Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
John Jow
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 178 vezes
Curtiram: 552 vezes

Re: Religião

Mensagem por John Jow » 18 Jan 2011, 19:06

Claro, justamente por não ter bagagem pra provar nada!

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 18 Jan 2011, 19:08

John Jow escreveu:
Antonio Felipe escreveu:Então quem não crê em Deus é castigado por ele, mesmo não sendo um filho de Deus, apenas cratura de Deus? Pois se "só a ESSES" que Deus pune... Como se explica isso?

E quem é temente a Deus, reza (ou ora), vai à missa ou culto, segue os preceitos cristãos, mas mesmo assim é afligido por uma grande tragédia? É punição divina? Exemplo de uma mãe que perde seu bebê logo depois dele nascer... Isso é punição? O que fez pessoa tão temente a Deus merecer ser afligida assim? Daí vem duas alternativas: Deus quis assim (não teria justificativa pra isso) ou é coisa do Diabo (se algo é ruim, Deus é o misericordioso e não merece ser culpado por tragédias...).

Justiça divina... Cadê a justiça divina para quem mata, estupra, trafica, agride e fica impune na justiça terrena? Negar Deus merece punição imediata, já quem vai contra os mandamentos ou coisa que o valha, fica livre. Ah sim... Teve aquele caso dos mensaleiros de Brasília que rezavam depois de receber a propina... Como eles acreditavam em Deus, podiam cometer seus crimes que Deus não faria nada... Legal, bela justiça, hein?
Amore, bora por partes!
1- Os filhos recebem punição pra disciplina, pra correção... É uma coisa que pode abalar, mas quem é filho sabe que tá passando por aquilo pra crescimento espiritual, pra produzir fé! E quem é filho se alegra nisso, pois é sinal de que Deus o ama! Quem não é filho pode ou não receber JUÍZO aqui na terra, mas o castigo eterno hão de receber sim, é só esperar que o que é deles tá guardado! :joinha:
Disso, eu devo depreender que o filho de Deus deve se alegrar, por exemplo, se passa pelo sofrimento de perder um filho após o nascimento, como forma de crescer espiritualmente? Não consigo acreditar nisso...

Eu já sofri muita, muita coisa e sei que isso me ajudou um bocado a enfrentar outras situações-limite. Como diz Nietzsche, "aquilo que não me mata só me fortalece". São coisas da vida, mas não consigo ver isso como uma tragédia na vida de um filho de Deus pode ser uma coisa boa. Especialmente quando esse tipo de tragédia condena a pessoa à depressão, angústia, pânico, etc. E antes que diga algo, esse tanto de coisa que passei, eu resolvi por mim mesmo ou com auxílio de quem conheço. Pedir ajuda divina não me serviu de nada.

Entre 2005 e 2006 eu acreditava bastante em Deus, ia na Igreja... E naqueles anos, passei por terríveis problemas... A minha fé se foi. E a partir de 2007, quando larguei de mão dessas coisas de religião, minha vida só melhorou.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

John Jow
Colaborador
Colaborador

Mensagem por John Jow » 18 Jan 2011, 19:12

O filho não se alegra na tragédia... Se alegra por saber que Deus está no controle, que poderia ter sido pior, por saber que vem coisa melhor no futuro (e vem mesmo)!
Você acha que eu nunca perdi gente que amo? A cada ano, pelo menos uma pessoa a quem amo demais morre (pai, tios, amigos...)
Mas minha mente tá muito além! Morreu, mas num acabou... Vou voltar a vê-lo em breve...
O pai que perdeu o filho ao nascer vai revê-lo na Glória também!
Não há dor que não possa ser aliviada com ajuda de Deus!

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 18 Jan 2011, 19:19

John Jow escreveu:Não há dor que não possa ser aliviada com ajuda de Deus!
Experimenta ter um tumor na medula espinal, que te impede de andar, dormir, ir à escola e até de se vestir sozinho. A dor era tamanha que nem a morfina me ajudava. Foram nove meses de um terrível sofrimento que quase me incapacitou. E como a dor acabou? Com a intervenção cirúrgica. Pedia tanto a Deus que me fizesse passar a dor, e nada...

