Pode ser que essa tal gravação caseira foi feita aqui mesmo no Brasil por alguém que conhecia outro alguém que trabalhava no setor de músicas do SBT na época, nunca se sabe cara
Trilha do Chapolin no SBT
"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos
-
Chapolinex
- Membro

- Programa CH: La Chicharra
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 1 vez
- Curtiram: 7 vezes
- Sirigaito
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 48 vezes
- Curtiram: 157 vezes
Sim, isso é um delírio gigante, a trilha não é caseira. É uma trilha de ótima qualidade e ainda por cima, me diga como que o SBT iria comprar uma trilha "caseira" que seria usada até os dias mais recentes? Trilha caseira é piada
- Chamone
- Membro

- Curtiu: 209 vezes
- Curtiram: 916 vezes
@Chapolinex Não faça posts seguidos, concentre o que deseja falar em uma mensagem. Isto é etiqueta básica do fórum.
- Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
(...)
-
Chapolinex
- Membro

- BazzoNatalino
- Membro

- Curtiu: 623 vezes
- Curtiram: 821 vezes
E quem disse que precisa ter atravessado o planeta?
Poderia muito bem ter sido criada no Brasil, não é nada absurdo de se considerar, e olha que ainda nem mencionei o elefante na sala que é aquela suposta frase em português na trilha...
E te faço uma pergunta melhor, me dê exemplos de trilhas similares à BGM, em mono, com 4 faixas e mixagem precária, e que tenham sido gravadas em um estúdio profisisonal e lançadas em LP.
Antes da limpeza aqui, você tinha mencionado Coloured Candles, mas é um péssimo exemplo, já que o efeito "lo-fi" nessa trilha é artístico, e não por limitação técnica, tanto que as outras trilhas do álbum não tem essa sonoridade.
- Esses usuários curtiram o post de BazzoNatalino (total: 2):
- cyber Revolvinho • Senhor Madruga
-
Chapolinex
- Membro

Como eu disse, foi criada por alguém que depois conheceu uma pessoa que trabalhava no SBT e simplesmente deu a fita para essa pessoa, tipo ''olha minha música que eu fiz ontém, veja o que achou''
OI?BazzoReverso escreveu: ↑23 Set 2025, 12:43nem mencionei o elefante na sala que é aquela suposta frase em português na trilha...
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 11781 vezes
- Curtiram: 2291 vezes
- Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
- Senhor Madruga
1 ano no Fórum Chaves! 
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
No meio CH desde 2024.
► Exibir Spoiler
- Chamone
- Membro

Eu tenho que provar com exemplos minhas próprias afirmações e teorias. E eu o faço desde o antigo tópico.BazzoReverso escreveu: ↑23 Set 2025, 12:43E te faço uma pergunta melhor, me dê exemplos de trilhas similares à BGM, em mono, com 4 faixas e mixagem precária, e que tenham sido gravadas em um estúdio profisisonal e lançadas em LP.
Já a afirmação extraordinária de que se trata de uma gravação caseira, feita alí na cozinha, é exclusivamente sua e demanda exemplos correlatos para obter alguma validade.
Para validar sua teoria:
Produza exemplos de gravações caseiras de *qualquer gênero musical*, *qualquer origem* que tocaram em *qualquer rede* brasileira.
Deixei bem babinha. Uns 15 exemplos tá bom.
(...)
- BazzoNatalino
- Membro

Você mesmo tinha dito que o SBT costumava ripar trilhas de outras produções, e que muitas trilhas sem identificação saíam daí. Essa BGM tem bastante cara mesmo de ter saído de uma produção de baixo orçamento do início dos anos 80. Me expressei mal com o termo "gravação caseira", o ideal seria gravação "amadora" feita em um pequeno estúdio.
- Chamone
- Membro

Eu havia dito que a prática é exceção.
A vinheta institucional de 1987 a 1989 veio da HBO, a da Sessão das Dez foi extraída da CBS, o loop da Parada das Crianças de 1987 veio dos créditos de um especial da Disney. HBO, Disney e CBS são gigantescas. Mesmo a trilha do "Plague", que é um filme low budget, é profissional.
Mesmo as trilhas desconhecidas que tenho colecionado não soam amadoras, algumas até possuem vocais.
Mas tudo isso se concentra na segunda metade dos anos 80. Para os primeiros anos era necessário um estudo bem minucioso da programação do SBT neste período. Foi lendo programação que me levou a identificar a trilha da Disney na Parada. Ainda assim essa mesma trilha não tem nome.
A vinheta institucional de 1987 a 1989 veio da HBO, a da Sessão das Dez foi extraída da CBS, o loop da Parada das Crianças de 1987 veio dos créditos de um especial da Disney. HBO, Disney e CBS são gigantescas. Mesmo a trilha do "Plague", que é um filme low budget, é profissional.
Mesmo as trilhas desconhecidas que tenho colecionado não soam amadoras, algumas até possuem vocais.
Mas tudo isso se concentra na segunda metade dos anos 80. Para os primeiros anos era necessário um estudo bem minucioso da programação do SBT neste período. Foi lendo programação que me levou a identificar a trilha da Disney na Parada. Ainda assim essa mesma trilha não tem nome.
- Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
- cyber Revolvinho
(...)
- bebida com metanol CH
- Moderador

