Fandoms de outras obras audiovisuais milagrosamente conseguem coisas há décadas. Tem algo severamente errado com CH, onde não só coisas não vazam, como não existe uma reposta categórica do que compõe o acervo tanto da Televisa quanto do SBT.Polegar escreveu: ↑17 Nov 2025, 18:29Não sei... Lembro de ver o final de Os Gigantes com o suicídio da personagem da Dina Sfat vazado da master, lá por 2012. O último capítulo de O Grito também. E o que sobrou de O Rebu.
Tem outros casos similares. O pessoal mais especializado até comenta o que via no comércio clandestino. Por exemplo, o curador do site Teledramaturgia. Sempre que sai uma novela no projeto fragmentos, ele faz um vídeo situando o contexto da produção e acaba soltando que x ou y capítulo já circulava há tempos entre os colecionadores.
É uma prática comum. Não tem como fugir disso. Se eu tenho a chance de trabalhar em um arquivo de fitas, claro que vou copiar algo que eu gosto.
A questão é que podem ser cópias pessoais, ou circular entre amigos íntimos, ou ser distribuídas/vendidas discretamente, com algum controle ou não. Ou alguém mete o louco e solta na internet, como essas novelas da Televisa. Tem de tudo.
Não teve conteúdo escapando do SBT? Que diferença faz?
Agora, ou um abençoado já copiou algum perdido da Televisa, ou nenhum interessado por CH jamais trabalhou naquele setor.
Chaves e Chapolin devem estar totalmente preservados nos porões da Televisa
- Chamone
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 209 vezes
- Curtiram: 916 vezes
- Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 4):
- BruchaLia • Senhor Madruga • Odorico Paraguaçu • Eu acho...
(...)
-
Polegar
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 7 vezes
- Curtiram: 1390 vezes
Ninguém pra fazer um TCC de CH nesses cinquenta anos, bicho.
Já fizeram das novelas da Globo e saiu até com tabela de todos os títulos e quantidade de capítulos preservados de cada um
Carai.
Já fizeram das novelas da Globo e saiu até com tabela de todos os títulos e quantidade de capítulos preservados de cada um
Carai.
- Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 3):
- Senhor Madruga • Odorico Paraguaçu • [PV]
-
Polegar
- Membro

Real.
Outros fandons conseguem scripts, episódios piloto, testes de gravação, extras, quadros de esboço (em caso de animações)...
Olha aí a fanbase de Bob Esponja desenterrando até desenhos sexuais feitos por piada interna pela equipe de produção.
Tem algo errado demais com a comunidade CH.
- Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 2):
- Senhor Madruga • [PV]
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Membro

- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 11756 vezes
- Curtiram: 2275 vezes
O ruim é que parece que apenas uma parcela de fãs está realmente interessada em ir atrás da verdade, enquanto a outra apenas se contenta com o que tem e que fica feliz quando encontram alguma coisa, mas que não move um dedo pra se mobilizar...
- Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 2):
- Senhor Madruga • [PV]
1 ano no Fórum Chaves! 
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
No meio CH desde 2024.
► Exibir Spoiler
- Tio Trambique
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 51 vezes
- Curtiram: 2079 vezes
Ou apenas fica restrito à uma parte da comunidade. 
- Esses usuários curtiram o post de Tio Trambique (total: 3):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Senhor Madruga • [PV]
-
Polegar
- Membro

Só um cara tá de fato se mobilizando pra caçar algo. Tudo que temos de lost encontrada nos últimos cinco anos, devemos a ele.
O sucesso do rapaz é merecido, não resta dúvida. Mas parece que a comunidade se apoiou na imagem dele como "mito" e se estagnou esperando que tudo venha só daí. Isso é péssimo.
O sucesso do rapaz é merecido, não resta dúvida. Mas parece que a comunidade se apoiou na imagem dele como "mito" e se estagnou esperando que tudo venha só daí. Isso é péssimo.
- Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 4):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Senhor Madruga • I.A Degenerativa • [PV]
- Chamone
- Membro

