Chespirito soube a hora de parar?

Opiniões sobre se o término de Chaves e Chapolin nos anos 90

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Parece a Velha
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Bahia
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 985 vezes

Mensagem por Parece a Velha » 20 Mar 2025, 18:59

oasis wonderwall da silva blur escreveu:
20 Mar 2025, 18:46
ele não soube a hora de parar de trair a esposa
Inclusive essas constantes traições afetaram diretamente o seriado. Pra você ver como são as coisas.
Esses usuários curtiram o post de Parece a Velha (total: 1):
Sargento Refúgio

Gabilondo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 225 vezes
Curtiram: 693 vezes

Mensagem por Gabilondo » 20 Mar 2025, 19:42

claro q soube tanto é q parou ué
Esses usuários curtiram o post de Gabilondo (total: 1):
Sargento Refúgio
Imagem
''EçI nAuM eH iNéDiTu, El Já Vi Nu SbT!''

''U kAzAmEnTu Du SeU MaDrUgAh VaI pAçAr Nu MuLtIxOu?''

''AkApUlKu FoI u ÚlTiMu EpIzÓdIu CoN u KiKu!''

''EçA vOiS dU xÁvIs FiKô UmA mErDaH!''

Títulos e campanhas de destaque
Campeão da Chapoliga 2021 :campeao:
Campeão do Bolão do FCH - Copa do Mundo 2022 :campeao:
2º lugar de O Sobrevivente V - Copa América 2019 :vice:
2º lugar na Chapoliga 2020 :vice:
2º melhor Usuário do mês de janeiro/2021 :vice:
3º lugar na Chapoliga 2019 :terceiro:
3⁰ lugar no De que episódio é essa foto? - 10 anos (2019/20) :terceiro:

Bully Chespirito animado
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1528 vezes
Curtiram: 3181 vezes

Mensagem por Bully Chespirito animado » 20 Mar 2025, 19:43

lucasdb escreveu:
20 Mar 2025, 18:07
Chaves podia ter parado bem antes, já em 79 já estava dando sinais da idade. Chapolin poderia continuar por bastante tempo, mas o personagem teria que ter uma mudança. A piada ser justamente um super-herói velho e barrigudo. Como uma paródia dos heróis jovens e musculosos. Se fosse assim, Chapolin teria muito mais chão.
Por que eu acho que eles podem fazer essa piada do Chapolin gordo no desenho novo?

Chavlicha escreveu:
20 Mar 2025, 18:51
Sim, parou em um momento certo, e creio que o programa também.

Vários atores que estavam desde o início da série estavam saindo (ou falecendo, infelizmente). Antes, tínhamos Angelines, Maria, Rúben, Raúl, Florinda, Chespirito e Edgar e quando acabou, só tinha o Rúben, a Florinda, o Edgar e o Chespirito. Não era impossível que algum destes também sairiam do programa eventualmente.
Fora que o Chespa sendo tão acomodado com o elenco antigo dele, fez novos atores que tentaram se fixar serem bem pouco usados em relação aos veteranos ou não se destacando tanto
Esses usuários curtiram o post de Bully Chespirito animado (total: 1):
Chavlicha
Imagem
Sou Geotti Guara(vulgo o idiota com a foto de Chapolin emo, desde 2022 no meio CH e 2024 no Fórum)
(Não frequento tanto as minhas redes sociais, somente uso para postagem)
Quer acompanhar os dotes de um grande artista?

Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler

Yago
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 92 vezes
Curtiram: 540 vezes

Mensagem por Yago » 20 Mar 2025, 20:10

Pra mim Chapolin/Chaves acabaram em 79, e olha que nem considero essa temporada do Chapolin ruim, apesar de curta. Já no Chaves o Chespirito acertou em cheio em ter criado o ambiente do restaurante, trouxe uma novidade que a série tava precisando, se tivesse ficado só naqueles remakes nível Chiclete no Paletó acho que a série teria se encerrado antes. Em relação ao Programa Chespirito nunca assisti completo, no máximo vi até a metade de 1980 e até então os quadros do Chapolin e do Chaves ainda estavam legais, era como uma extensão da temporada de 79, mas com o tempo foi se desgastando naturalmente.. por isso mesmo que eu sempre preferi os outros quadros.

cyber Revolvinho
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 6689 vezes
Curtiram: 1056 vezes

Mensagem por cyber Revolvinho » 20 Mar 2025, 20:14

Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu:
20 Mar 2025, 17:27
Pra mim Chaves e Chapolin deveriam ter sido encerrados em 1979 e o Roberto continuaria com os outros quadros no Programa Chespirito (1980 - 1995).
Se não encerrados como série independente, lá para os primeiros anos do programa Chespirito, lá pra 1983 (ainda não estava tão evidente, pelo menos pra mim, o óbvio envelhecimento). Agora, os outros quadros deveriam ter ficado mais tempo.
Esses usuários curtiram o post de cyber Revolvinho (total: 2):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).Sargento Refúgio
Imagem

Escrevo poemas e os publico no meu tumblr: https://canetamelancia.tumblr.com/

Sumo e apareço, mas sempre estou de olho :silencio: :silencio:

sourodrigolucas
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 16 vezes

Mensagem por sourodrigolucas » 20 Mar 2025, 20:47

Eu concordo com a maioria de vocês.

Chaves deveria ter parado como programa no máximo nos anos 80 junto com Chapolin (por mais que o Polegar Vermelho tenha tido um fólego maior até 1992 em comparação com o Chaves). Já o programa Chesperito com os outros quadros, arrisco dizer que daria até pra continuar depois de 1995.

Acredito que além da cagada que a Televisa fez de querer mudar o horário e o dia - do horário nobre para as tardes de sábado (e olha que a Televisa tá mais pra Globo no México do que pra SBT em relação a horários) e esse foi um fator que fez com que Chesperito acelerasse o processo de fim do programa. Ainda juntou outro ponto que eu não vi ninguém abordar: os falecimentos no elenco.

Carlos Pouliot, Raúl "Chato" Padilla, Angelines Fernandez...

Tudo bem, no lugar da Angelines o Chespa colocou no Chompirras/Chaveco (como preferirem), por exemplo, a Anabel Gutiérrez fazendo a mãe da Chimoltrúfia (Florinda Meza). Mas notei que pro Raul não teve um substituto na delegacia, pro Carlos (o primeiro falecido) que intepretava o seu Lúcio teve o seu Cecílio intepretado pelo Moisés Suárez. Fez-se a mudança de hotel e vamos que vamos, os quadros continuaram como se nada tivesse acontecido.

Então eu acredito que o Chespirito deve ter ficado com medo de não ter peças de reposição no elenco e ter que fazer um programa num horário pior, num dia ruim e cheio de gente sem nenhum tipo de sentido com a história dele. Mas é chute meu. Se rolou ou não, talvez nunca saberemos.

Chesperito não soube a hora de parar com o Chaves ? Talvez não foi ele quem não soube, foi a Televisa que não soube a hora de parar de produzir, exibir e usar o programa como gancho pra vender as suas novelas.

Agora essa mesma emissora que não soube a hora de parar com Chaves, soube muito bem a hora de sacanear o Chesperito e de o parar. Se eu não me engano depois que as séries acabaram, ele continuou na Televisa com um cargo decorativo. Não sei se estou enganado. Quem puder me corrigir fique a vontade...
Esses usuários curtiram o post de sourodrigolucas (total: 2):
Sargento Refúgiocyber Revolvinho

Cláudio
Membro
Membro
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 536 vezes
Curtiram: 1218 vezes

Mensagem por Cláudio » 20 Mar 2025, 23:17

Sinceramente, caso Chaves e Chapolin terminassem de vez em 1979, tenho dúvidas se Chespirito conseguiria manter um programa (ainda mais de 1 hora) sem os dois principais personagens no ar. Criar quadros novos e conquistar a aprovação do público é algo muito difícil, só observar o tanto de coisa que o RGB criou e que não foi para frente, inclusive personagens muito bons, como o Vicente Chambón e Dom Caveira.

