ele vem de graça falar. Tem suspeita de corrupção ? Prova ! As contas dele foram aprovadas cheias de restrições, de ressalvas. Se for ver os contratos, o da Rede Globo vai sair de R$ 45 milhões para R$ 100 milhões. A gente faz investimento para fazer essa quantidade de obras na Gávea. O Flamengo não quebrou, não faliu. É capaz de pagar as contas, de cumprir os compromissos. Fazemos investimento para melhorar a profissionalização do clube. E vou fazer. Sou capaz de pagar e estou sendo. Há 20 meses meus salários estão em dia. Não me lembro de na gestão dele estarar em dia. Não lembro mesmo. E não me omito e viro as costas para as dívidas que tenho. Se estou atrasada, estou atrasada. O Flamengo é o maior clube do Brasil, de maior torcida. Não sei se é o de maior valorização da marca, mas está sempre entre os melhores. Nunca pode dizer que um clube como o Flamengo faliu. Temos cerca de nove mil associados e mais de 700 produtos licenciados.

Como é, no meio dessa fase difícil do futebol, aparecer mais essa crise ?

O Flamengo é sempre assim, vive essa ebulição política. Não é de hoje. Quando o resultado do futebol começa a não ir bem, aí os covardes se apresentam. Agora, quero ver a coragem de me enfrentar como enfrento todos os conselheiros todos os dias no clube. Com sabedoria, educação e sutileza. Sempre fui contida e preocupada em não atacar a gestão anterior. A partir do momento em que sou agredida, me vejo na obrigação de responder. Quero saber se ele gostou do resultado da Copinha. Estamos fazendo algo que vamos deixar. Alguma vez ele foi no Tigres, no Madureira ? Ele conhece os jogadores da base como eu, conhece as famílias ? Se ele quer tumultuar, tudo bem. Aqui vai encontrar uma mulher muito corajosa. Antes tivesse a nobreza e o compromisso com o Flamengo de falar isso para mim. Me ligasse e falasse para mim. Ia ouvir. Dessa forma, covarde, respondo com a coragem da primeira mulher presidente de um clube de futebol no Brasil.

Como é sua relação com Marcio Braga ?

Não tenho relação com ele. Estou há um ano e nove meses na presidência e não fico falando mal dele, não jogo sujo. Estou à disposição de qualquer presidente, não quero saber. Ele acha que é maior que o Flamengo, mas não é. O Flamengo é o Flamengo com ele e sem ele. Com Patricia e sem Patricia. Com Ronaldinho e sem Ronaldinho. Com Zico e sem Zico. Estou dando a minha contribuição diária. Eu vou entregar o CT para o próximo presidente. O que ele entregou para mim ? Uma dívida de quase R$ 400 milhões. E tem mais coisa. Na época em que o Marcio era presidente, ele tinha o Dr. Pedro Trengrouse como seu assessor especial e jurídico. Era pessoa jurídica e recebia por nota do clube. Vale destacar que este advogado é tricolor. Coincidência ou não, é este mesmo advogado que está à frente da causa do Sport, contra o Flamengo, na questão do título de 87, que o Marcio nunca correu atrás do reconhecimento.

Ele criticou também o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro (Capitão Léo)... e algumas pessoas que fazem parte da sua gestão.

O (Alexandre) Wrobel (vice de patrimônio) nem era da minha chapa. O Michel Levy (vice de finanças) não é ligado a ninguém. Hélio Ferraz foi o presidente depois do Edmundo Santos Silva. O Henrique Brandão (vice de marketing) é muito mais ligado ao Veloso (Luiz Augusto, vice de futebol). O Veloso foi vice do Marcio Braga em 90, eleito na chapa dele. Tenho 24 anos de serviços dedicados ao Flamengo. Essas pessoas estão entrando na vida do clube agora. Fui vice-presidente do Marcio Braga, não tem cabimento. O Capitão Léo foi eleito presidente do Conselho Fiscal durante o exercício do Marcio Braga e reeleito no meu mandato. Se ele vincular a mim, vou vincular a ele. É surreal. É votado diretamente pelos sócios, não tem nada a ver com diretoria. É o sujo falando do mal lavado.

Marcio levantou também suspeitas de corrupção no clube.

É leviana essa acusação. Se continuar falando sobre isso, vai ser convocado a prestar esclarecimentos. Só pode falar a partir de provas. Vou a todas as reuniões do conselho, todas. Falo com repórteres, vou aos jogos. Não me escondo. Não peço licença toda hora. Estou limpando uma porção de lambança que ele fez. Ele perdeu uma eleição um dia depois de ser campeão brasileiro. Não foi por acaso. O sócio respondeu porque sabe que não vale ganhar a qualquer preço. O sócio estava insatisfeito. O patrimônio estava dilacerado, instalações depredadas, falta de organização na base. Sempre se sustentou nos resultados do futebol, mas num determinado momento o sócio deu um basta.

Como está a situação financeira do clube ?

Cheguei com quatro ações na Fifa. Hoje, não há nenhuma. O Flamengo não tem penhora, não deve a nenhuma confederação ou federação. Deixaram uma dívida de R$ 13 milhões com a BWA (empresa de confecção de ingressos) sem pedido de autorização do conselho para fazerem o empréstimo. Depois de perderem a eleição - pegaram mais R$ 5 milhões. Será que eles fizeram esse pedido ? Pode ser que eu encontre. Mas estamos pagando essa dívida... faltam três milhões e pouco. Vou entregar o Flamengo em dezembro do ano que vem com a dívida paga e começando a dar lucro de bilheteria.

E as críticas sobre o Flamengo não buscar estádio ?

Na época em que a prefeitura abriu a licitação, o único presidente que não quis o Engenhão foi o Marcio. Ele não quis porque queria construir um shopping na Gávea e nem participou do processo de concessão. O que eles vão ter que engolir, como diz o nosso bom Zagallo, é que não deixaram patrimônio para os sócios. Estou deixando uma valorização infinitamente superior que eles não foram capazes de deixar em prática. Vou deixar o CT, a Gávea revitalizada. Acho o fim do mundo o Marcio Braga fazer essa crítica. Ele não tem moral para falar.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 71657
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 1268 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por CHarritO » 29 Set 2011, 16:46

Imagem

Ricardo Feltrin / Folha de São Paulo

A Rede Record mobilizou todas as sucursais e escritórios do país e do exterior para cobrir os protestos contra o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, no próximo dia 1º. Esta coluna obteve o e-mail repassado à rede, o qual informa datas e locais das manifestações, contatos e celulares dos organizadores e determina preparativos para a cobertura. Segundo o e-mail, original da Frente Nacional de Torcedores, em 1º de outubro ocorrerão os protestos em 15 cidades. O e-mail dá a entender que o Jornalismo da Record está fazendo uma “parceira” com a FNT, que organiza os atos contra Teixeira. A FNT tem dado até apoio logístico à Record.

Para entender
Por que a Record odeia Teixeira? Em primeiro lugar, a emissora acha que a única forma de ter a rentável transmissão do futebol um dia é derrubando Teixeira do cargo. A Record foca o combate na histórica parceria entre Teixeira e Globo (que já esteve estremecida, mas hoje, aparentemente, está ótima de novo). Essa parceria, ao longo dos anos, fez a Record ter prejuízos enormes, tanto financeiros como de imagem. Este ano, por exemplo, a emissora sofreu um golpe no fígado, na negociação dos direitos do Campeonato Brasileiro, que lhe escorreu das mãos já nos “acréscimos”…

Para entender mesmo
Com apoio e esforço também da Record, no ano passado o Cade obrigou a CBF a parar de privilegiar a Globo no futebol, coisa que ocorreu por décadas. O conselho econômico obrigou a CBF e times a “leiloar” os direitos do futebol, em nome da livre concorrência. A princípio, essa negociação deveria ser feita por meio do Clube dos 13. Se, por um lado, a decisão deu a todas as TVs a chance de competir, por outro atingiu Globo, CBF e times grandes como Corinthians e Flamengo…

Pronto…
A Record já dava a concorrência do Clube dos 13 como vencida. Especulava-se que o envelope da emissora de Edir Macedo traria ao C13 e aos times uma oferta de quase R$ 1 bilhão por quatro anos de campeonato brasileiro etc. Só que, antes disso, com CBF manobrando nos bastidores, Corinthians e Flamengo decidiram por outro caminho, e também desimpedido pelo Cade: negociar os direitos de seus jogos individualmente e com quem quisessem. Então fecharam com a Globo e romperam com o Clube dos 13… e, por consequência, com a Record.

