Irã

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 443 vezes
Curtiram: 1994 vezes

Irã

Mensagem por Paz » Ontem, 23:24

Muitos não estão acompanhando isso, mas nas últimas 48 horas o povo iraniano tem protestado em peso nas ruas.

Estamos mais próximos do que nunca do fim da pior ditadura do mundo atual, onde as mulheres são mortas por mostrarem os cabelos e a meta declarada do regime é jogar uma bomba nuclear na única democracia da região.
Se Deus quiser, muito em breve veremos o fim do regime que tenta matar meu povo, minha família e eu.

Peço as orações de todos pela liberdade do corajoso povo iraniano. Eles estão dando a vida para protestar contra o regime que os oprime.

Mais de 2.000 manifestantes já foram mortos nas últimas 48 horas e, até o momento, o sinal de internet no Irã está cortado.
Deus queira que, ainda em vida, vejamos um Irã democrático onde as pessoas possam escolher suas religiões, crenças, roupas, opiniões e exercer as coisas mais bonitas que Deus nos deu: a individualidade e a liberdade.

Imagem
Mulheres iranianas protestando com o cabelo descoberto e queimando fotos do aiatolá khamenei.

Imagem
Manifestantes penduram a bandeira persa (a bandeira do país antes do golpe de 1979 que instaurou a ditadura islâmica) em estátua oficial.
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 1):
gusta dos biscoitos
יעשה שלום
Ainda em vida, quero ver a liberdade do povo iraniano, o fim da guerra na Ucrânia, a paz em Israel e o episódio do papagaio do Quico.

[PV]
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 2483 vezes
Curtiram: 1205 vezes

Irã

Mensagem por [PV] » Ontem, 23:33

Pra quê criar um tópico sobre isso?

Arábia Saudita também é ditadura e ainda assim os EUA preferem fazer vista grossa porque estão de acordo com os interesses deles.

Isso tudo nunca foi pela população.

Paz
Moderador
Moderador

Irã

Mensagem por Paz » Ontem, 23:47

[PV] escreveu:
Ontem, 23:33
Pra quê criar um tópico sobre isso?
Você pergunta isso mas em seguida emite sua opinião, mostrando claramente que sabe perfeitamente bem que o intuito do tópico é justamente esse...
[PV] escreveu:
Arábia Saudita também é ditadura e ainda assim os EUA preferem fazer vista grossa porque estão de acordo com os interesses deles.
Arábia Saudita está sob acordo de paz com os outros países, enquanto o Irã até hoje ameaça expressamente destruir um país e não respeita os acordos de paz e acordos de não-proliferação nuclear.
Quem aqui falou em EUA, aliás?
[PV] escreveu:
Isso tudo nunca foi pela população.
Entendi. A população manifestando não é pela população?
Tá certo, você deve saber muito mais sobre o Irã do que os próprios iranianos. Perdão pela minha ignorância!
יעשה שלום
Ainda em vida, quero ver a liberdade do povo iraniano, o fim da guerra na Ucrânia, a paz em Israel e o episódio do papagaio do Quico.

[PV]
Membro
Membro
Curtiu: 2483 vezes
Curtiram: 1205 vezes

Irã

Mensagem por [PV] » Ontem, 23:50

Paz escreveu:
Ontem, 23:47
Entendi. A população manifestando não é pela população?
Isso tudo é financiado ao estilo "Primavera Árabe".

Paz
Moderador
Moderador

Irã

Mensagem por Paz » Ontem, 23:53

[PV] escreveu:
Ontem, 23:50
Isso tudo é financiado ao estilo "Primavera Árabe".
A Primavera Árabe não começou com financiamento estrangeiro algum. Foi um movimento totalmente horizontal e orgânico, tal qual as manifestações atuais no Irã. Não tente bancar o sabichão comigo.

Lógico que, a posteriori, surge apoio estrangeiro por interesses em comum, mas esse apoio jamais poderia acontecer se não houvesse justamente uma demanda grande e expressiva por parte da própria população.
יעשה שלום

Dona Clotilde
Membro
Membro
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 972 vezes

Irã

Mensagem por Dona Clotilde » Ontem, 23:55

Eu prefiro que esse regime com cheiro de Naftalina dos aiatolás continue, pois não tem comparação com regimes draconianos como o Saudita.

No Irã, as mulheres são maioria entre os estudantes universitários e os cristãos conseguem coexistir relativamente bem. Nada disso é possível no Reino da Arábia Saudita. Vale também esclarecer que, na Arábia Saudita, só agora as mulheres podem atualmente estudar praticamente qualquer área, e reformas estão planejadas para 2030 visando uma maior integração feminina na vida social. O que importa é como, como sempre, regimes não alinhados com os EUA e Israel as escandalizam.

Além disso, o regime do Xá era criminoso. Uma ditadura da pior espécie. E, aliás, nunca mencionam como eram o país e a ideologia de Mossadegh.
Imagem

Paz
Moderador
Moderador

Irã

Mensagem por Paz » Hoje, 00:05

Dona Clotilde escreveu:
Ontem, 23:55
os cristãos conseguem coexistir relativamente bem
Negativo. Mesmo os cristãos históricos (armênios, caldeus, assírios), que já estão no Irã desde antes do islamismo sequer existir, são perseguidos pelo regime e vivem sob restrições severas (não podem ocupar vários cargos, não podem rezar na língua persa, os cultos precisam ser discretos, etc) embora não sejam caçados oficialmente. Mas um muçulmano que se converte ao cristianismo (ou que abandona o Islã por qualquer motivo) é sujeito à pena de morte.
Dona Clotilde escreveu:
Nada disso é possível no Reino da Arábia Saudita
Estou totalmente de acordo que a Arábia Saudita é, como toda teocracia islâmica, uma podridão da pior espécie. A questão é que, no momento, não é um estado que está hostilizando outros estados - pelo contrário, está sujeito a um acordo de paz.

Não existe dicotomia entre as duas ditaduras. Ambas são horríveis, a questão é que apenas uma está ameaçando diretamente a EXISTÊNCIA de uma nação inteira ao desrespeitar acordos internacionais e avançar com um projeto nuclear cuja finalidade única é, como declarado pelo próprio regime, acabar com Israel.

Imagem
Há literalmente um cronômetro em Tehran com a countdown para a "destruição de Israel", enquanto o regime avança com seu plano nuclear sem ninguém fazer nada (digo... Ninguém além da própria população).
Dona Clotilde escreveu:
Além disso, o regime do Xá era criminoso. Uma ditadura da pior espécie.
Não era de modo algum pior que o regime atual. Era uma monarquia absolutista e com bastante autoritarismo institucional, mas estava longe de ser um totalitarismo ideológico ou teocrático (pelo contrário: pôs o clero islâmico no seu devido lugar) e a população era livre para se vestir como quisesse e/ou seguir a religião que quisesse. Também jamais ameaçou atacar outros países.
יעשה שלום

Chebere
Membro
Membro
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 15 vezes

Irã

Mensagem por Chebere » Hoje, 00:22

Faz sentido o Paz só querer paz para os iranianos :D
Quero todos os EPMS de 74 a 76 :buaa: :buaa:

Responder