Finanças dos Clubes

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105457
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3932 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 17 Mai 2011, 01:49

http://globoesporte.globo.com/platb/olh ... esportivo/

Imagem
. Algum tempo atrás soube que o Fla atravessou 2010 sem um contador em seu quadro de funcionários. Apesar da seriedade e conhecimento da fonte que revelou-me essa informação, achei-a incrível – no sentido de algo não crível, difícil de acreditar. Mas, acreditei, claro, pois minha fonte é séria e conhece bem esse clube e outros mais. Passado algum tempo, outras pessoas disseram-me a mesma coisa, só confirmando o absurdo de tal fato.

Não creio que esse buraco no quadro funcional tenha prejudicado a elaboração do balanço, pois um contador sem vínculo empregatício com o clube respondeu pela contabilidade, mas esse é um fato que merece reflexão.

Estrutura não é somente meia dúzia de tijolos e uma fachada bonita. Ela é muito mais que isso e, podemos dividi-la em infra e superestrutura. As construções, campos, meios de transporte, entre outras coisas, fazem parte da infraestrutura, enquanto direção, quadro de pessoal, filosofia de trabalho, ordenamento político e outras mais são parte da superestrutura. E, francamente, a superestrutura de um clube de futebol, sobretudo da grandeza do Flamengo, movimentando enorme volume de recursos, não pode, sob nenhuma hipótese, prescindir do trabalho de um profissional qualificado nessa área. Isso é básico e, confesso, tomar conhecimento desse fato foi uma surpresa desagradável.

Antes de falar das complicações, vou passar rapidamente pelo caminho para resolver complicações, as receitas. Elas são a solucionática necessária para enfrentar a problemática criada pelos dirigentes.Depois de ler o balanço, a primeira coisa que fiz foi levantar o ponto central da vida financeira de toda instituição: o comportamento de suas receitas operacionais nos últimos anos. Esse é o quadro de cinco anos:

As receitas rubro-negras, apesar dos muitos pesares, dão ao torcedor um certo alento e podem dar condições aos gestores para, lentamente, buscar a consolidação e sustentabilidade do clube.

Imagem
Nesse sentido, não posso deixar de citar que durante a gestão Márcia Braga mais recente, o montante de dívidas do clube foi reduzido em apreciáveis 75 milhões de reais.

Esse volume de receitas, contudo, é muito baixo para o porte e para o desempenho esportivo do clube.

O quadro de receitas mostra o já esperado crescimento do marketing em função do bom patrocínio máster assinado no final de 2009, que deu uma injeção razoável de recursos para o clube (e a ausência de um patrocinador master na presente temporada, já perdido o primeiro quadrimestre e caminhando para o fim do semestre, vai complicar as contas ainda mais). Ao mesmo tempo, uma receita sempre importante para o Flamengo, a bilheteria, teve redução apreciável, reflexo do desempenho do time em campo, apesar da participação na Copa Libertadores e, não podemos esquecer, também provocado pelo fechamento do Maracanã. E o pior, nesse caso, é que vem mais dois anos, com sorte, sem poder jogar no seu local predileto.

O balanço não discrimina as receitas com o licenciamento da marca Flamengo, que podem estar embutidas na conta Marketing. Tampouco mostra as receitas com o programa de sócio-torcedor, o que nos deixa sem saber se o programa existe e fatura ou se foi abandonado. De um jeito ou de outro, cada clube precisa encontrar seu caminho próprio e aumentar suas receitas com o quadro de sócios-torcedores. O exemplo do Internacional está aí para ser visto e analisado – mas não copiado, pois cada programa deve ter a “cara” e o espírito do clube e de seu torcedor, não é uma receita de bolo que basta ser copiada.

A verdade é que, embora venham crescendo de forma regular e consistente, mesmo com alguns percalços, as receitas operacionais do futebol do Flamengo estão abaixo do que poderiam e deveriam ser. Não ter um estádio próprio contribui para esse quadro, mas não justifica tudo.

Outro ponto importante para os clubes brasileiros : formação de jogadores. Essa não é uma receita operacional, eu não a considero como tal nas minhas análises, mas sem ela os clubes passam dificuldades e, se o desafio para alguns é lançar as bases para se manterem sem recorrer a essa receita, para o Flamengo o momento é diferente : é reforçar e retomar algo que era tradicional no clube : a formação de bons jogadores. Não só para fornecer à equipe, mas também, e fundamentalmente, para gerar recursos financeiros. Realisticamente, é isso.

