Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
MVNS
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 682 vezes
Curtiram: 545 vezes

Religião

Mensagem por MVNS » 17 Out 2025, 22:37

bebida com metanol CH escreveu:
17 Out 2025, 22:25
será que pros catolicos e protestantes esses 7 livros do velho testamento que eles n concordam se faz parte do canon ou não é tipo que nem quando fã de Sonic discute sobre as diferenças entre os quadrinhos de Sonic da Archie e os da IDW
Não sei o que é mais surreal, a referência extremamente específica ou eu ainda ter pego. :vamp:

É importante lembrar que Lutero não invalida os deuterocanônicos, só os desconsidera da doutrina por não serem referenciados no Novo Testamento e pelo fato de fazerem menções à oração aos mortos (Macabeus) e intercessão de santos (Tobias). Além de não serem hebraicos.
BazzoReverso escreveu:
17 Out 2025, 22:24
Nenhuma das igrejas que já fui tinha um pastor sequer que prestava, minha familia vive mudando de igreja, o primeiro pastor traiu a esposa, o segundo disse pra minha mãe que Deus me mataria se ela não pagasse o dizimo, o terceiro disse no meio do culto que era deus encarnado, e o quarto e atual é extremamente homofóbico.
Normal, infelizmente. Aliás, os bons pastores perdem espaço justamente por isso.

Eu às vezes me questiono bastante se eu sequer vou ter uma Igreja (templo) para pastorear, porque há vários motivos para não me aceitarem e também há vários motivos para eu "pedir pra sair" de uma. Não tolero picaretagem.

Tenho pensado mais em conteúdo na Internet, de forma livre e autônoma, mesmo.

Apesar que, de qualquer forma, meu desejo de ser professor é bem maior do que o de ser pastor.
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para ser Professor e Pregador.
Buscando um estudo racional e respeitoso sobre as relações do ser humano com o divino.
"Aprender para ensinar e ensinar para aprender."

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5219 vezes

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 17 Out 2025, 23:09

MVNS escreveu:
17 Out 2025, 22:37
Apesar que, de qualquer forma, meu desejo de ser professor é bem maior do que o de ser pastor.
Queria ser um professor
Daqueles mal remunerados
Chegando pra passar lição
Implorando atenção, dos folgados...

Imagem
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 4):
MVNSTeawine ChavinhoEpisódio Perdido MundialBarbano

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 17 Out 2025, 23:15

17 Out 2025, 23:09
MVNS escreveu:
17 Out 2025, 22:37
Queria ser um professor
Daqueles mal remunerados
Chegando pra passar lição
Implorando atenção, dos folgados...
► Exibir Spoiler
Os Apóstolos do Seu Barriga - Parte 5 (2029)

Brincadeiras à parte, as turmas de Teologia e Escola Bíblica são as mais tranquilas que existem, pow. :P
Buscando um estudo racional e respeitoso sobre as relações do ser humano com o divino.

Pavi
Membro
Membro
Curtiu: 2086 vezes
Curtiram: 1059 vezes

Religião

Mensagem por Pavi » 18 Out 2025, 04:45

MVNS escreveu:
17 Out 2025, 19:44
Não é uma questão de linguagem quanto ao "quatro cantos da Terra" levado ao pé da letra, por exemplo?
Paz escreveu:
17 Out 2025, 20:52
não, não possui.
Paz escreveu:
e antes que tu tente argumentar mandando versiculozinho aleatorio traduzido e fora de contexto igual o bazzo fez ali:
eu leio a bíblia no idioma original :yes:
O rapaz que aparece nos vídeos também.
MVNS escreveu:
17 Out 2025, 19:44
Meu entendimento é que Deus se faz das três formas (Jesus como um humano que é filho e Espírito Santo como uma força santificadora). Pode explicar a sua visão? Sim, naturalmente eu conheço ela, mas queria saber de você, especificamente.

Ele reforça os argumentos com base nas escrituras, idem para a Terra Plana.

Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 418 vezes
Curtiram: 1829 vezes

Religião

Mensagem por Paz » 18 Out 2025, 05:13

:garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg:

sim, e o rupert grint fala português, olha:

יעשה שלום

BazzoReverso
Membro
Membro
Curtiu: 622 vezes
Curtiram: 809 vezes

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 18 Out 2025, 09:50

Pavi escreveu:
17 Out 2025, 19:06
A Terra Plana possui base bíblica
De fato, possui.

Por isso a bíblia não deve ser levada à sério em nada, são escritos de um povo desértico teocrático e politeísta da antiguidade, que não tinha qualquer entendimento sobre nada, e sim, o judaísmo era politeísta.

