ATRASADO PARA O JOGO (1975)

SBT exibiu esquete inédito em 12/06/2025

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 6805 vezes
Curtiram: 1806 vezes

Confesso em relação a CH que...

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 15 Jun 2025, 17:37

Confesso que não lerei os dois grandes textos acima :asso:
Imagem

NADA! :garg:

Pavi
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 1531 vezes
Curtiram: 866 vezes

Mensagem por Pavi » 15 Jun 2025, 22:55

Episódio Perdido Mundial escreveu:
15 Jun 2025, 17:37
Confesso que não lerei os dois grandes textos acima :asso:
Pois eu li e vale muito a pena, texto construtivo. :vitoria:
Esses usuários curtiram o post de Pavi (total: 1):
I.A Degenerativa

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2011 vezes
Curtiram: 4282 vezes

Mensagem por Barbano » 17 Jun 2025, 16:13

Chamone escreveu:
15 Jun 2025, 09:28
CH é um tanto perverso neste aspecto. De 'Atrasado para o Jogo' para o remake de 1979 nada muda! Cheira a oportunismo ou como disse anteriormente algum tipo de retaliação contra o Carlos.
Nossa, você se apegou mesmo nessa teoria de retaliação contra o Carlos :lol:

Não faz sentido nenhum isso, em 1973 já tinha vários remakes em CH, que foram se intensificando ano a ano. Nas temporadas de 1977 e 1978 mesmo tá cheio de copy/paste, mesmo com o Carlos no elenco.

Eu acho que ocorreu foi o oposto, com a saída de Carlos e Ramón o Roberto teve que se virar para criar alguns roteiros novos, pois os remakes sem eles estavam ficando bem fracos (especialmente em Chaves). E deu resultado, a segunda metade da temporada de 1979, com roteiros novos, é bem melhor do que a primeira.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 4):
João Neto (Eng. Camin)Episódio Perdido MundialCláudioSargento Refúgio

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 156 vezes
Curtiram: 618 vezes

Mensagem por Chamone » 17 Jun 2025, 16:45

Eu aceito qualquer contra-argumento como válido desde que não seja essas respostas fofas e políticas que o Bolaños e o Edgar deram sobre os remakes. Nenhum criativo fica satisfeito em repetir o mesmo trabalho quando não há variedade. Isso vai desde roteiristas aos próprios atores.
Barbano escreveu:
17 Jun 2025, 16:13
a segunda metade da temporada de 1979, com roteiros novos, é bem melhor do que a primeira.
Cê tá de bricadeira. O restaurante da Dona Florinda é o "Trapa Hotel" da série, e mesmo dentro dele são recicladas muitas situações passadas. O esforço para salvar as séries independentes foi zero.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
Sargento Refúgio
(...)

HOMESSA
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 737 vezes
Curtiram: 4992 vezes

Mensagem por HOMESSA » 17 Jun 2025, 17:27

Eu concordo com o @Barbano. Também prefiro a segunda metade da temporada 79.

Bebê de Carne sem Osso
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 130 vezes
Curtiram: 852 vezes

Mensagem por Bebê de Carne sem Osso » 17 Jun 2025, 19:55

Os únicos roteiros inéditos da segunda metade de 1979 é do Topo Gigío e da Despedida, ué.
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 10524 vezes
Curtiram: 1621 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 17 Jun 2025, 20:16

Bebê de Carne sem Osso escreveu:
17 Jun 2025, 19:55
Os únicos roteiros inéditos da segunda metade de 1979 é do Topo Gigío e da Despedida, ué.
Segunda metade de 79 em Chaves.
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024. :terceiro:

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 353 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 17 Jun 2025, 21:55

Chamone escreveu:
17 Jun 2025, 16:45
Eu aceito qualquer contra-argumento como válido desde que não seja essas respostas fofas e políticas que o Bolaños e o Edgar deram sobre os remakes. Nenhum criativo fica satisfeito em repetir o mesmo trabalho quando não há variedade. Isso vai desde roteiristas aos próprios atores.
Como assim? Um ator de teatro interpreta toda noite o mesmo papel, com as mesmas falas, mesmos gestos, mesmas roupas, mesmas entonações, tudo igual.

Para um bom ator, é melhor repetir um texto excelente de Shakespeare ou Chespirito do que se apresentar sempre com um texto novo e péssimo de um Zé Ruela qualquer - que é o que costuma acontecer na TV.

Fora que, muitas vezes, o ator de TV nem lembra de ter gravado aquelas falas antes. O ritmo é intenso e a memória de um artista não é como a de um fã que passa o dia no sofá. Muito músico não se lembra de músicas que gravou, assim como dubladores não se lembram de filmes que dublaram... Até jogadores de futebol não se lembram de determinadas partidas.

Fora que, muitas vezes, o ator está ganhando a oportunidade de fazer um papel diferente naquele roteiro. Ele vai dar sua interpretação própria para aquele personagem que é novo para ele. Quem viveu Otelo vai ter que desenvolver outra faceta para viver Iago, e vice-versa.

Da mesma forma, o Carateca que foi interpretado por Edgar Vivar em 1973 ganhou uma interpretação totalmente diferente com Rubén Aguirre em 1976. O papel do tocador de gongo que era de Carlos passou para Horácio. Para Carlos, criou-se um novo personagem, o medidor de luz. Os papéis repetidos (Florinda, Ramon, Chapolin) ganham novos figurinos, novas falas, uma qualidade de produção muito melhor...

