Guerra Irã e Hamas contra Israel

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Guarda
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Pirapora-do-Passa-Quatro FC
Curtiu: 103 vezes
Curtiram: 127 vezes

Mensagem por Guarda » 08 Ago 2025, 14:07

uma tenho uma boa: não cometer massacres por 70 anos e financiar o pior grupo terrorista já ajudaria bastante negão
mas qm sou eu pra falar alguma coisa, não tenho essa maestria em defender bombardeio de hospital, estupro em massa e criança sendo usada de escudo humano
https://www.bbc.com/news/articles/cn7vje365rno
https://www.nytimes.com/2024/10/14/worl ... ields.html
https://www.bbc.com/news/articles/crgygdr7vezo
Mas obviamente é tudo mentira minha, estou recebendo dinheiro do catar junto da bbc, do nyt, do el pais e do mundo inteiro, como são astutos esses palestinos! Não sabem que a únicas fontes confiáveis são judias assim?
https://www.haaretz.com/opinion/2025-07 ... 7d5dfd0000
Ah não, pera, esse aqui com certeza é um traidor e um kapo, se pá um terrorista, bombardeiem a família dele, é o que nós, civilizados, fazemos
Esses usuários curtiram o post de Guarda (total: 1):
Pavi
pasa o zap gostosa

oasis wonderwall da silva blur
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 400 vezes
Curtiram: 1734 vezes

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 08 Ago 2025, 14:25

note como você falou, falou e não falou literalmente nada que responda tudo o que eu disse nas páginas anteriores.
tudo o que você disse são espantalhos, acusações raivosas e infundadas típicas de uma criança birrenta e não há argumento nenhum.

o teu embasamento são um monte de links que você catou de artigos de opinião que saem em veículos grandes (mas não necessariamente refletem a visão editorial do veículo em si) pra reforçar algo que você já acreditava antes de tê-los lido (se é que realmente os leu).
o meu embasamento é minha própria experiência de vida.
isso que você não consegue entender. nenhum de vocês aqui está apto a discutir esse assunto comigo, apenas a aprender.
eu posso ensiná-los, como tenho feito, mas não há como "debater ideias" com quem sequer tem ideia alguma sobre os fatos e só quer uma opinião pra chamar de sua e reforçar uma identidade de grupo.

by the way: é engraçado como, mesmo eu sendo o usuário menos sério desse fórum, minha postura muda totalmente quando chega em um assunto importante que eu realmente entendo, e daí fica esse contraste engraçado de um perfil com uma imagem zoada chamado "oasis wonderwall da silva blur" falando algo extremamente coerente, sensato e de extrema maturidade.
Esses usuários curtiram o post de oasis wonderwall da silva blur (total: 1):
MVNS
Imagem

Membro
Membro

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 08 Ago 2025, 14:46

by the way, "Guarda", acredito que você seja o mesmo cara que estava, há pouco tempo, incitando num server do discord ataques direcionados à empresa onde trabalho (Brasil Paralelo), atos de terrorismo (segundo você mesmo) e até mesmo para que me matassem ("Ostra" era meu nickname na internet anos atrás).
mesmo que você estivesse falando em tom jocoso, isso é crime e eu tenho provas suficientes pra te processar. não o faço por PENA.
seja inteligente e use minha empatia para contigo para se tornar uma pessoa melhor.

Imagem
Editado pela última vez por oasis wonderwall da silva blur em 08 Ago 2025, 20:19, em um total de 1 vez.
Imagem

BazzoReverso
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 543 vezes
Curtiram: 629 vezes

Mensagem por BazzoReverso » 08 Ago 2025, 15:36

Não sou judeu, e muito menos palestino, então me perdoem se eu estiver falando bosta, mas minha opinião sobre esse conflito é a seguinte:

A mídia adora falar da tal "solução de dois estados", como se fosse viável um suposto "governo palestino democrático pró-ocidente", coisa que nunca vai existir, claro que seria a melhor opção, mas é praticamente impossível um estado independente governar uma faixa de areia de 40km sem recursos naturais com 2 milhões de pessoas vivendo em condições sub-humanas, qualquer estado palestino inevitavelmente será influenciado por atores externos como o Irã e virar uma ditadura jihadista, voltando a estaca zero.

