Jornalismo esportivo

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
E.R
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6358 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Re: Jornalistas esportivos

Mensagem por E.R » 30 Jul 2011, 13:44

http://vejasp.abril.com.br/revista/edic ... -bom-humor

Imagem
. Quando o Santos conquistou a Taça Libertadores ao derrotar o uruguaio Peñarol, no fim de junho, o meia Paulo Henrique Ganso comemorava no campo entre lágrimas e abraços até ser chamado pelo repórter Carlos Cereto, do canal pago SporTV, para falar ao vivo sobre a vitória. Cereto colocou então fones de ouvido no jogador, estendeu o microfone e pediu a ele que desse uma palavrinha com o profissional que os ouvia na cabine do estádio. “Milton Leite, aqui é Paaaaaaaulo Henrique Lima !”, disse o camisa 10 do Santos, falando seu nome completo no exato estilo do narrador. O locutor conta essa história para ilustrar o aumento de sua popularidade. Apesar de acumular uma experiência de vinte anos no ofício, para ele ainda é novidade ser imitado pelos craques, solicitado a tirar fotos e a dar autógrafos nas ruas. “É a melhor fase da minha carreira”, afirma.

Imagem

Desde 2005 comandando jogos pelo SporTV, ele ficou mais conhecido dos torcedores ao participar de transmissões de partidas na Globo, dona da emissora fechada onde trabalha. Em abril substituiu Galvão Bueno na narração do duelo entre Barcelona e Real Madrid pela Liga dos Campeões da Europa (o titular ficou fora de combate por um problema de saúde). O episódio foi marcante também porque Milton Leite dividiu o microfone com o ex-atacante Ronaldo, que fazia ali sua estreia como comentarista de futebol. Num determinado momento, quando as câmeras estavam focalizadas na dupla, os telespectadores flagraram o Fenômeno caindo na gargalhada após o narrador soltar seu famoso e irônico bordão “Que beleza !”, sempre pronunciado após alguma jogada bizarra. “A coisa ficou tão popular que as pessoas me veem passando e falam : ‘Olha lá o ‘Que beleza’”, conta. “E nem fui eu quem inventou isso.” O pai da expressão é Wanderley Nogueira, experiente repórter de campo da Rádio Jovem Pan. Milton Leite aprendeu a frase na época em que os dois trabalharam juntos nos anos 90 e, com o passar do tempo, carregando no tom cômico, transformou-a numa de suas marcas registradas.

Imagem
Paulistano da Vila Olímpia, ele sempre teve afinidade com esporte. Na adolescência, disputou judô, natação, vôlei e tênis. Até hoje não abre mão de correr e nadar duas vezes por semana. “Graças a isso, ele tem uma impressionante capacidade de falar sobre qualquer modalidade”, diz o amigo André Kfouri, repórter da concorrente ESPN Brasil.

Apesar do ar pacato, Milton Leite já se envolveu em boas brigas. Em 2001, durante uma partida de basquete do Vasco, criticou o então presidente do clube, Eurico Miranda. Irritado, o notório e encrenqueiro cartola foi até o local do jogo tirar satisfação, posicionou-se atrás do narrador e começou a ofendê-lo. As câmeras da transmissão flagraram o atônito jornalista pedindo ajuda da segurança para evitar o pior.

Em outra ocasião, sem saber que estava no ar, chamou de chato o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo.

Há dez dias, envolveu-se numa nova saia justa ao criticar em seu blog o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. No texto, comentava uma reportagem da revista “Piauí” em que o dirigente é apresentado como alguém de linguajar chulo e que vê a mídia, especialmente a Globo, subserviente a ele. O narrador foi o único entre os funcionários a repercutir a reportagem, causando um certo mal-estar na emissora. “O que eu tinha para dizer está escrito no blog, não comento mais o assunto”, afirma o locutor.

Imagem

Em 2004, abandonou um salário de 36.000 reais na ESPN Brasil após se desentender com o diretor José Trajano.

Passou quatro meses fora da televisão, até ser convidado pelo SporTV para receber um terço do valor pago pelo antigo emprego. Hoje, ganha cerca de 40.000 reais por mês, ainda pouco comparado ao patamar de um narrador global como Cléber Machado, que embolsa cerca de cinco vezes mais.