Por mais prestígio que Chespirito tivesse na emissora, ele precisava dar resultado, audiência, do contrário o programa não permaneceria no ar, ainda mais em horário nobre.

Até mesmo "Los Caquitos", que se tornaria o principal quadro no final dos anos 80, demorou anos para se desenvolver, nas 2 primeiras temporadas aparecia menos do que os quadros soltos de Chespirito.

Acredito também que a María não iria continuar no programa sem o Chaves e a briga dela com o Roberto pelos direitos da Chiquinha se iniciaria muito antes, talvez ela até fosse para Venezuela com Carlos e Ramón.

Sobre a duração dos personagens, eu concordo com quem disse que poderia ter terminado uns anos antes (principalmente Chaves), mas não acho que foi nenhum absurdo gravarem até 1992.
Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 4):
ChavlichaBugigaSargento Refúgiocyber Revolvinho

Bgs
Membro
Membro
Curtiu: 124 vezes
Curtiram: 488 vezes

Mensagem por Bgs » 20 Mar 2025, 23:29

Pra mim é bem claro que o Roberto não encerrou Chaves e Chapolin ANTES por questões financeiras e pressão da Televisa.

Penso que o Roberto viu que o gás das séries clássicas havia se encerrado depois das saídas do Villagrán e Valdés. Ele encerra o Chapolin - faz um episódio de despedida, incusive - e a Televisa aceita que ele crie o La Chicharra no lugar.

Mas aí que tem algo importante: muito provavelmente La Chicharra foi um grande fracasso comercial e de audiência.

Diante disso, Roberto provavelmente busca um outro acordo com a Televisa, em que ele possa atuar com outros personagens, mas a Televisa só o libera se ele seguir trazendo histórias dos campeões de audiência, Chaves e Chapolin. Pra ele também é ótimo, uma vez que lucrava muito em shows e contratos publicitários com os personagens.

Agora, isso era o dinheiro pelo dinheiro porque dá pra contar nos dedos de uma mão o número de roteiros inéditos das séries em 12 anos de programa.

Enfim, resumindo, financeiramente ele parou quando foi o melhor pra ele. Artisticamente, eu acredito que Chaves deveria ter chegado ao fim em 81 e Chapolin em 79.

Sobre o Programa Chespirito, penso que se encerrou no tempo certo ou poderia ter finalizado até um ano antes com a morte do Raul Padilla.
Esses usuários curtiram o post de Bgs (total: 5):
BugigaSargento Refúgiomatheus153854Barbanocyber Revolvinho
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

Brayan Ch
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 135 vezes
Curtiram: 247 vezes

Mensagem por Brayan Ch » 21 Mar 2025, 07:11

Chaves e Chapolin continuaram até onde deveriam, quase na verdade. Eu fico triste pelos dois terem acabado em 92, o meu coração diz que eles tinham que continuar, mas eu entendi totalmente porque não. Além de ser difícil interpretar dois personagens totalmente enérgicos, imagina colocar aquelas roupas mais "cartunescas", visto que ele já estava nos seus sessenta e tantos. Mas o Programa Chespirito em si, não deveria ter acabado em 95. Arrisco a dizer que o Roberto ainda queria fazer bem mais, tanto é que ele só terminou o programa porque a Televisão queria mudar de horário. Podia continuar mais ou menos até 2000 fácil!
Esses usuários curtiram o post de Brayan Ch (total: 2):
Imagem

Um dos principais fãs CH do Paraná
Escrevendo um livro sobre as obras pretendendo publicar em breve.

