Rafael Cardoso escreveu:Scopel escreveu:Rafael Cardoso escreveu:Scopel escreveu:
Rafael Cardoso escreveu:Lula sem dúvida fez a diferença no Brasil.
Fez não. Fez foi a mesma coisa que o outro lá. É sério. =]
Com mais de 80% de aprovação de todo o Brasil, você acha que não fez diferença no país?
Talvez no imaginário, mas não nas condições reais da vida no país[ distribuição de renda não logrou nem de perto o crescimentos dos lucros e ganhos financeiros] e nem no conjunto da infra-estrutura nacional. Nem vou entrar numa discussão econômica aqui. Leia sobre Duda Mendonça.
Só para derrubar o seu parâmetro: muita gente ainda acha que FHC fez um bom governo para o país.
O mau é que vocês só querem citar as coisas ruins.
Não. É porque eu tenho conhecimento dos males estruturais das políticas desse governo. Obviamente criar universidades novas foi uma boa [mesmo que falte infra-estrutura e professores], mas isso é conjuntural. Qualquer "boa intenção'' estará inexoravelmente sujeita a condições mais macros.
Para ser chato, aí vão dos eixos de politicas econômicas pós-99:
- metas de inflação (taxas de juros como controle de inflação)
- controle cambial (atenção nos efeitos cambias nas alterações das taxas de juros)
- metas de superávit primário (o quanto se arrecada menos o quanto se gastas, afora os gastos com juros da dívida pública)
- rigidez fiscal (cortes nos gastos públicos para aumentar o superavit primário e pagar juros da dívida)
Deste modo, qualquer coisa que o governo queira fazer tem que está sujeita a essa política estrutural. Por exemplo, o orçamento da União só é aprovado após verificadas as metas de superávit primário! Hoje o Estado está no limite dos cortes, está apenas mantendo o que já existe. Aí atacam a Previdência, o décimo terceiro, o salário mínimo, as empresas públicas, etc.
Nossa economia é fraquíssima e muito pouco autônoma, depende sobremaneira da demanda externa por produtos agrícolas [que são produzidos através do agronegócio e dos grandes latifúndios de propriedade de empresas estrangeiras].
É disso que estou falando. Mas aquela quadra que o Lula inaugurou lá no sertão de não sei aonde serviu bem.
Will CH escreveu:
E daí?
É muito fácil ser oposição, partidos de esquerda que apoiaram Lula nas eleições de 2002 abandonaram o governo por não suportar a condição de ser situação. Lula fez mais do que devia, levando-se em consideração as campanhas infames da oposição de todos os lados e a velha influência da mídia.
Alguns abandonaram porque o PT deixou de ser esquerda ainda antes de ser eleito.