Comentários sobre CH na internet

Vergonha alheia, discussões, entre outras coisas que as pessoas falam sobre CH na internet, coloque tudo isso aqui:

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Sargento Refúgio
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 24106 vezes
Curtiram: 2965 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 03 Ago 2024, 07:59

E.R escreveu:
03 Ago 2024, 06:20
A exposição tomou muito tempo de uma parte da equipe do Fórum Chaves nesse ano.

O ideal é que tivesse vídeo no canal do Fórum Chaves no YouTube pelo menos uma vez por mês, mas vídeos com conteúdos realmente interessantes.

Um problema é que a Televisa manda derrubar muitos vídeos, então é um processo estressante criar conteúdo interessante para o YouTube e depois a Televisa mandar derrubar o vídeo porque tem um micro-corte de alguns segundos da cena de algum episódio.

O Vila do Chaves tem uma média de 12 vídeos por mês, acredito que metade de seja de conteúdo realmente interessante e a outra metade com clickbait ou conteúdo irrelevante. Antigamente, quando o canal tinha só 2 vídeos por semana, o conteúdo era melhor. Também tem o desgaste de já terem esgotado diversos assuntos.
Concordo plenamente. O VDC produz muito conteúdo bom e interessante,mas com essa "massificação" de produzir vários vídeos por semana eles acabam fazendo vídeos mais fracos e triviais para ter mais engajamento no canal, e infelizmente as vezes são esses vídeos mais triviais que chamam a atenção do público e os bons ficam escondidos no meio. E ninguém aqui discorda que o intuito do canal é gerar lucro,longe disso...afinal estamos falando de uma empresa também. Porém as vezes eles realmente pecam nos clickbaits que sim podem ser usados como um recurso, mas sempre com muita cautela.

O canal do Fórum é muito bom,mas ele não consegue atrair o público mais leigo porque eles preferem algo menos "técnico" e de mais fácil absorção e querendo ou não o Vila do Chaves tem esse conteúdo para oferecer. Eles são o "ensino primário" para quem se interessa por CH,já o Fórum é a universidade.
Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 2):
E.REpisódio Perdido Mundial
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Polegar
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1405 vezes

Mensagem por Polegar » 03 Ago 2024, 09:00

Posso afirmar que para manter filiação do grande público no YouTube, a média de vídeos é de pelo menos um por semana. É apenas um fato, claro que o fórum não tem nenhuma obrigação.

Agora, uma coisa que eu sinto falta no conteúdo do fórum e é um diferencial que só ele teria, são os bastidores dos projetos de consultoria. Mas bastidores MESMO, com processos criativos, depoimentos, entrevistas, vários momentos de making off... Dá a impressão que um material riquíssimo que tá se perdendo ou nem sequer foi gravado.

Também compreendo que a espetacularização desse material depende da política de cada empresa, mas não creio que seja tão difícil encontrar um meio termo bacana, principalmente se já forem projetos antigos.

De cara, contando em poucos dedos, consigo lembrar da transmissão do Multishow, da peça de teatro, do livro Diário do Chaves pelo Pipoca e Nanquim e a biografia do Chespirito pelo Estética Torta, a exposição no MIS e agora a promoção da Ypê. Olha quanto assunto bacana pra ter vídeos de uma proximidade e uma ótica que só o fórum conseguiria.

Os dois últimos vídeos do canal são sobre a exposição, mas nenhum nesse conceito. Tem um de menos de um minuto, há 8 meses, só anunciando o evento, e um de 20 minutos há 6 meses, dando um geralzão do que ele é. E é isso.

Nada contra a disponibilidade da galera, entendo que vocês fazem o que conseguem no tempo que possuem, etc. Até porque são uma comunidade com N facetas que não vive pro YouTube, nem tá perto disso. Só é engraçado pensar como um canal que produz pra lá de modo profissional pegaria esse mesmo fato da exposição e desdobraria em vários conteúdos, por várias semanas.
Editado pela última vez por Polegar em 03 Ago 2024, 09:13, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 3):
E.RSargento RefúgioEpisódio Perdido Mundial

Don Chompiras
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Remo
Curtiu: 266 vezes
Curtiram: 407 vezes

Mensagem por Don Chompiras » 03 Ago 2024, 09:04

Acabei de ler um tweet falando que a propaganda da Ypê tá com cara de IA e os atores CH deveriam processar :pancada:
Por que dizer que não se é sim?