- Curtiu: 517 vezes
- Curtiram: 5237 vezes
Tópico faxinado mais uma vez, vamos tomar esse momentinho pra lembrar a todos o que este tópico é e o que ele não é
O QUE O TÓPICO É
● Orientado a pesquisa (Hipótese -> Trabalhar com a hipótese -> Negar/Confirmar ela)
● Para propostas de hipóteses trabalháveis
(
"Eu acho que a BGM pode ser dessa label que eu achei agora", incentiva busca na label, leva o assunto pra frente.
"Eu acho que a BGM pode ter sido composta por um azerbeijano, ela tem cara de algo que um azerbaijano faria", que azerbaijano? Se a unica coisa que dá pra responder é um "que bom", não tem nada que a gente possa fazer)
● Para a postagem de informações novas sobre usos antigos da trilha (como ela ter tocado no Viva o Gordo)
O QUE O TÓPICO NÃO É
● Chat de whatsapp pra dar bom dia
● Depósito de montagens com a trilha
● Depósito de "teorias" que são só especulações sem interesse em testar a especulação
● Lavanderia
O QUE O TÓPICO É
● Orientado a pesquisa (Hipótese -> Trabalhar com a hipótese -> Negar/Confirmar ela)
● Para propostas de hipóteses trabalháveis
(
● Para a postagem de informações novas sobre usos antigos da trilha (como ela ter tocado no Viva o Gordo)
O QUE O TÓPICO NÃO É
● Chat de whatsapp pra dar bom dia
● Depósito de montagens com a trilha
● Depósito de "teorias" que são só especulações sem interesse em testar a especulação
● Lavanderia
- Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 9):
- Chamone • BazzoNatalino • O Monstro do Espaço! • VentiladorCegoTM (Sunny) • Espírito Zombeteiro • El Salsafiore • James Revolti • cyber Revolvinho • SpyonHead
- bebida com metanol CH
- Moderador

- Curtiu: 517 vezes
- Curtiram: 5237 vezes
O usuário Chapolinex foi banido por ser um fake do matheusvhs, conhecido tumultuador do tópico original.
O usuário ZarbUrt foi banido por ser do mesmo circulo, ter ficado ativo ao mesmo tempo e ter tido uma participação tão desnecessária quanto.
Ahoy!
O usuário ZarbUrt foi banido por ser do mesmo circulo, ter ficado ativo ao mesmo tempo e ter tido uma participação tão desnecessária quanto.
Ahoy!
- Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 2):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • VentiladorCegoTM (Sunny)
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 11781 vezes
- Curtiram: 2291 vezes
Caramba, e eu ainda falei com ele por MP.
1 ano no Fórum Chaves! 
No meio CH desde 2024.
No meio CH desde 2024.
► Exibir Spoiler
- BazzoNatalino
- Membro

Enfim, precisamos chegar a um consenso sobre a teoria da trilha ter sido produzida utilizando um aparelho de mixagem amador. Vou listar abaixo os argumentos contra e os argumentos à favor:
Argumentos à favor:
- A trilha possui arranjo bastante simples, com três faixas de áudio (baixo, lead e clarinete) e uma drum machine. Esses aparelhos trabalham com no máximo 4 faixas de áudio.
- A trilha está em mono e possui mixagem ruim, o padrão da indústria é stereo, isso indica possível baixo orçamento.
- A primeira aparição conhecida da trilha (1983) coincide com o surgimento e popularização destes aparelhos por volta de 1979 a 1983.
- O SBT poderia ter ripado essa trilha de alguma produção internacional de baixo orçamento que nunca teria ido ao ar, como era de costume nos primeiros anos da TVS, mas também há a possibilidade remota de ter sido produzida em solo brasileiro.
Argumentos contra:
- Algumas BGMs (ex: Coloured Candles) podem soar amadoras apesar de terem sido gravadas em estúdio.
- A trilha possui um clarinetista profissional.
- Dificilmente a TVS/SBT teria conseguido uma trilha amadora internacional para exibir em sua programação na era pré-internet.
- A baixa qualidade da trilha poderia ser explicada pelo SBT possuir apenas uma cópia de fita cassete para chamadas, a versão em LP poderia estar em melhor qualidade e stereo.
Bom, esses são os principais, se alguém tiver mais argumentos contra e à favor, coloquem aí.
Argumentos à favor:
- A trilha possui arranjo bastante simples, com três faixas de áudio (baixo, lead e clarinete) e uma drum machine. Esses aparelhos trabalham com no máximo 4 faixas de áudio.
- A trilha está em mono e possui mixagem ruim, o padrão da indústria é stereo, isso indica possível baixo orçamento.
- A primeira aparição conhecida da trilha (1983) coincide com o surgimento e popularização destes aparelhos por volta de 1979 a 1983.
- O SBT poderia ter ripado essa trilha de alguma produção internacional de baixo orçamento que nunca teria ido ao ar, como era de costume nos primeiros anos da TVS, mas também há a possibilidade remota de ter sido produzida em solo brasileiro.
Argumentos contra:
- Algumas BGMs (ex: Coloured Candles) podem soar amadoras apesar de terem sido gravadas em estúdio.
- A trilha possui um clarinetista profissional.
- Dificilmente a TVS/SBT teria conseguido uma trilha amadora internacional para exibir em sua programação na era pré-internet.
- A baixa qualidade da trilha poderia ser explicada pelo SBT possuir apenas uma cópia de fita cassete para chamadas, a versão em LP poderia estar em melhor qualidade e stereo.
Bom, esses são os principais, se alguém tiver mais argumentos contra e à favor, coloquem aí.
- Esses usuários curtiram o post de BazzoNatalino (total: 2):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • cyber Revolvinho
- Chamone
- Membro

