E.R escreveu: ↑Hoje, 05:50
Juhziz escreveu: ↑Hoje, 05:26
Esqueceram a dublagem SDVC no churrasco mesmo? essa ruimsound vai ser a definitiva em todos os meios mesmo
O contrato da Globo com os dubladores que fizeram a dublagem Som de Vera Cruz em 2018 acabou e a emissora não quis fazer um novo contrato com esses profissionais para poder usar essa dublagem, acharam mais barato negociar com a Televisa e usar a dublagem Rio Sound feita recentemente.
Também acho a dublagem SDVC melhor que a dublagem Rio Sound, mas essas empresas colocam o dinheiro em primeiro lugar em detrimento da qualidade da dublagem.
O SBT não pode usar a dublagem SDVC, só a Globo pode usar e, mesmo assim, apenas se a Globo fizer um novo contrato com os dubladores.
Falei com dubladores que disseram que não tem isso de "renovação de contrato" ou de "acordo pendente" com o Grupo Globo, que o Multishow já pagou direitos conexos em 2018. Um deles me disse: "Só se for impedimento de direitos de músicas, mas acho difícil isso, pois a Globo paga certinho o ECAD e eles repassam, então não teria problema".
Então perguntei pra um amigo meu que trabalha no Grupo Globo e ele me disse que a questão contratual é com a Televisa. A Televisa no atual contrato exige o uso da dublagem enviada por eles, talvez para evitar processos futuros ou para padronizar.
Então a tal "questão contratual que impede o uso da dublagem SDVC" é com a Televisa, que está atualmente vendendo Chaves e Chapolin para as emissoras e streamings exigindo que a dublagem usada seja a enviada por eles.
Soube que Multishow/Globoplay e SBT também pediram para a Televisa a dublagem da Universal Cinergia e ela não quis fornecer, falou que será a dublagem da Rio Sound mesmo para Chapolin e fim.