https://ge.globo.com/futebol/futebol-in ... 2024.ghtml
Em março de 2024, todas as dez seleções sul-americanas vão fazer dois amistosos contra rivais europeus a serem definidos – e todos esses 20 jogos serão na Europa. Esse pacote faz parte de um acordo entre Uefa e Conmebol, segundo fontes das duas confederações afirmaram ao ge em Kigali, Ruanda, onde nesta semana ocorre o Congresso da Fifa.
Para a seleção brasileira, os dois jogos vão significar algo que faltou no último ciclo de preparação para a Copa do Mundo: jogar contra europeus. O Brasil fez apenas um amistoso contra adversário do Velho Continente entre o Mundial da Rússia e do Catar - foi contra a República Tcheca (3 a 1), em março de 2019.
A seleção brasileira masculina foi eliminada dos últimos cinco mundiais por rivais da Europa: França em 2006, Holanda 2010, Alemanha em 2014, Bélgica em 2018 e Croácia em 2022.
Como serão definidos os amistosos?
Os duelos entre sul-americanos e europeus vão obedecer critérios técnicos:
os seis melhores times da Conmebol vão jogar contra rivais do grupo A da Nations League da Europa. Ou seja: o Brasil (assim como Argentina, Uruguai, Equador, Peru e Colômbia) vão enfrentar nessas partidas duas das 16 melhores seleções da Uefa, que são: Croácia, Dinamarca, França, Espanha, Portugal, Suíça, Itália, Hungria, Alemanha, Holanda, Bélgica, Polônia, Escócia, Israel, Sérvia e Bósnia e Herzegovina.
Os outros quatro times sul-americanos – Chile, Paraguai, Bolívia e Venezuela,
que ficaram nos últimos lugares da última eliminatória para a Copa do Mundo – vão enfrentar times do grupo B da Nations League.