O futebol do Flamengo em 2010 gerou uma receita bruta de 110,3 milhões de reais, contra uma despesa total de 69,3 milhões de reais, gerando um superávit de 41 milhões de reais. A folha de pagamento caiu de 67,6 para 52,6 milhões, uma redução de nada menos que 22,2%. Lembro que em 2008, até o começo de 2009, o clube gastava, somente em salários diretos de 5 ou 6 jogadores um total que passava de 2 milhões de reais todo mês. Isso, naturalmente, não contando encargos sobre esse montante. Um enxugamento na folha era necessário e o time que foi campeão em 2009 já não contava com alguns dos jogadores que contribuíam para esse valor. Fica difícil julgar até que ponto a redução na folha influenciou a ausência de grandes resultados em 2010, dado o ano atípico vivido pelo clube e pelo futebol em particular, mas, de maneira geral, foi uma redução salutar.

Cabe aqui uma observação : o balanço não discrimina os valores pagos, portanto não sabemos a quanto montou o total pago em direitos de imagem, e se esses valores estão incluídos na folha ou na rubrica “despesas gerais”. Essa falta de informações mais completas e, principalmente, mais discriminadas, é um dos problemas desse balanço.

Imagem
Se o futebol, que é, sem a menor dúvida, a grande “vaca leiteira” do Clube de Regatas do Flamengo, gastou menos, os esportes amadores tiveram uma explosão em seus gastos de pessoal, passando de 12,8 milhões em 2009 para 22,9 milhões de reais em 2010. :chocado: Um assombroso crescimento de 78,9%. A despesa total da área evoluiu de 25,4 milhões para 45,5 milhões de reais, ou 79,1% de crescimento :chocado: . Enquanto isso, a contrapartida das receitas dos esportes amadores evoluiu um percentual ainda mais impressionante: 122,3%. O único problema é que o valor saltou de 3,1 para 6,9 milhões de reais, gerando um déficit operacional de portentosos 16 milhões de reais, 131,9% maior que a receita.

Imagem
Olha a palhaça querendo aparecer ao lado do Lula, olha a "cara de felicidade" do nosso desmemoriado presidente. :duh:



Podemos deduzir pelas ausências do balanço, que esses valores de despesas incluem outras áreas que não somente os esportes amadores propriamente ditos. Todavia, o que está escrito, aprovado e assinado é o que foi relatado. Um balanço com informações incompletas ou agrupadas demais, sem discriminação, dificulta um melhor entendimento do que se passou e do que poderá acontecer.

Aliás, como planejar alguma coisa em cima desses números? Se há números internos melhor discriminados, e eu acredito que haja, deveriam, portanto, estar no balanço, facilitando nosso entendimento do que é e como funciona o clube.

Em outras palavras: não dá para saber quanto custou a área de esportes amadores, assim como não dá para ter certeza sobre o valor da folha de pagamentos do futebol.

O Passivo Circulante compreende os valores a serem pagos no decorrer dos doze meses seguintes à data de fechamento do balanço, ou seja, o decorrer do ano de 2011. Temos aqui um salto de 48,9%, explicado em boa parte pelos aumentos nos itens “Impostos e contribuições sociais a recolher” (de 34,2 para 52,0 milhões), “Empréstimos em instituições bancárias” (de 23,5 para 43,9 milhões) e “Contas a pagar” (de 26,3 para 51,1 milhões).

O Passivo Não Circulante inclui valores que serão pagos a partir de doze meses da data de fechamento do balanço, ou seja, de 1º de janeiro de 2012 em diante; são os compromissos de longo prazo. Também aqui temos um salto expressivo, da ordem de 20,7%, originado, sobretudo, por 29,2 milhões de “Receitas diferidas”, sem uma nota explicativa a respeito.

Com isso, o Passivo Total atinge o valor de 458,5 milhões de reais, crescendo 33%, bem acima dos exercícios anteriores, exceção feita a 2007, por conta do já citado acordo Timemania.