Milton Leite começou a carreira em Jundiaí, para onde se mudou com a família aos 15 anos. “Queria ter sido escritor, e o jornalismo era o mais próximo que eu poderia chegar”, afirma. Fez a escolha certa. “É um dos melhores do Brasil”, diz o apresentador Milton Neves, da Rádio Bandeirantes. Se essas qualidades serão suficientes para levá-lo ainda mais longe na carreira, é cedo para dizer. Por enquanto, segue o jogo.
Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 30 Jul 2011, 15:56

http://sportv.globo.com/site/programas/ ... noite.html

Imagem
. O jornalista Carlos Eduardo Lino será o novo âncora do "SporTV News : edição noite" a partir desta segunda-feira (1).

O ex-apresentador do Arena SporTV substitui Marcelo Barreto, que, desde o fim de junho, atua como correspondente em Londres, capital da Inglaterra, sede dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Lino, aos 45 anos, possui 28 deles dedicados ao jornalismo, sendo 15 como repórter. Nascido em Florianópolis (SC), passou pela emissora RBS, afiliada TV Globo na capital catarinense, trabalhou na redação do SporTV de São Paulo (SP), e se mudou recentemente para o Rio de Janeiro, onde comandará o "SporTV News".

- Passei 15 anos na RBS de Florianópolis acostumado a apresentar programas. O SporTV News tem uma identidade que não vem do apresentador. Vou tomar cuidado no primeiro momento, mas é um projeto de sucesso, vou fazer o meu melhor – afirma o âncora.

O jornalista aposta na improvisação e em colocações próprias para apresentar o programa.

- A linguagem do jornalismo está mudando, ficando cada vez mais natural, conversado, sem TP, com mais improviso, que sempre fez parte da minha vida.

Lino não encara a novidade como um desafio. Possui carreira jornalística acostumada às bancadas e estúdios dos telejornais, comentários em transmissões esportivas e programas de debate, como o "Arena SporTV". Apesar do currículo vasto, o jornalista admite que a reportagem ainda continua como essência de sua profissão.

- Ainda sou mais repórter do que comentarista. Não deixo nunca de ser repórter. Informação é tudo, e isso tem sido uma característica minha, principalmente como comentarista, de se basear sempre em informações. Acho que meu lado repórter e comentarista ajuda na hora de apresentar o programa.
Imagem
Imagem
Imagem

Fábio
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 127 vezes

Mensagem por Fábio » 30 Jul 2011, 16:05

O Milton Leite é engraçadissimo. :lol:

Já o Lino, nossa. Não tem nada a ver Sportv News com ele. Ele é bom de comentar.

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 1265 vezes

Mensagem por CHarritO » 01 Ago 2011, 16:05

:band:

Imagem

O ex-jogador Edmundo acaba de renovar seu contrato com a Rede Bandeirantes até 2015.

Entre outras condições, está trocando definitivamente o Rio por São Paulo, com mulher e filha, e, sem puxar o tapete de ninguém, tem o desejo de – em breve – estrear um programa só dele.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 02 Ago 2011, 16:53

Imagem

Bárbara Coelho é a nova repórter e apresentadora da Band Rio. O anuncio foi feito por meio de seu twitter logo após a sua saída pelo Esporte Interativo. :triste:

Imagem

Imagem

Entretanto, Henrique Marques voltará a fazer parte do Esporte Interativo. :joia:

Ele estava na TV Brasil.

Imagem

Após ser sondado pela Record, Luciano do Valle se acertou com a Band e renovou seu contrato por mais cinco anos.

Luciano continuará sendo o principal narrador esportivo da emissora, principalmente nas transmissões da Copa do Mundo em 2014.
:duh:

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 09 Ago 2011, 16:16

http://audienciaetv.com/2011/08/narrado ... sao-paulo/

Imagem

Um dos mais populares narradores de futebol na TV na época de Pelé, Walter Abrahão morreu ontem em São Paulo. O ex-locutor de Tupi, SBT e Manchete morreu vítima de complicações de um câncer no pulmão, depois de quase um mês de internação no Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

Viúvo, Walter Abrahão tinha 80 anos e deixa três filhos. O corpo do narrador será velado na Câmara Municipal de São Paulo.