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 8170 vezes
Curtiram: 1960 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 03 Ago 2024, 11:36

Engenheiro Pudim escreveu:
03 Ago 2024, 04:29
Aguardem. :timido:

Agora sobre a disponibilidade do FCH em postar vídeos. Creio que há muitas pessoas dispostas a ajudar e que sabem o que estão fazendo. Criar uma campanha pra quem ajudar no canal do FCH, creio que juntaria essas pessoas, elas criariam o roteiro, produziriam os vídeos, mandariam pra staff que tem acesso ao canal e postariam com as estratégias pra alavancar os vídeos (que é hoje totalmente publico). Enfim, com a cooperação, paciencia fica legal.
Rogério Juvenales escreveu:
03 Ago 2024, 07:59
O canal do Fórum é muito bom,mas ele não consegue atrair o público mais leigo porque eles preferem algo menos "técnico" e de mais fácil absorção e querendo ou não o Vila do Chaves tem esse conteúdo para oferecer. Eles são o "ensino primário" para quem se interessa por CH,já o Fórum é a universidade.
Como disse, tudo isso depende da logística. O FCH só foi passar a produzir vídeos, quando o VDC já tava em ascensão, então é difícil alavancar assim de primeira. Mas ainda sim, o FCH conseguiu pegar umas views até que boas pro nosso contexto né :rolleyes2: , o vídeo da abertura do Chapolin, conseguiu até mais views que o documentário sobre os perdidos, com 196 mil visualizações até o momento, o vídeo sobre os episódios e roteiros que foram censurado com 72 mil views ou sobre a história do Multishow que dublou o que o SBT não dublou pegando 95 mil views. São números pequenos comparados com a VDC? Sim! mas são vídeos que tiveram um bom alcance, percebam que nesses vídeos não há sequer um clickbait como alguns vídeos do VDC, mas o título é chamativo, a thumbnail é chamativa como o vídeo sobre o Multishow.
Imagem

O quero chegar, é que podemos conseguir ter visibilidade, temos potencial, só precisamos nos organizar e fazer, porque se não fazer, nada acontece.
Esses usuários curtiram o post de Episódio Perdido Mundial (total: 2):
Sargento RefúgioIgorBorgesCH
Imagem

NADA! :garg:

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 24106 vezes
Curtiram: 2965 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 03 Ago 2024, 12:27

Sim. Esse vídeo do canal do Fórum é um ótimo exemplo de ""clickbait"" feito da maneira correta,que pode sim chamar a atenção do público sem precisar recorrer a informações falsas.
Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 1):
Episódio Perdido Mundial
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Eng. Pudim
Membro
Membro
Curtiu: 537 vezes
Curtiram: 1897 vezes

Mensagem por Eng. Pudim » 03 Ago 2024, 12:31

Cara, acho que nunca chegamos a falar sobre isso abertamente, mas um posicionamento oficial é importante.

Faz mais ou menos 3 anos que eu trabalho com o canal do Fórum. Desde que me chamaram pro Lista CH, eu trabalho com todo o gosto (e voluntariamente), porque escrever sobre esse universo é minha grande paixão e eu vejo como um hobby. Desde que eu comecei, o canal passa por constantes reformulações, cria quadros, mantém alguma constância de postagens por determinados períodos... E eu, pessoalmente, sou capaz de garantir que nossa crise não é criativa, mas existe uma série de motivos que nunca permitem que o canal se mantenha ativo por muito tempo.

Garanto que ninguém fica tão chateado quanto eu com esses fogos de palha, e pode ser até que a maior vontade de investir em conteúdo nesse meio parta de mim. Discordo do pessoal quando chega a discussão e se cria uma espécie de senso de que "o canal tá morto, é difícil reerguer", porque difícil não é impossível, e já tivemos uma provinha de como o canal tende a crescer com uma produção constante de conteúdos com o Lista CH, que ia muito bem antes de mais uma interrupção.

No entanto, por mais fácil que possa parecer, não é. E não digo pelos roteiros, porque perdi as contas de quantos vídeos escrevi e nunca foram ao ar, mas pelo restante do processo criativo. Edição, sobretudo. Houve um período em que o canal tirava o rendimento pra pagar um editor, mas não custa barato. Geralmente, Antonio, Lucas e João Victor se oferecem pra editar, mas é um trabalho que demanda tempo e precisa ser conciliado com as obrigações da vida pessoal e profissional. Há também o tempo dedicado à gravação, que geralmente vem do Tras, enfim... E não tem como ser um trabalho de várias mãos, porque é preciso ter algum padrão e certa pessoalidade, não podemos correr o risco de parecer algo genérico, sem identidade.

Agora anuncio aqui que nós estamos trabalhando num novo retorno, proposto pelo João. Achei até engraçado o assunto surgir justo agora, porque tem vídeo previsto pra logo menos e faz duas semanas que estou escrevendo e conservando roteiros sobre diversos assunto. Garanto que estão bons e populares em um nível que atrai tanto o leigo quanto o fã mais assíduo, já que estamos criando uma identidade verbal que leva a isso. Espero que dessa vez vá pra frente e que vocês acompanhem, porque eu mesmo estou bastante ansioso pelas postagens.

