NOTÍCIAS
O Hawk-Eye (olho de Falcão), moderno sistema de replay usado para lances duvidosos no esporte, pode ser adotado na próxima temporada do Campeonato Inglês. A intenção é ajudar a arbitragem em jogadas difíceis de saber se a bola ultrapassou ou não a linha do gol.
A novidade, por sinal, ganhou milhares de defensores na Inglaterra depois da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A seleção de Fabio Capello perdia para a Alemanha por 2 a 1, nas oitavas de final, quando Frank Lampard acertou belo chute de longe. A bola bateu no travessão e entrou, mas a arbitragem considerou que ala não ultrapassou a linha. No fim, os germânicos golearam por 4 a 1.
Paul Hawkins, fundador da Hawk-Eye, que na semana passada foi adquirida pela gigante do mercado eletrônico Sony, admitiu em entrevista à AP que a medida pode causar polêmica no futebol, deixando os árbitros em situação desconfortável, e preferiu manter segredo sobre o resultado dos primeiros testes.
Por outro lado, ele comemorou a decisão da International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, de liberar por mais um ano os testes da tecnologia. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também mostrou que pode ceder e até apontou a Inglaterra como um bom local para que a ferramenta seja utilizada.
Caso a Premier League aprove a utilização do Hawk-Eye, esta será a primeira vez em que a tecnologia será testada em partidas de alto nível do futebol mundial para ajudar na definição de lances na linha do gol.
Tava na hora, e espero que faça sucesso!!!
