UMA AVENTURA PELA ORDEM DE DUBLAGEM MAGA!

E a discussão de algumas curiosidades!

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
matheus153854
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 473 vezes
Curtiram: 881 vezes

Mensagem por matheus153854 » 29 Jul 2024, 13:42

John Charles Fiddy escreveu:
29 Jul 2024, 12:27
As outras emissoras, exibiram uma cópia diferente?
Todas as gravações desse ep de emissoras estrangeiras são da edição reprise mesmo.
Esses usuários curtiram o post de matheus153854 (total: 1):
Episódio Perdido Mundial

RHCSSCHR
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 49 vezes
Curtiram: 212 vezes

Mensagem por RHCSSCHR » 29 Jul 2024, 14:12

Aproveitando que estão comentando sobre o Gastaldi e o fim dos estúdios da TVS:

Tem uma entrevista antiga com o Marcelo Gastaldi feita por Marco Antônio dos Santos, pesquisador de dublagens antigas da AIC, e que tinha um blog chamado "Universo AIC". O site saiu do ar, e junto com ele a entrevista. Mas, consegui trechos dela através do tópico "Dubladores CH" aqui do Fórum.

Essa entrevista foi feita com o Gastaldi no dia 15 de outubro de 1990, ou seja, fazia pouco tempo que a MaGa tinha se estabelecido na Marsh Mellow. E nela o Maga comenta sobre Chaves e Chapolin, e fala umas coisas que dá a entender que ele estava infeliz com alguma situação que ele não revela, apesar de perguntado. Não sei se é referente ao fim dos estúdios da TVS, mas fica como curiosidade. Aqui os trechos da entrevista:

"4 - Como você vê a experiência do sucesso de Chaves e Chapolin até hoje ?

R: Creio que foram vários fatores: os personagens se identificaram com diversas gerações. Pelo aspecto artístico foi e continua sendo maravilhoso, mas quanto aos direitos autorais é muito triste!

5 - Você mencionou o aspecto artístico. Como foi esse processo ?

R: Parecíamos que estávamos na AIC novamente, só que com mais recursos técnicos. Reunir talentos como Nelsinho Machado, Helena Samara, Mário Vilela, Osmiro Campos e os demais foi muito enriquecedor, pena que a proposta original não tenha vingado.

6 - Qual foi a proposta original ?

R: Bem! Marco Antônio, peço desculpas, mas não gostaria de tratar desse assunto tão, digamos, estressante.

9 - Como você vê o universo da dublagem atualmente ?

R: Com otimismo, porque projetos todos temos, mas também com um olhar de muita cautela.

10 - Deixe uma mensagem para os teus fãs que te acompanham nos seriados até hoje .

R: Agradeço a lembrança de todos! Tenham a certeza de que nós sempre tentamos fazer o melhor, quando nos deixam! Muito obrigado a você Marco Antônio, que vejo como um "dinossauro tentando resgatar a pré-história da dublagem!""

http://universoaicsp.blogspot.com/2009/ ... i.html?m=1

👆🏼👆🏼
Aqui o link da entrevista, mas que for retirada do ar junto com o blog (porém, ela é confiável).
Esses usuários curtiram o post de RHCSSCHR (total: 5):
Sargento RefúgioEpisódio Perdido MundialTheGamercrafterBRFbdooitoI.A Degenerativa
"Tá loca, está onde México:

Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
"

Del Ocho, Chavo

Diego@Marinho
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 227 vezes
Curtiram: 375 vezes

Mensagem por Diego@Marinho » 29 Jul 2024, 22:27

James Revolti escreveu:
29 Jul 2024, 00:56
O que não entendo é pq não completaram as sagas com esse lote final, como a parte 4 do FBV. E nem dublaram a saga do engraxate...
Chapolin até entendo que tenha faltado bastante coisa... pq o SBT sempre cagou pra Chapolin, mesmo. Mas Chaves supostamente era pra ser a "raspa do tacho".
Isso pode ter várias explicações, desde fita em qualidade ruim, ou até aquela teoria de se embolarem com a numeração dos episódios entre um lote e outro.