Agora imagine Paulo Ricardo que regrava a música-tema do BBB todo ano? Tantas bandas que tocam há 40 anos as mesmas músicas, e regravam, relançam... Você mesmo que um ator de TV vai se incomodar de "repetir um roteiro" a cada 2 ou 3 anos? Roteirista nem vou comentar, pois o roteirista é o próprio Chespirito - um mestre do ofício.
Esses usuários curtiram o post de João Neto (Eng. Camin) (total: 5):
BruchaLiaEpisódio Perdido MundialPaviBarbanoSargento Refúgio

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 17 Jun 2025, 22:20

Chamone escreveu:
17 Jun 2025, 16:45
Eu aceito qualquer contra-argumento como válido desde que não seja essas respostas fofas e políticas que o Bolaños e o Edgar deram sobre os remakes.
Então tu já colocou como pressuposto que essas respostas não são válidas por não serem polemicas? :rolleyes:
Imagem

Cláudio
Membro
Membro
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 416 vezes
Curtiram: 937 vezes

Mensagem por Cláudio » 17 Jun 2025, 23:05

A verdade é que Chespirito nunca falou desse tema, então infelizmente jamais teremos a sua versão dos motivos para os remakes (a menos que surja alguma entrevista desconhecida).
Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 2):
Episódio Perdido MundialSargento Refúgio

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 18 Jun 2025, 00:53

Cláudio escreveu:
17 Jun 2025, 23:05
A verdade é que Chespirito nunca falou desse tema, então infelizmente jamais teremos a sua versão dos motivos para os remakes (a menos que surja alguma entrevista desconhecida).
Ou nunca perguntaram também. Certa vez perguntaram pra ele no Twitter no ultimos anos de sua vida sobre a música tema do Chapolin, aí ele respondeu com a versão do Clipe :wacko:
Imagem

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 156 vezes
Curtiram: 618 vezes

Mensagem por Chamone » 18 Jun 2025, 08:14

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
17 Jun 2025, 21:55

Como assim? Um ator de teatro interpreta toda noite o mesmo papel, com as mesmas falas, mesmos gestos, mesmas roupas, mesmas entonações, tudo igual.

...

Agora imagine Paulo Ricardo que regrava a música-tema do BBB todo ano? Tantas bandas que tocam há 40 anos as mesmas músicas, e regravam, relançam... Você mesmo que um ator de TV vai se incomodar de "repetir um roteiro" a cada 2 ou 3 anos? Roteirista nem vou comentar, pois o roteirista é o próprio Chespirito - um mestre do ofício.
Eu pensei nisto enquanto escrevia aquele comentário, mas se toma muito literalmente as coisas.

Para os artistas que trabalham em palco existe sim um brutal número de repetições: o ator no teatro, o músico/banda trabalhando o novo disco, o comediante stand-up com seu novo show. A cada nova apresentação do mesmo trabalho vão lapidando o trabalho e as performances... por um certo e lucrativo período. Isto se chama temporada, turnê. Tem dia e hora para acabar até um novo ciclo criativo começar.

O próprio Chespirito saia em turnê pela América Latina com os atores reencenando histórias, o que nega a suposta nobre necessidade artística de refilmar episódios.

Na mídia eletrônica não se repete performance individual de um mesmo trabalho criativo, isso é algo muito raro, especialmente no humor que precisa avançar com os tempos e costumes. O Monty Python refez esquetes para a TV Alemã e para um filme mas foi apenas isso: por grana.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
Sargento Refúgio
(...)

Cidadão Gómez
Membro
Membro
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 171 vezes

Mensagem por Cidadão Gómez » 18 Jun 2025, 08:50

Chamone escreveu:
18 Jun 2025, 08:14
O Monty Python refez esquetes para a TV Alemã e para um filme mas foi apenas isso: por grana.
Eu acredito que esse tenha sido um dos fatores para os remakes: Me parece provável que Chespirito ganhasse um bom salário acumulando as funções de roteirista + ator (e depois diretor). Passar esse cargo para outros significaria uma redução em seu salário.

Aí também entra outra questão que já vi Chespirito comentar em entrevistas ao longo dos anos: Ele se achava muito bom naquilo que fazia, a ponto de dizer "não há melhor roteirista cômico do que eu" em alguma revista do início dos anos 70. @Cláudio talvez possa me ajudar nisso... Enfim, confiar seus personagens a outros escritores estava fora de questão.

E a Televisa também tem uma parcela de responsabilidade por isso, afinal, se eles sabiam das regravações, poderiam ter exigido roteiros novos, escritores novos... mas aparentemente eles não estavam preocupados.
Esses usuários curtiram o post de Cidadão Gómez (total: 3):
ChamoneEpisódio Perdido MundialSargento Refúgio

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 18 Jun 2025, 10:51

Cidadão Gómez escreveu:
18 Jun 2025, 08:50
Ele se achava muito bom naquilo que fazia, a ponto de dizer "não há melhor roteirista cômico do que eu" em alguma revista do início dos anos 70. @Cláudio talvez possa me ajudar nisso...
Imagem

Cláudio
Membro
Membro
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 416 vezes
Curtiram: 937 vezes

Mensagem por Cláudio » 18 Jun 2025, 15:33

Cidadão Gómez escreveu:
18 Jun 2025, 08:50
Aí também entra outra questão que já vi Chespirito comentar em entrevistas ao longo dos anos: Ele se achava muito bom naquilo que fazia, a ponto de dizer "não há melhor roteirista cômico do que eu" em alguma revista do início dos anos 70. @Cláudio talvez possa me ajudar nisso... Enfim, confiar seus personagens a outros escritores estava fora de questão.
Isso, ele já falou algumas vezes sobre a escassez de bons escritores disponíveis no México, dizia que existiam atores talentosos, mas poucos roteiristas.
Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 2):
Episódio Perdido MundialSargento Refúgio

Trancado