Tem de ficar mesmo claro…
Corinthians e Flamengo foram convencidos (pela Globo, claro) que não poderiam se arriscar a ter jogos exibidos por uma TV com muito menos audiência que a líder, que iriam perder visibilidade da marca, iria baixar a venda de produtos do time, que a torcida diminuiria com o tempo, e que, raios, ora bolas, o C13 não tinha direito de obrigar ninguém a ter prejuízo. Flamengo e Corinthians aceitaram os argumentos e outros times debandaram atrás feito gado. Resultado: a CBF manteve o establishment, a Globo venceu como sempre e, aos dirigentes da Record, restou esmurrar a mesa e jurar uma vingança maligna e dolorosa (* = modo de dizer)

Outro lado 1
Procurada, a Record não quis comentar o assunto.

Outro lado 2
Procurada, a CBF não respondeu aos e-mails enviados a três diferentes endereços eletrônicos. Todos voltaram.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 29 Set 2011, 23:34

http://www.lancenet.com.br/minuto/Ricar ... 43850.html

Imagem

Parece que a tensão pelas frequentes denúncias afetaram o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O mandatário do futebol brasileiro deu entrada às 17h30 desta quinta-feira no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Ele chegou ao local reclamando de dores abdominais e vai passar pelo menos esta noite no hospital.

De acordo com a assessoria da unidade, Teixeira já passou por exames. Ele chegou a ser avaliado pelo cardiologista particular dele, Jorge Castro y Perez. No entanto, médico já deixou o hospital e está sendo tratado pela equipe do Pró-Cardíaco. A assessoria chegou a revelar que o presidente da CBF ficaria em observação de 48 a 72 horas, mas recuou e preferiu não dar prazo para a saída de Teixeira. A única certeza é que ele permanecerá internado durante esta noite.

A assessoria ainda conta que Teixeira passa bem, conversou normalmente com a equipe do hospital. Ele veio à unidade trazido pelo motorista, dois seguranças e um assessor. A esposa do mandatário também o acompanha.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 44160
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por Antonio Felipe » 30 Set 2011, 14:13

Parece que era uma diverticulite. Toda força do mundo à diverticulite nesse momento.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 30 Set 2011, 20:03

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on- ... o-partido/

Imagem
O PSDB tentou uma última cartada para manter Patrícia Amorim no partido. No sábado, Aécio Neves encontrou a presidente do Flamengo e tentou convence-la a não ir para o PMDB. Patrícia balançou, mas deve confirmar a entrada no PMDB nos próximos dias.
:lingua:
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 01 Out 2011, 19:45

http://www.lancenet.com.br/flamengo/Reu ... 43645.html

Imagem

A repercussão sobre a briga entre o gerente de futebol Isaías Tinoco e o diretor executivo Luiz Augusto Veloso não agradou a presidente Patricia Amorim.

Por conta disso, ela convocou uma reunião para a cúpula do futebol rubro-negra na segunda-feira, um dia após o jogo contra o São Paulo. O encontro vai selar o destino dos dois dirigentes que discutiram asperamente no treinamento da última quinta-feira. Isaías chegou a pedir demissão na sexta e, desde então, não apareceu mais no clube. Ele sequer viajou para São Paulo com a comissão técnica.

Imagem
O diretor de futebol Luiz Augusto Veloso não consta mais com tanto prestígio com a presidente Patricia Amorim e pode ser demitido.

Isaías Tinoco poderia voltar a exercer seu cargo após a reunião, embora não seja descartado que os dois saiam do clube.

O motivo da discussão entre os dois seria por causa da possibilidade de Vanderlei Luxemburgo ser punido por suas declarações sobre a arbitragem após o jogo contra o Botafogo, no dia 18 de setembro.

Isaías Tinoco teria questionado Veloso por não ter tomado nenhuma atitude, o que deixou o diretor enfurecido. Os dois bateram boca e quase chegaram às vias de fato. No dia seguinte, Isaías pediu demissão, pegou suas coisas, e não apareceu mais no clube.
Fora Veloso ! :lingua:
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 04 Out 2011, 00:43

http://www.lancenet.com.br/minuto/Gilva ... 43586.html

Photobucket

Imagem

O Cruzeiro conheceu, na noite desta segunda-feira, o presidente que vai dirigir o clube nos próximos três anos. O advogado Gilvan de Pinho Tavares, de 70 anos, foi eleito o novo mandatário celeste, derrotando o vereador e radialista Alberto Rodrigues, por 391 votos a 48, dos 513 possíveis. Ao todo, 439 conselheiros exerceram o direito de votar.