Abrahão participou de transmissões de seis Copas, da edição de 1962 no Chile até o Mundial de 1986 no México (neste período, não esteve na Espanha-1982). Além do esporte na TV, Abrahão foi vereador na cidade de São Paulo, eleito para dois mandados nos pleitos de 1988 e 1992.

Abrahão foi criador de diversos bordões, entre eles o “Oxo”, termo para descrever uma partida empatada com o placar de zero a zero.
:(

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 23 Ago 2011, 01:31

http://blogdamidiaesportiva.blogspot.co ... miere.html

Imagem
. Na noite desta sexta-feira (19 de agosto de 2011) na transmissão da partida entre Duque de Caxias x Portuguesa no Premiere FC teve uma surpresa, foi narrada por Paulo Stein. Sim, que havia deixado a ESPN Brasil há algum tempo, mas que historicamente é lembrado por ser "a cara" do esporte da Rede Manchete.

Foram ele e André Loffredo transmitindo a partida. Ficou com a impressão do Paulo Stein chegar de vez ao Sportv/Premiere, até pelo tratamento de boas vindas do André Loffredo e do Carlos Eduardo Lino com ele no "SporTV News".
Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 25 Ago 2011, 22:49

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultim ... ssores.htm

Imagem
. Entrevista com Luiz Ceará.

Um dos nomes de frente da popular equipe de esportes da Bandeirantes, o veterano Luiz Ceará caminha na reta final de uma trajetória como repórter de campo no futebol. O novo blogueiro do UOL avisa que projeta "pendurar o microfone" após a Copa de 2014 no país, quando deixará para trás uma recente realidade estabelecida no universo dos boleiros, marcada pela intermediação de assessores.

Aos 61 anos, Ceará já deu início ao processo de transição para deixar o dia a dia do futebol. Neste ano, o repórter deixou as transmissões da Band na Série A e tem aparecido com mais frequência nos jogos da Segundona, sem contar as entradas ao vivo nos noticiários esportivos da emissora.

"Depois da Copa, se a Band continuar comigo até lá, eu vou parar. Quero me proteger um pouquinho, existe uma renovação natural de repórteres. Não quero que aconteça comigo o que aconteceu com o Eli Coimbra, que foi desrespeitado, demitido através de uma carta na Record", afirma, em menção ao antigo colega, morto em 1998.

Mas a despedida das telinhas não será definitiva, pois Ceará planeja se manter na ativa pela Band Campinas, onde estreia um programa de entrevistas com personalidades do esporte ainda este ano. Como entrevistador, o conhecido jornalista bom de papo espera levar amigos como Sócrates, Careca, Magic Paula e Hortência ao seu estúdio.

O currículo de Ceará exibe passagens por praticamente todas as grandes emissoras de TV do país. Com 35 anos de trajetória, o jornalista de Campinas se esforça para manter a abordagem informal na era dos assessores, profissionais que ajudam os jogadores de futebol em diversos campos de atuação, como imagem, em um processo de padronização na comunicação com os fãs do futebol.

"Isso faz parte de um processo, mas está muito atropelado. Sou de uma época que o repórter ficava dentro de campo, atrás do gol, assistindo ao treino. Hoje o pessoal fica na sala de imprensa, só escrevendo, sem ver nada. Pega a coletiva e faz a matéria. Já eu procuro manter uma coisa pessoal, longe desses assessores", diz.

"(O trabalho dos assessores) atrapalhou muito o relacionamento com a imprensa, é o intermediário. Por isso tem tanta fofoca, tanta notícia atravessada, tanto balão de ensaio. Eu já fui a centenas de festas com jogadores, andava no ônibus da seleção, com Zico, Junior, a gente fazia pagode junto. Não dava para falar que os caras bebiam, porque a gente também bebia. Hoje o cara toma uma caipirinha e vira assassino", acrescenta.
Luiz Ceará integrou o quadro de repórteres do SBT durante dez anos. Na emissora de Silvio Santos, teve o privilégio de participar da criação do inovador programa "Aqui Agora", que influenciou o modo de fazer jornalismo de TV no Brasil a partir dali.

"O Silvio Santos mostrou uma fita de um programa argentino, queria uma pegada igual. Eu tinha facilidade de fazer ao vivo e acabei incluído (no projeto). Fiz o piloto aqui em Campinas, numa penitenciária. O SBT inventou essa pegada de câmera andando, como se fosse ao vivo. Fizemos um grande sucesso, batendo a TV Globo", recorda sobre o programa no início dos anos 90.

Mais adiante na mesma década, Ceará participou da transmissão histórica do SBT, na final da Copa do Brasil de 1995, entre Corinthians e Grêmio.

"Foi a maior audiência do SBT, 70 pontos. Nem o Silvio Santos conseguiu isso. Pena que não durou, ele não gosta de esporte. Nós fizemos a Copa do Brasil virar um sucesso", afirma, em menção à equipe que tinha nomes como Luiz Alfredo, Juarez Soares, Silvio Luiz, com a chefia de Roberto Cabrini e Michel Laurence.

Com quatro Copas do Mundo no currículo de repórter, Luiz Ceará viu de perto momentos marcantes em jogos históricos da seleção. O veterano relata ter acompanhado de perto o racha no grupo de 1990, na briga por divisão de premiação. Quatro anos mais tarde, não conteve o choro ao testemunhar de perto o tetracampeonato nos EUA.

"Fiz a matéria chorando. Eu estava atrás do gol do Taffarel. Não poderia estar ali, entrei como se fosse um fotógrafo. Fiz a matéria para o 'Aqui Agora'. Quando o Baggio chutou pra cima, vi o cinegrafista que estava comigo chorando. E aí choraram os dois", relata.
Quem acompanha o trabalho de Luiz Ceará na TV talvez não saiba que o repórter da Band mantém uma ligação próxima com o mundo da música. Antes de entrar no jornalismo, era baterista e se arriscava nas composições. Um dia levou uma de suas canções para a Elza Soares e acabou vendo de perto o famoso namorado da cantora: "O Garrincha entrou na sala. Ali eu decidi que iria mudar de profissão para ficar perto daqueles caras".

Hoje, Ceará segue brincando com a música. Um de seus parceiros é Zenon, ex-meio-campista de Guarani e Corinthians: "Ele toca violão. A gente fica duas horas tocando música do Roberto Carlos".

Alguns comentaristas esportivos e demais homens de estúdio costumam revelar seus times de coração, mas são poucos os repórteres que vão a campo que ousam expor sua preferência. Luiz Ceará é um deles, com o argumento de que é essa paixão que move o jornalista em sua escolha pelo noticiário esportivo.

"O jornalista esportivo precisa ter um time, senão tem que trabalhar como caixa de banco. O cara tem que amar o futebol, amar o clube, mas precisa manter a ética. É bundão quem protege seu clube, o seu jogador. Já fiz quatro jogos da Ponte na Série B este ano. Por que vou ficar protegendo a Ponte? Quem paga mau salário é a Bandeirantes. E todo mundo sabe que meu time nacional é o Flamengo. Quem não tem um time que vá fazer matéria de natação", afirma.
Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 28 Ago 2011, 08:10

Imagem

NATALIA CASTRO - REVISTA DA TV - O GLOBO

. A paixão por esportes desde a infância foi a responsável por aproximar Fernanda Gentil do SporTV. Hoje, à frente do "É gol !", exibido diariamente. Fernanda começou sua carreira como repórter de campo, há cerca de cinco anos. E ela já diz que, ali, no meio do gramado, ser homem ou mulher não faz diferença. O negócio é mesmo "ir para a guerra" : correr atrás dos jogadores, posicionar o microfone e fazer as perguntas necessárias. E, o principal, se impor diante da "macharada" :
- O que me intimidava eram alguns técnicos mais ranzinzas. Você tem chegar com alguma distância, não pode dar brecha por ser mulher. A maioria ainda olha com certo desdém, mas, depois que veem que você é uma profissional séria, que entende do assunto, se abre mais - analisa.