_____

Mais um ponto sobre a Herbert Richers.
Eu li em algum lugar (ACHO que foi num livro sobre o Silvio Santos ou no livro sobre o Herbert Richers) sobre uma viagem de avião que o Silvio e o Herbert se encontraram. E o Herbert teria tentado convencer o Silvio que seria muito mais barato dublar na HR do que manter os estúdios próprios.

É possível que as primeiras dublagens (como DuckTales e Ursinho Puff) tenham sido mais pra ver no que ia dar. E os problemas acumulados mais tarde tenham sido apenas o prego da tampa do caixão.

São muitas variáveis envolvidas, mas provavelmente o conjunto de tudo levou ao fechamento dos estúdios...
Escrevi sobre isso um pouco antes, a 4 parte do FBV: Pode muito bem ter ficado perdida nos anos 80/90 ou o SBT receberia as partes que faltavam mas pela numeração com o sumiço de algum EP nas renovação dos lotes a Televisa mandou novamente a parte 3 ou chega o lote de 92 e o SBT quer completar e a parte 2 foi eliminada aí não mandam a parte 4 achando que o SBT quer a parte 2.

Eu criei uma teoria, que pode parecer muita viagem mas tem até algum sentido, se o SBT só pediu pra Televisa no Lote de 92 historias inéditas e partes da saga que faltavam, mas por conta de reprises e EPs que sumiriam acabaram vindo outros EPs.

Pediu A festa da boa vizinhança - parte 2 (1973) ou Seu Madruga sapateiro - parte 2 (1973) e veio As festas de Independência (1973).
Pediu A venda da vila, segunda parte (1976) veio O bilhete de loteria (1976).
Pediu Pintando a vila, segunda parte (1977) veio A caricatura do Professor Girafales (1977).

Faz sentido pelas proximidade dos EPs.

Aparentemente também veio Estourando balões (1975) e As gravatas do Seu Madruga, primeira parte (1977), então essa teoria cai por terra ou eram pra vir Brincando de bombeiros 1975 (ou até mesmo O papagio) e As crianças assistem à aula (1977)?
Editado pela última vez por Diego@Marinho em 31 Jul 2024, 19:14, em um total de 3 vezes.
Imagem

IgorBorgesCH
Membro
Membro
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 1165 vezes
Curtiram: 1249 vezes

Mensagem por IgorBorgesCH » 29 Jul 2024, 22:29

RHCSSCHR escreveu:
29 Jul 2024, 14:12
Aproveitando que estão comentando sobre o Gastaldi e o fim dos estúdios da TVS:

Tem uma entrevista antiga com o Marcelo Gastaldi feita por Marco Antônio dos Santos, pesquisador de dublagens antigas da AIC, e que tinha um blog chamado "Universo AIC". O site saiu do ar, e junto com ele a entrevista. Mas, consegui trechos dela através do tópico "Dubladores CH" aqui do Fórum.

Essa entrevista foi feita com o Gastaldi no dia 15 de outubro de 1990, ou seja, fazia pouco tempo que a MaGa tinha se estabelecido na Marsh Mellow. E nela o Maga comenta sobre Chaves e Chapolin, e fala umas coisas que dá a entender que ele estava infeliz com alguma situação que ele não revela, apesar de perguntado. Não sei se é referente ao fim dos estúdios da TVS, mas fica como curiosidade. Aqui os trechos da entrevista:

"4 - Como você vê a experiência do sucesso de Chaves e Chapolin até hoje ?

R: Creio que foram vários fatores: os personagens se identificaram com diversas gerações. Pelo aspecto artístico foi e continua sendo maravilhoso, mas quanto aos direitos autorais é muito triste!

5 - Você mencionou o aspecto artístico. Como foi esse processo ?