Gilvan vai assumir o cargo em janeiro, quando Zezé Perrella deixa a presidência do clube, e ficará no comando da Raposa até o final de 2014.

Em meio a protestos da torcida na porta da sede urbana, a eleição aconteceu de forma pacífica. A chapa "História, Tradição e Conquistas", apoiada por Zezé Perrella, estava confiante na vitória, como ressaltou Gilvan, em entrevista ao LANCENET!.
Imagem
--
http://www.lancenet.com.br/flamengo/Fla ... 43584.html

Imagem

Depois de ter divulgado nota no site oficial nesta segunda-feira que o gerente de futebol Isaias Tinoco seria punido por "por ato de indisciplina", a diretoria de Patrícia Amorim modificou o texto e retirou a punição do comunicado. Na segunda versão da nota, a diretoria considerou que o supervisor teve uma conduta inadequada e continua na Gávea.

O dirigente, que havia alegado divergências com o diretor executivo de futebol Luiz Augusto Veloso desculpou-se também com a comissão técnica e com o departamento de futebol.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 06 Out 2011, 08:30

http://globoesporte.globo.com/futebol/b ... lhoes.html

Imagem

O corredor algo estreito entre paredes foscas leva a uma antessala também estreita. Na pequena saleta, há apenas uma mesa, uma cadeira e uma porta cinzenta fechada. Acima da porta, uma lâmpada vermelha. Com a lâmpada acesa, ninguém pode entrar na sala que a porta protege.

Imagem
À direita da lâmpada, um porta-retratos pendurado na parede traz uma fotografia em que duas pessoas sorriem e seguram uma camisa rubro-negra: uma é o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A outra trabalha atrás da porta cinzenta - a presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Patrícia Amorim.

Imagem

A luz vermelha é a última linha de defesa de Patrícia Filler Amorim. Com ela acesa, ninguém pode abrir a porta e entrar no gabinete presidencial - uma sala grande com uma mesa de madeira, uma escrivaninha e uma estante. Patrícia se senta na escrivaninha, de costas para os janelões, instalados sobre roldanas, que separam o gabinete de uma varanda debruçada sobre o espelho d'água da Lagoa Rodrigo de Freitas. Protegida por corredores labirínticos e cercada por uma paisagem de cartão postal, Patrícia comanda o destino de 9 mil sócios... e os sonhos de 35 milhões de torcedores.

Num canto da ampla varanda, quase no parapeito, com vista para o Cristo Redentor e para o Estádio de Remo da Lagoa, se esconde uma cadeira velha com forro marrom carcomido. Ali, no assento humilde e algo improvisado, com uma vista de derrubar queixo, é que Patrícia se refugia.

- Essa é minha cadeira. É nela que me sento quando tenho que pensar e até chorar. Esse é meu refúgio nos momentos difíceis.

E na cadeira de presidente do Flamengo momentos difíceis nunca faltam. Patrícia se tornou a primeira mulher a presidir o clube pouco depois da conquista do título brasileiro de 2009. No clube de futebol mais popular do país, onde toda calmaria parece véspera de tempestade, a mandatária parece enfrentar uma crise por semana. Em 2010, passou pelo caso Bruno, pelas confusões de Adriano Imperador, pelo acerto e pelo desacerto com Zico , tudo temperado pela briga contra o rebaixamento. Em 2011, a sina parecia ter virado: Ronaldinho Gaúcho foi contratado, o clube foi campeão carioca invicto e fazia excelente campanha no Brasileirão. De repente, o time parou de ganhar... e as nuvens voltaram. Voltou a ganhar - e uma crise surgiu dentro do departamento de futebol... do nada.

- O Flamengo é assim. Ebulição constante.


Imagem

Bota ebulição nisso. Com nove mil sócios, o clube teve seis candidatos nas últimas eleições. E pouca gente vota. Patrícia ganhou com 792 votos de 2,4 mil possíveis - superando o segundo colocado (Delair Dumbrosck) por meros 93 sufrágios. Pouco depois, ela definiu as correntes do clube como "quase um Afeganistão". Quando o futebol vai mal - a cadeira presidencial esquenta. Agosto varou setembro e o time ficou dez rodadas sem vencer. Os ânimos se exaltaram, um conselheiro agrediu outro na sede... e o ex-presidente Márcio Braga desceu a mamona com força na gestão Patrícia - chamando-a de inepta pra baixo. A presidente acusou o golpe - e respondeu com um carrinho no peito.