- Curtiu: 209 vezes
- Curtiram: 916 vezes
Vejo muita gente (disclaimer: não é ninguém em especial) enfiada com a cabeça no umbigo e não olha exemplos de fora:
Um bom exemplo é do Doctor Who, cuja BBC (produtora da série também cinquentenária) ativamente tenta resgatar seus episódios perdidos em cooperação com colecionadores, fãs e acervos internacionais que receberam cópias da série. Lembrando que a série também foi originalmente produzida em videotape.
Um mau exemplo é do caso do piloto perdido em live action da série The Backyardigans. A comunidade sabia da existência do piloto, mas durante as busca coletiva da comunidade vários ocorrências incomuns aconteciam cada vez que eles chegavam perto da resolução. Spoilers: um grupo de administradores da wiki do The The Backyardigans estavam ativamente atrapalhando os esforços da busca e no fim foi descoberto que eles possuíam o piloto completo há anos, obtido diretamente com os realizadores. A internet massacrou os caras.
Mas fico imaginando o motivo deles terem ocultado isso. *Início Chapolin contandor de histórias:* Suponhamos que exista uma companhia fictícia chamada "XXBT". Eu tenho um relação semi-oficial e comercial com a XXBT que me rende certas informações e privilégios sobre uma série infantil. Somente a XXBT detém o material ou a informação que os fãs querem. Se o material ou informação vaza, eu sou uma das rachaduras visíveis e eu coloco a perder essa relação com a XXBT. *Fim do Chapolin contador de histórias*
Aqui no Brasil buscas notáveis de lostwave/lost media foram milagrosamente resolvidas como a "Fond My Mind", o encerramento da Tupi (vazado de algum arquivo) e o "baralho do diabo" (obtido oficialmente com a Band, mas sob restrições). Estas são buscas posteriores à qualquer problema CH local.
Do lado Mexicano eu não entendo o acervo CH. Deveriam existir múltiplos sets das séries (master, cópia de segurança, cópia editorial, cópia de distribuição), fora as cópias internacionais, que no caso do Doctor Who auxiliaram na recuperação de alguns episódios.
Um bom exemplo é do Doctor Who, cuja BBC (produtora da série também cinquentenária) ativamente tenta resgatar seus episódios perdidos em cooperação com colecionadores, fãs e acervos internacionais que receberam cópias da série. Lembrando que a série também foi originalmente produzida em videotape.
Um mau exemplo é do caso do piloto perdido em live action da série The Backyardigans. A comunidade sabia da existência do piloto, mas durante as busca coletiva da comunidade vários ocorrências incomuns aconteciam cada vez que eles chegavam perto da resolução. Spoilers: um grupo de administradores da wiki do The The Backyardigans estavam ativamente atrapalhando os esforços da busca e no fim foi descoberto que eles possuíam o piloto completo há anos, obtido diretamente com os realizadores. A internet massacrou os caras.
Mas fico imaginando o motivo deles terem ocultado isso. *Início Chapolin contandor de histórias:* Suponhamos que exista uma companhia fictícia chamada "XXBT". Eu tenho um relação semi-oficial e comercial com a XXBT que me rende certas informações e privilégios sobre uma série infantil. Somente a XXBT detém o material ou a informação que os fãs querem. Se o material ou informação vaza, eu sou uma das rachaduras visíveis e eu coloco a perder essa relação com a XXBT. *Fim do Chapolin contador de histórias*
Aqui no Brasil buscas notáveis de lostwave/lost media foram milagrosamente resolvidas como a "Fond My Mind", o encerramento da Tupi (vazado de algum arquivo) e o "baralho do diabo" (obtido oficialmente com a Band, mas sob restrições). Estas são buscas posteriores à qualquer problema CH local.
Do lado Mexicano eu não entendo o acervo CH. Deveriam existir múltiplos sets das séries (master, cópia de segurança, cópia editorial, cópia de distribuição), fora as cópias internacionais, que no caso do Doctor Who auxiliaram na recuperação de alguns episódios.
- Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 5):
- Chavlicha • Senhor Madruga • [PV] • Eu acho... • Jacinto
(...)
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Membro

- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 11756 vezes
- Curtiram: 2275 vezes
Então, o pessoal às vezes trata como piada mas não percebem que estão deixando o Aquilsas fazer o trabalho duro enquanto esperam aqui sentados algum perdido ser encontrado por ele.Polegar escreveu: ↑17 Nov 2025, 22:13Só um cara tá de fato se mobilizando pra caçar algo. Tudo que temos de lost encontrada nos últimos cinco anos, devemos a ele.
E aí eu fico pensando: e se um dia o Aquilsas decidir largar o meio? Ficaremos de braços cruzados esperando alguém se voluntariar?
- Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 2):
- Senhor Madruga • [PV]
1 ano no Fórum Chaves! 
No meio CH desde 2024.
No meio CH desde 2024.
► Exibir Spoiler
-
Polegar
- Membro