R: Parecíamos que estávamos na AIC novamente, só que com mais recursos técnicos. Reunir talentos como Nelsinho Machado, Helena Samara, Mário Vilela, Osmiro Campos e os demais foi muito enriquecedor, pena que a proposta original não tenha vingado.

6 - Qual foi a proposta original ?

R: Bem! Marco Antônio, peço desculpas, mas não gostaria de tratar desse assunto tão, digamos, estressante.

9 - Como você vê o universo da dublagem atualmente ?

R: Com otimismo, porque projetos todos temos, mas também com um olhar de muita cautela.

10 - Deixe uma mensagem para os teus fãs que te acompanham nos seriados até hoje .

R: Agradeço a lembrança de todos! Tenham a certeza de que nós sempre tentamos fazer o melhor, quando nos deixam! Muito obrigado a você Marco Antônio, que vejo como um "dinossauro tentando resgatar a pré-história da dublagem!""

http://universoaicsp.blogspot.com/2009/ ... i.html?m=1

👆🏼👆🏼
Aqui o link da entrevista, mas que for retirada do ar junto com o blog (porém, ela é confiável).

Jamais entendi o que ele quis dizer com “proposta original”. Nem com “direitos autorais” (quando esse assunto no que dizia respeito a dublagem e a Chaves nem era presente). Nem com “sucesso até hoje”, visto que os programas nem tinham muitos anos de estarem no Brasil.

Enfim, acho essa entrevista toda estranha.
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Don Chompiras
Membro
Membro
Time de Futebol: Remo
Curtiu: 268 vezes
Curtiram: 407 vezes

Mensagem por Don Chompiras » 29 Jul 2024, 22:49

Desse jeito, parece uma psicografia :]
Por que dizer que não se é sim?

James Revolti
Administrador
Administrador
Curtiu: 634 vezes
Curtiram: 2017 vezes

Mensagem por James Revolti » 30 Jul 2024, 00:35

IgorBorgesCH escreveu:
29 Jul 2024, 22:29
Nem com “sucesso até hoje”, visto que os programas nem tinham muitos anos de estarem no Brasil.
Acho que ninguém acreditava que Chaves ia ficar seis anos no ar.

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 24111 vezes
Curtiram: 2965 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 30 Jul 2024, 07:39

E pensar que nessa época (1990) as séries estavam no auge de popularidade no Brasil,ou pelo menos no primeiro auge...

Essa resposta do Gastaldi revela algum ressentimento da parte dele, acho que se tivesse relação com o tal "golpe" ele nem faria esse comentário sobre a proposta original não ter vingado, alguma coisa a mais rolou entre TVS/MAGA pra azedar a sociedade,talvez algum desacordo financeiro entre as duas partes.

Eu lembro de ter visto essa entrevista no blog faz tempo,é uma pena que não esteja completa :triste:
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

RHCSSCHR
Membro
Membro

Mensagem por RHCSSCHR » 30 Jul 2024, 16:04

Rogério Juvenales escreveu:
30 Jul 2024, 07:39
E pensar que nessa época (1990) as séries estavam no auge de popularidade no Brasil,ou pelo menos no primeiro auge...

Essa resposta do Gastaldi revela algum ressentimento da parte dele, acho que se tivesse relação com o tal "golpe" ele nem faria esse comentário sobre a proposta original não ter vingado, alguma coisa a mais rolou entre TVS/MAGA pra azedar a sociedade,talvez algum desacordo financeiro entre as duas partes.