- Quando eu rodo a baiana é duro, pois eu causo mágoa, vou no coração, falo o que tenho que falar - diz.

Patrícia ficou fora de si diante das críticas de Márcio, de quem foi aliada e vice-presidente no passado. As relações rubro-negras são complexas e complicadas - há grupos que se apoiam e trocam de lado constantemente.

- O Flamengo tem seis ex-presidentes vivos... e atuantes. Não é para principiantes - diz um ex-dirigente do clube.

Apesar da resposta irritada para Márcio, Patrícia costuma pensar antes de falar. Até porque toda crise rubro-negra começa dentro de casa. Casada com o economista Fernando Sihman, Patrícia tem quatro filhos: Vítor, de 14 anos, os gêmeos Ricardo e Daniel (de nove) e o caçula Leonardo - de cinco. Foi Leonardo que, no auge da crise, procurou a mãe e disse:

- Mãe, você tem que fazer alguma coisa. As pessoas vão fazer "uuuuuuh" pra você.

Patrícia riu e absorveu. Mãe, mulher, executiva. Essa vida tripla - ou quádrupla - não é pra qualquer uma. Além de presidente do Flamengo, ela é vereadora na Câmara Municipal do Rio (há 11 anos - já foi reeleita três vezes). Nos dias de semana, acorda geralmente às 5h30m, prepara Vitor para ir à aula e - se der tempo - caminha pelas alamedas da Península, condomínio encravado na Barra da Tijuca - na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Nadar ? Não mais.

- Minha cota de natação já deu.

O marido, Fernando Sihman, é seu principal suporte - mas também se transforma em alvo no clube. Marcio Braga disse que Sihman teria ligações com José Carlos Peruano (o torcedor que agrediu o conselheiro Arthur Muhlemberg - e blogueiro-torcedor do GLOBOESPORTE.COM - no mês passado - ofuscando o lançamento da terceira camisa do clube). Patrícia cobrou provas. Os adversários dizem que Fernando influi demais na gestão da mulher - mas a crítica principal é outra : Fernando Sihman é - ou foi - torcedor do Fluminense :

- Ele era tricolor, mas quando casou comigo melhorou - diz Patrícia - Mas se a crítica é essa - falar do meu marido - é porque estou bem. Devo muito a ele e só estou aqui por causa dele, que está sendo pai e mãe. Ele era do mercado financeiro e abriu mão de muita coisa, invertemos alguns papéis.

Fernando Sihman diz que a vida do casal mudou, mas que não chega a ser uma inversão de papel. E diz que, naturalmente, ajuda a mulher :

- Talvez eu ajude na parte operacional ou estrutural. Mas ela tem uma capacidade enorme de liderança. Tem sensibilidade e capacidade de se relacionar. Claro que a vida em família mudou, mas nunca vi ninguém tão alto astral quanto a Patrícia. Tenho orgulho de ser casado com ela desde 1994. Aliás, se eu esquecer a data... ela me mata.

Com filhos rubro-negros, a cobrança começa em casa. E é uma cobrança diferente - sobre a mãe que deixou de ser mãe.

- Eu estar aqui vira desculpa para muita coisa. Outro dia o mais velho tirou uma nota horrível, ficou de recuperação, e a culpa é... minha porque eu só penso em Flamengo? Brigo com meu marido todo dia. O Flamengo toma conta do caminho no carro, em casa. Estou num momento com os vice-presidentes, ele chega em outro clima e aí vira discussão. Meu filho participou da Olimpíada de Matemática e eu não estudei com ele. Fico brincando que não tenho estrutura para ter filho inteligente. Não tenho porque nunca fui. Hoje não acompanho tanto as coisas - mas vou a todas as reuniões de colégio deles.

Imagem

Mulher e executiva num mundo predominantemente masculino, Patrícia tem que lidar cotidianamente com o preconceito. E com a óbvia comparaçao com outra executiva - a presidente do país - Dilma Rousseff.

- A Dilma é mais fechada, eu sou mais alegre. Mas quando pisam no meu calo... eu assusto as pessoas. Me surpreendi muito comigo mesma. Fico achando que estou me tornando uma pessoa ruim. Tenho paciência para momentos difíceis, mas acontecem uns negócios assim que realmente...

