A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia
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A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia
Hoje eu discordo completamente de tudo que outrora eu havia concordado do criador do tópico, mas ainda acho engraçado como o pessoal na época simplesmente se recusou a engajar com a discussão direito e só ficou atacando o cara
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A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia
Vocês ainda eram crianças na época, foi bom aproveitar
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Esse vídeo foi muito compartilhado na época.John Charles Fiddy escreveu: ↑20 Jun 2024, 07:31Vocês ainda eram crianças na época, foi bom aproveitar
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A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia
Às vezes a gente tenta encontrar um porquê em coisas que simplesmente foram feitas assim para divertir quem assiste.
Não entro no mérito de certo ou errado, mas sim na intenção. Não acredito que a intenção do Chespirito tenha sido propagar suas posições religiosas ou políticas, e tampouco fazer críticas sociais (embora tenha feito isso em várias ocasiões, mas nunca como objetivo principal do roteiro).
Por exemplo, ao invés de perceber que personagens como Pópis e Nhonho simplesmente foram criados para preencher uma lacuna do roteiro deixada pela ausência da Maria Antonieta, alguns preferem acreditar que o Roberto os criou porque era machista e gordofóbico
Sem contar que muitas destas questões polêmicas eram motivos de piadas no contexto da época. Assim como Os Trapalhões também era recheado de piadas politicamente incorretas, mas que existiam ali porque era o que faziam as pessoas rirem. Não vejo isso como algo que reflita necessariamente o pensamento do redator.
Pelo menos no episódio "A Casinha do Quico" é isso que dá a entender, quando ele usa uma desculpa totalmente aleatória pra justificar o motivo de entrar tantas vezes no barril.
Não entro no mérito de certo ou errado, mas sim na intenção. Não acredito que a intenção do Chespirito tenha sido propagar suas posições religiosas ou políticas, e tampouco fazer críticas sociais (embora tenha feito isso em várias ocasiões, mas nunca como objetivo principal do roteiro).
Por exemplo, ao invés de perceber que personagens como Pópis e Nhonho simplesmente foram criados para preencher uma lacuna do roteiro deixada pela ausência da Maria Antonieta, alguns preferem acreditar que o Roberto os criou porque era machista e gordofóbico
Sem contar que muitas destas questões polêmicas eram motivos de piadas no contexto da época. Assim como Os Trapalhões também era recheado de piadas politicamente incorretas, mas que existiam ali porque era o que faziam as pessoas rirem. Não vejo isso como algo que reflita necessariamente o pensamento do redator.
Eu sempre entendi esse negócio do "moro lá no 8" como uma mentirinha do moleque estilo "vou levar o sanduíche pro Cente", porque ele sentia vergonha de admitir que morava de fato no barril.Marquês de Sade escreveu: ↑ Da mesma forma como ele, depois de críticas à negligência mostrada na série, inventou que Chaves vivia no apartamento 8, e não no barril.
Pelo menos no episódio "A Casinha do Quico" é isso que dá a entender, quando ele usa uma desculpa totalmente aleatória pra justificar o motivo de entrar tantas vezes no barril.
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Não creio, o Seu Madruga colocava os pratos no barril e ele estava vazio. Na mesma ocasião o Chaves veio caminhando do segundo pátio à noite dando a entender que ele morava por lá.
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Interpretação interessante pra caramba, até pq quando ele fala da casa 8 parece que ele joga a informação meio "ah, é... lá no 8, sabe...", como se não quisesse se comprometer a contar a história inteiraLucas Fernando escreveu: ↑21 Jun 2024, 00:23Eu sempre entendi esse negócio do "moro lá no 8" como uma mentirinha do moleque estilo "vou levar o sanduíche pro Cente", porque ele sentia vergonha de admitir que morava de fato no barril.
