LISTA CH - GUIA DE EPISÓDIOS E QUADRINHOS
A mais completa Lista de Episódios das séries de Chespirito!
- José Luiz amaro
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 117 vezes
- Curtiram: 213 vezes
No episódio Professor Apaixonado de 77, colocar que tem um início cortado e começa diretamente na parte em que o Seu Madruga é atingido pela bola do Quico, isso fica bem nítido 
Disponibiliza logo esses perdidos mundiais Televisa. Caramba 
Esperando Aventuras em Vênus
Esperando Aventuras em Vênus
- Eng. Pudim
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 535 vezes
- Curtiram: 1870 vezes
Passando pra elogiar a adição de numeração de episódios nas páginas de Chaves e Chapolin. Ficou sensacional! 
- Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 1):
- Odorico Paraguaçu
EN VACACIONES. DIGO, FÉRIAS EM ESPANHOL.
- Chavlicha
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 1042 vezes
- Curtiram: 1139 vezes
Associar o episódio P4 de Con Humor, "A história de Frédéric Chopin, não como foi, mas como poderia ter sido", como uma versão de "História de pianista" (71,75,86).
Justificativa:
Segundo 0:07
Justificativa:
Segundo 0:07
O maior fã do Doutor Chapatin
Um pouco do que gosto:
- JoJo's Bizarre Adventure
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes
Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!
Se inscrevam no meu canal do YouTube!
Um pouco do que gosto:
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes
Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!
- Douglas Reis
- Membro

- Time de Futebol: Inter
- Curtiu: 2413 vezes
- Curtiram: 2589 vezes
Sinopse de O Senhorio (1986):
"Chimoltrúfia é cobrada pelo senhorio."
Essa sinopse é muito vaga, parece que foi extraída da Tele Guía.
Eu escreveria assim:
"Chimoltrúfia está com medo de que o senhorio despeje o Botijão e ela por não pagar o aluguel e decide fingir que o Botijão sofreu um acidente."
Eu escreveria assim:
"Chimoltrúfia está com medo de que o senhorio despeje o Botijão e ela por não pagar o aluguel e decide fingir que o Botijão sofreu um acidente."
- Douglas Reis
- Membro

- Time de Futebol: Inter
- Curtiu: 2413 vezes
- Curtiram: 2589 vezes
Sinopse de O Selo (1986):
"Raúl perdeu o célebre selo filipino do ano 42, e chama ao Chapolin e ao detetive para investigar."
Essa esquete não tem nenhum detetive, e o Raúl não perdeu o selo: Rúben o roubou.
Sinopse de Brincando de Casinha (1986):
"Chaves resolve brincar de casinha, mas Chiquinha destrói tudo que ele havia construído. Ao mesmo tempo, o Sr. Barriga vai à vila cobrar o aluguel de Seu Jaiminho, que novamente dá um jeito de escapar."
O Jaiminho não deu jeito nenhum de escapar: ficou na rua.
Aliás, a sinopse da versão de 1981 possui o mesmo erro:
"Chaves resolve brincar de casinha, mas Chiquinha destrói tudo que ele havia construído. Ao mesmo tempo, o Sr. Barriga vai à vila cobrar o aluguel de Seu Madruga, que novamente dá um jeito de escapar."
Seu Madruga também fica na rua.
"Raúl perdeu o célebre selo filipino do ano 42, e chama ao Chapolin e ao detetive para investigar."
Essa esquete não tem nenhum detetive, e o Raúl não perdeu o selo: Rúben o roubou.
"Chaves resolve brincar de casinha, mas Chiquinha destrói tudo que ele havia construído. Ao mesmo tempo, o Sr. Barriga vai à vila cobrar o aluguel de Seu Jaiminho, que novamente dá um jeito de escapar."
"Chaves resolve brincar de casinha, mas Chiquinha destrói tudo que ele havia construído. Ao mesmo tempo, o Sr. Barriga vai à vila cobrar o aluguel de Seu Madruga, que novamente dá um jeito de escapar."
- James Revolti
- Administrador