Patrícia saltou das piscinas para a vida pública em 2000, e sempre teve o Flamengo como marca e bandeira como vereadora. Foi eleita fazendo campanha junto à torcida do clube e, dois anos atrás, juntou forças políticas para vencer os candidatos de ex-presidentes como Márcio Braga e Kléber Leite. Venceu com a promessa de governar mirando alto, mas também olhando pra dentro.

Imagem

Por isso, o governo Patrícia Amorim tem sido marcado por obras na estrutura do clube - obras, claro, que não chegam a atrapalhar na próxima eleição (em dezembro de 2012). Patrícia é política e desconversa quando perguntada sobre um segundo mandato. Mas tocando reformas quase como uma obsesssão é natural que a plataforma reeleitoral se reforce. Patrícia, porém, diz que as mudanças eram inevitáveis - pois encontrou um clube em estado lastimável:

- Vou contar uma história que aconteceu no meu primeiro ou segundo dia de mandato. Um jornal pediu e subimos para tirar uma foto no ponto mais alto do clube, lá em cima da sede social. Quando chegamos lá em cima no terraço... tinha um cara de cueca tomando banho num chuveirinho. Eu tomei um susto mas, assim que chegamos, ele disse: "Por favor, fiquem à vontade, só estou tomando meu banho". Era funcionário de uma empresa de manutenção de elevadores. O Flamengo não tinha pago à empresa e, por isso, tinha deixado o cara morar ali. Tinha até geladeira na casinha dele! E ele disse para eu, a presidente do clube, ficar à vontade...

O exemplo é apenas o primeiro numa vasta lista de "malfeitorias" pretéritas que a presidente exibe. A preocupação em mostrar a mudança é tanta que o diretor do Fla Gávea, Cacau Cotta, tem uma apresentação em Power Point com um ANTES/DEPOIS do governo Patrícia. As imagens impressionam pelo desleixo anterior - banheiros mal-conservados, ranhuras, paredes descasacadas, quadras alagadas etc.

- A diferença entre o que encontramos e agora é muito grande. Estamos fazendo muita coisa - diz Cacau.

- Estamos fazendo obra no clube inteiro - parquinho para crianças, reforma na arquibancada, novo campo de futsal, de futebol society. Obra na piscina, refeitório para funcionários, salários em dia, reforma dos bares. E tudo isso com o mesmo orçamento do passado. Por que não faziam antes? Não sei - ataca Patrícia.

Como nadadora e vereadora, Patrícia já era um rosto relativamente conhecido. Mas ao sentar na mais alta cadeira rubro-negra galgou parâmetros na categoria celebridade. Virou alvo ocasional de paparazzi - e saiu até no New York Times. O reconhecimento, claro, tem dois gumes:

- É todo dia, toda hora na rua. Mas.. nessa fase atual eles não são tão simpáticos. As pessoas, seja qual for a classe social, se acham íntimas, e chegam rasgando - vão de carrinho mesmo. Mas eu tenho bom humor, não finjo que não estou ouvindo. Só não vou mais ao supermercado. No ano passado, um cara pulou na minha frente e gritou: "Patricia vai tomar no...". Fiquei assustada. Pensei que ele fosse me dar um soco. Falei com calma ‘"poxa, deixa disso, para com isso"... e o cara saiu andando. A única coisa que acho importante é que encaro, escuto. Se você quiser falar alguma coisa, vou escutar durante horas. Mas depois você vai ter que me escutar.

O lado bom existe, nem que valha receber um tênis lançado no rosto:

- Vem o torcedor e fala: "você tem que tirar não sei quem, tem que trazer o Adriano, o Vagner Love...". Sempre tem isso. Eu gostaria muito de trazer, mas não temos o dinheiro. Eu dou satisfação. Também tem muita coisa legal. No intervalo de Flamengo e Vasco, eu encostei na grade do camarote do Engenhão. Começaram a gritar "Patricia, Patricia". Eu pensei: "não é possível, vão me xingar". Aí um cara olhou e pediu um autógrafo. Ele amarrou a camisa num tênis e jogou. Acertou... na minha cara! O tênis pegou na minha cara! Todo mundo riu. E doeu. Mas não perdi a esportiva. Assinei e mandei de volta.

