Dentro dos gramados, o Corinthians decepcionou a torcida com a ausência de títulos, em pleno ano do centenário. Já para o patrimônio do clube, o ano de 2010 não poderia ser melhor. De acordo com estudo realizado pela Crowe Horwath RCS, empresa de auditoria e consultoria - e divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo -, o Timão ultrapassou o Flamengo, dono da maior torcida do país, e agora lidera o ranking das marcas mais valiosas do futebol nacional.
As ações que levaram o Corinthians a atingir a marca de R$ 749,8 milhões vão desde a chegada de Ronaldo para o ano comemorativo até a presença de grande público nos estádios, ao longo do ano.
E não foi só o Corinthians que melhorou no ranking das marcas de maior valor. O Flamengo também perdeu posição para o São Paulo Futebol Clube, que assumiu o segundo lugar, com R$ 659,8 milhões. O Rubro-Negro agora é o terceiro colocado, com 625,3 milhões. O Palmeiras fecha essa lista na quarta posição e seus R$ 444,1 milhões.
Os times gaúchos mantiveram as posições de 2009: Internacional (R$ 268,7 milhões), que disputa o Mundial de Clubes em Abu Dhabi, e o Grêmio (R$ 222,8 milhões). O Vasco ganhou duas posições em relação ao último ano e agora é sétimo (R$ 156,5 milhões). O campeão brasileiro Fluminense caiu uma colocação (R$ 104,2 milhões).
Segundo o jornal, a metodologia utilizada pela Crowe Horwath RCS tem 18 diferentes variáveis entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo da torcida e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados. Os valores diretamente relacionados ao cálculo do valor da marca foram consolidados em quatro macro receitas: marketing, estádio, sócios e mídia.