- Curtiu: 631 vezes
- Curtiram: 1971 vezes
Corrigido.Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu: ↑30 Set 2025, 14:20Nas curiosidades de "O Pelotão De Fuzilamento (1976)", a data de estreia confirmada pela Tele-Guía está incorreta, o certo seria 13/11/76:
https://forumchaves.com.br/listach/site ... umeracao=n
Alterado.Velho Reumático escreveu: ↑30 Set 2025, 15:14No episódio: "Casamento no Velho Oeste (1985)"
O Rúben não é o Mantocíssimo Kid, ele é o Mata Fácil aqui!
Pior que essas sinopses são desde a época do Thomas.Douglas Reis escreveu: ↑30 Set 2025, 19:03Sinopse de A Moeda da Pópis (1985):
"Chiquinha quer arrancar o dinheiro da Pópis, mas acaba se dando mal."
Ela não se dá mal não.
Sinopse de Velinhas Explosivas (1985):
"Pancada pensa que é um grande inventor. Ao mesmo tempo, é aniversário do vizinho e Lucas decide preparar-lhe uma surpresa. O que ninguém sabe é que a surpresa acaba sendo muito maior do que se esperava, já que as velinhas do bolo de aniversário são, na verdade, dinamites."
Legal que o título e a sinopse entregam o final
Acho que dá pra considerar a esquete Bolinha Redondinha (1985) como versão de Santa Ignorância (1979), O Aluno Mais Inteligente (1976) e O Festival da Burrice (1974).
Sinopse de "Apostas Nunca Mais!" (1985):
"Chapolin joga sinuca para convencer 2 bandidos a nunca mais apostarem dinheiro em suas vidas."
Isso nunca foi dito na esquete. No início, apostariam a Celina, mas acabam apostando a própria vida.
Sinopse de Que Pedra no Sapato... Digo, na Porta! (1985):
"Chaveco e Botijão saem na rua para encontrar "clientes", mas acabam encontrando um grande problema [...]"
Eles não foram procurar "clientes". Eles saíram pra rua pra procurar emprego porque a Chimoltrúfia mandou.
Sinopse de Crianças Idiotas (1985):
"Pópis perde uma moeda e Chiquinha encontra, mas como sempre, tenta enganar as outras crianças. Para terminar o seu 'golpe', ela diz que dará uma moeda para quem acertar suas adivinhações, mas acaba só judiando do pobre Chaves."
Não é bem assim, a Pópis perde a moeda e pede pro Chaves procurar por ela, enquanto a Chiquinha faz as adivinhações e tenta achar a moeda antes deles.
Alterado, obrigado.
Beleza.Douglas Reis escreveu: ↑30 Set 2025, 23:36O episódio Hipnose Afeta os Ladrões (1985), do Chaveco, está na lista como versão de A Hipnotizadora (1971) e O Hipnotizado (1981), mas não me pareceu isso. A única coisa em comum me pareceu ser o fato de ter um hipnotizado que age como outra coisa quando ouve uma campainha, mas o desenrolar e as piadas são completamente diferentes. Até o papel é diferente: enquanto o hipnotizado pensa ser um bêbado nas versões de 71 e de 81, o hipnotizado age como cachorro nesse episódio de 85.
Tio Trambique escreveu: ↑01 Out 2025, 03:08Quem dubla o encanador em "Desmaiando com Paty e Glória" do Studio Gabia?![]()
Adicionado.
Feito.João Neto (Eng. Camin) escreveu: ↑02 Out 2025, 00:24@James Revolti, já temos o número da Tele Guía.
Número 1.233.
Fonte: https://forumchaves.com.br/viewtopic.ph ... 4#p1370894
Gui Leão escreveu: ↑28 Set 2025, 20:07Sim, claro. É a de número 1.233, referente ao período de 25 a 31 de março de 1976, com Marie e Donny Osmond na capa.João Neto (Eng. Camin) escreveu: ↑13 Set 2025, 14:05@Gui Leão, você poderia informar o número da Tele-Guía para que essa sinopse seja acrescentada à Lista CH?