Na minha humilde opinião, Israel tinha que anexar Gaza de uma vez e desenvolver a região oferecendo serviços públicos, infraestrutura e empregos, tratando o povo palestino como cidadãos israelenses sem qualquer discriminação, mas isso depende da boa vontade dos palestinos de aceitar a realidade de que Israel continuará existindo por mais que eles odeiem isso, e os judeus também têm que fazer a parte deles e pararem com essa história de "terra prometida" e que só eles tem o direito de viver nessa região.

Só que a chance dessas coisas acontecerem é bem baixa, e eu diria que seria utópico até demais esperar colaboração entre esses dois povos, então infelizmente essa guerra vai continuar pelo resto de nossas vidas.

Membro
Membro

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 08 Ago 2025, 15:57

Nezz escreveu:
08 Ago 2025, 15:36
Não sou judeu, e muito menos palestino, então me perdoem se eu estiver falando bosta, mas minha opinião sobre esse conflito é a seguinte:

A mídia adora falar da tal "solução de dois estados", como se fosse viável um suposto "governo palestino democrático pró-ocidente", coisa que nunca vai existir, claro que seria a melhor opção, mas é praticamente impossível um estado independente governar uma faixa de areia de 40km sem recursos naturais com 2 milhões de pessoas vivendo em condições sub-humanas, qualquer estado palestino inevitavelmente será influenciado por atores externos como o Irã e virar uma ditadura jihadista, voltando a estaca zero.

Na minha humilde opinião, Israel tinha que anexar Gaza de uma vez e desenvolver a região oferecendo serviços públicos, infraestrutura e empregos, tratando o povo palestino como cidadãos israelenses sem qualquer discriminação, mas isso depende da boa vontade dos palestinos de aceitar a realidade de que Israel continuará existindo por mais que eles odeiem isso,
po tá tudo mt certo até aqui, top demais
Nezz escreveu:
08 Ago 2025, 15:36
e os judeus também têm que fazer a parte deles e pararem com essa história de "terra prometida" e que só eles tem o direito de viver nessa região.
aqui eu quero só fazer um adendo: os judeus que acreditam nisso são uma minoria muito, muito pequena, até mesmo dentre os haredim (ultraortodoxos) que já são só 13% da população de Israel. destes, os que acreditam que "só judeus possuem o direito de viver nessa terra" são muito menos da metade disso... e deixa eu te falar: são justamente os tais dos "judeus anti-Israel" que a galera adora postar foto, como se estes fossem "os judeus do bem", os "verdadeiros judeus"... sendo que são apenas fundamentalistas religiosos de uma interpretação radicalizada que nem é aceita ou reconhecida pelo judaísmo ortodoxo. são contra Israel justamente por ser um país "liberal demais" pra eles.

a maioria dos judeus israelenses não tem problema algum em conviver com árabes ou palestinos, e digo isso pela minha própria experiência. estudamos juntos, trabalhamos juntos, eu vejo muito mais discriminação étnica e religiosa no próprio Brasil do que em Israel.

quando tinha míssil do Irã caindo, a minha vizinhança toda ia pro mesmo bunker: judeus, árabes e até imigrantes de outros lugares que moravam por ali.

alguns casos de intolerância sempre vão existir, infelizmente, pois o preconceito é um vício inerente à condição humana, mas o diferencial de Israel é que, lá, isso é a exceção, não a regra.
o problema é que, se Israel anexasse Gaza, potências como Irã, Rússia e China atacariam Israel imediatamente e seria uma escalada enorme na guerra.
o próprio Estado de Israel que cedeu Gaza e Cisjordânia pra que os palestinos se governassem durante os acordos de Oslo nos anos 90, justamente pra tentar alcançar a paz e dar um fim aos ataques contra Israel que estavam ocorrendo, as Intifadas e tudo mais, por parte de radicais islâmicos que não aceitam a existência de Israel.