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segundo o Diário do Chaves, ele morava no 8 mesmo
יעשה שלום
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E no episódio do ladrão da vila ele vem com sua trouxa de lá também.Tio Trambique escreveu: ↑21 Jun 2024, 00:35Não creio, o Seu Madruga colocava os pratos no barril e ele estava vazio. Na mesma ocasião o Chaves veio caminhando do segundo pátio à noite dando a entender que ele morava por lá.
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Faz todo sentido sim. Ele ter um lar não bate com o fato de não ter nem o que comer.Riddle Snowcraft escreveu: ↑21 Jun 2024, 01:13Interpretação interessante pra caramba, até pq quando ele fala da casa 8 parece que ele joga a informação meio "ah, é... lá no 8, sabe...", como se não quisesse se comprometer a contar a história inteiraLucas Fernando escreveu: ↑21 Jun 2024, 00:23Eu sempre entendi esse negócio do "moro lá no 8" como uma mentirinha do moleque estilo "vou levar o sanduíche pro Cente", porque ele sentia vergonha de admitir que morava de fato no barril.
Aliás, já pensaram na hipótese de ele nem saber o próprio nome? Moleque de rua, chegou bem criança na vila, provavelmente sem documentos nem nada, e chamado sempre pelo apelido.
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Todos me chamam de Chaves, mas o meu verdadeiro nome é...
Acho que bate, Chaves está com fome, mas mesmo assim não morre de fome, o que indica que ele come alguma coisa, ainda que seja pouca, que seria nessa casa do 8, se querem é claro encontrar uma lógica no seriado.

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Obrigado pelo exemplo! Só reforça o que falei sobre a postura cética do roteirista católico Chespirito em relação às sessões espíritas e outras manifestações "sobrenaturais".BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu: ↑20 Jun 2024, 00:21Padre Quevedo que o digaJoão Neto (Eng. Camin) escreveu: ↑19 Jun 2024, 23:20os católicos são muito mais abertos a espiritismo e astrologia do que os evangélicos![]()
Tanto Padre Quevedo quanto Chespirito encaravam esses fenômenos com ceticismo, e levavam para a TV aberta a prática de desmascarar charlatães como entretenimento.
Já esses telepastores como Valdemiro Santiago etc colocam as sessões espíritas, ou umbandistas, de candomblé etc como fenômenos verdadeiros, reais... mas proibidos por serem "invocação de demônios" e outras coisas do tipo.
Assim, eu quis dizer o católico é mais "aberto" a esses temas no sentido de se misturar, ir ver de perto como é (...e muitos acabam aderindo a essas práticas "pagãs", continuando a se enxergar como católico). O católico é quase politeísta (diante da figura dos santos) e nem sempre enxerga demônio em tudo. O evangélico é mais treinado a ter medo e repulsa, e até mesmo evitar falar do mal.
Imagine os roteiros de Chespirito depois de um filtro evangelizador... Teríamos a abençoada do 71 com o cãozinho Yeshua... O varão Girafales e a varoa Florinda... Chiquinha com saia até o tornozelo... Quico pedindo uma Bíblia redonda... E claro, nenhuma sessão espírita seria filmada para as crianças assistirem.
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Aprouve a Deus nos dar um Chespirito católico, e não neopentecostal
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Não duvido que não saiba o próprio nome. Também é o mesmo caso do "Eu não tenho mãe... bom... eu tenho mãe sim, só que nós ainda não fomos apresentados".Barbano escreveu: ↑21 Jun 2024, 11:23Faz todo sentido sim. Ele ter um lar não bate com o fato de não ter nem o que comer.Riddle Snowcraft escreveu: ↑21 Jun 2024, 01:13Interpretação interessante pra caramba, até pq quando ele fala da casa 8 parece que ele joga a informação meio "ah, é... lá no 8, sabe...", como se não quisesse se comprometer a contar a história inteiraLucas Fernando escreveu: ↑21 Jun 2024, 00:23Eu sempre entendi esse negócio do "moro lá no 8" como uma mentirinha do moleque estilo "vou levar o sanduíche pro Cente", porque ele sentia vergonha de admitir que morava de fato no barril.
