Trilha do Chapolin no SBT

"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
BazzoReverso
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 604 vezes
Curtiram: 792 vezes

Mensagem por BazzoReverso » 11 Out 2025, 01:37

bebida com metanol CH escreveu:
11 Out 2025, 01:30
mais de 30 anos de usos supostamente indevidos do SBT que vão poder cobrar se acharem
Foi o que eu disse, mas duvido que essas empresas gringas saibam o que é SBT, Chapolin ou essa BGM, aquele cara que respondeu o Paz saber disso foi um caso bem atípico, me pergunto como eles encontraram isso, eles devem ter algum software que procura áudios na Internet.

Edit:

Seguindo a linha de investigação do chamone, a trilha veio de uma gravadora mainstream, que era o padrão do SBT, mas todas essas possuem seus catálogos inteiros na Internet, e muitas delas incluindo as principais já foram descartadas nesses 12 anos de busca, alguma coisa não tá batendo, deve ter alguma explicação que não seja eles terem esquecido de catalogar.

Edit 2:

Essa aqui é provavelmente a trilha mais semelhante à BGM de uma gravadora mainstream:

Inclusive, no segundo 0:46 é bastante similar também ao trecho do veja o gordo. Essa trilha em questão tinha sido encontrada em 2017.

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 203 vezes
Curtiram: 870 vezes

Mensagem por Chamone » 11 Out 2025, 08:09

BazzoReverso escreveu:
11 Out 2025, 01:37
a trilha veio de uma gravadora mainstream, que era o padrão do SBT
Sim, a gravadora tinha que ter um grande alcance para alcançar o Brasil e sobretudo distribuição nos EUA.

A Production Music Wiki tem agregado informações sobre a Publinter que distribuiu trilhas brancas oficialmente no Brasil desde 1986 começando pela Valentino. Tem até uma lista dos selos que ela comercializou no Brasil.

Somente 3 selos dos anos 80, o que pouco serve para a busca.
BazzoReverso escreveu:
11 Out 2025, 01:37
mas todas essas possuem seus catálogos inteiros na Internet
Não é um caso em muitos exemplos, muitas trilhas tem distribuição cessada.

O catálogo original da Sound Ideas de 1988 foi descontinuado em 1993 e somente algumas trilhas passaram para os catálogos posteriores. Não existe rips dos CDs nem catálogos para sabermos a forma original de distribuição. Esses discos resolveriam um monte de problemas nesse submundo de "caçar trilhas de TV".

Mesmo no site da UPPM vários álbuns aparecem com capa e tracklist original, mas com faixas faltando por conta de desacerto com os compositores.

As BGMs originais da Televisa em CH nem se fala, um monte de trilhas descontinuadas de ambas Valentino e Capitol.
(...)

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 11 Out 2025, 10:18

Chamone escreveu:
11 Out 2025, 08:09
Não é um caso em muitos exemplos, muitas trilhas tem distribuição cessada
Nesse caso não há muito o que se fazer a não ser mandar e-mail para essas gravadoras e torcer para alguém de lá se interessar nisso.

A minha sugestão é não mencionar o Chapolin, e sim mencionar o fato de que essa trilha desconhecida foi utilizada por aproximadamente 40 anos por uma emissora estrangeira, sem dar muitos detalhes, isso vai fazer eles se interessarem.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5203 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 11 Out 2025, 10:39

Foi isso mesmo que o Paz fez com a APM/KPM, por isso essa resposta é tão fascinante, eles mostraram realmente conhecer a história e confirmaram que a APM/KPM ainda não sabe o nome (ou se é delas)
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
Paz

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2151 vezes
Curtiram: 4672 vezes

Mensagem por Barbano » Hoje, 10:36

bebida com metanol CH escreveu:
11 Out 2025, 01:30
"não tem muito valor pra eles encontrarem essa trilha no catalogo"

mais de 30 anos de usos supostamente indevidos do SBT que vão poder cobrar se acharem

a empresa que descobrir que a trilha é dela vai brilhar os olhos igual o charlie achando o bilhete dourado do willy wonka
A maior parte desses 30 anos de uso indevido já prescrevaram faz tempo, não daria em nada.

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » Hoje, 15:19

Barbano escreveu:
Hoje, 10:36
A maior parte desses 30 anos de uso indevido já prescrevaram faz tempo, não daria em nada
Como assim?

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2151 vezes
Curtiram: 4672 vezes

Mensagem por Barbano » Hoje, 15:33

BazzoReverso escreveu:
Hoje, 15:19
Como assim?
Se eu uso indevidamente uma música que você compôs, você tem um prazo para me processar. Se não me engano é de 3 anos o prazo prescricional. Depois disso já era.

É similar ao caso de você ser funcionário de uma empresa por anos, e ao sair você processa a empresa que não depositava o teu FGTS. Você só vai poder reclamar os valores não depositados nos últimos 5 anos, o resto você perde.

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » Hoje, 19:36

Barbano escreveu:
Hoje, 15:33
Se eu uso indevidamente uma música que você compôs, você tem um prazo para me processar. Se não me engano é de 3 anos o prazo prescricional. Depois disso já era
Mas a Televisa usou a música do Jean-Jacques Perrey e ele processou e ganhou na justiça depois de uns 40 anos. Além disso, se não me engano o SBT chegou a usar algumas vezes em 2024 antes do remendo que fizeram, então ainda é viável um processinho, aliás, dizem por aí que foi justamente por isso que tiraram a trilha.

Responder