infelizmente, é mt difícil achar uma solução pra isso. a única solução é de longo prazo, combatendo o radicalismo islâmico pra que as gerações futuras de muçulmanos aprendam a conviver e coexistir com judeus. a recíproca já é verdadeira há muito tempo, basta comparar honestamente como muçulmanos são tratados em Israel X como judeus são tratados em países muçulmanos.
E não, não existem leis de segregação ou apartheid contra não-judeus em Israel, esse papo é simplesmente mentira infundada. O que existe é apenas a Lei do Retorno, que garante aos judeus de outros países o direito de migrarem para Israel. Não muito diferente de qualquer estado jus sanguinis, exceto que tb se aplica a judeus por conversão
Esses usuários curtiram o post de oasis wonderwall da silva blur (total: 3):
BazzoReversoBarbanoMVNS
Imagem

Pavi
Membro
Membro
Curtiu: 1926 vezes
Curtiram: 974 vezes

Mensagem por Pavi » 08 Ago 2025, 18:55

oasis wonderwall da silva blur escreveu:
08 Ago 2025, 13:25
Não, eu não iria gostar de terroristas transformando minha propriedade em bases militares (e assim eles mesmo as sujeitam a destruição).
Mas com o fuzil apontado pra cabeça, não há saída pra resistência do civil palestino.

Esse tipo de pensamento é o mesmo que querer jogar uma bomba na favela toda só por causa de alguns traficantes que fazem os moradores honestos daquele local de refém.
08 Ago 2025, 13:25
Conferi aqui o caso. Novamente: um hospital que foi tomado por terroristas e transformado em base militar, e como sempre, Israel emitiu alertas de evacuação para que não morressem civis.
E fazendo abalar toda a estrutura de saúde daquele país que já é precária por si só.

Construir e abrigar um hospital leva anos, não dias...

Membro
Membro

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 08 Ago 2025, 19:34

Tu insiste em bater na mesma tecla, cara, que cansativo. Tudo o que tu fala dá pra responder a partir da seguinte pergunta: quem é o verdadeiro responsável disso tudo?

Todo mundo concorda que essa situação é uma merda. Guerra é uma merda.
A questão é: como vamos resolver?
Pra isso, é crucial saber quem REALMENTE é responsável e não aderir a uma narrativa pronta pra reforçar uma identidade de grupo e sinalizar virtude.
Pavi escreveu:
08 Ago 2025, 18:55
Mas com o fuzil apontado pra cabeça, não há saída pra resistência do civil palestino.
Quem aponta o fuzil é o próprio Hamas, quando faz seu povo de refém e escudo humano dessa maneira.
Pavi escreveu:
E fazendo abalar toda a estrutura de saúde daquele país que já é precária por si só.
Sim, é uma merda isso, cara. Mas qual a alternativa? De qualquer modo, o hospital já havia sido tomado pelo Hamas para ser transformado em uma instalação militar.
Israel é o responsável? O único estado em guerra que AVISA ONDE VAI ATACAR justamente para a evacuação da população civil?

O double-standard de vocês é ridículo.
Esses usuários curtiram o post de oasis wonderwall da silva blur (total: 2):
MVNSBarbano
Imagem

Pavi
Membro
Membro
Curtiu: 1926 vezes
Curtiram: 974 vezes

Mensagem por Pavi » 08 Ago 2025, 19:40

08 Ago 2025, 19:34
Tu insiste em bater na mesma tecla, cara, que cansativo. Tudo o que tu fala dá pra responder a partir da seguinte pergunta: quem é o verdadeiro responsável disso tudo?
Os dois, Israel também não é santo, muito pelo contrário...
Quem aponta o fuzil é o próprio Hamas, quando faz seu povo de refém e escudo humano dessa maneira.
Pois é do Hamas mesmo que estou falando, ou obedece ou é morte, simples assim.
Ridículo é você que apoia matança massiva de inocentes e destruição da infra estrutura local como a única solução para o combate ao terrorismo (e libertação de reféns).