Imagem
E esse canalha não falou nada na imprensa, nada ! :lingua:

Li um excelente texto do economista Rafael Strauch, em dois posts publicados no site Flamengonet, e ele levanta várias dúvidas e indagações sobre esse balanço. Como, por exemplo, entre outras, os 29 milhões de receitas diferidas. Eu acredito que esse valor, assim os valores listados em empréstimos bancários, correspondam a adiantamentos de cotas de TV, mesmo porque tenho dúvidas a respeito da aprovação de empréstimos bancários para a maioria dos clubes brasileiros, caso não existam garantias sólidas de terceiros. Na prática, cota adiantada nada mais é que um empréstimo bancário garantido pelas cotas correspondentes.

Ainda na vida real, isso significa que almoço e o jantar de depois de amanhã foram vendidos para pagar o jantar de ontem e, se a administração não for das piores, o almoço de hoje. Com alguns agravantes: taxas e juros sobre o valor. Ou seja, você empenha 100 do futuro e recebe 80 hoje, para pagar a despesa já ocorrida ontem, que custou 60, mas, atrasada, passou a custar 80.

Só o Clube de Regatas do Flamengo comete tal loucura? Infelizmente, não. Todos, em maior ou menor grau fazem a mesma coisa. E digo infelizmente porque se fosse só o Flamengo e mais um ou dois seria um problema limitado. Como é geral, temos um problema sistêmico, que ataca todo o setor. E por que? Por que o setor é ruim e não permite a sobrevivência? Ou será que isso ocorre porque as gestões do futebol, de maneira geral, são ruins e ninguém paga nada por isso?

Opa, alguém paga por isso: o torcedor de cada clube e o conjunto da sociedade.

A síntese desse balanço pode ser descrita com apenas dois vocábulos: muito preocupante. A ausência de notas explicativas sobre pontos importantes, diferenças entre valores lançados, a própria forma do balanço, parecendo antes um rascunho do que o trabalho definitivo, tudo isso dá margem a perguntas, a dúvidas e, no torcedor, a temores.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Jader
Membro
Membro
Mensagens: 20668
Registrado em: 30 Jan 2009, 16:41
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Americana-SP
Curtiu: 0
Curtiram: 10 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Jader » 17 Mai 2011, 13:59

Flamengo está dando muita bobeira de ficar sem um patrocinador master, igual ao SPFC ano passado.
E essa foto da Piscina Amadorim lembra muito aquele cachorro de um desenho animado que esqueci :lol:

Imagem
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Silvester
Membro
Membro
Mensagens: 5230
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:59
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Cascavel-PR
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Silvester » 17 Mai 2011, 14:23

O Droopy
Imagem

Avatar do usuário
Jader
Membro
Membro
Mensagens: 20668
Registrado em: 30 Jan 2009, 16:41
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Americana-SP
Curtiu: 0
Curtiram: 10 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Jader » 17 Mai 2011, 14:37

Isso, valeu hahaha :risos:
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Felipe Alves
Membro
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 26 Mar 2010, 19:52
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: S. C. Internacional e Peñarol
Localização: Restinga Sêca-RS
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Felipe Alves » 18 Mai 2011, 10:05


Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45379
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2172 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Barbano » 18 Mai 2011, 10:12

O ideal é fazer uma relação dívida / faturamento. Assim dá para ter uma boa noção do quanto cada clube está comprometido financeiramente.

Um clube que fatura 200 milhões por ano e tem dívida de 150 milhões tá em situação financeira melhor do que um que fatura 100 milhões e tem dívida de 120 milhões, mesmo com dívida maior.
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Avatar do usuário
Felipe Alves
Membro
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 26 Mar 2010, 19:52
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: S. C. Internacional e Peñarol
Localização: Restinga Sêca-RS
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Felipe Alves » 18 Mai 2011, 10:17

Na matéria diz que apenas 4 clubes terminaram o ano no "azul". O que me surpreendeu foi o Atlético-PR, tem uma dívida quase nula em relação aos outros clubes.

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105457
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3932 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 18 Mai 2011, 15:23

NOTÍCIAS
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultim ... amisa.jhtm

. Enquanto segue sem um patrocinador master no uniforme, o Flamengo planeja retirar já para o Campeonato Brasileiro a propaganda institucional do site oficial de sua camisa. Por entender que a ação gerou retorno necessário em acessos durante mais de três meses, a diretoria e o departamento de marketing acreditam que voltar com a “camisa limpa” é uma atitude positiva em um momento capital nas negociações de patrocínio.