"Yahweh", também conhecido como Javé ou Jeová, era só mais um Deus entre múltiplos outros que eram adorados na região onde hoje é Israel, ele era o deus da guerra especificamente, por isso ele é tão violento no antigo testamento. Apenas muito mais tarde o monoteísmo judaico se desenvolveu e Yahweh foi mesclado a outros deuses, como El, o deus criador.

Por outro lado, os gregos da antiguidade sabiam que a terra era esférica, e já entendiam o conceito de república e democracia, e buscavam compreender o mundo ao seu redor através da filosofia ao invés de atribuir tudo a "um deus", isso deu à base para o método científico, esse sim era um povo civilizado de verdade.

Se não houvesse o Renascimento, que buscava reviver a civilização greco-romana antes da decadência de 1000 anos graças ao cristianismo, o ocidente hoje estaria igual o oriente médio.

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 18 Out 2025, 10:12

Paz escreveu:
18 Out 2025, 05:13
sim, e o rupert grint fala português, olha:
► Exibir Spoiler
Oi, Brasil. Tio do Ben?
Ah, Tim Maia, is.

BazzoReverso
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 18 Out 2025, 11:37

Paz escreveu:
eu leio a bíblia no idioma original
O hebraico moderno não é o mesmo hebraico da bíblia, é uma língua artificial criada no final do século 19, tipo o Esperanto. Além disso, a bíblia também foi escrita em aramaico e grego koiné, que também são línguas mortas.

Paz
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por Paz » 18 Out 2025, 12:35

pronto, bazzo vai me ensinar hebraico agora :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg:

então liste aí as diferenças do "hebraico moderno" pro bíblico já que você entende tanto assim! por favor!
יעשה שלום

BazzoReverso
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 18 Out 2025, 14:14

Paz escreveu:
18 Out 2025, 12:35
pronto, bazzo vai me ensinar hebraico agora :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg:

então liste aí as diferenças do "hebraico moderno" pro bíblico já que você entende tanto assim! por favor!
Emoji e riso de deboche não é argumento, mas vamos lá:

Primeiro, o hebraico moderno é uma língua artificial criada por sionistas do século 19, a língua original foi extinta no século 2, simplesmente não é a mesma língua, você não lê a bíblia no seu idioma original, você lê baseado na sua interpretação moderna do idioma, não tem como saber se na época o texto significava outra coisa, são quase 2 mil anos de contexto histórico e linguístico perdido, também não tem como saber se a língua era pronunciada daquela forma.

Segundo, tem muitas expressões idiomáticas e estruturas gramaticais arcaicas como pronomes, ordem de palavras, tempos verbais, que tiveram que ser adaptadas e mescladas com outras línguas europeias, como o alemão e línguas do leste europeu para facilitar a compreensão, sem falar na quantidade de neologismos e palavras que foram reinterpretadas fora de seu sentido original.

Vamos sair um pouco do hebraico e falar do latim, sim, é possível falar latim hoje em dia, e ler, mas continua sendo uma língua morta, seria idiotice dizer que o nível de compreensão de alguém que aprende latim é o mesmo de um soldado romano.

Paz
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por Paz » 18 Out 2025, 14:39

falou, falou e não falou nenhuma das diferenças :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg:

para de ser palpiteiro, guri
יעשה שלום

Pavi
Membro
Membro

Religião

Mensagem por Pavi » 18 Out 2025, 14:43

@Paz

Assistiu o vídeo acima à respeito da Terra Plana?, quero ver você conseguir refutar ele em vez de ficar enchendo o tópico de emoticon que só causa poluição visual de quem está debatendo aqui, inclusive eu.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5219 vezes

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 18 Out 2025, 14:45

"eu n entendi nada do que esse video ta inventando mas ele corrobora com a minha opinião então eu vou mandar ele na discussão e quem discorda de mim que se vire perdendo tempo assistindo pra refutar hihi levei vantagi"
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 2):
PazTeawine Chavinho

Pavi
Membro
Membro

Religião

Mensagem por Pavi » 18 Out 2025, 14:50

18 Out 2025, 14:45
"eu n entendi nada do que esse video ta inventando mas ele corrobora com a minha opinião então eu vou mandar ele na discussão e quem discorda de mim que se vire perdendo tempo assistindo pra refutar hihi levei vantagi"
Não foi à isso que eu queria chegar.

BazzoReverso
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 18 Out 2025, 14:55

Paz escreveu:
18 Out 2025, 14:39
falou, falou e não falou nenhuma das diferenças :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg:

para de ser palpiteiro, guri
Falei as diferenças sim, mas você não sabe ler, só sabe ficar spammando emoji de risada como se isso refutasse alguma coisa...

Responder