Fola
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 324 vezes
Curtiram: 253 vezes

Mensagem por Fola » 08 Ago 2025, 19:52

@Pavi, dúvida sincera aqui, estou perguntando na boa mesmo:

O que você acha que Israel deveria fazer para se defender dos ataques do Hamas? Criticar sem propor alternativas é o mesmo que não fazer nada.
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé

Guarda
Membro
Membro

Mensagem por Guarda » 08 Ago 2025, 21:25

08 Ago 2025, 14:46
by the way, "Guarda", acredito que você seja o mesmo cara que estava, há pouco tempo, incitando num server do discord ataques direcionados à empresa onde trabalho (Brasil Paralelo), atos de terrorismo (segundo você mesmo) e até mesmo para que me matassem ("Ostra" era meu nickname na internet anos atrás).
mesmo que você estivesse falando em tom jocoso, isso é crime e eu tenho provas suficientes pra te processar. não o faço por PENA.
seja inteligente e use minha empatia para contigo para se tornar uma pessoa melhor.

Imagem
Eu estava fazendo piada sobre os ataques que tinham ocorrido em outros estúdios, por fazerem piada sobre religião e confabulando o que fariam então com um que fez de tudo para deslegitmizar a lei maria da penha num dos países que mais matam mulher no mundo. não sei quem foi que te mandou o print mas é bom saber o tio de gente que me cerca, até pq se pegássemos os absurdos que ambos dizemos no passado para processar um ao outro na internet seria bem complicado, é uma bênção o orkut e o grupia terem morrido
08 Ago 2025, 14:25
note como você falou, falou e não falou literalmente nada que responda tudo o que eu disse nas páginas anteriores.
tudo o que você disse são espantalhos, acusações raivosas e infundadas típicas de uma criança birrenta e não há argumento nenhum.

o teu embasamento são um monte de links que você catou de artigos de opinião que saem em veículos grandes (mas não necessariamente refletem a visão editorial do veículo em si) pra reforçar algo que você já acreditava antes de tê-los lido (se é que realmente os leu).
o meu embasamento é minha própria experiência de vida.
isso que você não consegue entender. nenhum de vocês aqui está apto a discutir esse assunto comigo, apenas a aprender.
eu posso ensiná-los, como tenho feito, mas não há como "debater ideias" com quem sequer tem ideia alguma sobre os fatos e só quer uma opinião pra chamar de sua e reforçar uma identidade de grupo.

by the way: é engraçado como, mesmo eu sendo o usuário menos sério desse fórum, minha postura muda totalmente quando chega em um assunto importante que eu realmente entendo, e daí fica esse contraste engraçado de um perfil com uma imagem zoada chamado "oasis wonderwall da silva blur" falando algo extremamente coerente, sensato e de extrema maturidade.
ninguém discute genocídio amigo. e eu não só li, como acompanho as narrativas dos massacres em Gaza e Cisjordania (onde sequer há hamas, mas enfim) e eu entendo seu lado, realmente entendo, mas jamais concordaria com a existências de etnoestado, com o maior massacre de jornalistas da história recente, com a maior matança de crianças fora da áfrica (o congo então nem se discute).
pasa o zap gostosa

Guarda
Membro
Membro

Mensagem por Guarda » 08 Ago 2025, 21:28

Todo mundo concorda que essa situação é uma merda. Guerra é uma merda.
A questão é: como vamos resolver?
Pra isso, é crucial saber quem REALMENTE é responsável e não aderir a uma narrativa pronta pra reforçar uma identidade de grupo e sinalizar virtude.
Pavi escreveu:
Pavi escreveu:
Sim, é uma merda isso, cara. Mas qual a alternativa? De qualquer modo, o hospital já havia sido tomado pelo Hamas para ser transformado em uma instalação militar.
Israel é o responsável? O único estado em guerra que AVISA ONDE VAI ATACAR justamente para a evacuação da população civil?

então porque colonos atacam a cisjordania que não tem hamas? como inclusive surgiu o hamas?
Pavi
pasa o zap gostosa