Enfim. Era só pra dar uma ideia de como funciona a produção, quais são as dificuldades e não deixar vocês no escuro. Espero que o novo retorno seja bom e dure. :)
Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 6):
Sargento RefúgioFbdooitoEpisódio Perdido MundialE.RDon ChompirasMarlombríssimo Kid
EN VACACIONES. DIGO, FÉRIAS EM ESPANHOL.

Amanhã Vou Estar Mamadíssimo
Banido
Banido
Time de Futebol: Grêmio
Curtiram: 8 vezes

Mensagem por Amanhã Vou Estar Mamadíssimo » 03 Ago 2024, 12:33

Rogério Juvenales escreveu:
03 Ago 2024, 12:27
Sim. Esse vídeo do canal do Fórum é um ótimo exemplo de ""clickbait"" feito da maneira correta,que pode sim chamar a atenção do público sem precisar recorrer a informações falsas.
Acho que o Fórum poderia 2 vídeos por semana, com coisas que o Vila não fez, como curiosidades e bastidores de episódios iônicos, não daria tantas visualizações quanto o vídeo da Globo mas acho que já seria mais do que muitos vídeos por aí :ponder:

I.A Degenerativa
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 1394 vezes
Curtiram: 1173 vezes

Mensagem por I.A Degenerativa » 03 Ago 2024, 12:36

BrunoSamppa escreveu:
03 Ago 2024, 05:09
lucinotfound escreveu:
03 Ago 2024, 01:22
Vamos encarar os fatos: Infelizmente não sobrou nenhum outro canal sobre CH que seja ativo e tenha qualidade superior. Imagina o canal do FCH tendo todo esse alcance? Um sonho né?

A staff foca nas outras redes, mas o YouTube é o segundo site mais acessado no Brasil. O VDC se aproveitou disso. O brasileiro médio digere vídeo mais facilmente que texto, e não é tão exigente com qualidade. Dá pra ter esse alcance todo com um conteúdo melhor e não precisa ter todo o recurso financeiro que o VDC tem.
Quando a empresa Vila do Chaves acabar, ainda estaremos aqui em comunhão.
Caso isso acontecer e o imbróglio da Televisa com o Grupo Chespirito perdurar, eu tenho sérias duvidas se 70% de nós realmente estaremos aqui, o VDC é o último pilar que restou na internet para espalhar os conhecimentos das séries CH para a nova geração, isso é um fato, por mais que o canal do FCH seja de uma qualidade impecavel, devido aos videos que a Televisa apagou/bloqueou, o YT aplicou o chamado Shadowban, o número de inscritos se encontram estagnados, o ideal seria criar um novo Canal do zero e parar de desperdiçar o tempo num canal que o YT sepultou em termos de alcance, uma vez em Shadowban o Criador de Conteudo cai num limbo de videos, semelhante á sketch do "Chango" que descobriram alguns anos atrás.
Editado pela última vez por I.A Degenerativa em 03 Ago 2024, 12:38, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de I.A Degenerativa (total: 1):
IgorBorgesCH
"Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 03 Ago 2024, 12:38

Engenheiro Pudim escreveu:
03 Ago 2024, 12:31
E não tem como ser um trabalho de várias mãos
Creio que seja possível se houver uma boa organização, porque Tras e Purcino, não estarão tão disponiveis. Mas há pessoas que estão mais disponíveis e que sabem editar, fazer o vídeo, conversando, chamando e organizando creio que daria certo, mas é apenas uma sugestão minha. @BOLAÑOS ERA MAÇOM editaria algum vídeo do FCH? :cry:
TVS-SBT escreveu:
03 Ago 2024, 12:36
o número de inscritos se encontram estagnados
O canal do FCH cresceu isso sim, entre 2021-2024. E pegou ainda mais vantagem do Vila, que ainda não conseguiu chegar a 1 milhão
Esses usuários curtiram o post de Episódio Perdido Mundial (total: 1):
Sargento Refúgio
Imagem

Eng. Pudim
Membro
Membro
Curtiu: 537 vezes
Curtiram: 1897 vezes

Mensagem por Eng. Pudim » 03 Ago 2024, 12:45

John Charles Fiddy escreveu:
03 Ago 2024, 12:38
Creio que seja possível se houver uma boa organização, porque Tras e Purcino, não estarão tão disponiveis. Mas há pessoas que estão mais disponíveis e que sabem editar, fazer o vídeo, conversando, chamando e organizando creio que daria certo, mas é apenas uma sugestão minha. @BOLAÑOS ERA MAÇOM editaria algum vídeo do FCH?
Aí temos mais uma questão: nesses 6 anos de fandom, passei por vários projetos que tinham voluntários e não mantinham uma equipe consistente. A verdade é que ninguém quer trabalhar de graça, e isso acaba fazendo o voluntário se animar por 2 ou 3 vídeos, depois cansar de não ter retorno e desistir.
Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 2):
Episódio Perdido MundialSargento Refúgio
EN VACACIONES. DIGO, FÉRIAS EM ESPANHOL.

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 03 Ago 2024, 12:52

Hmm, é complicado hehe. Mas vai dá certo
Esses usuários curtiram o post de Episódio Perdido Mundial (total: 1):
Sargento Refúgio
Imagem

Polegar
Membro
Membro
Curtiram: 1405 vezes

Mensagem por Polegar » 03 Ago 2024, 13:26

O VDC tem uma equipe. Quando o Renan foi gravar na exposição, foi com uma equipe. Seguiu um roteiro, e com o material bruto, mais uma equipe lapidou o vídeo pro resultado final que é entregue ao público.

Agora imagina esse empenho com o conteúdo que o fórum tem a oferecer. O VDC só mostrou a expo pronta, como todos os outros canais CH e até de passeios/vlogs também mostraram.

O fórum, não. Tinha a oportunidade de mostrar a concepção daquilo tudo. Tanto artística quanto física. Como cada ambiente foi pensado, o porquê, o significado das peças, dos cenários, os perrengues, as curiosidades, as histórias interessantes e engraçadas de bastidores e fabricação dos objetos, a logística, gravações dos processos de montagem evoluindo, entrevistas, depoimentos desde os artesãos até a parte gestora. Isso é um diferencial que nenhum outro canal teria. Mais ainda, é um arquivo histórico.

Claro que o fórum foi só consultor, não era onipresente naquela operação toda. Mas tenho certeza que pelo menos alguma coisa relevante passou pelas mãos da staff e houve a oportunidade de estar naquele ambiente enquanto ele ainda tava sendo formulado. Deve ser ima experiência fantástica e nunca foi compartilhada. Existe apenas dos portões da Politura pra dentro e, se não é circulada, morre.

Óbvio que existe o sigilo dos projetos. Mas poxa, até depois do fim deles? Não pode haver nenhum acordo pra documentação do processo e liberação em momento propício? Nunca?

Quando o Pipoca e Nanquim fez a reunião de todos os tabloides do Horácio, do Maurício de Sousa, eu adorava acompanhar a trajetória deles entrando nos acervos da Folha de São Paulo, da MSP, buscando os arquivos originais, a explicação por trás de cada decisão, como conseguiram manter as cores, a grafia, a resolução das páginas, a descoberta de tabloides raros que não tinham nem sido lançados na época, a cronologia... Quando a coleção saiu, eu comprei toda.

Do mesmo jeito que assistindo ao Vídeo Show, gostava de ver os erros de gravação dos programas, os dublês, os efeitos especiais, a descontração do elenco por trás das câmeras. Isso é coisa de fã pra fã. É o que prende o público. Um conteúdo profundo, mas que passa de forma leve, porque atiça a curiosidade e te faz ver como se você estivesse lá participando, não só assistindo.

Como eu queria que na época da gravação das séries tivesse um Vídeo Show da vida pra inserir a gente no contexto daquilo tudo. As gerações futuras também não terão noção de eventos como a exposição, a peça de teatro, o lançamento dos livros, porque mesmo hoje, na era da informação, o legado que está se deixando deles é espectador, não participante.

Não houve um registro documental histórico, bola fora justo do maior conglomerado de fãs. Uma pena. Mas não culpo, entendo super as dificuldades. :triste:

Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 437 vezes
Curtiram: 1871 vezes

Mensagem por Paz » 03 Ago 2024, 16:24

John Charles Fiddy escreveu:
03 Ago 2024, 12:38
@BOLAÑOS ERA MAÇOM editaria algum vídeo do FCH?
Pô, eu ultimamente não tenho conseguido tempo nem pra pegar trabalhos com edição mais.

Mas se alguém aqui tiver interessado em aprender edição profissional pra YouTube e quiser ser a pessoa que vai salvar o canal do fórum e preservar o legado de CH com dignidade, tô lançando um curso completo sobre: https://www.editordosgrandes.com
É a maneira mais rápida e completa de se tornar um editor de qualidade.
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 2):
Sargento RefúgioEpisódio Perdido Mundial
יעשה שלום

Luciano Junior
Membro
Membro
Curtiu: 1031 vezes
Curtiram: 1220 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 03 Ago 2024, 16:39

Se eu ficar profissional que nem esse cara, ou esse cara, eu compro :]

Falando sério agora, eu me voluntariaria pra editar pro FCH. Nunca editei pra youtuber grande, mas confio na minha experiência prévia com projetos pequenos
Esses usuários curtiram o post de Luciano Junior (total: 1):
Episódio Perdido Mundial
Imagem

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 03 Ago 2024, 18:45

Eu também me voluntário, sei um pouco de edição, digo...
Imagem

Responder