Xodó do torcedor, a camisa apenas com a marca do Banco BMG nas mangas segue à venda nas lojas. O espaço sem anúncio no local destinado ao patrocinador master deve ficar vazio até que um contrato seja fechado. Para isso, um importante passo foi dado na última terça-feira durante uma reunião na Gávea.

Convencida de que a pedida inicial estaria acima do mercado, a presidente Patricia Amorim trabalha nos bastidores para agilizar a abertura da “barra da camisa” em futuras negociações pelo espaço. O clube pode pedir um valor menor pelo patrocínio master e complementá-lo com a parte inferior da camisa.

Na conversa inicial, o Flamengo esperava fechar um compromisso entre 20 e 23 milhões de reais/ano. Agora, uma negociação em torno dos R$ 17 milhões pelo espaço master é aceitável desde que o restante do valor esteja na “barra da camisa”.

Nos corredores da Gávea, o otimismo persiste. Os dirigentes consideram viável o acerto com o novo parceiro até a primeira quinzena de junho. A Hyundai, montadora Sul-coreana, é a favorita, mas ainda não respondeu a contraproposta rubro-negra.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Jader
Membro
Membro
Mensagens: 20668
Registrado em: 30 Jan 2009, 16:41
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Americana-SP
Curtiu: 0
Curtiram: 10 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Jader » 18 Mai 2011, 15:44

Pra quem queria 30 milhões, fechar por 17 é pouco (ao menos que seja 17 até Dezembro, que daria um bom valor mensal).
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Felipe Alves
Membro
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 26 Mar 2010, 19:52
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: S. C. Internacional e Peñarol
Localização: Restinga Sêca-RS
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Felipe Alves » 18 Mai 2011, 15:49

É melhor lucrar 17, do que ficar até o final do ano pedindo tudo isso e ninguém pagar.

Avatar do usuário
Cavallari
Membro
Membro
Mensagens: 8464
Registrado em: 25 Fev 2009, 18:37
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 10 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Cavallari » 18 Mai 2011, 16:06

Só nesse tópico deve ter mais de 15 noticias sobre o patrocinio master da camisa do Flamengo. Haja saco.
- Campeão da Casa dos Chavesmaníacos 8
- Campeão do GUF Série A
- Campeão da Vila dos Artistas do FUCH
- Campeão do 12º Concurso de Piadas
- Campeão do Foot Betting 2012
- Bi-Campeão da Chapoliga 2009/2011
- Melhor usuário do mês de Julho 2011
- Ex Membro da diretoria do Fã-Clube Chespirito Brasil
- Ex moderador do Meu negócio e futebol e Bar do Chespirito
- Ex moderador global do Fórum Chaves

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105457
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6364 vezes
Curtiram: 3932 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por E.R » 18 Mai 2011, 18:36

Eu também acho um saco ! O departamento de marketing já tá há 5 meses sem conseguir um patrocínio. Se a diretoria rubro-negra fosse competente, não precisaria postar tantas vezes sobre este assunto aqui.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Felipe Alves
Membro
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 26 Mar 2010, 19:52
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: S. C. Internacional e Peñarol
Localização: Restinga Sêca-RS
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Felipe Alves » 19 Mai 2011, 11:27


Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 44161
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Antonio Felipe » 19 Mai 2011, 12:32

Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Avatar do usuário
Cavallari
Membro
Membro
Mensagens: 8464
Registrado em: 25 Fev 2009, 18:37
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 10 vezes

Re: Finanças dos Clubes

Mensagem por Cavallari » 19 Mai 2011, 13:07

Ahahaahah
E falavam do Corinthians.
- Campeão da Casa dos Chavesmaníacos 8
- Campeão do GUF Série A
- Campeão da Vila dos Artistas do FUCH
- Campeão do 12º Concurso de Piadas
- Campeão do Foot Betting 2012
- Bi-Campeão da Chapoliga 2009/2011
- Melhor usuário do mês de Julho 2011
- Ex Membro da diretoria do Fã-Clube Chespirito Brasil
- Ex moderador do Meu negócio e futebol e Bar do Chespirito
- Ex moderador global do Fórum Chaves

Responder