Corrigido.Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu: ↑02 Out 2025, 07:51https://forumchaves.com.br/listach/site ... umeracao=n
Tem um erro de gramática no episódio principal da mão misteriosa (1977), o correto seria "Um casal teme.
Feito.Douglas Reis escreveu: ↑02 Out 2025, 23:53Sinopse da esquete Protegendo Carros (1985):
"Chaveco, Botijão e Chimoltrúfia tentam passar mais um golpe."
Na verdade, a Chimoltrúfia estava era impedindo o Chaveco e o Botijão de tentar roubar o carro.
E a esquete Aula Sobre Aritmética (1985) é um remake de O Primeiro Dia de Aula - Parte 2 (1975) e A Aula de Matemática (1979), mas não consta como tal na lista.
Beleza, adicionei tudo.Neuvillette escreveu: ↑03 Out 2025, 17:01Continuando com o projeto de imagens novas para a Lista CH do Chapolin, segue a temporada de 1974.
Tem MUITOS prints que precisam ser trocado. Segue:Em breve a temporada de 75► Exibir Spoiler![]()
Alterado.Douglas Reis escreveu: ↑04 Out 2025, 00:39Sinopse de Maçãs e Subornos (1985):
"O Professor Girafales fala sobre os animais."
Mas essa esquete não tem nada a ver com os animais, é de aritmética![]()
OK.Velho Reumático escreveu: ↑04 Out 2025, 08:58No episódio: 295 (1985) - Natal na vila
Colocar que foi o 1° episódio com a direção do Alfredo Gonzalez Fernandez
Adicionei.Lalo Landa escreveu: ↑07 Out 2025, 21:25https://forumchaves.com.br/listach/site ... umeracao=n
A descrição do episódio está faltando na versão em espanhol.
Troquei a imagem.
Alterado.Douglas Reis escreveu: ↑08 Out 2025, 00:04Sinopse de Adeus, Mundo Cruel! (1986):
"Chaparrón decide se matar, em protesto aos suicidas."
Assim como na versão de 1981, a sinopse entrega o final![]()
Sinopse de Cobrando o Aluguel (1981):
"O Sr. Barriga vai novamente à vila cobrar o aluguel de Dona Neves e as crianças aprontam muito com ele. No final, Dona Neves diz que gastou todo o dinheiro do aluguel na compra de um relógio."
Realmente, a sinopse entregou o final![]()
Aliás, faltou colocar o Seu Madruga Pega no Batente - Parte 1 (1975) como versão de A Boneca, a Bola e o Aluguel (1986).
Sinopse de Um Banho de Goteiras (1986):
"A casa de Chimoltrúfia e Botijão está cheia de goteiras, mas o senhorio não quer nem saber de resolver o problema."
Como o senhorio só aparece no final da esquete, creio que não vale a pena mencioná-lo.
Feito.José Luiz amaro escreveu: ↑09 Out 2025, 22:48No episódio Professor Apaixonado de 77, colocar que tem um início cortado e começa diretamente na parte em que o Seu Madruga é atingido pela bola do Quico, isso fica bem nítido![]()
Muito obrigado, Gui.Eng. Pudim escreveu: ↑11 Out 2025, 17:40Passando pra elogiar a adição de numeração de episódios nas páginas de Chaves e Chapolin. Ficou sensacional!![]()
Mas ainda não ficou do jeito que eu queria... Queria que ficasse bem diferente da numeração da Televisa, pra evitar confusão.
Feito.
Alterado.Douglas Reis escreveu: ↑12 Out 2025, 00:54Sinopse de O Senhorio (1986):
Eu escreveria assim:
O Arachán deve ter pensado que a palavra era comum no Brasil.
Alterado.
Feito.Douglas Reis escreveu: ↑14 Out 2025, 23:34Sinopse de O Selo (1986):
- Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 10):
- Odorico Paraguaçu • Douglas Reis • alice. • Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Chavlicha • Neuvillette • Jacinto • Velho Reumático • José Luiz amaro • João Neto (Eng. Camin)
- Pavi
- Membro