Colocar argumentos a favor e contra na mesma proposição é bastante positivo. Mas não cola para mim a premissa de que seja possível identificar técnicas de mixagem e equipamentos de áudio usados em um trecho de uma gravação.
Lembrando que não é público o áudio limpo e sem equalizações direto do SBT. Mesmo que algum mod/admin o vazasse
ainda não daria para saber quantas gerações além da master este trecho está para fazer qualquer tipo de estudo. No estado atual seria algo difícil até mesmo para um engenheiro de som saber. Ele só enxergaria os artefatos anômalos da gravação.
Esse papo é tão ou mais inconclusivo quanto tentar adivinhar os instrumentos usados.
Uma verdade é que naquela época uma gravação caseira ou qualquer mídia pouco polida não via o lugar ao sol. Existia tamanha curadoria em mídia de rádio e televisão onde tudo excessivamente tosco ou amadorístico era sumariamente rejeitado.
Mais uma vez me volto a minha pesquisa de trilhas do SBT, agora perto das 900 entradas. A fonte primária de áudio do SBT eram LPs de música internacional comercializados no Brasil entre os anos 70 e 80. A fonte secundária é uma coleção coleções bem incompleta de trilhas brancas de selos de grande alcance internacional com presença ou origem dos EUA. A terceira fonte de áudio são coisas recortadas de outras produções, mas isso não chega a 5% do que coletei.
Um aspecto da BGM do Chapolin que a difere de trilhas brancas, não é um suposto amadorismo mas a falta de clareza na instrumentação. As trilhas brancas possuem arranjos claros e simples, de modo que é possível distinguir cada instrumento usado. Muitas das distribuidoras atuais as descrevem nestes termos e até as contracapas de LPS o faziam dessa forma.
A BGM do Chapolin tem este lead altamente incomum que é um som instável que não se repete em qualquer música. Isto criaria um problema para um selo de trilha branca para descrever a trilha e reproduzí-la novamente se fosse o desejo de algum cliente. A trilha do modo que ela soa é tão intencional e planejada que não vejo indício de um suposto amadorismo.
As evidências apontam para algo com feito profissionalmente para algum veículo com distribuição internacional.
Lembrando que não é público o áudio limpo e sem equalizações direto do SBT. Mesmo que algum mod/admin o vazasse
Esse papo é tão ou mais inconclusivo quanto tentar adivinhar os instrumentos usados.
Uma verdade é que naquela época uma gravação caseira ou qualquer mídia pouco polida não via o lugar ao sol. Existia tamanha curadoria em mídia de rádio e televisão onde tudo excessivamente tosco ou amadorístico era sumariamente rejeitado.
Mais uma vez me volto a minha pesquisa de trilhas do SBT, agora perto das 900 entradas. A fonte primária de áudio do SBT eram LPs de música internacional comercializados no Brasil entre os anos 70 e 80. A fonte secundária é uma coleção coleções bem incompleta de trilhas brancas de selos de grande alcance internacional com presença ou origem dos EUA. A terceira fonte de áudio são coisas recortadas de outras produções, mas isso não chega a 5% do que coletei.
Um aspecto da BGM do Chapolin que a difere de trilhas brancas, não é um suposto amadorismo mas a falta de clareza na instrumentação. As trilhas brancas possuem arranjos claros e simples, de modo que é possível distinguir cada instrumento usado. Muitas das distribuidoras atuais as descrevem nestes termos e até as contracapas de LPS o faziam dessa forma.
A BGM do Chapolin tem este lead altamente incomum que é um som instável que não se repete em qualquer música. Isto criaria um problema para um selo de trilha branca para descrever a trilha e reproduzí-la novamente se fosse o desejo de algum cliente. A trilha do modo que ela soa é tão intencional e planejada que não vejo indício de um suposto amadorismo.
As evidências apontam para algo com feito profissionalmente para algum veículo com distribuição internacional.
(...)