E parabéns também para a Inter de Limeira, que já vinha batendo na trave há algumas temporadas e conseguiu o merecido acesso.
A CBF devia mudar o formato da Série C para 2027 (não fazer rebaixamento em 2026) e colocar 40 clubes (divididos em 2 grupos de 20 clubes, jogando pontos corridos em 38 rodadas cada clube), classificando para a Série B do ano seguinte os dois primeiros colocados de cada grupo (totalizando 4 clubes classificados) e fazendo os 2 campeões de cada grupo jogarem finais em jogos de ida e volta para definir o campeão.
Os 2 grupos da Série C divididos da seguinte forma : times do Sul e do Sudeste em um grupo (podendo ter alguns times do Centro Oeste também) e os times do Nordeste, Norte e Centro Oeste no outro grupo.
Com 40 clubes na Série C, seria mais difícil que clubes com o calendário cheio em outros torneios, como foi o caso do CSA em 2025, fossem rebaixados e tivessem mais tempo para se recuperar. Também se evitaria o "efeito ioiô" de clubes que ficam caindo e subindo para as Séries C e D em curtos intervalos, dando um calendário mais cheio de jogos e mais estabilidade financeira para esses clubes, especialmente para clubes do Nordeste e Norte do país.
O Brasil tem muitos clubes importantes para ter tão poucos times na Série C.
As federações e clubes deveriam conversar com a CBF para mudar o calendário e ficar com 20 clubes na Série A, 22 clubes na Série B, 40 clubes na Série C e 64 clubes na Série D a partir de 2027.