Guarda
Membro
Membro

Mensagem por Guarda » 08 Ago 2025, 21:32

Pavi
pasa o zap gostosa

Membro
Membro

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 08 Ago 2025, 21:52

Guarda escreveu:
08 Ago 2025, 21:25
Eu estava fazendo piada sobre os ataques que tinham ocorrido em outros estúdios, por fazerem piada sobre religião e confabulando o que fariam então com um que fez de tudo para deslegitmizar a lei maria da penha num dos países que mais matam mulher no mundo.
só que o print é de 2022 e o doc sobre o CASO maria da penha (não a lei) é de 2024.
boa tentativa entretanto, dá pra ver que tu tá aprendendo bem com a narrativa palestina a como mentir e falsificar informações pra se justificar

essa "explicação" só te embananou mais ainda. deixa quieto mano, tb não é como se fosse novidade um "anti-sionista" falando em praticar terrorismo e matar judeu
Guarda escreveu:
não sei quem foi que te mandou o print mas é bom saber o tio de gente que me cerca
eu sei muito bem o tipo de gente que te cerca
Guarda escreveu:
Cisjordania (onde sequer há hamas
:garg: fake
o hamas não controla a Cisjordania, mas possui forte presença e influência ideológica lá (inclusive bases militares)
de todo modo, a Cisjordania é controlada nas áreas A e B pelo fatah, que não é lá muito melhor. atacou Israel diversas vezes nas Intifadas e até hoje através de facções e militantes ligados ao partido
Guarda escreveu:
jamais concordaria com a existências de etnoestado
Israel não é um etnoestado

(ainda que fosse, é engraçado o double-standard dessa narrativa, de ignorar todos os etnoestados alinhados politicamente com a esquerda e o eurasianismo e criticar somente Israel, que NÃO É um etnoestado pois não possui nenhuma lei que discrimine por etnia e eu te desafio a me mostrar o contrário. essa é a mentira que, apenas de tanto ser repetida, vocês acreditam ser verdade)
Guarda escreveu:
08 Ago 2025, 21:28
então porque colonos atacam a cisjordania que não tem hamas?
tem, mas enfim,
qual colono que atacou qual parte da cisjordânia? dê casos concretos e eu te digo o porquê.
Guarda escreveu:
08 Ago 2025, 21:28
como inclusive surgiu o hamas?
como um partido político que o povo palestino elegeu para governar Gaza, e que ao chegar ao poder iniciou ataques contra Israel.
sim, isso aconteceu porque Israel cedeu às demandas da agenda palestina (algo que Israel JAMAIS deveria ter feito) e cedeu o território de Gaza para que o tal do "povo palestino" se autodeterminasse e se governasse ali.
só que é engraçado que a galera usa isso pra dizer que Israel "criou o Hamas", mas ignora quando precisa reconhecer que, de fato, Gaza foi cedida pelo próprio Estado de Israel aos palestinos para se governarem e eles próprios elegeram o Hamas, porque aí fica ruim pra narrativa de "genocídio" né :garg:
Imagem

Guarda
Membro
Membro

Mensagem por Guarda » 08 Ago 2025, 22:06

caramba qm diria que uma população que sofreu uma expulsão em massa ia ter radicalismo, é de se admirar
qntos aos outros pontos: aonde defendi um etnoestado aqui? e outra "o hamas tem forte influência lá". O pcc tem forte influência em SP, vms colonizar a avenida paulista
qntos aos exemplos que pediste:
https://www.bbc.com/news/articles/c1j5954edlno
https://www.theguardian.com/world/2025/ ... nian-state
E quanto aos acordos de Oslo que vc cita, uma passagem interessante
"“They asked me before the election if I’d honor [the Oslo accords],” Netanyahu said. “I said I would, but … I’m going to interpret the accords in such a way that would allow me to put an end to this galloping forward to the ’67 borders. How did we do it? Nobody said what defined military zones were. Defined military zones are security zones; as far as I’m concerned, the entire Jordan Valley is a defined military zone. Go argue.”
Smiling, Netanyahu then recalled how he forced former U.S. Secretary of State Warren Christopher to agree to let Israel alone determine which parts of the West Bank were to be defined as military zones. “They didn’t want to give me that letter,” Netanyahu said, “so I didn’t give them the Hebron agreement [the agreement giving Hebron back to the Palestinians]. I cut the cabinet meeting short and said, ‘I’m not signing.’ Only when the letter came, during that meeting, to me and to Arafat, did I ratify the Hebron agreement. Why is this important? Because from that moment on, I de facto put an end to the Oslo accords.”"
mas sei que estou digitando frivolamente, até pq essa discussão num fórum de chesperito n vai levar ngm a lugar nenhuma e vc já deixou claro que ngm pode discutir contigo, só podemos aprender, ó dono da verdade e da virtude
Pavi
pasa o zap gostosa