Imagem

De terça a quinta, Patrícia chega ao Flamengo, em geral, às 10h30m da manhã. Dá expediente até 13h30m, sai para o almoço e depois segue para a Câmara dos Vereadores - no Centro. Quando há sessão, ela costuma voltar à Gávea às 18h. Senão volta antes - ali pelas 16h30 - e fica no clube até depois das 21h. Nas segundas e sextas, como não há sessão na câmara municipal, ela entra mais tarde. E, não raro, deixa o Flamengo depois das 23h. Isso sem falar nos dias de jogo.

- O futebol é muito intenso. Eu assisto aos jogos tensa, tomo remédio antes, fico com o pescoço duro para aguentar. Acho muito ruim, antes tinha prazer de ir ao jogo. Hoje, mesmo ganhando o negócio não acaba. Tenho que saber o que o Vanderlei falou na entrevista coletiva, qual desdobramento. Às vezes, vencer, a situação de conforto, é pior. Aí começa história de prêmio atrasado, pois eles têm o palco para falar. No momento ruim, todo mundo se fecha. É muito difícil. Eu choro muito.

Ao lado das pequenas xícaras de café com escudo do Flamengo sobre sua mesa, Patrícia manuseia um calhamaço de papel - para não esquecer do que chamou de "lambanças" da gestão anterior:

- No primeiro mês, quando cheguei à concentração onde moram 30 meninos (no Ninho do Urubu) saí deprimida. Só tinha campo, vestiário e a sala de musculação. A concentração dos meninos me deixou estupefata. Como as pessoas podiam não ser sensíveis a aquilo? Tudo cheio de mosca, geladeira enferrujada, janelas de favela, sem cortinas, penduravam as coisas numa casa velha com cheiro ruim. Pensei - poxa, o Flamengo tem uma porçao de produtos licenciados - roupas de cama, banho, talher - e lá não tinha nada. Pegamos dois caminhões e levamos as coisas básicas para a concentração.

Imagem

Obras e reformas à parte, a grande vitória da gestão Patrícia, até o momento, tem nome e sobrenome: Ronaldo Assis Moreira. A contratação de Ronaldinho foi uma virada - jogou Bruno, a crise com Zico e as dificuldades de 2010 para trás. Tanto que na escrivaninha da presidente repousa um porta-retratos com uma foto de Ronaldinho ao lado de sua mãe - dona Miguelina, e da própria Patrícia. A presidente sorri ao lembrar da contratação:

- Num espaço de 10 dias, a gente ganhou a Copa São Paulo de juniores, o Ronaldinho chegou com o Thiago Neves e conseguimos o reconhecimento do título de 1987. Essa era uma obsessão.

Mas essa obsessão prossegue. A CBF cassou logo depois - instada pela Justiça - o título rubro-negro. Patrícia garante que a história não terminou - e que a luta política nos bastidores prossegue:

- Trabalho muito. Fui à Suíça, tenho uma foto na porta da Fifa e coloquei uma camisa do Flamengo na letra I. Deve ter câmeras, mas ninguém pediu para tirar.

O pior momento de sua gestão, por outro lado, se deu junto ao maior ídolo rubro-negro. Depois de cinco meses como diretor executivo de futebol, Zico deixou o clube e hoje se diz distante do Flamengo. Para opositores, o ídolo foi destratado. Na semana em que Zico falou, Patrícia estava chateada:

- Acho que o Zico falar que nada presta não foi legal, pois os amigos dele estão aqui e alguns ele que trouxe para cá. Isso caiu muito mal. O Cantarelle ele trouxe, o Jaime foi indicação do Júnior... Sou política, ele xinga e não levo para o lado pessoal. Mas não vou mudar meu trabalho em função de o cara estar xingando. Quero também que ele tenha outra avaliação.

A dirigente diz que não falou com Zico depois da saída dele do clube. Mas faz um afago: lembra que, em 29 de julho, quando se completaram 40 anos de filiação do craque ao Flamengo, fez questão de enviar uma camisa e uma carta oficial ao ídolo. Zico recebeu a carta - e pediu para seu advogado redigir um agradecimento como resposta. Perguntado sobre Patrícia para esta reportagem, o ídolo rubro-negro preferiu o silêncio. A verdade é que a relação entre os dois azedou de vez.

Imagem

Com quatro times entre os seis primeiros do Brasileirão, Patrícia acredita que o futebol do Rio está vivendo um momento diferente - de parceria entre os clubes fora do campo. Diz que a prefeitura está ajudando a viabilizar a construção de centros de treinamento para os outros três grandes.