Eu lembro de ter visto essa entrevista no blog faz tempo,é uma pena que não esteja completa :triste:
No tópico que eu fiz em 2020 dos 25 anos da morte do Gastaldi, eu incluí alguns outros trechos dessa entrevista (eu fui até nesse tópico inclusive pra relembrar a data dessa entrevista para o Marco Antônio). Mas não chega a ser muita coisa não. Ele fala sobre outros trabalhos na dublagem como o seriado Chaparral (em que interpreta um personagem mais sério, diferente dos personagens cômicos mais conhecidos de sua carreira), fala também que entrou na dublagem através de um dublador chamado Ribeiro Filho quando tinha uns 15 anos (por volta de 1960), etc. Mas os trechos mais curiosos, digamos assim, foram esses que eu postei anteriormente que, felizmente, foram preservados, pois achava que tinha se perdido pra sempre depois que o blog saiu do ar.
(Aliás, eu acho que vou até atualizar o tópico em breve, pois ainda há a informação de que Chaves e Chapolin veio de brinde pro Brasil, o que foi desmentido recentemente.)
Esses usuários curtiram o post de RHCSSCHR (total: 1):
Sargento Refúgio

Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
"

Del Ocho, Chavo

Amanhã Vou Estar Mamadíssimo
Banido
Banido
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 8 vezes

Mensagem por Amanhã Vou Estar Mamadíssimo » 30 Jul 2024, 16:55

RHCSSCHR escreveu:
30 Jul 2024, 16:04
Rogério Juvenales escreveu:
30 Jul 2024, 07:39

No tópico que eu fiz em 2020 dos 25 anos da morte do Gastaldi, eu incluí alguns outros trechos dessa entrevista (eu fui até nesse tópico inclusive pra relembrar a data dessa entrevista para o Marco Antônio). Mas não chega a ser muita coisa não. Ele fala sobre outros trabalhos na dublagem como o seriado Chaparral (em que interpreta um personagem mais sério, diferente dos personagens cômicos mais conhecidos de sua carreira), fala também que entrou na dublagem através de um dublador chamado Ribeiro Filho quando tinha uns 15 anos (por volta de 1960), etc. Mas os trechos mais curiosos, digamos assim, foram esses que eu postei anteriormente que, felizmente, foram preservados, pois achava que tinha se perdido pra sempre depois que o blog saiu do ar.
(Aliás, eu acho que vou até atualizar o tópico em breve, pois ainda há a informação de que Chaves e Chapolin veio de brinde pro Brasil, o que foi desmentido recentemente.)
O que é esse tópico? Provavelmente um especial sobre a história do Gastaldi atualizado constantemente?

RHCSSCHR
Membro
Membro

Mensagem por RHCSSCHR » 31 Jul 2024, 12:28

"

Del Ocho, Chavo

Melchior
Membro
Membro
Curtiu: 39 vezes
Curtiram: 40 vezes

Mensagem por Melchior » 31 Jul 2024, 15:27

Vão adicionar aquela descoberta recente sobre a morte do Gastaldi?

TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 723 vezes
Curtiram: 191 vezes

Mensagem por TheGamercrafterBR » 31 Jul 2024, 15:29

Melchior escreveu:
31 Jul 2024, 15:27
Vão adicionar aquela descoberta recente sobre a morte do Gastaldi?
Qual?
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Mais Informações:
► Exibir Spoiler

Melchior
Membro
Membro
Curtiu: 39 vezes
Curtiram: 40 vezes

Mensagem por Melchior » 31 Jul 2024, 15:33

(Editado)
Editado pela última vez por Melchior em 31 Jul 2024, 18:24, em um total de 1 vez.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2180 vezes
Curtiram: 4767 vezes

Mensagem por Barbano » 31 Jul 2024, 17:51

É algo que sequer deveria ter vazado, por respeito à família.

Ainda que a informação tenha se tornado pública, desnecessário adicionar essa informação lá. Quanto menos publicidade, melhor.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 3):
James RevoltiIgorBorgesCHBrunoSamppa

Marlombríssimo Kid
Membro
Membro
Curtiu: 398 vezes
Curtiram: 268 vezes

Mensagem por Marlombríssimo Kid » 31 Jul 2024, 17:54

Ué, Fabão. O cara era uma pessoa pública, ninguém tem culpa disso.
Imagem

Simão

Responder