Membro
Membro

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 08 Ago 2025, 22:25

Guarda escreveu:
08 Ago 2025, 22:06
caramba qm diria que uma população que sofreu uma expulsão em massa ia ter radicalismo, é de se admirar
só que tu errou a ordem dos fatores. o radicalismo já existia e a tal "nakba" ocorreu justamente porque eles não aceitaram o plano de partição da ONU (que era, pasme, uma divisão de 2 estados onde eles precisariam conviver pacificamente com judeus).
e o que você chama de "expulsão em massa" foi boa parte feita pelas próprias lideranças árabes, que nesta ocasião convocaram ao povo para evacuar a região para que eles "fizessem a limpa" nos judeus.
lideranças árabes estas que, by the way, eram aliadas dos NAZISTAS assim como amin al-husayni que liderou tropas muçulmanas da SS.
muitos judeus já haviam comprado terras e kibutzim na palestina ainda na era otomana btw

Guarda escreveu:
qntos aos outros pontos: aonde defendi um etnoestado aqui?
not the point
Israel não é etnoestado
Guarda escreveu:
e outra "o hamas tem forte influência lá". O pcc tem forte influência em SP, vms colonizar a avenida paulista
nossa, que merda de analogia kkkkkkkkkkkk
totalmente ampla e desforme, se aproveitando da vacuidade dos termos. não falei nada sobre a influência do hamas da cisjordânia além do fato de que ela existe (e dei exemplos concretos de como), unicamente para responder a sua afirmação de que não existia. não usei isso como pretexto pra nada, diferente do que tua analogia de merda dá a entender.
Guarda escreveu:
qntos aos exemplos que pediste:
vejamos
assentamentos judaicos em áreas desocupadas da cisjordania. qual o problema?
ah, eu sei qual o problema. o problema é que vcs não querem judeus vivendo nessa terra.
Guarda escreveu:
https://www.theguardian.com/world/2025/ ... nian-state
é literalmente a mesma notícia reportada por outra fonte :garg:
Guarda escreveu:
E quanto aos acordos de Oslo que vc cita, uma passagem interessante
"“They asked me before the election if I’d honor [the Oslo accords],” Netanyahu said. “I said I would, but … I’m going to interpret the accords in such a way that would allow me to put an end to this galloping forward to the ’67 borders. How did we do it? Nobody said what defined military zones were. Defined military zones are security zones; as far as I’m concerned, the entire Jordan Valley is a defined military zone. Go argue.”
Smiling, Netanyahu then recalled how he forced former U.S. Secretary of State Warren Christopher to agree to let Israel alone determine which parts of the West Bank were to be defined as military zones. “They didn’t want to give me that letter,” Netanyahu said, “so I didn’t give them the Hebron agreement [the agreement giving Hebron back to the Palestinians]. I cut the cabinet meeting short and said, ‘I’m not signing.’ Only when the letter came, during that meeting, to me and to Arafat, did I ratify the Hebron agreement. Why is this important? Because from that moment on, I de facto put an end to the Oslo accords.”"
e qual teu ponto com isso?
uau, netanyahu buscou subterfúgios legais para ter respaldo legal antes de assinar um acordo com o cara que planejava abertamente acabar com o país dele. incrível
Guarda escreveu:
vc já deixou claro que ngm pode discutir contigo, só podemos aprender, ó dono da verdade e da virtude
eu jamais disse que "ninguém pode discutir" comigo. não confunda as coisas. o que eu disse foi que VOCÊ não pode, porque o seu conhecimento nesse assunto é obviamente extremamente inferior ao meu. perceba como essa nossa conversa se assemelha a um aluno chato, burro e petulante querendo desafiar um professor numa sala de aula.
Imagem

Responder