Também acho essa observação interessante.
Aliás, eu realmente não entendo o que faz alguém na internet se apresentar como ateu, dedicando canais, páginas etc. à sua discussão e propagação. Claro, não considero ideias ateístas necessariamente intolerantes e nem defendo censura ou retirada, os ateus são livres para produzirem seus conteúdos, desde que não incitem violência física, perseguições ou algo do tipo.
Mas, de toda forma, não entendo o que leva alguém a dedicar o próprio tempo dizendo que não acredita que algo existe. Quando eu era ateu, ao invés de procurar algo "melhor" para fazer com meu tempo, ficava nessas discussões, também.
Como pontuado, uma boa parte dos ateus são revoltados com a fé de pessoas alheias (normalmente os pais) que expressam ódio aos "crentes" por ressentimento. Poderiam procurar algo "mais produtivo" para fazer na vida, mas preferem descontar esse ódio pessoal nos outros ao invés de "superar" e arrumar outra coisa para fazer.
Nota-se, inclusive, que muitas "perseguições dos cristãos", como dizem (contra LGBTs, por exemplo), sequer possuem respaldo bíblico (as escrituras mostram a lei, mas não formam juízes; muitíssimo pelo contrário, ordenam o amor e respeito ao próximo, inclusive aos que estão em pecado), então essa justificativa não faz sentido para se atacar a fé. Problemas desse tipo devem ser resolvidos unicamente com a pessoa em questão, não com uma generalização de todos os fiéis de uma religião, principalmente quando sequer há fundamento dentro dela para tal comportamento.
Religião
- MVNS
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 731 vezes
- Curtiram: 566 vezes
Religião
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.
Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.
A Teologia deve ser:
1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.
É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.
Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.
A Teologia deve ser:
1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.
É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.
- bebida com metanol CH
- Moderador

- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 517 vezes
- Curtiram: 5237 vezes
Religião
@MVNS no dia que você relatou o acidente dias atrás, eu li o post e não disse nada e nem toquei no assunto mas fiquei chocado, não consigo nem imaginar a dor física que deve ter sido.
Acabei optando por não falar nada na ocasião pois, sabe como é, do jeito que eu sou meio esquisito e sem tato eu não queria acabar me expressando errado e dito algo insensível.
Mas agora que você tá mais estável e a recuperação parece ir bem, eu queria dizer que fico aliviado. Mesmo que a gente tenha discordado e discutido muito nesse tópico, tu é gente boa, ninguém merece passar por isso, mto menos tu.
Fica bem, e boa recuperação.
Acabei optando por não falar nada na ocasião pois, sabe como é, do jeito que eu sou meio esquisito e sem tato eu não queria acabar me expressando errado e dito algo insensível.
Mas agora que você tá mais estável e a recuperação parece ir bem, eu queria dizer que fico aliviado. Mesmo que a gente tenha discordado e discutido muito nesse tópico, tu é gente boa, ninguém merece passar por isso, mto menos tu.
- Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
- MVNS
- MVNS
- Membro

Religião
Obrigado pelo apoiobebida com metanol CH escreveu: ↑14 Nov 2025, 01:11@MVNS no dia que você relatou o acidente dias atrás, eu li o post e não disse nada e nem toquei no assunto mas fiquei chocado, não consigo nem imaginar a dor física que deve ter sido.
Quanto ao que eu negritei, sou tranquilo, não guardo nenhum ressentimento das discussões. Sem contar que, como eu disse, eu até um tempo atrás era mais "emocionado" na fé, hoje busco uma teologia mais racional e evito a maioria das discussões que eu entrava antes (inclusive, até no post anterior, lendo agora, já acho que exagerei um pouco no tom em alguns trechos, embora mantenha a opinião em si), prefiro uma postura mais tranquila.
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.
A Teologia deve ser:
A Teologia deve ser:
- Teawine Chavinho
- Membro

- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 365 vezes
- Curtiram: 302 vezes
Religião
Antes de mais nada, quero te desejar uma boa recuperação do acidente.MVNS escreveu: ↑13 Nov 2025, 16:45Também acho essa observação interessante.
Aliás, eu realmente não entendo o que faz alguém na internet se apresentar como ateu, dedicando canais, páginas etc. à sua discussão e propagação. Claro, não considero ideias ateístas necessariamente intolerantes e nem defendo censura ou retirada, os ateus são livres para produzirem seus conteúdos, desde que não incitem violência física, perseguições ou algo do tipo.
Mas, de toda forma, não entendo o que leva alguém a dedicar o próprio tempo dizendo que não acredita que algo existe. Quando eu era ateu, ao invés de procurar algo "melhor" para fazer com meu tempo, ficava nessas discussões, também.
Como pontuado, uma boa parte dos ateus são revoltados com a fé de pessoas alheias (normalmente os pais) que expressam ódio aos "crentes" por ressentimento. Poderiam procurar algo "mais produtivo" para fazer na vida, mas preferem descontar esse ódio pessoal nos outros ao invés de "superar" e arrumar outra coisa para fazer.
Nota-se, inclusive, que muitas "perseguições dos cristãos", como dizem (contra LGBTs, por exemplo), sequer possuem respaldo bíblico (as escrituras mostram a lei, mas não formam juízes; muitíssimo pelo contrário, ordenam o amor e respeito ao próximo, inclusive aos que estão em pecado), então essa justificativa não faz sentido para se atacar a fé. Problemas desse tipo devem ser resolvidos unicamente com a pessoa em questão, não com uma generalização de todos os fiéis de uma religião, principalmente quando sequer há fundamento dentro dela para tal comportamento.
Não sou ateu, mas vou tentar responder sua pergunta (essa que eu destaquei).
A religião alheia não seria um problema se os religiosos não tentassem reger a vida de todo mundo pelas regras da sua religião. Por exemplo, criando uma "bancada cristã" no Congresso (bancada essa que, certamente, vai tentar aprovar leis baseadas no cristianismo, leis essas que vão reger a vida de todos os cidadãos brasileiros, não apenas os que são cristãos), tentando acabar com o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo porque a Bíblia diz que isso é errado, tentando proibir o aborto em toda e qualquer situação (a propósito, eu sou contra o aborto na maioria dos casos, mas querer proibir ele em caso de uma gravidez resultante de estupro, por exemplo, ainda por cima se a vítima for uma menor de idade, é muita sacanagem), etc.
Às vezes eu assisto alguns vídeos do youtuber ateu Daniel Gontijo - que eu considero um dos ateus mais "de boa" e mais respeitosos do YouTube em língua portuguesa. Mesmo eu não sendo ateu, gosto muito do trabalho que ele faz no YouTube, porque ele sempre é muito respeitoso com quem tem uma opinião diferente da dele e já disse mais de uma vez que não tem o objetivo de "desconverter" os religiosos. Ele tem um quadro no canal dele chamado "Testemunho Cético" onde ele faz um trabalho muito interessante entrevistando pessoas que conseguiram sair de seitas e religiões muito rígidas ou abusivas. Eu acho isso bastante válido, pois serve como um alerta para as pessoas. Não tem problema ter uma religião, desde que: 1) você não queira que as regras da sua religião ditem a vida de todo mundo e 2) você tenha uma espiritualidade saudável, que não te afaste de convívio com pessoas de religiões diferentes, que não exija que você dê quantidades exorbitantes de dinheiro, etc.
- Esses usuários curtiram o post de Teawine Chavinho (total: 1):
- Barbano
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé
- MVNS
- Membro

Religião
Muito obrigadoTeawine Chavinho escreveu: ↑14 Nov 2025, 10:39Antes de mais nada, quero te desejar uma boa recuperação do acidente.
O problema é que, apesar de existirem sim muitas pessoas religiosas que agem como juízes, a Bíblia não forma juízes, ela apenas mostra as leis. As escrituras ensinam a amar o próximo e a não julgar para não ser julgado. Não existe um único fundamento para atacar pessoalmente alguém com base na Palavra, nenhum.Teawine Chavinho escreveu: ↑14 Nov 2025, 10:39A religião alheia não seria um problema se os religiosos não tentassem reger a vida de todo mundo pelas regras da sua religião. Por exemplo, criando uma "bancada cristã" no Congresso
Por isso, eu acho perigoso quando usam esse argumento para atacar uma fé (lembrando: o ateísmo em si não é intolerante, depende de como a pessoa o exerce), porque acabam ofendendo todos os fiéis por causa dos que estão agindo de forma incorreta.
Curiosamente, penso que, se ao invés de ofensas, mostrassem que a Bíblia não embasa ataques, e condena julgamentos, enaltecendo a bondade e ensinamentos de Deus e Jesus, o ateísmo seria muito mais "produtivo" em corrigir esses comportamentos.
Terminando o ponto: também não gosto disso, mas é importante separar liberdade de expressão do limite de expressão. Eu não vejo problema em fiéis repetirem as leis da Bíblia, mas, como eu disse, a Bíblia em nenhum momento embasa ataques.Teawine Chavinho escreveu: ↑14 Nov 2025, 10:39Não tem problema ter uma religião, desde que: 1) você não queira que as regras da sua religião ditem a vida de todo mundo
Da mesma forma, não vejo problema em ideias ateístas serem propagadas, desde que não sejam atacando toda uma comunidade de fé. Se há problemas com uma pessoa em específico (e certamente há muitos), isso deve ser resolvido com a pessoa: é sobre o seu caráter, não sobre a sua fé.
Uma vez que as Escrituras não embasam ataques, a fé não pode ser culpada pelo eventual mau caráter de um fiel que faça mau uso delas.
A Teologia deve ser:
A Teologia deve ser: