Por que Chespirito decrescia piadas nos seus remakes?
-
Polegar
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 7 vezes
- Curtiram: 1390 vezes
Lembro de duas situações específicas, Espíritos Zombeteiros e A Doença do Quico.
No primeiro, quando Seu Madruga põe o chapéu com farinha, há uma observação do Chaves incrementando a própria piada pastelão (isso é caspa?).
Essa frasinha torna tudo melhor, mas foi excluída do remake. A cena se manteve, só que silenciosa.
No segundo, quando Chaves derrama os remédios no rosto/boca do Seu Madruga sem querer, o gran finale da situação é a fala do Quico (eu falei pra você jogar fora os remédios... a urina pra exame não)
Ramón Valdés não esteve no remake, ok. Mas o momento permaneceu, dessa vez com Chaves encharcando o Quico. Chiquinha também estava presente, logo, o gran finale poderia ser dito por ela.
Em vez disso, houve todo um malabarismo cansativo sobre Quico ter tomado os remédios, ainda ir para tomar mais... E o desfecho ficou por isso mesmo.
Deve haver mais casos de corte de piadas. Por que essas regressões aconteciam?
No primeiro, quando Seu Madruga põe o chapéu com farinha, há uma observação do Chaves incrementando a própria piada pastelão (isso é caspa?).
Essa frasinha torna tudo melhor, mas foi excluída do remake. A cena se manteve, só que silenciosa.
No segundo, quando Chaves derrama os remédios no rosto/boca do Seu Madruga sem querer, o gran finale da situação é a fala do Quico (eu falei pra você jogar fora os remédios... a urina pra exame não)
Ramón Valdés não esteve no remake, ok. Mas o momento permaneceu, dessa vez com Chaves encharcando o Quico. Chiquinha também estava presente, logo, o gran finale poderia ser dito por ela.
Em vez disso, houve todo um malabarismo cansativo sobre Quico ter tomado os remédios, ainda ir para tomar mais... E o desfecho ficou por isso mesmo.
Deve haver mais casos de corte de piadas. Por que essas regressões aconteciam?
- Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 1):
- cyber Revolvinho
- Paz
- Moderador

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Maccabi Haifa
- Curtiu: 435 vezes
- Curtiram: 1856 vezes
provavelmente ele reescrevia por memória e se esquecia de algumas piadas
יעשה שלום
- Chavão
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 18 vezes
- Curtiram: 256 vezes
Talvez ele achava melhor colocar coisas novas nas regravações
- Chamone
- Membro

- Curtiu: 209 vezes
- Curtiram: 916 vezes
Só faltou o moog dos Trapalhões para fechar a piada escatológica...Polegar escreveu: ↑13 Nov 2025, 12:53Lembro de duas situações específicas, Espíritos Zombeteiros e A Doença do Quico.
O final do remake é muito mais elaborado e elegante. Quico sendo arrastado pela mãe se conseguir falar para ironicamente tomar ainda mais remédios é hilário. Culmina com a imagem mais marcante do Quico totalmente intoxicado no sofá em vez da improvisação de 1974. E mais importante, fecha com o tema do episódio que é o sofrimento constante do Quico. Final 10/10.
Acho que os remakes ocasionalmente omitiam falas por conta de ajuste de tempo, para acomodar mais merchans e comerciais. Talvez isso fosse uma motivação para os remakes em si já que as primeiras temporadas tinham episódios muito longos.
(...)
- James Revolti
- Administrador

- Curtiu: 633 vezes
- Curtiram: 2000 vezes
Nesse caso aqui, pode ter sido uma piada de improviso, que não tinha no roteiro original.
Talvez quando o Chespa foi pegar o roteiro para fazer o remake, não tinha essa fala anotada. E ele não lembrou do improviso.
Gosto muito do ioiôs de 74 quando Seu Madruga diz que os jornais do Chaves são FEDIDOS. Pra mim, fez falta esse pequeno detalhe na versão de 1978.
- Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 4):
- MVNS • cyber Revolvinho • BruchaLia • [PV]
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Membro

- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 11757 vezes
- Curtiram: 2275 vezes
Talvez não, devia reescrever usando o próprio roteiro da primeira versão.
1 ano no Fórum Chaves! 
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler
- BruchaLia
- Membro

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2025 vezes
- Curtiram: 1832 vezes
com certeza, pq, como nós bem sabemos, existem remakes idênticos demais (famosos copia e cola) pra ser só por memóriaCyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu: ↑13 Nov 2025, 19:12Talvez não, devia reescrever usando o próprio roteiro da primeira versão.
- Esses usuários curtiram o post de BruchaLia (total: 1):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
No meio CH desde 2015
-
Cidadão Gómez
- Membro

- Curtiu: 16 vezes
- Curtiram: 198 vezes
O ritmo de produção dele era extremamente alto, então acho que algumas coisas ele deixava de fora pra economizar tempo na escrita. Mas também acho que algumas coisas era só por fazer nas coxas mesmo.
- Yago
- Membro

- Curtiu: 92 vezes
- Curtiram: 540 vezes
Provavelmente pra dar uma diferenciada já que fazia remake de praticamente tudo. Acho até melhor assim, os piores remakes pra mim são justamente os que são copia e cola e não tem nada de diferente.
- Sardse
- Membro

- Time de Futebol: O Que Tá Ganhando
- Curtiu: 315 vezes
- Curtiram: 168 vezes
O final da versão de 76 de satanás e rápido demais, não tem a parte das crianças pedirem para a bruxa segurarem o cachorro e ela falando que no final eles não são tão ruim assim, remake foda, só perde para de 73 nesta parte
"Perdido Vemos, Aonde, Não Sabemos" versão com o kiko
- José Luiz amaro
- Membro

- Curtiu: 123 vezes
- Curtiram: 220 vezes
Lembro da piada da primeira parte do Cãozinho Madruguinha de 74, que era do diálogo entre a Pópis e o Chaves. Chaves falava: "Bem eu tenho mãe, é que meus pais ainda não foram apresentados". No remake de 77 removeram esse diálogo.
Mas entendo que isso ficaria bem preguiçoso se tivesse
Mas entendo que isso ficaria bem preguiçoso se tivesse
Disponibiliza logo esses perdidos mundiais Televisa. Caramba 
Esperando Aventuras em Vênus
Obstinado em remakes
Esperando Aventuras em Vênus
Obstinado em remakes
- James Revolti
- Administrador

- Curtiu: 633 vezes
- Curtiram: 2000 vezes
Gente, ele tinha os roteiros encadernados na casa em Cancún. Agora estão em posse do Grupo Chespirito.
Claro que ele não pegava de memória ou assistindo episódio. Pegava o roteiro datilografado/copiado e escrevia o remake a partir dele.
Claro que ele não pegava de memória ou assistindo episódio. Pegava o roteiro datilografado/copiado e escrevia o remake a partir dele.
- Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 2):
- MVNS • Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Eng. Pudim
- Membro

- Curtiu: 536 vezes
- Curtiram: 1887 vezes
Que memória de elefante ele precisaria ter, pra lembrar da estrutura e das piadas de cada episódio. 
EN VACACIONES. DIGO, FÉRIAS EM ESPANHOL.
- Franco Santoro
- Membro

- Curtiu: 574 vezes
- Curtiram: 241 vezes
Também já reparei isso em algumas situações.
Na primeira versão dos Carpinteiros quando Seu Madruga acerta o Professor com o Martelo, ele olha o professor caído e coloca uma das flores nele, na segunda versão ele só pega o martelo e vai saindo fora.
Outro caso envolvendo os dois personagens é no episódio O Professor Apaixonado, na primeira quando Seu Madruga bate no professor por engano ele fica sem graça e bate na própria cabeça, na segunda versão já não tem esse detalhe.
Se não me engano na primeira parte do Homem do Saco de 78 não tem aquela observação do Seu Barriga "Agora só falta dizer que o homem que cobra aluguel vai te levar..."
Também na Segunda versão da Catapora não tem a cena do Seu Madruga correndo atrás da Chiquinha com as calças caindo.
Na Versão conhecida de 77 dos fotógrafos não tem as piadas envolvendo o avião de papelão, até pq não tem o avião.
O final da primeira versão dos refrescos de 74 com Seu Madruga tomando a barraca foi substituído por ele apanhando e todo arrebentado na versão de 77.
Essas foram as que lembrei de cabeça no momento.
Na primeira versão dos Carpinteiros quando Seu Madruga acerta o Professor com o Martelo, ele olha o professor caído e coloca uma das flores nele, na segunda versão ele só pega o martelo e vai saindo fora.
Outro caso envolvendo os dois personagens é no episódio O Professor Apaixonado, na primeira quando Seu Madruga bate no professor por engano ele fica sem graça e bate na própria cabeça, na segunda versão já não tem esse detalhe.
Se não me engano na primeira parte do Homem do Saco de 78 não tem aquela observação do Seu Barriga "Agora só falta dizer que o homem que cobra aluguel vai te levar..."
Também na Segunda versão da Catapora não tem a cena do Seu Madruga correndo atrás da Chiquinha com as calças caindo.
Na Versão conhecida de 77 dos fotógrafos não tem as piadas envolvendo o avião de papelão, até pq não tem o avião.
O final da primeira versão dos refrescos de 74 com Seu Madruga tomando a barraca foi substituído por ele apanhando e todo arrebentado na versão de 77.
Essas foram as que lembrei de cabeça no momento.
- Esses usuários curtiram o post de Franco Santoro (total: 3):
- BruchaLia • O Monstro do Espaço! • José Luiz amaro