A jornalista esteve na Copa do Mundo na África do Sul e na Copa América deste ano, na Argentina, A experiência, embora valiosa, a deixou temerosa :
- Fiquei em um centro de imprensa em que tinha acesso direto aos jogadores. E você passa por todos os tipos de situações, até apertar a mão de ceguinho, lembra ? - indaga ela, lembrando a situação constrangedora em que estendeu a mão para cumprimentar um deficiente visual, ao vivo. O vídeo foi parar no Youtube e Fernanda diz que aprendeu a tirar as gafes de letra.

Fernanda destaca que estar no meio do burburinho faz toda a diferença no trabalho.
- Eu sei de várias coisas porque estudei, vi, decorei. Os homens, não. Eles vivenciaram esses momentos, estavam nas arquibancadas. Então, percebi que ir a jogos e eventos faz toda a diferença - explica a apresentadora.

Raul Costa Júnior, diretor-executivo do SporTV, garante que a escolha da jornalista, assim como de outras profissionais mulheres não tem a ver com o sexo. Mas ele concorda que o interesse do público feminino pelo canal só faz crescer.
- E não é só pelo futebol. Mas pelo esporte em geral - reforça o diretor.
Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 01 Set 2011, 00:45

http://televisao.uol.com.br/colunas/fla ... -2012.jhtm

Imagem

Fernando Vanucci chegou a um acordo com a RedeTV! e acabou se desligando no dia de ontem. Estava lá desde 2003, depois de 21 anos de Globo e passagens também - mais curtas - pela Band-Traffic e Record. A partir de hoje, ele está livre para abrir novas possibilidades profissionais.
Queria muito que ele fosse pra Record.
Imagem
Imagem
Imagem

naples
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por naples » 01 Set 2011, 01:14

Gosto do Vannuci! Mas o esporte na Redetv é sofrivel! Só Silvião Luiz se salva!

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 01 Set 2011, 16:39

Record é a emissora certa p/ ele. Vai ter bom aproveitamento por lá!!! :joinha:

Fábio
Membro
Membro
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 127 vezes

Mensagem por Fábio » 01 Set 2011, 16:52

Uma pena. Eu gosto do elenco esportivo da RedeTV.

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 05 Set 2011, 06:26

Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 07 Set 2011, 09:38

http://portalimprensa.uol.com.br/notici ... ita+piada/

Imagem
Com 41 anos de TV Globo e 65 de carreira, o jornalista Léo Batista é testemunha viva da história do jornalismo esportivo brasileiro - vivenciou as mudanças tecnológicas, a evolução da profissão e a chegada das novas gerações. Talvez, por isso, saiba da importância de renovar. No entanto, acredita que há excessos no modelo atual. "Isso aí é o seguinte : é como remédio, se você toma na dose certa, pode fazer um bom efeito, se toma além da conta, pode fazer mal. Mas uma coisa que eu exponho abertamente é que, embora o esporte seja alegria, tem havido muito humorismo, muita piada, muita brincadeira".

Para o jornalista, há também exageros nas transmissões ao vivo do futebol. "No intervalo, tem se usado umas novelinhas, uns quadrinhos de humor. Nessa hora, você quer ver um comentário do jogo, tirar a dúvida da arbitragem, ver os gols dos outros jogos".

À frente do Globo Esporte RJ aos sábados - "isso é sacrossanto : no sábado, sou eu" -, o jornalista mantém o estilo sóbrio de sempre, bem diferente do colega Tiago Leifert, apresentador e editor do Globo Esporte SP.

Léo destaca a qualidade de Tiago - "eu faço o programa com tudo marcadinho, ele faz tudo no improviso" -, mas, aponta diferenças de estilo. "Ele entra despojadamente de tênis, calça jeans, uma jaquetazinha... Negócio do garotão. Eu entro com uma calça social, sapato social, penteadinho, todo engomado. Mas, aí, quem tem que dar a opinião é o público. Tem o patrão que paga o nosso salário no fim do mês, mas o nosso patrão mesmo é o público, o Ibope".
Imagem
Imagem
Imagem

Responder