- Curtiu: 2099 vezes
- Curtiram: 1076 vezes
Por alguns minutos, as imagens não estavam abrindo (isso valia tanto pro Firefox como também pro Chrome), mas aparentemente, agora normalizou.
- Chavlicha
- Membro

Bom, como o @Cláudio havia falado no dia da exibição deste esquete, "Palavras grosseiras" merece uma repaginada na Lista, visto que o título e a sinopse levam a entender que o foco é o Jaiminho ter falado alguma grosseria, sendo que nem é isso. Para título, poderíamos renomeá-lo para: "Estudar é importante! (Estudiar es importante!)" [ideia sugerida por @Cecílio Boa Vista].
Além disso, para uma sinopse, não sei se esta ficou muito boa, mas aqui vai minha ideia:
Esquete dividido em duas partes: na primeira, Chaves está tentando estudar, mas por uma mentira da Chiquinha, Jaiminho acaba dando um cascudo no garoto. Nisso, o Professor Girafales vê tudo e discute com o carteiro, mas acaba se atrapalhando todo com a palavra "mula". Na segunda, Jaiminho comenta sobre a importância do estudo.
Para versões semelhantes, creio que possa classificá-lo como versão de "#143c - A importância de estudar" e "#202c - Palavras feias e grosseiras".
Além disso, para uma sinopse, não sei se esta ficou muito boa, mas aqui vai minha ideia:
Esquete dividido em duas partes: na primeira, Chaves está tentando estudar, mas por uma mentira da Chiquinha, Jaiminho acaba dando um cascudo no garoto. Nisso, o Professor Girafales vê tudo e discute com o carteiro, mas acaba se atrapalhando todo com a palavra "mula". Na segunda, Jaiminho comenta sobre a importância do estudo.
Para versões semelhantes, creio que possa classificá-lo como versão de "#143c - A importância de estudar" e "#202c - Palavras feias e grosseiras".
Editado pela última vez por Chavlicha em 16 Out 2025, 11:53, em um total de 4 vezes.
- Esses usuários curtiram o post de Chavlicha (total: 7):
- Odorico Paraguaçu • Jacinto • Nassau • matheus153854 • Cláudio • Henrique Dekatotas • Velho Reumático
Um pouco do que gosto:
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes
Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!
Um pouco do que gosto:
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes
Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!
- Pavi
- Membro

- Curtiu: 2099 vezes
- Curtiram: 1076 vezes
Agora estou notando que se trata de um bug, se eu abrir a Lista CH de primeira, as imagens não vão abrir (exceto 1), só se eu acessar o FCH junto, aí sim, a situação é normalizada (independente se o fórum foi fechado logo após ou não).
- Nassau
- Membro

- Time de Futebol: Internacional
- Curtiu: 53 vezes
- Curtiram: 45 vezes
concordo em grau, gênero e número com essa mensagemChavlicha escreveu: ↑15 Out 2025, 20:44Bom, como o @Cláudio havia falado alguns dias atrás, com a recente exibição de "Palavras grosseiras", creio que é hora de editar tudo, principalmente o título, onde o foco não é nem o Jaiminho ter falado algo grosseiro, e nem tem uma discussão sobre isso. O mais adequado seria entitulá-lo "Estudar é importante! (Estudiar es importante!)" [ideia sugerida por @Cecílio Boa Vista].
- Jacinto
- Colaborador

- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 8858 vezes
- Curtiram: 4891 vezes
Curiosidade em "O ladrão do museu de cera (1977)": Nesse episódio, a Maria Antonieta usa uma camiseta do Chaves.
- Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 2):
- Chavlicha • Odorico Paraguaçu
- James Revolti
- Administrador

- Curtiu: 631 vezes
- Curtiram: 1971 vezes
Alterei lá, mas dei uma simplificada na sinopse.Chavlicha escreveu: ↑15 Out 2025, 20:44Bom, como o @Cláudio havia falado no dia da exibição deste esquete, "Palavras grosseiras" merece uma repaginada na Lista, visto que o título e a sinopse levam a entender que o foco é o Jaiminho ter falado alguma grosseria, sendo que nem é isso. Para título, poderíamos renomeá-lo para: "Estudar é importante! (Estudiar es importante!)" [ideia sugerida por @Cecílio Boa Vista].
- Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 1):
- Chavlicha
- Chavlicha
- Membro

Valeu, James. Quando puder, modifica também a reprise, e corrigir um erro na versão de 87, que está mostrando que foi dublada pela Herbert, sendo que só a reprise de 89 teve dublagem mesmo.James Revolti escreveu: ↑17 Out 2025, 01:00Alterei lá, mas dei uma simplificada na sinopse.Chavlicha escreveu: ↑15 Out 2025, 20:44Bom, como o @Cláudio havia falado no dia da exibição deste esquete, "Palavras grosseiras" merece uma repaginada na Lista, visto que o título e a sinopse levam a entender que o foco é o Jaiminho ter falado alguma grosseria, sendo que nem é isso. Para título, poderíamos renomeá-lo para: "Estudar é importante! (Estudiar es importante!)" [ideia sugerida por @Cecílio Boa Vista].
- Esses usuários curtiram o post de Chavlicha (total: 1):
- TheGamercrafterBR
Um pouco do que gosto:
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes
Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!