Teve um tempo (2009-2012) em que o meio CH realmente se uniu pra batalhar por algo. Veio dessa presença de fãs atuantes aquele resultado com o SBT.
Pela primeira (e única) vez a fanbase toi notada a nível nacional e começou a ser levada a sério. Antes curtir CH era bobo, então passou a ser cult. Foi a época dourada dos fóruns, dos grandes festivais da boa vizinhança, do contato com dubladores, do início da vinda de atores e de lidar com os perdidos e semelhantes do SBT.
Depois disso, a galera nunca mais se uniu de novo e isso é bizarro, se resumem a dizer que "não existe mais o barulho daqueles tempos" (????) como se o meio não fosse uma linha ascendente.
O primeiro perdido a nível internacional veio em 2011. Lembro que todo mundo se empolgou pelo começo das buscas estrangeiras.. mas elas não aconteceram. Se passou uma década com o fórum parado, até surgir o Aquilsas carregando tudo nas costas.
Lembro de fazer tópicos sobre possíveis perdidos na Rete A da Itália, todo mundo me tratava com ironia, como se eu fosse um sonhador. Resultado: Muitas Marteladas foi encontrado anos depois, além de vários episódios comuns com dublagem em italiano.
Fiz também sobre a TVN do Chile e a possibilidade real de contatar o acervo deles só tá sendo considerada agora, em 2025. Antes era visto como uma tarefa impossível.
Outros tópicos, ideias e considerações, como o da Flor Trujillo, seguem inertes. E mesmo depois de um fucking documentário, a população brasileira ainda não tem noção de quais são as lost medias CH e não se empolga pra buscar. A cultura de "é comum, já vi no SBT" não foi nem arranhada. Depois a staff considerou que errou na condução do documentário e pretende montar outro...
Temos muito menos do que podíamos nessa altura do campeonato. É uma pena.
Pela primeira (e única) vez a fanbase toi notada a nível nacional e começou a ser levada a sério. Antes curtir CH era bobo, então passou a ser cult. Foi a época dourada dos fóruns, dos grandes festivais da boa vizinhança, do contato com dubladores, do início da vinda de atores e de lidar com os perdidos e semelhantes do SBT.
Depois disso, a galera nunca mais se uniu de novo e isso é bizarro, se resumem a dizer que "não existe mais o barulho daqueles tempos" (????) como se o meio não fosse uma linha ascendente.
O primeiro perdido a nível internacional veio em 2011. Lembro que todo mundo se empolgou pelo começo das buscas estrangeiras.. mas elas não aconteceram. Se passou uma década com o fórum parado, até surgir o Aquilsas carregando tudo nas costas.
Lembro de fazer tópicos sobre possíveis perdidos na Rete A da Itália, todo mundo me tratava com ironia, como se eu fosse um sonhador. Resultado: Muitas Marteladas foi encontrado anos depois, além de vários episódios comuns com dublagem em italiano.
Fiz também sobre a TVN do Chile e a possibilidade real de contatar o acervo deles só tá sendo considerada agora, em 2025. Antes era visto como uma tarefa impossível.
Outros tópicos, ideias e considerações, como o da Flor Trujillo, seguem inertes. E mesmo depois de um fucking documentário, a população brasileira ainda não tem noção de quais são as lost medias CH e não se empolga pra buscar. A cultura de "é comum, já vi no SBT" não foi nem arranhada. Depois a staff considerou que errou na condução do documentário e pretende montar outro...
Temos muito menos do que podíamos nessa altura do campeonato. É uma pena.
- Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 8):
- Chavlicha • IluLegal • Velho Reumático • Senhor Madruga • [PV] • Eu acho... • Chamone • Jacinto
- Chavlicha
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 1108 vezes
- Curtiram: 1234 vezes
Eu acho que pra gente se mobilizar pra buscar os perdidos, a gente tem que se mobilizar pra trazer as outras séries CH de volta na televisão também, porque se depender da Televisa e do Grupo Chespirito, a gente nunca vai ver essas séries em boa qualidade e sem logo. A própria Florinda parece que tá tentando negociar a volta das outras séries, mesmo que a Televisa não tenha interesse. Se a gente se unir à ela, a gente talvez chegue num resultado legal.
Chespirito provavelmente é o mais fácil de trazer às telas e provavelmente o mais necessitado: como já mencionei, a gente tem pouquíssimas gravações sem logo. Las Estrellas se não me engano só exibiu até a temporada de 94, e os streamings não tinha todos os episódios e cortavam bastante os episódios.
Chespirito provavelmente é o mais fácil de trazer às telas e provavelmente o mais necessitado: como já mencionei, a gente tem pouquíssimas gravações sem logo. Las Estrellas se não me engano só exibiu até a temporada de 94, e os streamings não tinha todos os episódios e cortavam bastante os episódios.
- Esses usuários curtiram o post de Chavlicha (total: 6):
- Senhor Madruga • O Monstro do Espaço! • Cláudio • [PV] • Eu acho... • Sardse
O maior fã do Doutor Chapatin
Um pouco do que gosto:
- JoJo's Bizarre Adventure
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes
Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!
Se inscrevam no meu canal do YouTube!
Um pouco do que gosto:
- JoJo's Bizarre Adventure
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes
Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!
Se inscrevam no meu canal do YouTube!
- O Monstro do Espaço!
- Membro