Bugiga
Membro
Membro
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 2782 vezes
Curtiram: 1291 vezes

Mensagem por Bugiga » 21 Mar 2025, 08:14

Medeiros CH escreveu:
20 Mar 2025, 17:50
Pra mim, foi a própria Televisa que ficou exigindo que Chaves e Chapolin continuassem sendo produzidos porque eram produtos fáceis de vender.
Provavelmente foi isso mesmo. A audiência já devia vir decaindo, mas os dois personagens seguiam tendo muita força comercialmente.

É o mesmo que ocorre com "Os Simpsons". Todo o mundo sabe que o desenho está uma merda faz uns 20 anos, mas seguem arrastando ele no ar até hoje, pois ainda vende.
Esses usuários curtiram o post de Bugiga (total: 3):
Sargento RefúgioJacintocyber Revolvinho
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 24055 vezes
Curtiram: 2960 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 21 Mar 2025, 08:33

Para Chaves e Chapolin, não soube. Agora Los Caquitos, Chaparrón, Dr. Chapatin (principalmente :] ) poderiam ter durado até o ano 2000.
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

matheus153854
Membro
Membro
Curtiu: 467 vezes
Curtiram: 864 vezes

Mensagem por matheus153854 » 21 Mar 2025, 08:47

Bgs escreveu:
20 Mar 2025, 23:29
Pra mim é bem claro que o Roberto não encerrou Chaves e Chapolin ANTES por questões financeiras e pressão da Televisa.
Tenho a impressão que talvez ele pretendia encerrar os dois em 1990/91, mas acabou adiando um pouco a ideia por conta do desfalque da Florinda que foi protagonizar Milagro y Magia.
Esses usuários curtiram o post de matheus153854 (total: 2):

Medeiros CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 232 vezes
Curtiram: 2997 vezes

Mensagem por Medeiros CH » 21 Mar 2025, 08:52

Sargento Refúgio escreveu:
21 Mar 2025, 08:33
Para Chaves e Chapolin, não soube. Agora Los Caquitos, Chaparrón, Dr. Chapatin (principalmente :] ) poderiam ter durado até o ano 2000.
Eu já penso que o quadro do Chaveco não tinha muito fôlego pra seguir adiante, em 95 mesmo já tava bem desgastado, a não ser que o Chespirito tentasse colocar um novo delegado pra tentar amenizar a coisa. Mas creio que com a morte do Horacio, o programa inteiro acabaria no máximo ali, ele era muito importante ali por trás dos bastidores
Esses usuários curtiram o post de Medeiros CH (total: 3):
Sargento RefúgioJacintocyber Revolvinho
Tenho um canal no YouTube, onde posto episódios do Programa Chespirito com a melhor dublagem brasileira dele (Gota Mágica), as dublagens perdidas da BKS e Parisi Vídeo e episódios em espanhol.
https://youtube.com/c/MedeirosCH

Velho Reumático
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 777 vezes
Curtiram: 1211 vezes

Mensagem por Velho Reumático » 21 Mar 2025, 08:55

Outra coisa: Crossover com outros programas da Televisão. Se ele tivesse continuado, teria participado de outros programas de comédia na época, não acham? Ou não tem muito haver com a duração do programa?
Esses usuários curtiram o post de Velho Reumático (total: 1):
Sargento Refúgio
Evitando a fadiga desde 2006 :]

"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO" :einstein:

Chavlicha
Membro
Membro
Curtiu: 1108 vezes
Curtiram: 1234 vezes

Mensagem por Chavlicha » 21 Mar 2025, 09:35

O Pirata Alma Negra escreveu:
21 Mar 2025, 08:55
Outra coisa: Crossover com outros programas da Televisão. Se ele tivesse continuado, teria participado de outros programas de comédia na época, não acham? Ou não tem muito haver com a duração do programa?
botijao e chimoltrufia dando um pulinho em la hora pico
Esses usuários curtiram o post de Chavlicha (total: 2):
Velho ReumáticoSargento Refúgio
O maior fã do Doutor Chapatin :vitoria:

Um pouco do que gosto:
- JoJo's Bizarre Adventure
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes

Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!