É a tua opinião e eu respeito. Mas a minha experiência de vida não me faz caber tal pensamento, sinceramente. ;)

John Jow
Colaborador
Colaborador

Mensagem por John Jow » 18 Jan 2011, 19:26

Agradeço o respeito e é recíproco! Mas se tivesse acontecido comigo eu pensaria que a intervenção cirúrgica teria sido um meio de Deus responder minhas orações... E se não parasse e viesse a morte.. da mesma forma seria a mão bondosa de Deus sobre mim. Afinal, a dor sumiria e eu ainda estria com Ele!
Agora no carnaval faz um ano que uma amiga minha morreu de cancer de mama... Eu acompanhei de perto o sofrimento! Dores insuportaveis! Urros e tal.. Ela se queixou? Nada... Sempre bem humorada e alegre! Seu único medo era de morrer e deixar seus filhos pequenos aqui sem cuidados... E seus filhos, graças a Deus têm sido sim muito bem cuidado pelo pai e os avós!
Morreu vomitando sangue, mas sorrindo! Sabia pra onde ia e isso conforta qualquer um... A dor aqui pode durar no máximo uns 120 anos, que é o tempo que dura um homem.. Mas a alegria da ETERNIDADE futura compensa qualquer dor que se tenha aqui! :)

ClebersonP
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 196 vezes
Curtiram: 1958 vezes

Mensagem por ClebersonP » 18 Jan 2011, 21:25

John Jow escreveu:Agradeço o respeito e é recíproco! Mas se tivesse acontecido comigo eu pensaria que a intervenção cirúrgica teria sido um meio de Deus responder minhas orações... E se não parasse e viesse a morte.. da mesma forma seria a mão bondosa de Deus sobre mim. Afinal, a dor sumiria e eu ainda estria com Ele!
Agora no carnaval faz um ano que uma amiga minha morreu de cancer de mama... Eu acompanhei de perto o sofrimento! Dores insuportaveis! Urros e tal.. Ela se queixou? Nada... Sempre bem humorada e alegre! Seu único medo era de morrer e deixar seus filhos pequenos aqui sem cuidados... E seus filhos, graças a Deus têm sido sim muito bem cuidado pelo pai e os avós!
Morreu vomitando sangue, mas sorrindo! Sabia pra onde ia e isso conforta qualquer um... A dor aqui pode durar no máximo uns 120 anos, que é o tempo que dura um homem.. Mas a alegria da ETERNIDADE futura compensa qualquer dor que se tenha aqui! :)
Achei muito legal esse seu depoimento.

Antônio sem querer brigar, mais vc disse que pediu muito a Deus, mais vc não acha que se sobreviver a Cirugia e as dores passaram foi Graças a Deus? Pq quando Chega a Hora que Deus Estipula Médico nenhum consegue salvar ninguem.

Sobre o Vídeo eu acho que faz sentido, Deus é um ser supremo único, e quem dúvida dele merece ser punido, o ser humano só lembra de Deus quando estácom algum problema, mais fora isso nunca lembra de Deus, de agradecer a ele por estar vivo, é muito fácil culpar Deus quando tudo está mal, mais é muito mais dificil agradecer aele quando tudo se está bem, Deveriamos aprender a agradecer mais a Deus inves de ficar só reclamando, e ficar duvidando da existência dele.
Imagem

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 18 Jan 2011, 22:17

Cleberson escreveu:Antônio sem querer brigar, mais vc disse que pediu muito a Deus, mais vc não acha que se sobreviver a Cirugia e as dores passaram foi Graças a Deus? Pq quando Chega a Hora que Deus Estipula Médico nenhum consegue salvar ninguem.
Se Deus quisesse me curar tão rápido, não teria feito com que eu passasse por cinco especialidades diferentes (fisiatria, traumatologia, psiquiatria da dor, tratamento da dor e neurologia), nem que fosse até dado como louco, até que eu me curasse. Um médico teria pedido logo uma ressonância magnética e o tumor seria detectado. Não. Precisei passar nove meses dormindo sentado, tomando toneladas de remédios para dor, indo em emergências buscando medicação, parei um ano no colégio, até que um médico me pedisse ressonância magnética.

São situações-limite como essa que colocam a religião, pra mim, em xeque.
Cleberson escreveu:Sobre o Vídeo eu acho que faz sentido, Deus é um ser supremo único, e quem dúvida dele merece ser punido, o ser humano só lembra de Deus quando estácom algum problema, mais fora isso nunca lembra de Deus, de agradecer a ele por estar vivo, é muito fácil culpar Deus quando tudo está mal, mais é muito mais dificil agradecer aele quando tudo se está bem, Deveriamos aprender a agradecer mais a Deus inves de ficar só reclamando, e ficar duvidando da existência dele.
Primeiro, ninguém pode ser punido por duvidar da existência de algo sabidamente impossível de se comprovar. Imaterial. Como eu disse, Deus deveria se ocupar de punir quem é criminoso, quem mata, quem estupra, quem agride. Não quem duvida de sua existência. Parece que nós, agnósticos, ou os ateus, somos criminosos por não crer ou questionar a existência de um Deus. Isso, pra mim, é uma bela de uma estupidez

ClebersonP
Membro
Membro
Curtiu: 196 vezes
Curtiram: 1958 vezes

Mensagem por ClebersonP » 18 Jan 2011, 23:08

É Claro que tem o direito de dúvidar, só acho que não tem o direito de falar mal, ainda mais pq ninguem conhece realmente Deus, e acho que só temos o direito de falar mal do que conhecemos.