- Nisso estamos um pouco na frente - porque já temos o CT. O Fluminense está vendo o Banana Golf. O Vasco quer um terreno no Rio das Pedras - que tem que ser desapropriado. O Botafogo pensava ao lado do Engenhão - agora não sei se mudou. Mas o clima entre os presidentes está muito bom. Assisti ao show do Paul McCartney com o Maurício (Assumpção, presidente do Botafogo) e com o Roberto (Dinamite, presidente do Vasco), no Engenhão. E fica sempre um constrangimento sempre nos cinco primeiros minutos. Roberto ganhou a eleição e tinha um jogo no dia seguinte, aí liguei para dar parabéns. Ele me falou: “Está ligando para isso ou para secar?” Eu disse: “Se funcionar, já valeu a ligação”. É uma convivência muito boa. Com o Maurício eu falo mais. O Peter (Siemsen, presidente do Fluminense), quando era candidato, falei para ele parar de ficar me ligando e porque perderia a eleição. Imagina se ele é visto com a presidente do Flamengo? Ele é muito agitado, preocupado. Dele hoje estou mais distante.

Patrícia diz também que o único clube que não antecipou as cotas do novo contrato de TV foi o Flamengo - mas admite que antecipá-las é quase inevitável. A presidente ainda tem um ano e três meses de mandato - mas mira alto.

- Somos campeões mundiais de remo, ginástica, natação. Mas o (César) Cielo não foi formado aqui, nem a Fabiana (Beltrame, remadora). Já Diego e Daniele (Hypolito), sim. E já se faz uma associação. Você traz esses grandes atletas e começa a formar de novo. Não quero ser campeã só no futebol. Lá... temos que fazer o que diz o Vanderlei: ficar três, quatro, cinco anos na Libertadores. Se acostumar a jogar igual ao São Paulo fez.

A dirigente não se assume como candidata à reeleição - muito porque sabe que, no caldeirão da Gávea, é cedo para abrir flancos. Diz que a única promessa que fez foi "entregar o Flamengo melhor que encontrei". E acha que essa promessa já foi cumprida. Mas certamente até 31 de dezembro de 2012 outras crises virão. No Flamengo, a piada de ontem é a verdade de hoje: um flato ocasional vira manchete. Tudo é super-dimensionado. Entre Obama e o Afeganistão, Patrícia Amorim tem ainda 14 meses de mandato - e a cadeirinha velha diante da Lagoa.

- É aqui que eu venho, sento, penso, choro. Já chorei muito sentada nessa cadeira... com essa vista. E tenho escrito memórias - um livro - não posso deixar passar isso. Não é pra vender - é pra mim mesma. É um diário - mas é engraçado até: só consegui escrever sobre os problemas do ano passado agora - quando a fase ficou ruim de novo.

Ali, sozinha, no refúgio diante da paisagem, a presidente, executiva, vereadora e super-mãe Patrícia Amorim tem um pouquinho de menina. Uma menina carregando 35 milhões de sonhos.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: João Havelange

Mensagem por E.R » 10 Out 2011, 18:16

Editado pela última vez por E.R em 23 Mar 2012, 19:13, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 18 Out 2011, 09:02

Photobucket

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 18 Out 2011, 09:52

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: Dirigentes, federações e confederações esportivas

Mensagem por E.R » 18 Out 2011, 13:48

http://www.lancenet.com.br/minuto/Rival ... 42608.html

Imagem

A polêmica declaração de Juvenal Juvêncio sobre Rivaldo já causou repercussão. Depois de o presidente do São Paulo afirmar que o meia de 39 anos não é mais o mesmo jogador de antes, o camisa 10 se pronunciou por meio de seu Twitter pessoal.

"Fiquei sabendo que saiu alguma notícia me criticando, não vou criar polêmica não vou responder, pois agora é momento de nos unirmos mais ainda pois temos um jogo muito importante amanhã e tenho muita fé em Deus que podemos ser campeões das duas competições!!!", postou ele no perfil @rivaldooficial.


Rivaldo tem contrato com o Tricolor até o fim do ano, mas no acordo existe a possibilidade de renovação por mais uma temporada. O meia declara abertamente que quer jogar em 2012 pelo clube:

"Estou cada dia mais feliz no SPFC. Me identifico muito com a torcida e o meu carinho por vocês aumenta cada dia mais".
Imagem
Imagem
Imagem

Responder