Este fã CH do México afirma que os editores dos programas do Chespirito recebiam as bgms e efeitos sonoros sem qualquer identificação da origem, apenas o nome de "risadas 1" ou "música feliz 9" e não as reportavam para recolhimento de direitos autorais. Tal qual SBT e MAGA sonorizavam seus produtos. Portanto uma prática comum nos anos 70 e 80.
Os lunáticos que acusam o SBT de "não liberar o nome da trilha" ficam vermelhos agora.
o meu maior interesse nessa musica é ouvi-la até o fim. mesmo que encontremos a musica inteira sem a informação dos compositores ou dos musicos ficarei muito satisfeito.
e olha a nossa situação, a unica novidade mais relevante em quase 10 anos de procura foi um trecho inedito da bgm dentro de um quadro antigo do programa do jo, executado de uma forma que repete o inicio da musica abaixando o volume aos poucos, após 20 segundos inéditos.
o tempo acaba batendo certinho com as suspeitas levantadas até então: 20 segundos exibidos desde 93 até 2015, 10 segundos de clarinete que descobrimos em chamada antiga do chaves, 20 segundos ineditos no programa do jo e mais repetição dos 10 segundos iniciais diminuindo o volume pra encerrar.
mas não temos como saber se o original foi feito assim, tanto é que foram feitas montagens com uma proposta de um minuto e meio de duração, que seguiu a risca a estrutura de polka, e por isso se baseou no trecho inedito exibido no jo, mas fez de um jeito que não da pra editar o do jo e reorganizar dessa forma.
0 a 22 segundos - sintetizador classico fiel ao original exibido pelo sbt
23 a 32 segundos - clarinete classico fiel ao exibido nas chamadas de chaves
32 a 45 segundos - melodia inedita totalmente improvisada, ficou bonita e preencheu bem a musica mas não temos fontes oficiais de que faça parte da musica original
46 a 1:07 - repete o sintetizador do inicio e no momento de finalizar a melodia, faz a finalização inedita exibida no jo (novamente um improviso, pois o formato original que foi exibido no jo, inicia o sintetizador do inicio da musica, mas a partir do terceiro compasso, e não do inicio, e não temos fontes oficiais para saber se essa versão exibida no jo desse jeito teve algum corte ou edição)
1:07 a 1:12 - faz mais um trecho da melodia inedita exibida no jo dessa vez fiel ao formato exibido no jo.
1:13 a 1:21 - faz mais um improviso repetindo o trecho e estrutura anterior tres vezes, para acompanhar a estrutura original da polka, sendo que o original exibido no jo não foi assim e não sabemos se foi editado.
1:22 a 1:32 - repete o ultimo compasso do sintetizador utilizando a melodia inedita exibida no jo.
se não tivessemos sombras de duvida de que a versão inedita exibida no jo é o final original e sem edições, nem cortes ou montagens, ja teriamos ficados satifeitos com ela, mas ela aparenta ter uma estrutura muito simples e com paradas bruscas, parece que ta faltando alguma coisa.
ja sobre o sbt ter ou não o original completo, tem algum caroço nesse angu.
o sonoplasta do ratinho da um sorrisinho quando diz que nunca encontrarems o original, pois ele perguntou pra o maior veterano do sbt e este não soube. esse sorrisinho que ele deu foi muito suspeito pra mim, como se ele tivesse evitando dar mais informações.
e sempre que alguém tem a oportunidade de perguntar sobre essa musica pra alguém de alguma emissora, a primeira pergunta que fazem é: vc vai usar isso onde?
parece que tão querendo uma graninha pra liberar... se eles realmente não soubessem nada sobre a musica, já falariam: sinto muito, ninguém sabe a origem, mas ao inves disso, começam um dialogo de negociação. não sei se é muita ingenuidade minha, mas a forma mais coerente de negociar algo é se voce tem esse algo para entregar.
é muito fácil iniciar a negociação, então depois que o fã revela que não tem um tostão furado, ai que vai despistar e falar que o original foi perdido e ninguém mais sabe de onde veio.