Enfim,pra mim Deus é um ser supremo, único e que está acima de tudo e de todos.
Imagem

Arnold
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por Arnold » 18 Jan 2011, 23:20

Antonio Felipe escreveu:Primeiro, ninguém pode ser punido por duvidar da existência de algo sabidamente impossível de se comprovar
"Perguntaram a Bertrand Russell o que ele diria se morresse e se visse confrontado por Deus, exigindo saber por que Russell não acreditava nele. 'Não havia provas suficientes, Deus, não havia provas suficientes', foi a resposta (eu quase diria imortal) de Russell". (Dawkins)

Quanto à relação Deus-saúde, acho interessante a -- aparente -- perfeição argumentativa: se se cura, foi por intervenção de Deus (os médicos foram só instrumento do amor divino); se morre, foi a bondade de Deus, que trará bálsamos na vida eterna. É um argumento tão doce quanto ingênuo. A propósito:

Virão dizer que ele morreu porque não acreditava em Deus. :rolleyes:
Imagem

Imagem

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 18 Jan 2011, 23:24

Cleberson escreveu:É Claro que tem o direito de dúvidar, só acho que não tem o direito de falar mal, ainda mais pq ninguem conhece realmente Deus, e acho que só temos o direito de falar mal do que conhecemos.

Enfim,pra mim Deus é um ser supremo, único e que está acima de tudo e de todos.
Eu não falo mal de Deus. Questiono sua natureza misericordiosa, bem como sua existência em si, além das contradições da religião cristã

Professor Baratinha
Membro
Membro
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por Professor Baratinha » 19 Jan 2011, 00:42

Discutir com pessoas que já nasceram dentro da igreja é inútil, pois estas já passaram por uma covarde lavagem cerebral. Me sinto mal em ofender pessoas religiosas e é por isso que encerro meus comentários por aqui. Só peço que não deixem a religião estragar a harmonia do fórum, e desejo felicidades pessoal :)

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 19 Jan 2011, 00:44

A discussão está boa, mas sem partir pro lado pessoal... Não teve ofensa nenhuma, por ora.

John Jow
Colaborador
Colaborador

Mensagem por John Jow » 19 Jan 2011, 01:14

Eu não nasci religioso.. Era ateu e me converti com 17 anos... Conheço gente que era bem pior do que eu, de queimar Bíblia e tudo e hoje são evangélicos... Isso tudo é muito relativo..
O argumento é doce, mas não é ingênuo... é realidade...
E há provas suficientes sim.. Ninguem terá essa desculpa de que não tinha provas e tal... Eu faço como o Baratinha e encerro aqui... Sei que num vou convencer ninguem a nada mesmo! O homem natural é cego (eu diria mais.. MORTO) espiritualmente, então é vã qualquer tentativa de que compreendam algum religioso, seja cristão, islã, o que for...

Chavo
Membro
Membro
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por Chavo » 19 Jan 2011, 01:46

Mas não há porque convencer ninguém aqui, ao meu ver. :estrelas: Religião, política e futebol se discute, só que cada ser humano tem a sua crença, o seu partido e o seu time. :) Não existe religião melhor que outra (apesar de existirem umas poucas exceções...). :joinha:

Não falo especialmente pro John Jow ou pro Baratinha, mas para todos. Tudo o que você pensa pode ser o que você acredita piamente ou até cegamente e pode ser que te faça muito bem, mas nem tudo o que faz bem pra você faz bem pros outros. "Sentir-se bem" é algo totalmente relativo pois uns se sentem bem de um jeito e outros de outro jeito. Vale o mesmo pra religião: não tem porque convencer ninguém de nada se a pessoa está bem como está e se não quiser se aprofundar por conta própria na doutrina/seita/seja lá o que for. Pra quê obrigar uma pessoa a crer/descrer em algo se ela não precisa ou não quer isso e se a opinião dela não vai mudar nada em nossas vidas? :mellow:

Portanto, creio que o caminho certo é fazer como fizemos há algumas páginas: discutir e apresentar nossas ideias amigavelmente em vez de querer impôr "verdades". Ninguém é menos gente ou menos inteligente :joia:
Editado pela última vez por Chavo em 19 Jan 2011, 01:55, em um total de 1 vez.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Arnold
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiram: 0

Mensagem por Arnold » 19 Jan 2011, 01:53

John Jow escreveu:E há provas suficientes sim.. Ninguem terá essa desculpa de que não tinha provas e tal...
Eu terei essa desculpa.
E qual foi a razão da epifania?
Imagem

Imagem

Responder