Aliás, já pensaram na hipótese de ele nem saber o próprio nome? Moleque de rua, chegou bem criança na vila, provavelmente sem documentos nem nada, e chamado sempre pelo apelido.
Em diversas ocasiões o Chavinho inventava um papo furado pra disfarçar a realidade em que vivia. Talvez por vergonha, ou até mesmo um recurso do roteiro para suavizar o pano de fundo, pois se a gente para de ver a série como comédia, a vida do Chaves é uma verdadeira tragédia. E indo por esse caminho chegamos às teorias balabarísticas que chegou o autor do tópico.
Não cheguei a ler o livro, mas ele foi escrito sob o ponto de vista do próprio personagem, correto? Não é estranho uma criança fantasiar e inventar situações para si mesmo, até como forma de amenizar a realidade difícil.
Na versão de 74 ele monta a trouxa no pátio principal, e tira alguns pertences de baixo do tanque. Justamente por não ter uma casa e o barril ser relativamente pequeno, ele pode ter um pouquinho de cada coisa espalhadas pela vila toda.Homessa escreveu: ↑ E no episódio do ladrão da vila ele vem com sua trouxa de lá também.
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Ah de fato, é que do jeito que você falou "mais abertos" ficou meio ambíguo.João Neto (Eng. Camin) escreveu: ↑21 Jun 2024, 11:55Obrigado pelo exemplo! Só reforça o que falei sobre a postura cética do roteirista católico Chespirito em relação às sessões espíritas e outras manifestações "sobrenaturais".
Sim, isso faz sentido.João Neto (Eng. Camin) escreveu: ↑21 Jun 2024, 11:55Tanto Padre Quevedo quanto Chespirito encaravam esses fenômenos com ceticismo, e levavam para a TV aberta a prática de desmascarar charlatães como entretenimento.
Já esses telepastores como Valdemiro Santiago etc colocam as sessões espíritas, ou umbandistas, de candomblé etc como fenômenos verdadeiros, reais... mas proibidos por serem "invocação de demônios" e outras coisas do tipo.
Cara, a questão é que nem tudo que é pagão contradiz a doutrina apostólica. Santo Tomás de Aquino, por exemplo, acreditava abertamente na astrologia (tal qual muitos católicos de seu tempo), porque não havia contradição nenhuma. Isso acontece em todas as religiões tradicionais: no judaísmo há os rabinos cabalistas que acreditam abertamente em conceitos semelhantes à astrologia, no Islã há as Tariqas iniciáticas que também possuem um misticismo esotérico, etc. Só o protestantismo puritanista que enxerga tudo o que não lhe convém como "demônio", justamente por ter uma origem mais secular e ideológica.João Neto (Eng. Camin) escreveu: ↑21 Jun 2024, 11:55o católico é mais "aberto" a esses temas no sentido de se misturar, ir ver de perto como é (...e muitos acabam aderindo a essas práticas "pagãs", continuando a se enxergar como católico
Por isso que, dentre os católicos, nunca foi comum enxergar simpatias e astrologia como "coisa do diabo" (hoje em dia até se vê, mas mais por influência dos evangélicos). Como o México foi colonizado por católicos pré-reforma, o catolicismo lá é bem raiz mesmo e o protestantismo não tem expressividade alguma, ninguém nem cogita virar evangélico (o próprio Bolaños, mesmo depois de divorciado e consequentemente não podendo tomar Eucaristia, continuou católico).
Aí tu forçou muito a barra kkkkkkk santos não são deuses, tampouco adorados como deuses. É bem claro na doutrina católica que os santos apenas fazem intercessão ao Deus Único, uma vez que estão em comunhão com Ele.João Neto (Eng. Camin) escreveu: ↑21 Jun 2024, 11:55O católico é quase politeísta (diante da figura dos santos)
O judaísmo, que é literalmente a religião fundadora do monoteísmo, também tem um conceito análogo à intercessão dos santos, os tzadikim.
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