- Time de Futebol: NENHUM
- Curtiu: 528 vezes
- Curtiram: 768 vezes
DÎ ACÔRRRRDÛ! - PÂRRÍCÁ DE PALETÓChavlicha escreveu: ↑18 Nov 2025, 10:45Eu acho que pra gente se mobilizar pra buscar os perdidos, a gente tem que se mobilizar pra trazer as outras séries CH de volta na televisão também, porque se depender da Televisa e do Grupo Chespirito, a gente nunca vai ver essas séries em boa qualidade e sem logo. A própria Florinda parece que tá tentando negociar a volta das outras séries, mesmo que a Televisa não tenha interesse. Se a gente se unir à ela, a gente talvez chegue num resultado legal.
- O Monstro do Espaço!
- Membro

E o dossiê que fim deu? O Grupo Chespa chegou a apresentar a TeVeLisa?
-
Eu acho...
- Membro

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 8 vezes
- Curtiram: 6 vezes
Trago mais alguns pensamentos para a discussão: acredito que o meio CH sofre de um certo "derrotismo" que desmotiva quem tenta fazer algo diferente. Quantos projetos nasceram e morreram por falta de apoio ou por receber mensagens do tipo "isso não é fácil/dá muito trabalho/é impossível que funcione"? Dou valor para todos os que insistem apesar de nadar contra essa correnteza.
Outro fator que prejudica que mais raridades sejam encontradas é a falta de união. Como o assunto já é batido, vou só relembrar que a comunidade hispânica de fãs é bem mais dispersa do que a brasileira. Em outros tempos, inclusive em 2011, havia mais sites CH em espanhol e o Foro era bem mais movimentado. Uma mobilização internacional poderia ajudar a trazer de volta ao ar as outras séries, por exemplo.
Por fim, repito algo que disse no FUCH esses dias: sinto falta dos sites CH. Um fã que entre agora no meio vai sofrer pra entender como pode contribuir para a descoberta de episódios porque quase não existem mais sites pra se inteirar sobre o assunto. Vários fandoms têm wiki, já a nossa está abandonada. E digo isso como alguém que ficou fora do meio tempo suficiente pra ter que aprender e "reaprender" algumas coisas.
Como quase tudo aí é muito difícil de se resolver (olha o derrotismo aí
), ficamos dependentes das iniciativas individuais enquanto as fitas mofam em arquivos pela América Latina...
Outro fator que prejudica que mais raridades sejam encontradas é a falta de união. Como o assunto já é batido, vou só relembrar que a comunidade hispânica de fãs é bem mais dispersa do que a brasileira. Em outros tempos, inclusive em 2011, havia mais sites CH em espanhol e o Foro era bem mais movimentado. Uma mobilização internacional poderia ajudar a trazer de volta ao ar as outras séries, por exemplo.
Por fim, repito algo que disse no FUCH esses dias: sinto falta dos sites CH. Um fã que entre agora no meio vai sofrer pra entender como pode contribuir para a descoberta de episódios porque quase não existem mais sites pra se inteirar sobre o assunto. Vários fandoms têm wiki, já a nossa está abandonada. E digo isso como alguém que ficou fora do meio tempo suficiente pra ter que aprender e "reaprender" algumas coisas.
Como quase tudo aí é muito difícil de se resolver (olha o derrotismo aí
- Esses usuários curtiram o post de Eu acho... (total: 2):
- [PV] • Jacinto
-
Polegar
- Membro

Se eu desse a ideia que tô pensando aqui...
- O Monstro do Espaço!
- Membro