Traduzida:
EL UNIVERSAL
Nunca mais voltará a inflar suas "bochechas de mamão macho". O comediante Carlos Villagrán anunciou ontem em Lima, Peru, que esta é a última turnê do Circo do Quico e que decidiu deixar de interpretar o personagem que lhe deu fama.
Inconfundível por seu traje de marinheiro, seu gorro colorido, seu canto que parece sirene de ambulância, Quico foi parte da vizinhança do Chaves e durante décadas, objeto de disputa entre Roberto Gómez Bolaños e Villagrán, que assegura que foi o criador do personagem, apesar de que evidentemente, no papel foi Bolaños quem lhe deu vida.
Agora, Villagrán se dá ao luxo de anunciar a morte de Quico: "Durante quatro décadas interpretei Quico, porém já decidi que será Lima o lugar onde pela última vez me apresentarei. Não sou o mesmo de antes e as pessoas merecem respeito", indicou o artista, que apresenta em Lima um espetáculo de circo que leva o nome de seu lendário personagem.
Em uma coletiva de imprensa, Villagrán disse: "Talvez regresse a Lima porém já não para trabalhar como Quico, somente de férias".
Desde México, El Universal tratou de contactá-lo para dê detalhes sobre a despedida de seu inesquecível personagem. Porém o comediante não quis responder.
Através de seu representante, Villagrán disse que não daria mais entrevista sobre sua relação com Chespirito e que tampouco falaria sobre sua decisão de deixar Quico no armário.
Villagrán foi prolixo em suas declarações a diversos meios peruanos. Poré exemplo, Villagrán se confessou com Carlos Carlín, condutor do popular programa noturno de variedades La Noche es Mía, do Peru, a quem disse que manteve um romance com a atriz Florinda Meza, atual esposa de Roberto Gómez Bolaños, durante a filmagem do Chaves.
"Não vou negar, foi há muito tempo. Foi durante a sério e já está", disse Villagrán.
Nesse mesmo programa, ao mesmo tempo, Carlín aconselhou a Villagrán que deixe as brigas públicas com outros integrantes do Chaves.
“Sí, todos deberíamos de abstenernos en decir cosas mala. Debemos pensar en la nueva generación, porque hay niños que nos ven en la televisión muy unidos y contentos”, comentó Kiko.
"Sim, todos deveríamos nos abster de dizer coisas ruins. Devemos pensar na nova geração, por que há crianças que nos vêem na televisão muito unidos e contentes", comentou Kiko.
Sua estada em Lima também foi aproveitada para questioná-lo sobre a Chiquinha, que também está no Peru, com seu espetáculo.
Em um vídeo publicado pelo diário El Comercio, do Peru, se vê Villagrán usar o personagem de Quico para responder à pergunta sobre se se reuniria com a Chiquinha. Com as bochechas infladas, disse: "Não me junto com essa gentalha".
Logo complementou: "Eu não tem problema nenhum com nada, absolutamente com nada, porém me cuido", disse Villagrán, que arrematou dizendo que poderia reunir-se com a Chiquinha sem problemas, porém não havia sido convidado para isso.
Também sinalizou que muitas de suas declarações são piadas e sem más intenções.
"O que passa é que há gente que não tem o sentido do humor", manifestou.
Sobre Chespirito: "Não tenho nada contra o Bola de Anos, perdão, Gómez Bolaños, porém a ele, cada vez que adormece, eu assisto... é uma piada, um chiste.
Faz alguns dias, Villagrán acusou Bolaños de evasão de impostos, pois nunca teria lhe pagado o dinheiro correspondente pelos direitor autorais de seus personagens.
Os comentários e "piadas" de Quico provocaram numerosas reações na internet. Na mesma página de El Comercio, os leitores o criticaram e qualificaram-no como "mal-agradecido".
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.